Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém poderia me ajudar quanto a este micélio super algodoado?

micologiadaluz

Hifa
Cadastrado
05/11/2019
29
8
30
Boa tarde terráqueos!! To com uma super dúvida irmãos... utilizei uns potes de milho inoculados com TKS para preparar esses potes com verm+pó de coco. eles já estão a 7 dias pra frutificar e está se desenvolvendo MUITO um micélio super cotonoso, indo até para as bordas do potes, e tá assim em todos, sem exceção. O fator em comum é o inoculo, que foi o mesmo pra todos, mas poderia ser algum outro fator, como falta de ar? Pouca umidade?
Aí segue as fotos dos recipientes e de suas câmaras.... Utilizei dois em bags pra cultivo de blocos de cogumelos com água no fundo e outro com argila expandida e água no fundo.. Deveria eu deixar eles mais abertos ou mais fechados ainda? Todo dia eu borrifo água nas paredes, tanto dos sacos quanto da caixa.
Estou com o coração até apertado vendo esses cases assim... e sabendo que tenho mais 5 potes desses colonizando, gostaria de não cometer o mesmo erro, caso eu esteja.
Grato a todos! Boa tarde
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16 (3).jpeg
    139.8 KB · Visualizações: 33
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16 (2).jpeg
    52.2 KB · Visualizações: 35
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16 (1).jpeg
    49.6 KB · Visualizações: 35
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.16.jpeg
    102.8 KB · Visualizações: 38
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (4).jpeg
    71.4 KB · Visualizações: 41
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (3).jpeg
    102.4 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (2).jpeg
    115.9 KB · Visualizações: 41
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17 (1).jpeg
    88.5 KB · Visualizações: 40
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 13.09.17.jpeg
    120 KB · Visualizações: 34
Isso não está parecendo micélio de cubensis ...
 
Upvote 0
Pois então Ecuador, também estou achando super estranho... por isso até fiz um post passado perguntando se eu poderia ter multiplicado algum fungo oportunista... seria possível isso? a partir de esporos de TKS eu tive 6 frascos de spawn com esse inóculo e fiz 10 cases com ele... vc acha que pode mesmo não ser? Pq dai numa dessa eu descarto tudo no quintal mesmo... Veja essas fotos dos cases pré-shock e me diz sua opiniao por favor?

Aí vai uma foto dos cases que eu iria dar o cold shock hoje.... Os cases que já estão para frutificar estavam da mesma maneira que esses que estou mandando as fotos agora... Portanto, se vc achar esses cases normais, o problema pode ser outra coisa, certo? Vai junto tbm uma foto do milho que está colonizando tbm desses mesmo esporos de TKS. Seria esse micélio que está crescendo de cubensis?

(os pontinhos marrom do caso foi coco coir que estava na tampa do recipiente e caiu ali)

Vcs nos ajudam muito! Grato!
Quanto a camara de frutificação Ecuador? Devo proceder com alguma mudança?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.47.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.47.jpeg
    92.6 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (5).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (5).jpeg
    74.6 KB · Visualizações: 35
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (4).jpeg
    156.3 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (3).jpeg
    164.5 KB · Visualizações: 37
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (2).jpeg
    117.6 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48 (1).jpeg
    141.7 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.54.48.jpeg
    101.5 KB · Visualizações: 30
Upvote 0
Esses cases estão todos com o mesmo contaminante, desenvolver rápido assim também é um mal sinal, me parece similar a cobweb, muito cinzento, nem um pouco rizomorfico. Era pra ser extremamente branco mesmo com esse substrato escuro...

Já o milho não sei dizer, o crescimento não está seguindo nenhum fluxo, bem aleatório, acho melhor esperar.
 
Upvote 0
Esses cases estão todos com o mesmo contaminante, desenvolver rápido assim também é um mal sinal, me parece similar a cobweb, muito cinzento, nem um pouco rizomorfico.
Já o milho não sei dizer, o crescimento não está seguindo nenhum fluxo, bem aleatório, acho melhor esperar.
Pois é, perguntei num post antigo se era possvel eu estar multiplicando o cobweb e o Ecuador me encarajou a prosseguir, foi o que fiz.... Estou esperando mais algumas opiniões antes de me livrar de tudo... Mas Gamma, vc está falado de todos todos todos os cases? do primeiro e do segundo grupo de fotos? grato irmao
Poderia ter vindo a seringa contaminada do site que eu obtive elas?
 
Upvote 0
A pouco tempo tive o mesmo problema, parece que foi a seringa que estava contaminada, pois o contaminante aparecia colado no micélio mais claro, logo no ponto de inoculação. No início achava que fazia parte do micélio do cogumelo. Demorei um bom tempo pra descobrir que eram duas coisas diferentes, só percebi quando em um dos bolos o micélio branco começou a realmente a se destacar do cinza, enquanto os outros ficaram cinzentos que nem esses cases.

Pelas fotos parece que todos possuem o mesmo contaminante, esse micélio aí parece flutuar em cima do substrato, como uma teia.
 
Upvote 0
Sim cara, bem estilo teia.. ate por isso pensei ser cobweb, mas é até engraçado ter propragado tanto cobweb kkkk parece improvável....

puts que aperto no peito.. e pior que quando a seringa vem contaminada não há nada que podemos fazer... mas vou tentar entrar em contato com o site., sei la vai que me reenviam algo...
Postei la no Shoomery só pra ver o que dizem, pq se não nem vou botar esses cases pra frutificar.... uma pena, tanto trabalho e gastos :cry::cry::cry:
 
Upvote 0
Sim cara, bem estilo teia.. ate por isso pensei ser cobweb, mas é até engraçado ter propragado tanto cobweb kkkk parece improvável....

puts que aperto no peito.. e pior que quando a seringa vem contaminada não há nada que podemos fazer... mas vou tentar entrar em contato com o site., sei la vai que me reenviam algo...
Postei la no Shoomery só pra ver o que dizem, pq se não nem vou botar esses cases pra frutificar.... uma pena, tanto trabalho e gastos :cry::cry::cry:
E então, qual o resultado? Era algum fungo invasor?
 
Upvote 0
E então, qual o resultado? Era algum fungo invasor?
Sim cara... e eu tinha mais dois frascos de spawn assim.... conversei com o meu fornecedor de seringas, repassei todo o processo que usei pra preparar tudo, e pelo visto, o meu erro foi em nao ter deixado 90 minutos na pressão... deixei apenas 40...
Agora vou fazer o teste pra ver... não vejo a hora, tenho 2 seringas ali esperando
 
Upvote 0
Também estou em dúvida, se meu bolo está contaminado.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-18 at 08.59.40.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-18 at 08.59.40.jpeg
    160.7 KB · Visualizações: 40
Upvote 0
conversei com o meu fornecedor de seringas,

Poderia ter vindo a seringa contaminada do site que eu obtive elas?

Só de ler "fornecedor de seringas" já vem a conclusão na hora: seringa contaminada. Mas em caso de seringa contaminada, não há nem micélio de cubensis visível nas inoculações.



Também estou em dúvida, se meu bolo está contaminado.

Está normal, apenas a oxigenação poderia estar melhor, por isso está algodoando.
 
Upvote 0
Só de ler "fornecedor de seringas" já vem a conclusão na hora: seringa contaminada. Mas em caso de seringa contaminada, não há nem micélio de cubensis visível nas inoculações.





Está normal, apenas a oxigenação poderia estar melhor, por isso está algodoando.
É uma pena isso, complica pra quem está mais no início da jornada....
Mas vc acha 40 minutos de pressão já é o sufciente para esterelizar o milho @ExPoro ? Fiz tudo em autoclave e câmara de fluxo na faculdade, só a preparação dos cases que não
 
Upvote 0
Eu só cultivo em FAI e vermiculita com água (PF Tek), então não sei.

Acho que o artigo tindilização do Glossário vai te ajudar. Pelo que sei a esterelização do milho até o interior do grão é um processo de 3 dias.
 
Upvote 0
Eu só cultivo em FAI e vermiculita com água (PF Tek), então não sei.

Acho que o artigo tindilização do Glossário vai te ajudar. Pelo que sei a esterelização do milho até o interior do grão é um processo de 3 dias.

Tindalização é uma das formas de esterilização, geralmente usada por quem não tem panela de pressão.

No link a seguir tem um passo a passo que tem baixo índice de contaminação.
Preparo do milho

Lembrando que quanto menor a pressão (PSI) maior o tempo de exposição necessário para esterelizar.

No tutorial recomenda se uma hora mas n fala da pressão, creio que seja em 15 Psi, e geralmente as panelas comuns chegam a 13 Psi as vezes nem isso, então vale a pena deixar por mais tempo, tipo uma hora e meia.
 
Upvote 0
Eu só cultivo em FAI e vermiculita com água (PF Tek), então não sei.

Acho que o artigo tindilização do Glossário vai te ajudar. Pelo que sei a esterelização do milho até o interior do grão é um processo de 3 dias.
Tods os meus primeiros cultivos foram PF e deram boa... acho que vou voltar pra ele... tentei ir pro milho pra tentar fazer coisa nova mas só deu ruim... ler vc dizer que só faz PF vou super levar em consideração. Obrigado pela dica.... vou ver também sobre a tindalização. GRATO!
Espero logo postar fotos aqui de lindos cogumelos
Tindalização é uma das formas de esterilização, geralmente usada por quem não tem panela de pressão.

No link a seguir tem um passo a passo que tem baixo índice de contaminação.
Preparo do milho

Lembrando que quanto menor a pressão (PSI) maior o tempo de exposição necessário para esterelizar.

No tutorial recomenda se uma hora mas n fala da pressão, creio que seja em 15 Psi, e geralmente as panelas comuns chegam a 13 Psi as vezes nem isso, então vale a pena deixar por mais tempo, tipo uma hora e meia.
Obrigado irmão... vou conferir a tindilização e esse preparo do milho também..
Não faço idéia de quantos PSI minha panela de pressão vai, mas sabendo que elas normalmente não chegama 15 vou deixar mais tempo por garantia...
Abraços!!
 
Upvote 0
Back
Top