Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alg com experiência em simbionte (PSC)

juninho22

Hifa
Membro Ativo
11/10/2019
158
5
35
Alguém sabe algum simbionte pra usar no cultivo de psilocybe cubensis?

Dicas, sugestões, e como preparar são aceitas 😉

(Andei pesquisando e achei um tópico que diz algo sobre a dextrose, mas não sei como preparar. E a fim de melhor esclarecimento vou deixar em aberto o que realmente eu procuro e o que eu intendo a respeito por própria natureza.)

É sábido que os bolos colonizados ou frutificados geram uma espécie de xixi micelial, e que não se sabe ao certo do o que se trata e o do pq tal se apresenta. Assim crendo eu que seja nada mais do o que aquilo que o micélio ou o cogumelo rejeita assim como a nossa própria urina, fezes, ou suor. Por esse ponto de vista uma parte dos nutrientes é descartada, ou pq não se faz o uso ou pq se tem em excesso, a outra parte vira o próprio cogumelo e o que é aproveitado sobre as suas características.

(Para o fundo de pesquisa)
O simbionte em questão assim devera ser um outro ser vivente que por vez se alimente do xixi micelial e que por outro lado forneça ou em si, "excremente" os materiais necessários para a reposição nutricional do cubensis, mas quais quer citação ou meio similar é valho aqui no aberto 😉
 
Última edição:
Os exemplos que conheço de fungos que fazem associações mutualísticas com outros organismos são as micorrizas, líquens e os cultivares de fungos por humanos e formigas. Dessas associações que citei, só os cultivares envolvem fungos decompositores, como é o caso do Psilocybe cubensis. E, de qualquer forma, nenhuma envolve diretamente o "xixi micelial", que eu saiba.

Além disso, pelo o que já li aqui no fórum e pela minha experiência, o "xixi micelial" só é produzido em casos específicos como uma resposta a alguma contaminação ou coisa do tipo. Nos meus cultivos, inclusive, é beem raro aparecer esse "xixi". Logo, não teria mesma função que o nosso xixi, seria algo mais parecido com o nosso pus. Xixi é uma expressão utilizada mais pela aparência do que pela função.

Boa sorte nessa pesquisa!
Abraço!
 
Alguém sabe algum simbionte pra usar no cultivo de psilocybe cubensis?

Dicas, sugestões, e como preparar são aceitas 😉

(Andei pesquisando e achei um tópico que diz algo sobre a dextrose, mas não sei como preparar. E a fim de melhor esclarecimento vou deixar em aberto o que realmente eu procuro e o que eu intendo a respeito por própria natureza.)

É sábido que os bolos colonizados ou frutificados geram uma espécie de xixi micelial, e que não se sabe ao certo do o que se trata e o do pq tal se apresenta. Assim crendo eu que seja nada mais do o que aquilo que o micélio ou o cogumelo rejeita assim como a nossa própria urina, fezes, ou suor. Por esse ponto de vista uma parte dos nutrientes é descartada, ou pq não se faz o uso ou pq se tem em excesso, a outra parte vira o próprio cogumelo e o que é aproveitado sobre as suas características.

(Para o fundo de pesquisa)
O simbionte em questão assim devera ser um outro ser vivente que por vez se alimente do xixi micelial e que por outro lado forneça ou em si, "excremente" os materiais necessários para a reposição nutricional do cubensis, mas quais quer citação ou meio similar é valho aqui no aberto 😉

Caramba, a ideia é boa. Mas não deve existir um ser tão exatamente simbiótico. E se tiver, talvez ele não se desenvolva em culturas caseiras...

Sobre o xixi micelial, é produzido em qualquer situação. Mas quando há contaminantes, é produzido em maior quantidade. Creio que é resíduo da síntese de nutrientes pelo micélio, ou de outros compostos como os usados pra combater contaminantes.
 
Back
Top