Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agar sem dextrose

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Eae galera, recebi uma orientação pra fazer uma mistura usando 2g de agar pra 1L água fervida com 10 batatas médias.
Mas esta mt vago. Todas que vi precisa de um açúcar simples né?
Aqui não tem dextrose, cidade pequena tá foda.
Posso fazer sem dextrose mesmo ou vai ser furada??
 
O que vou falar é apenas suposição para talvez um alternativa...
Pelo menos no fisiculturismo também utilizam mel, aquele xarope de milho que parece mel mas não é, açúcar mascavo, amido de milho como substituto para a dextrose como produto.
Claro que não é encontrado na mesma quantidade do que em sua forma artificial, mas acredito que possa tentar algo com esse método de pensamento.
Se fosse eu, tentaria com o xarope de milho ou compraria pela internet, mas não tenho ideia dos problemas que podem ocorrer, se funcionaria ou mesmo da quantidade a ser misturada (talvez na embalagem tenha algum valor que possa ser utilizado para quantificar).
 
Você pode usar açúcar refinado, açúcar orgânico, mel, açúcar mascavo (não dilui mto bem). Se você usar açucar não seria um BDA, mas um BSA (batata sacarose ágar) Agora, 2 gramas de agar pra 1 litro de água é mto pouco. Se não me engano, dependendo do ágar que você tiver, são em torno dos 20 gramas por litro.
A @Priscillocibina num diário dela colocou uma receita que me parece funcionar com esse agar-agar culinário q compramos por ai - 500ml agua fervida com 100g de batata / 17g agar / 10g dextrose só q em vez de usar dextrose você usa sacarose (açúcar).
 
Tenho feito cl com mel de abelha, usando 4ml de mel pra 100ml de água. Uns 10ml de mel já seria o suficiente?
E pretendo reduzir ao máximo a receita pois me falta potes pra armazenar. Estou fazendo o cultive conforme meus bolso, então ando vendo coisas pra substituir o que não consigo ter no momento.
Pensei em fazer 500ml água, 17g agar, 100g batata e 10ml (tenho medo de ser mt kk) de mel, será que rola.
Se eu conseguir fazer menos que isso, tipo, 250ml de água, 14g agar, 50g de batata e uns 5 ou 6ml de mel
 
Eu utilizaria a mesma quantidade da receita só q substituindo a dextrose por mel. Ja que a receita ta usando gramas, seriam 10 gramas de mel. Não sei dizer quantos gramas tem 10ml de mel. Acho q colocando essa quantidade pra essa receita funciona bem. Eu testei usar mel uma vez e não tive problemas. Eu fervi 20gramas de batata em 100 ml de água, depois adicionei 4 gramas de agar-agar e usei 6 gramas de mel. Deu pra 7 placas petri e o micélio cresceu bem, talvez funcione até com menos mel. Ainda não aprimorei muito as habilidades com agar.
 
Eu utilizaria a mesma quantidade da receita só q substituindo a dextrose por mel. Ja que a receita ta usando gramas, seriam 10 gramas de mel. Não sei dizer quantos gramas tem 10ml de mel. Acho q colocando essa quantidade pra essa receita funciona bem. Eu testei usar mel uma vez e não tive problemas. Eu fervi 20gramas de batata em 100 ml de água, depois adicionei 4 gramas de agar-agar e usei 6 gramas de mel. Deu pra 7 placas petri e o micélio cresceu bem, talvez funcione até com menos mel. Ainda não aprimorei muito as habilidades com agar.
Puts cara muito obrigado. Vou testar assim que chegar em casa. To com um siamês pra clonar e não estava achando essa receita de agar com substituição. Obg mesmo fera
 
Show! depois escreve aqui se deu tudo certo! para termos um feedback.
 
Não consigo esterilizar minha solução BDA.
Fiz 10 placas de petri e contaminou todas sem inocular nada. Isso mesmo.
Preparei as placas com BDA caseiro, boto nas placas.
Aperto elas com esparadrapo (para não abrir).
Panela de pressão por 60 minutos.
Espero esfriar por 24h com a panela fechada. Retiro elas e apenas observo.

15 dias depois está um nojo.

Desconfio que estas batatas tenham contaminações muito fortes.

Que faço?
 

Anexos

  • Screenshot_20190813-005940.png
    Screenshot_20190813-005940.png
    885.7 KB · Visualizações: 29
Com certeza.. jogue fora o mais longe de sua area de cultivo..

A pesar de ter pouca experiencia no agar (tou na fase de testes de prova e erro )consegui logo de varias tentativas uma receita que ate agora nao contaminou logo de 1 mes na geladeira.(temp de 24 graus.
a mesma que para o micelio crescer)

Agua destilada 250 ml
20190813_081204.jpg
Agar agar culinario 2 tampas de refrigerante
20190813_081405.jpg
Maltodextrina 1 tampa de refrigerante
20190813_081242.jpg

Agua ate ferver e misturar ate diluir.
colocar 30 ml por pote (usei plasticos) e panela de presao por 40 minutos.

Espero ter ajudado.
Abz
 
Interessante, você não usa a batata.
Há algum impacto na qualidade do isolamento em não usar batata?
 
Não mano. Existem centenas de receitas de meios de cultura possíveis. A questão é saber qual receita é mais adequada para o que você quer.

Esta semana clonei em placa petri um pedaço de cogumelo de pleurotus djamor que frutificou dentro do copo de grãos contaminado.

Usei 200ml de água fervida, 8 gramas de agar culinário e 8 gramas de cremogema, sem batata.


1565804512652.png 1565804565430.png

5 Dias depois o micélio ja estava alcançando a borda e até agora não vi contaminação.
Vou transferir de novo para ter certeza.

(as fotos não estão 100% focadas por que tem muita umidade dentro da placa, na foto clara da pra ver um anel de micélio em volta do pedaço de cogumelo)
 
Com certeza.. jogue fora o mais longe de sua area de cultivo..

A pesar de ter pouca experiencia no agar (tou na fase de testes de prova e erro )consegui logo de varias tentativas uma receita que ate agora nao contaminou logo de 1 mes na geladeira.(temp de 24 graus.
a mesma que para o micelio crescer)

Agua destilada 250 ml
View attachment 107825
Agar agar culinario 2 tampas de refrigerante
View attachment 107827
Maltodextrina 1 tampa de refrigerante
View attachment 107826

Agua ate ferver e misturar ate diluir.
colocar 30 ml por pote (usei plasticos) e panela de presao por 40 minutos.

Espero ter ajudado.
Abz
Tampa metálica de refrigerante? Tipo de garrafa de vidro de 290mL?
Ou tampa de plástico das garrafas de 2 L?
 
Não mano. Existem centenas de receitas de meios de cultura possíveis. A questão é saber qual receita é mais adequada para o que você quer.

Esta semana clonei em placa petri um pedaço de cogumelo de pleurotus djamor que frutificou dentro do copo de grãos contaminado.

Usei 200ml de água fervida, 8 gramas de agar culinário e 8 gramas de cremogema, sem batata.


View attachment 107842 View attachment 107843

5 Dias depois o micélio ja estava alcançando a borda e até agora não vi contaminação.
Vou transferir de novo para ter certeza.

(as fotos não estão 100% focadas por que tem muita umidade dentro da placa, na foto clara da pra ver um anel de micélio em volta do pedaço de cogumelo)
Valeu, kvasir.
Meu objetivo é isolar micélio rizomórfico do algodoado.
Apesar de opiniões contrárias, parece que a maioria do pessoal concorda que assim a colheita é melhor.

Tua receita com cremogema serve pra mim?
 
Com certeza.. jogue fora o mais longe de sua area de cultivo..
U
A pesar de ter pouca experiencia no agar (tou na fase de testes de prova e erro )consegui logo de varias tentativas uma receita que ate agora nao contaminou logo de 1 mes na geladeira.(temp de 24 graus.
a mesma que para o micelio crescer)

Agua destilada 250 ml
View attachment 107825
Agar agar culinario 2 tampas de refrigerante
View attachment 107827
Maltodextrina 1 tampa de refrigerante
View attachment 107826

Agua ate ferver e misturar ate diluir.
colocar 30 ml por pote (usei plasticos) e panela de presao por 40 minutos.

Espero ter ajudado.
Abz

você então deixou na geladeira e ficou tudo bem? eu vou fazer essa receita mas tenho só 2 placa de petri então vou usar bem pouco
 
Eu uso pp de 180 ml.
20190823_161556.jpg20190823_161625.jpg20190823_161658.jpg20190823_161637.jpg

E so començar a fazer e ir ajustando para melhor na base de prova e erro.
Abç
 
Back
Top