Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agar contaminado???

FungiMan

Esporo
Cadastrado
03/01/2021
11
2
23
Olá a todos os leitores!!
Estou a escrever este post porque sou muito novo no que toca à micologia "laboratórial"
Eu tentei fazer 4 clonagens de Pleurotus ostreatus em agar mas acho que foram todas contaminadas...
Espero que me possam confirmar ou negar a minha afirmação pelas fotos que vos deixo!
Obrigado a todos!!
 

Anexos

  • IMG_20210116_204605.jpg
    IMG_20210116_204605.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 26
  • IMG_20210116_204530.jpg
    IMG_20210116_204530.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 26
Quanto mais dados você enviar mais condições de responder as suas dúvidas os outros usuários terão.

Com as informações atuais nem sei o que posso comentar.
 
Quanto mais dados você enviar mais condições de responder as suas dúvidas os outros usuários terão.

Com as informações atuais nem sei o que posso comentar.
Sim foi esterlizado durante 30min.
Formula:
3g de dextrose de batata (flocos de batata para puré)
2g de agar agar
1g de mel

Fiz a transferência dentro de uma caixa de ar parada e com uma vela dentro. Desinfectei todos os materiais e as minhas mãos.

Não sei que mais informações posso dar.
A minha única pergunta é se acham que os pontos que são visíveis à volta dos bocados de cogumelo são contaminações.
 
Informações pertinentes que podem ajudar:

- quando você fez a placa?
- onde você acondicionou ela até secar e esfriar?
- como você fez a retirada dos pedaços do cogumelo?
- de que parte do cogumelo você tirou?
- quanto tempo tem que o cogumelo está nas placas?
- como você isolou as placas?
- onde você acondicionou elas?
- surgiu bolhas no fundo e nas laterais da placa?
- você colocou os cogumelos sobre o ágar ou afundou eles nela?
- as fotos estão ruins e não dá para dizer praticamente nada só olhando para elas.
 
Back
Top