Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A pior parte de um cultivo bem sucedido é:

A pior parte de um cultivo bem sucedido é:

  • Comprar os materiais (e adquirir esporos)

    Votos: 7 13.5%
  • Preparar seringa

    Votos: 3 5.8%
  • Preparar substratos e frascos

    Votos: 4 7.7%
  • A esterilização

    Votos: 14 26.9%
  • A inoculação

    Votos: 5 9.6%
  • Ter que esperar ficar 100% colonizado

    Votos: 9 17.3%
  • Aniversariar (montar terrário etc.)

    Votos: 1 1.9%
  • Controlar/ajustar parâmetros de frutificação

    Votos: 9 17.3%
  • Colher/secar/armazenar os cogumelos

    Votos: 0 0.0%

  • Total de votos
    52
Boa pergunta... só que nao consigo encontrar uma resposta sequer...
Acho que, a pior parte de um cultivo, é esperar o que quer que seja qdo se está danado de vontade de se aventurar em uma noite mágica e, não tem jeito... tem que esperar...
Mesmo assim, observar todas as fases do crescimento e evolução em um cultivo é fascinante... tendo sempre um estoque pronto pra uso... hehehehe
 
hurungo disse:
Boa pergunta... só que nao consigo encontrar uma resposta sequer...
Acho que, a pior parte de um cultivo, é esperar o que quer que seja qdo se está danado de vontade de se aventurar em uma noite mágica e, não tem jeito... tem que esperar...
Mesmo assim, observar todas as fases do crescimento e evolução em um cultivo é fascinante... tendo sempre um estoque pronto pra uso... hehehehe
Concordo em gênero, número e grau! heheheh

Tanto quanto ter que esperar quando se está afim, quanto a parte de tudo durante um cultivo ser fascinante e maravilhoso.

Abraços!
 
Pra mim AS partes que eu menos gosto é preparar os substratos e esterilizar.
 
todas as etapas são muito interessantes de se fazer, a pior parte seria a contaminação, mas como o enquete é a pior parte de um cultivo bem sucedido é na minha opinião eu sempre fico encanado na hora de fazer a seringa, as vezes faço 2 caso uma possa a dar errado não perderei todos os frascos, fora isso é magnifico a energia de todo o processo...
[]´s a todos
 
Cultivar é uma terapia.
Encaro todas as etapas com paciência, levo horas moendo os grãos.
Preparar as seringas e inocular os bolos deixa-me apreensivo,
pode ocorrer uma contaminação, são as etapas críticas.
Ver o 1º ponto de micélio no bolo é uma vitória.
Acompanhar o crescimento do micélio no bolo torna o dia mais suave.
Preparar os casing é a hora em que eu sinto o cheiro do micélio,
um aroma delicioso, pudesse ficaria muito tempo nessa etapa.
Quando os casing vão para o terrário é a etapa mais díficil
Mesmo sabendo que levará uns 14 dias para os pins surgirem,
eu olho todo dia, pela janela de vidro na tampa do terrário, e fico imaginando se vai ou não surgir naquele dia.
Então derepente acontece, todos eles com as cabecinhas pra fora,
procurando a luz.
Crescem rapidamente, talvez não devesse ser assim, para curtir durante mais tempo.
Então chega a hora de colher, secar e guardar.
Neles estão todo o trabalho e a expectativa de meses.
É fascinante cultivar.
 
A gente pode dividir o cultivo em duas partes: preparação e controle. Acredito que as fases de preparação sejam as mais "chatas" por serem mais trabalhosas, ainda mais quando na preparação ter assepsia é indispensável.

O que faz o cultivo ser trabalhoso é o medo constante de contaminação.
 
Eu votei em "parâmetros de frutificação". Eu entendi isso como umidade.
Como eu acho trabalhosa aquela história de muita uminade, pouca umidade, muita condensação, gotas d'água nos bolos, põe mais perlita, abre pra ventilar, liga a luz, controla a temperatura, etc, etc, etc...
 
Difícil mesmo é conseguir 2 dólares. Depois fica fácil arranjar os esporos :)
 
NeuroFX disse:
Me surpreende o item Comprar os materiais (e adquirir esporos) ter sido mais votado.

Será que está tão difícil a aquisição de esporos?
Talvez não os esporos, mas sim os materiais para confecção de terrário como caixa, termômetro, perlita, bomba de aquário e etc; porque alguns custam uma graninha ou porque são mais difíceis de achar, como matéria-prima para bolos e casings (vermiculita é chato de achar às vezes). :D

Não tive dificuldade nenhuma em adquirir os esporos seguindo as dicas contidas no fórum, e acho que muitos daqui também não. Quanto a isso, a galera tem que fazer + uma força e sair lendo mais a biblioteca, mandando cartas para FSRE ou FSRC e coisas do gênero! hehehe

Abraços! :pos:

Waver disse:
Difícil mesmo é conseguir 2 dólares. Depois fica fácil arranjar os esporos :)
Que nada, Waver! Casa de câmbo tá aí pra isso! :D :p: hehehehe

Abraço!

Law RJ disse:
Desculpem o post extra, mas não achei o botão de editar post dos posts da enquete para poder fazer uma retificação. :p: :eek:

Então, retificando: "Casa de Câmbio" :cool:

Foi mal aê... Abraços.
 
Última edição por um moderador:
Quando diz respeito a cogumelos tudo é fascinante..... Desde a aquisição de todos os aparatos, potes, vermiculita ( nunca encontrei vermiculita pra comprar :confused: ) até aguardar todo processo de colonização. Meu voto fez se em "Esterilização" onde nessa etapa incorporamos o verdadeiro cientista maluco com panela de pressão chiando, água + alvejante fervendo, potinhos de papinha em labareda e que se algo nessa sair errado..... Tudo já era!
 
Na minha opinião a pior parte é a prepraração das seringas é onde considero mais arriscado para contaminar o cultivo, pois tive observado que um grande problema é quando vc fica aguardando a colonização no copo, e começa a aparecer os contaminantes, ahrg... pois o substrato dá pra esterelizar legal, pois é na panela de pressão e talz, já a preparação da seringa podi babar se: os esporos e o ar estiverem contaminados, pois esses dois elementos não são possíveis esterelizar é na sorte mesmo, por isso no meu cultivo eu abuso com várias baforadas das portas e janelas e vou caminhando em direção a bancada de trabalho o "isopropanol(álcool isopropílico) e Lysol", pois o ar que respiramos possui muito contaminantes prejudiciais ao cultivo.
 
pra mim foi comprar os materiais, a porra da vermiculita onde moro eh fodao de achar, eh so um lugar ou outro q tem, sem falar q tem q sair de casa neh, uhaeu.
abraços
 
Para mim, a parte chata do cultivo é a esterilização e por tabela a inoculação. Por mais que eu tenha experiência em vários cultivos, de uma forma ou de outra fico meio ansioso, me questionando se estou fazendo a coisa certa. Poxa, são bilhões de inimigos de olho no substrato, é difícil controlar a paranoia. :cautious::hilario:
 
Acho que a pior parte é quando acaba... queria sempre ver eles crescendo... colonizando... colhendo...
 
Back
Top