Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A batalha dos fungos

Socrates010

Hifa
Cadastrado
02/01/2021
28
5
27
Salve galera!
Sou novo no fórum, mas já dei umabela navegada por aqui. Iniciei nesse mundo dos Psilocybe à cerca de 1 mês, onde fiz uma compra de um pftek pré colonizado onde metade do bolo contaminou com o duende verde(maldito seja). Cortei metade do bolo, separando a parte contaminada e consegui colher alguns cogus muito lindos(foto do perfil), tive uma experiência muito boa com eles frescos batido no suco de maracujá. Estava sentindo um grande prazer lavando a louça kkkkk e dançando um reggae enquanto lavava uma pilha enorme de louça kkkkkk(creio que a brisa foi leve/moderada) não havia pesado eles pois estava sem balança. Só pra finalizar aqui e entrar no real objetivo do post; Houve um momento em que eu estava ouvindo a música "Shyne on you crazy diamond - Pink Floyd" e começou a escorrer lagrimas dos olhos, do nada, e eu me sentia alegre. Foi meio louco kkkk.
Vamos lá

Como agr eu tenho carimbos e ainda tinha um pequeno pote com micelio na vermiculita+arroz integral fiz um g to g no milho de canjica no dia 11/01, hoje percebi outro fungo la na parte de baixo, que certeza não é micelio de cubensis.
O que posso fazer para salvar este pote, creio que seja arriscado abrir ele, não queria descartar. Será possível o cubensis vencer essa batalha? Ou só o tempo me dirá isso?
Oque a experiência dos senhores me diz?
Obrigado a todos e boa tarde.
 

Anexos

  • IMG-20210118-WA0020.jpg
    IMG-20210118-WA0020.jpg
    92.9 KB · Visualizações: 14
Boa tarde! O aspecto é de cobweb, mas não sei, pode ser algum outro fungo. Isso normalmente é causado pelo excesso de umidade nos grãos, ou o seu spawn estava contaminado e foi junto no g2g. Se fosse um PF tek, até talvez conseguisse frutificar, mas no grão acaba complicando mais pois você terá que transferir para o substrato.
O lance é testar e ver o que rola, pelo menos você está treinando e aprendendo com a experiência.

A melhor forma de isolar contaminante é no agar, realmente é difícil isolar no g2g.
 
Boa tarde! O aspecto é de cobweb, mas não sei, pode ser algum outro fungo. Isso normalmente é causado pelo excesso de umidade nos grãos, ou o seu spawn estava contaminado e foi junto no g2g. Se fosse um PF tek, até talvez conseguisse frutificar, mas no grão acaba complicando mais pois você terá que transferir para o substrato.
O lance é testar e ver o que rola, pelo menos você está treinando e aprendendo com a experiência.

A melhor forma de isolar contaminante é no agar, realmente é difícil isolar no g2g.
Obrigado pela resposta amigo, vou tentar pela experiência mesmo.
Realmente pode ter sido excesso de humidade, os potes abriram na panela. Tenho um outro pote maior tmb g2g que os grãos cozinharam bastante kkk, mas a parte de cima dele ta indo bem, se expandindo com um micelio rizomorfo.
 
Venho atualizar dizendo que, o fungo de baixo que provavelmente é codweb tomou espaço rapidamente e não foi possível prosseguir, pois alem deste sugeriu um outro fungo estranho marrom, acabei por descartar tudo.

Porém além da perda tive um ganho, tinha um vaso de terra adubada e um pote pequeno(50-100ml) de micelio colonizado, onde fiz um buraco no meio da terra e joguei o bolo micelial lá sem pasteurizar nada, joguei vermiculita e fibra de coco para cobrir, e deu bom, e alem do mais parece que nasceu um albino no meio. Hahaha.
Já é a segunda vez que jogo micelio assim na terra sem nenhum cuidado asséptico e da bom.
 

Anexos

  • 20210125_070247.jpg
    20210125_070247.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 14
  • 20210125_070311.jpg
    20210125_070311.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 13
Porém além da perda tive um ganho, tinha um vaso de terra adubada e um pote pequeno(50-100ml) de micelio colonizado, onde fiz um buraco no meio da terra e joguei o bolo micelial lá sem pasteurizar nada, joguei vermiculita e fibra de coco para cobrir, e deu bom, e alem do mais parece que nasceu um albino no meio. Hahaha.
Já é a segunda vez que jogo micelio assim na terra sem nenhum cuidado asséptico e da bom.
Booaaaa ... tirou um bom proveito da situação em !!!
Tente reproduzir essa genética albina, seria uma boa.
 
Já aproveito para perguntar:
Se eu carimbar esse cogu albino, todos frutos dele virão albinos?

Não.

Primeiro depende se foi variação genética ou estresse do ambiente.

Depois depende se é albino ou leucistico.

E por ultimo, você precisa ter o trabalho de estabilizar para que sempre saiam iguais.

Clonar em ágar, tirar vários setores e inocular, ver como nasceram os cogumelos, isolar, isolar e isolar.
Até que o resultado seja sempre o mesmo.

Aí sim vão ser todos iguais.
 
Back
Top