Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo A aurora do micélio - MDK e B+

Diário de cultivo completo.
Origem dos Carimbos: AmaralGpuava!


B+

CL’s: Feitas com 2% de glucose de milho e esterilizadas por 30 minutos na panela de pressão. Raspagem dos esporos feita dentro da glove box, no dia 07/09. 12 dias depois, estavam prontas para o uso:

CL - 11 dias.JPGcl 2 %.JPGcl 2%.JPGcl 3 %.JPGcl 3%.JPGglove inoculaçao.jpg


Inoculação/Colonização: Os potes foram inoculados dentro da glove com seringa multiesporos e outros com uma das CL’s. Colonizaram, na média, em 25 dias (inoculados com multiesporos) e em 15 dias (inoculados com cultura líquida), mantidos a 27°C na incubadora.

Obs:
1) Bolos PF formulados com alpiste.

2) Potes de milho que ficaram úmidos desenvolveram micélio mais algodoado, enquanto que os que ficaram bem secos foram colonizados com um micélio bem mais rizomórfico (talvez pela necessidade de encontrar água). Isso mostrou outra vantagem da camada de vermiculita no fundo dos potes de milho. Poucas fotos foram tiradas dos potes:

PF - 3 dias (CL).JPGMultiesporos - 11 dias.JPGmilho colonizando.JPGincubadora.JPGbolo pf.JPG



Micro jardim psicodélico: Há um mês tive a idéia de montar um mini jardim com algumas plantas pequenas que encontrei por aí. O jardim foi feito dentro de um aquário pequeno, com pedras no fundo e uma camada mais espessa de terra preta enriquecida com estrume bovino. No dia 01/10, coloquei um pouco abaixo da superfície duas colheres de bolo PF colonizado, uma fina camada de terra e, por último, um pouco de vermiculita, umedecendo uma vez ao dia com borrifador. Depois de 5 dias o micélio “deu as caras” na superfície.

jardim 6 dias 2.JPGjardim 6 dias 3.JPGjardim 6 dias.JPG

Casing: Utilizei bolos pf's e, como camada, somente vermiculita. Bolos (após dunk e roll) e casing's foram levados a um terrário simples.

Casings e bolos.JPG


Bulk: Utilizei 50/50 de estrume bovino/vermiculita e três cascas de ovo trituradas. Material pasteurizado em pote de sorvete imerso em água a 70°-75°C por 120 minutos! Usei duas resistências de chuveiro ligadas em série para aquecer a água periodicamente, monitorando com termômetro culinário. Spawn: milho colonizado.

Inoculação de 1/3 de Spawn/bulk, no monotub dia 01/10 e na bacia dia 04/10. A lateral e fundo do monotub transparente foi pintado com tinta plástica preta e envernizado previamente, evitando a trabalheira de tapar a luz lateral nesse e em cultivos posteriores. Buracos grandes feitos no tub: dois mais acima, para entrada de O2 e dois ao nível do substrato, para saída de CO2, tampados com lã acrílica. A bacia não recebeu furos ainda, mas foi tampada com toucas cirúrgicas para permitir a troca gasosa.

Após 6 dias, o monotub apresentou boa colonização (foto abaixo). A intenção é deixar o tub em incubação por mais alguns dias após ficar 100% colonizado:
  • Garantir uma rede micelial forte, capaz de digerir ao máximo o substrato e "nutrir" bem os cogumelos;
  • Melhorar o combate a intrusos (o último bulk contaminou com trichoderma após surgir o primeiro pin).
bulk 6 dias.JPGTub pintado.JPGTub's.JPG

MDK
CL: Mesmo procedimento das CL’s de B+.
Foto de um pote de milho, dois dias após inoculação:

CL MDK.JPGMDK 2 dias - CL.JPG

Tub colonizado - 8 dias.
bulk 8 dias.jpg

Pins pelo jardim!
pins 1.JPGpins 2.JPGpins 3.JPGpins 4.JPGpins 5.JPG

Casing 1 e 2 e o jardim:
CASING 2.JPG CASING 1.JPG CHAPÉU ABERTO.JPG
Essa e uma foto do local onde coleto esterco. Lugar bonito, palco da próxima experiência:
LAGOA AZUL.JPG

Inoculação das CL's até o primeiro flush: 40 dias.

Casing's:

casing  1.JPG casing 1.JPG casing 2.JPG MICRO CASING.JPG micro casing 2.JPG micro casing 1.JPG micro casing 3.JPG

Jardim:

veu rompendo.JPG veu rompendo 2.JPG

O primeiro flush do monotub está vindo com poucos cogumelos.

Hoje fiz algumas pastilhas com os cogumelos que cresceram até agora, pra disfarçar o gosto.

PASTILHA 2.JPG PASTILHA.JPG

Poucos frutos no 1° flush do tub.

FRUTOS.JPG FRUTOS2.JPG FRUTOS3.JPG FRUTOS4.JPG FRUTOS5.JPG

Envio dois carimbos de B+ ao próximo que postar.

B+
Segundo flush do tub:​
gigante 1.JPG gigante 2.JPG gigante 3.JPG gigante 4.JPG
Mexican Dutch King

Casing > 1/1 Vermiculita/pó de côco + 2 cascas de ovo moídas. Umidecido e esterilizado no microondas em potência média por 5 minutos:

MDK CASING.JPG

MDK - Casing
SAM_0998.JPG
B+ Outdoor
SAM_1018.JPG SAM_1023.JPG SAM_1027.JPG SAM_1030.JPGSAM_1032.JPG SAM_1044.JPG SAM_1047.JPG

B+
Terceiro flush do tub:​
TUB FLUSH 3.JPG TUB FLUSH 3 B.JPG
monstrão :cyclops: ! candidato a clonagem

CLONING PAPELÃO.JPG

MDK
Casing - Segundo flush:​
FLUSH 2 CASING.JPG

Pastilhas

Material:
O pedaço de cano é de pvc 25mm.

1.JPG

Procedimento:

3.JPG 4.JPG 5.JPG 6.JPG 7.JPG 8.JPG 9.JPG

B+
Mais um fruto gigante de B+, dessa vez no balde (3° flush):

SAM_1138.JPG SAM_1149.JPG SAM_1163.JPG carimbo.JPG

MEXICAN DUTCH KING
BULK BALDE.JPG BULK BALDE2.JPG BULK BALDE3.JPG

B+
Monotub contaminado, Trichoderma harzianum:
SAM_1185.JPG
MEXICAN DUTCH KING
Nessa bacia cheguei a fazer um bulk de B+, com quatro potes de milho e três potes de sorvete com substrato bulk mas infelizmente contaminou com um fungo que desconheço, no 5° dia de frutificação.​
Fiz novamente um bulk nela, dessa vez com os MDK. Esse é o primeiro flush, infelizmente com frutos somente nas bordas, mas creio que nos próximos flush's haverá uma pinagem melhor distribuída.​
1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG 5.JPG 6.JPG 7.JPG 8.JPG
SAM_1259.JPG

B+

Fiz uma clonagem com esse cogumelo (biopsia do interior da estipe injetada em meio de Cultura Líquida):

SAM_1149.JPG

E esta, a CL resultante, depois de ser feita uma inoculação de alguns potes de milho:

SAM_1285.JPG

O monotub contaminado foi colocado em um vaso com terra e continua rendendo alguns cogus:

SAM_1300.JPG SAM_1315.JPG

MDK
Spawn: milho - 1,5L​
Bulk: 50/50 estrume/ vermiculita + casca de ovo - 4L​
Bacia: 62L​
Inoculação: 03/12​
Frutificação: 13/12​
Pinning: 21/12​
Colheita: 26/12​
Primeiro flush: 403 g​
SAM_1289.JPG SAM_1292.JPG IMG00063.jpg IMG00061.jpg IMG00060.jpg IMG00052.jpg IMG00057.jpg gf.jpg IMG00050.jpg

Começando bem o ano...

Clone B+
SAM_1409.JPG SAM_1418.JPG

MDK
Dunk: 24 horas, água gelada - 26/12.

Casing: Vermiculita úmida.

Segundo flush: 01/01/2013 - 375 g

SAM_1448.JPG SAM_1450.JPG SAM_1458.JPG SAM_1466.JPG SAM_1467.JPG SAM_1468.JPG SAM_1480.JPG

MDK
Casing no balde​
Spawn: milho colonizado;​
Casing: Vermiculita;​
Troca de ar apenas pelos buracos com lã acrílica.​
IMG00070.jpg IMG00078.jpg

MDK
Segundo flush; casing somente com vermiculita:

SAM_1504.JPG SAM_1508.JPG SAM_1502.JPG

Bulk:
Totalizando com esse 3° (e talvez último) flush, 912 gramas:
M3g4d3th, teus carimbos são deste cogu.

SAM_1510.JPG SAM_1515.JPG SAM_1518.JPG SAM_1534.JPG

Minha glove salvadora:

SAM_1548.JPG



MDK
SAM_1584.JPG
B+ Clone
SAM_1571.JPG SAM_1578.JPG SAM_1573.JPG SAM_1579.JPG SAM_1589.JPG
 
Última edição:
Que produção hein!

Adorei o jardim psicodélico :teo_ninja:....vai ficar mais bonito quando tiver umas arveres de psilocibina ai :D
 
Tudo no capricho! Agora é questão de tempo até eles darem as caras! To de olho nesse jardim psicodélico, gostei mto da idéia!
 
Micro jardim psicodélico: Há um mês tive a idéia de montar um mini jardim com algumas plantas pequenas que encontrei por aí. O jardim foi feito dentro de um aquário pequeno, com pedras no fundo e uma camada mais espessa de terra preta enriquecida com estrume bovino. No dia 01/10, coloquei um pouco abaixo da superfície duas colheres de bolo PF colonizado, uma fina camada de terra e, por último, um pouco de vermiculita, umedecendo uma vez ao dia com borrifador. Depois de 5 dias o micélio “deu as caras” na superfície.

Fecha com um plastico film esse terrariozinho e deixa a natureza fazer a parte dela. o excesso de co2 sera absorvido pelas plantas, e te juro VAI SAIR UNS COGUMELAO ae.
 
CARACAA MANO!! QUE IRADOO!! ahsuashuas:eek:

Muito irado mesmo, e eu não tinha visto esse diário!

Mandou muito bem Anatman, com tudo, e esse jardim psicodélico ficou muito bonito. Que energia hein!

Um dia desses vou fazer um jardim desse também. Tenho um aquário de vidro que ficaria tipo esse seu!

Boa sorte aí com tudo. Acompanhando!!!
:D
 
Obrigado camaradas!

CARACAA MANO!! QUE IRADOO!! ahsuashuas:eek:

Muito irado mesmo, e eu não tinha visto esse diário!

Mandou muito bem Anatman, com tudo, e esse jardim psicodélico ficou muito bonito. Que energia hein!

Um dia desses vou fazer um jardim desse também. Tenho um aquário de vidro que ficaria tipo esse seu!

Boa sorte aí com tudo. Acompanhando!!!
:D

Valeu irmão, manda ver que fica maneiro...

Só pra complementar, a única coisa que fiz foi manter o jardim úmido. O resto foi como um out mesmo, sem controle de umidade, oxigenação ou temperatura; a Natureza dá um jeito em tudo.

Abraços!
 
Cara observar o crescimento do micélio ali pelo vidro deve ser uma ótima experiência. hahah fico me imaginando parado na frente do micélio olhando para ele , e ele me olhando , e eu olhando pra ele , e ele me olhando. viva a natureza Anatman. rsrs que beleza!

:bigode:
 
Cara observar o crescimento do micélio ali pelo vidro deve ser uma ótima experiência. hahah fico me imaginando parado na frente do micélio olhando para ele , e ele me olhando , e eu olhando pra ele , e ele me olhando. viva a natureza Anatman. rsrs que beleza!

:bigode:

É isso aí, agora espero fazer isso durante a trip :atrapalhado:
 
Que lugar ein? caramba alí por acaso seria uma antiga pedreira?
Show de bola. abraço
 
Que lugar ein? caramba alí por acaso seria uma antiga pedreira?
Show de bola. abraço
Isso mesmo Indio! Uma antiga pedreira que fora inundada. É conhecida como Lagoa Azul devido, obviamente, à cor da água. Não é muito frequentada pois a estrada de acesso não é boa, o que faz dela um bom lugar pra uma trip.

Abraços!
 
Back
Top