Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Tentativa de Cultivo - Mexican

Diário de cultivo completo.
Salve Galera, primeiramente quero agradecer a todos da C.M, que fazem as coisas acontecerem.
Depois de uma tentativa fracassada com um carimbo comprado(Peru), ganhei 2 Carimbos do Grande Brother @samuca.
Strain: Mexican
Técnica: PF Tek (FAI + Vermiculita)
Inoculação: 02/11/2014 (4 Copos Whisk: + 12/11/2014 (4 Copos de Whisk: Totalizando 8 copos, foi usado 0,5ml por copo.
Primeiros Sinais de Micélio: 03/11/2014
Dia 08/12/2014: Os copos(02/11) ja estavam 60%:WP_20141210_005[1].jpg WP_20141210_006[1].jpg , Não postei mais fotos pois os outros copos inoculados (02/11), estavam no mesmo pé.
15/12/2014: Os copos inoculados(02/11) estão 90% colonizados, faltando uma risca do copo e a parte do fundo (pelo que vi é a mais demorada), e os copos inoculados(12/11) já apresentam os primeiros sinais de micélios, até agora nenhum dos 8 copos apresentam contaminação aparente.:)
Construção do Terrário:
Ontem comecei a trabalhar no terrário, que será uma caixa de isopor de 80L, comprei 4 união 3/4 e fiz os furos para o encaixe da mesma com a distancia de 4 dedos (7cm) do fundo da caixa, na parte menor, ( foi mencionado pelo Mestre @Mauricio em um tópico), antes de encaixar a parte central da união vou passar silicone para não ficar nenhum vão e ficar firme, nessa união será encaixado 2 camadas de Perlon.
Comprei também um compressor de aquário com 2 saidas de 3L/M Cada e 2 pedras porosa que irei colocar nas pontas das mangueiras, deixarei uma no fundo e outra em um vidro grande de azeitona com água.
No fundo deixarei 1 ou 2 camadas de argila expandida e água, sem cobrir a argila.
Na parte de baixo da tampa vou colocar um vidro 20x30x3mm, para entrada de luz indireta. Agora estou com duvida ref.a impermeabilização do fundo, pensei em Termolina Leitosa, porém, vi alguns relatos que com o tempo vira uma meleca, vou estudar a melhor forma pra isso. Enfim, agora só resta esperar a natureza fazer a parte dela. Em breve postarei mais fotos. Abraços a todos.:)
 
Já vi alguns cultivos em que se coloca a argila expandida numa baciazinha dentro do terrário, ocupa espaço mas funciona!
 
Se deixar de molho junto com as argilas (assepsia) e ñ tiver furos creio que de certo sim.
 
Valeu @samuca, por enquanto essa vai ser a alternativa. Chegando em casa ja vou começar esse processo. Deixarei a argila expandida e o Saco de lixo de molho com 1 colher de água sanitária para cada litro de água por 24h ou mais, depois pretendo ferver por uns 15 minutos, para tirar o excesso de cloro e impurezas...
 
Salve galera, estou com uma duvida aqui. Acabei de fazer o corte no isopor para colocar o vidro, optei por colocar em baixo da tampa para as gotículas de agua escorrer e não respingar nos bolos. Qual cola é mais apropriada? Segue imagem para esclarecer melhor.

WP_20141216_003.jpg
 
Última edição:
Já procurou no google?
Boa sorte com o cultivo!:)

"Edit: Sarcasmo desnecessário"
 
Última edição:
Salve galera, estou com uma duvida aqui. Acabei de fazer o corte no isopor para colocar o vidro, optei por colocar em baixo da tampa para as gotículas de agua escorrer e não respingar nos bolos. Qual cola é mais apropriada? Segue imagem para esclarecer melhor.

View attachment 75829

silicone, compra um tubo com bico de aplicação, não é caro, em torno de R$ 10,00
 
Salve @LouroJose, perguntei para nosso amigo google e ele não foi muito bem claro comigo, pois teoria é uma coisa, pratica é outra, pesquisei em alguns topicos aqui, de qual cola ja usaram e tiveram resultados satisfatório e cheguei em uma conclusão. Valeu.

Valeu @tupy, vi alguns relatos de pessoas que usaram Araldite e tiveram sucesso, acabei comprando, porém vou usar silicone para calafetar os vão que ficarem. Abraços...
 
Última edição por um moderador:
Muito bom esse terrário, só acho que poderia ficar melhor sem as bolinhas de argila, ja que ta investindo compra uma perlita ou faz uso de um fio de água no fundo, dependendo da região onde você mora...Sem contar que fica muito mais limpo, seguirei para ver os resultados, sucesso!
 
seus copos estao muito bons!!!
com tantos focos promissores de micélio cheiroso vai ser dificil fontaminar ^^
 
Muito bom esse terrário, só acho que poderia ficar melhor sem as bolinhas de argila
Salve @Cho;], optei pela argila expandida, pois aqui na minha cidade é muito barato, já a perlita não tem aqui na região.
seus copos estao muito bons!!!
com tantos focos promissores de micélio cheiroso vai ser dificil fontaminar ^^
Salve @PatoRambo , valeu, espero ser recompensado com essas criaturas divinas.
Atualizando:
Construção do terrário concluída.
WP_20141227_010.jpg
28/12/2014: Os 3 bolos que estavam 100% colonizados à 5 dias, fiz Cold Shock (12 horas)+ Roll + Double Casing e foram morar no terrário.
Tem mais 4 quase completando a colonização, tem 1 que fiz um teste com um carimbo de A+ Albino contaminou.:mad:
O problema é a temperatura aqui, ta chegando 35° durante o dia e 26° durante a noite , estou colocando Garrafa e placas de gelo alternadamente para poder resfriar. com a garrafa chega à 18º e com a placa chega à 25°, Estou deixando o compressor de aquário no mínimo para não baixar tanto a umidade do ar. Agora é só esperar o grande momento.
WP_20141227_007.jpg WP_20141229_003.jpg
 
Salve galera, acabei de fazer o Dunk em sacos ziplock individual dos 4 bolos que estavam incubados, percebi uma pequena mancha azulada e um leve amarelamento do micélio, as fotos não estão boas, mais alguém pode me dar uma luz?
WP_20150103_005.jpg
 
Última edição:
Back
Top