Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 2º Diário - Testando Sementes

Diário de cultivo problemático.
Bom tarde comunidade, seguindo com meu segundo diário
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Cambodian / TKSSS
PROCEDÊNCIA: Confecção própria
---------------------------------------------
Substrato para colonização:
---------------------------------------------
Sementes para pássaros, principalmente painço e alpiste.

Método de preparação e esterilização do substrato:
Segui exatamente a técnica que repassei pra vocês no tutorial
Tutorial WBS - Sementes para Pássaros
-------------------------------------------------
Inoculação: 28/06/2020
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
GloveBox?
(x) Sim ( ) Não
-------------------------------------------------
Estado da colonização em: 09/07/2020 (11 dias)
-------------------------------------------------
Fiz 3 potes PP5 de 250ml e 1 vidro 500ml

1 pp5 Cambodian:
Screenshot_20200709-140718.pngScreenshot_20200709-140736.png
Como eu falei no Tutorial, as sementes em contato com a água na PP, cozinham, e se grudam, fazem um tipo de amido [eu acho] (2 foto)...
Sei que parece contaminação por "Bacillus sp", mas pelo que vi ele é marrom e esse liquido surgiu no cozimento da pressão

2 pp5 Cambodian::
Screenshot_20200709-140800.pngScreenshot_20200709-140825.png
Esse provavelmente foram poucos esporos, micélio ta timido, usei só 0,25ml por furo

3 pp5 Cambodian::
Screenshot_20200709-141240.pngScreenshot_20200709-141107.png
O mais avançado até então, e o que mais cozinhou e grudou, rs, mesmo com toda essa "gosma" amarela (acredito ser amido), mesmo cheio dessa gosma já está uns 60% colonizado, inoculei foi mais de teste, nem achei que iria vingar 😁

4 vidro TKSSS
Screenshot_20200709-141523.png
Além de ter utilizado o restinho (1ml) que sobrou dessa seringa de 1 ano, eu não fiz furo, ta com a tampa original, no dia da PP eu já tinha feito 2 sessões antes, e acabou meu papel alumínio, era de madrugada, como tenho glovebox, realizei assim mesmo, destampei, espirrei água da seringa e fechei.
O micélio ta beeeem tímido, só um pontinho ali em cima. Pra ser sincero eu to pensando se "inoculo" mais ele, dentro da glove, será que vale? Tenho uma CL TKSSS produzida da mesma solução multiesporos, que eu quero testar.

Também fiz uma Cultura Liquida com outra seringa guardada a 1 ano de GT.
Screenshot_20200709-140901.png
O mel é bem fosco, fica difícil de enxergar, mas acho que são vários pontinhos brancos de micélio, o que acham?

---------
Bulk: (x) Pretendo
---------
Quando colonizar, vou realizar uma pasteurização em banho maria (igual no 1 diário) de esterco curtido com vermiculita.
Porém quero adicionar fibra de coco e um pouco de gesso pra regular a acidez, materiais que já tenho em casa, acham válido?

---------
Terrário: Potes próprios para cada bulk
---------
Vou testar alguns "minitubs", realizar a mesma ideia do monotub que fiz na caixa de 46l (1 diário), porém em potes menores, caixas que tem aqui em casa e ninguém usa, tipo essa:
IMG_20200709_145044860.jpg (tenho 2)
Vou testar de formas diferentes, uma com furos respeitando as regras de um monotub (furos grandes próximo ao substrato para saída de gás carbônico (mais pesado) e furos pequenos no alto para entrada de oxigênio) e outra sem furos que irei abanar diariamente, na mesma ideia da garrafa pet porém em maior espaço.

Até então é isso, vou atualizando.
🙏
 
Última edição:
Bom tarde comunidade, seguindo com meu segundo diário
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Cambodian / TKSSS
PROCEDÊNCIA: Confecção própria
---------------------------------------------
Substrato para colonização:
---------------------------------------------
Sementes para pássaros, principalmente painço e alpiste.

Método de preparação e esterilização do substrato:
Segui exatamente a técnica que repassei pra vocês no tutorial
Tutorial WBS - Sementes para Pássaros
-------------------------------------------------
Inoculação: 28/06/2020
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
GloveBox?
(x) Sim ( ) Não
-------------------------------------------------
Estado da colonização em: 09/07/2020 (11 dias)
-------------------------------------------------
Fiz 3 potes PP5 de 250ml e 1 vidro 500ml

1 pp5 Cambodian:
View attachment 115692View attachment 115693
Como eu falei no Tutorial, as sementes em contato com a água na PP, cozinham, e se grudam, fazem um tipo de amido [eu acho] (2 foto)...
Sei que parece contaminação por "Bacillus sp", mas pelo que vi ele é marrom e esse liquido surgiu no cozimento da pressão

2 pp5 Cambodian::
View attachment 115694View attachment 115695
Esse provavelmente foram poucos esporos, micélio ta timido, usei só 0,25ml por furo

3 pp5 Cambodian::
View attachment 115698View attachment 115697
O mais avançado até então, e o que mais cozinhou e grudou, rs, mesmo com toda essa "gosma" amarela (acredito ser amido), ele todo tinha essa gosma e já está 60% colonizado, inoculei foi mais de teste, nem achei que iria vingar 😁

4 vidro TKSSS
View attachment 115699
Além de ter utilizado o restinho (1ml) que sobrou dessa seringa de 1 ano, eu não fiz furo, ta com a tampa original, no dia da PP eu já tinha feito 2 sessões antes, e acabou meu papel alumínio, era de madrugada, como tenho glovebox, realizei assim mesmo, destampei, espirrei água da seringa e fechei.
O micélio ta beeeem tímido, só um pontinho ali em cima. Pra ser sincero eu to pensando se "inoculo" mais ele, dentro da glove, será que vale? Tenho uma CL TKSSS produzida da mesma solução multiesporos, que eu quero testar.

Também fiz uma Cultura Liquida com outra seringa guardada a 1 ano de GT.
View attachment 115696
O mel é bem fosco, fica difícil de enxergar, mas acho que são vários pontinhos brancos de micélio, o que acham?

---------
BULK: (x) Pretendo
---------
Quando colonizar, vou realizar uma pasteurização em banho maria (igual no 1 diário) de esterco curtido com vermiculita.
Porém quero adicionar fibra de coco e um pouco de gesso pra regular a acidez, materiais que já tenho em casa, acham válido?

---------
Terrário: Potes próprios para cada bulk
---------
Vou testar alguns "minitubs", realizar a mesma ideia do monotub que fiz na caixa de 46l (1 diário), porém em potes menores, caixas que tem aqui em casa e ninguém usa, tipo essa:
View attachment 115700 (tenho 2)
Vou testar de formas diferentes, uma com furos respeitando as regras de um monotub (furos grandes próximo ao substrato para saída de gás carbônico (mais pesado) e furos pequenos no alto para entrada de oxigênio) e outra sem furos que irei abanar diariamente, na mesma ideia da garrafa pet porém em maior espaço.

Até então é isso, vou atualizando.
🙏

Estou acompanhando aqui pra ver essas experiências. Quero aprender mais sobre bulk, casing e outros substratos.

Te desejo sorte, irmão!!!
 
Boa mano @Cebolo hehe, acompanhando aqui.
O painço por aqui se comportou parecido com relação a esse amido, mas acho que cozinhei menos que vc pois nao soltou tanto. Parece o interior das sementes partidas.
Essas partículas da CL não parecem micélio parece ser o proprio mel mesmo. Para ficar boa as fotos ou ate mesmo pra vc ver é legal botar uma lanterna em baixo do pote.
 
Estou acompanhando aqui pra ver essas experiências. Quero aprender mais sobre bulk, casing e outros substratos.

Te desejo sorte, irmão!!!
Obrigado mano! 🙏
Boa mano @Cebolo hehe, acompanhando aqui.
O painço por aqui se comportou parecido com relação a esse amido, mas acho que cozinhei menos que vc pois nao soltou tanto. Parece o interior das sementes partidas.
Essas partículas da CL não parecem micélio parece ser o proprio mel mesmo. Para ficar boa as fotos ou ate mesmo pra vc ver é legal botar uma lanterna em baixo do pote.
Eu cozinhei por 1h30, bom saber que ai aconteceu e está indo bem também.
Estava com a lanterna sim... puts, será que não deu certo? em 11 dias já deveria
 
Obrigado mano! 🙏

Eu cozinhei por 1h30, bom saber que ai aconteceu e está indo bem também.
Estava com a lanterna sim... puts, será que não deu certo? em 11 dias já deveria
O cozimento digo do painço antes de botar nos potes, nao sei se é isso hehe
Velho a CL tá meio estranha... o micelio cresce bem rapido e nitido nas CLs, uma vez botei muito esporo e ficaram diversas nuvens mas diferente da sua. Pelo que acontece aqui sao partículas do mel essas aí, mas nao consigo ver bem também. De qualquer forma se estiver boa a aparencia vai dizer, se tem micélio.
 
O cozimento digo do painço antes de botar nos potes, nao sei se é isso hehe
Velho a CL tá meio estranha... o micelio cresce bem rapido e nitido nas CLs, uma vez botei muito esporo e ficaram diversas nuvens mas diferente da sua. Pelo que acontece aqui sao partículas do mel essas aí, mas nao consigo ver bem também. De qualquer forma se estiver boa a aparencia vai dizer, se tem micélio.
No caso eu não cozinho eles antes não, como citei no tutorial, só na PP mesmo, talvez tenha entrado água, essas tampas de plástico não seguram bem, eu sempre reforço com fita quando tiro da panela.
Puts, talvez esteja zuada mesmo.... Vou manter essa pra testar num pote futuramente mas vou ver de fazer outra então, obrigado
 
Bom tarde comunidade, seguindo com meu segundo diário
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: Cambodian / TKSSS
PROCEDÊNCIA: Confecção própria
---------------------------------------------
Substrato para colonização:
---------------------------------------------
Sementes para pássaros, principalmente painço e alpiste.

Método de preparação e esterilização do substrato:
Segui exatamente a técnica que repassei pra vocês no tutorial
Tutorial WBS - Sementes para Pássaros
-------------------------------------------------
Inoculação: 28/06/2020
-------------------------------------------------
(x) Seringa Multiesporos
GloveBox?
(x) Sim ( ) Não
-------------------------------------------------
Estado da colonização em: 09/07/2020 (11 dias)
-------------------------------------------------
Fiz 3 potes PP5 de 250ml e 1 vidro 500ml

1 pp5 Cambodian:
View attachment 115692View attachment 115693
Como eu falei no Tutorial, as sementes em contato com a água na PP, cozinham, e se grudam, fazem um tipo de amido [eu acho] (2 foto)...
Sei que parece contaminação por "Bacillus sp", mas pelo que vi ele é marrom e esse liquido surgiu no cozimento da pressão

2 pp5 Cambodian::
View attachment 115694View attachment 115695
Esse provavelmente foram poucos esporos, micélio ta timido, usei só 0,25ml por furo

3 pp5 Cambodian::
View attachment 115698View attachment 115697
O mais avançado até então, e o que mais cozinhou e grudou, rs, mesmo com toda essa "gosma" amarela (acredito ser amido), mesmo cheio dessa gosma já está uns 60% colonizado, inoculei foi mais de teste, nem achei que iria vingar 😁

4 vidro TKSSS
View attachment 115699
Além de ter utilizado o restinho (1ml) que sobrou dessa seringa de 1 ano, eu não fiz furo, ta com a tampa original, no dia da PP eu já tinha feito 2 sessões antes, e acabou meu papel alumínio, era de madrugada, como tenho glovebox, realizei assim mesmo, destampei, espirrei água da seringa e fechei.
O micélio ta beeeem tímido, só um pontinho ali em cima. Pra ser sincero eu to pensando se "inoculo" mais ele, dentro da glove, será que vale? Tenho uma CL TKSSS produzida da mesma solução multiesporos, que eu quero testar.

Também fiz uma Cultura Liquida com outra seringa guardada a 1 ano de GT.
View attachment 115696
O mel é bem fosco, fica difícil de enxergar, mas acho que são vários pontinhos brancos de micélio, o que acham?

---------
Bulk: (x) Pretendo
---------
Quando colonizar, vou realizar uma pasteurização em banho maria (igual no 1 diário) de esterco curtido com vermiculita.
Porém quero adicionar fibra de coco e um pouco de gesso pra regular a acidez, materiais que já tenho em casa, acham válido?

---------
Terrário: Potes próprios para cada bulk
---------
Vou testar alguns "minitubs", realizar a mesma ideia do monotub que fiz na caixa de 46l (1 diário), porém em potes menores, caixas que tem aqui em casa e ninguém usa, tipo essa:
View attachment 115700 (tenho 2)
Vou testar de formas diferentes, uma com furos respeitando as regras de um monotub (furos grandes próximo ao substrato para saída de gás carbônico (mais pesado) e furos pequenos no alto para entrada de oxigênio) e outra sem furos que irei abanar diariamente, na mesma ideia da garrafa pet porém em maior espaço.

Até então é isso, vou atualizando.
🙏
Opa, salve!
Faz quantos dias que você inoculou essa CL? Foi junto na leva dos 11 dias?
Podem parecer pontos de micélio sim, mas por outro lado também são muitos e bem espaçados.. na experiência que tive com CL de mel, quando isso ocorreu era porque estava contaminado.. nas outras que deram certo o micélio se juntava todo em espécie de bolhas (a famosa nuvem).
Talvez indicaria pra esperar um tempo e ver se isso acontece, já vi pessoas dizendo que o micélio pode crescer e matar as bactérias,
Porém isso acontece geralmente no começo, em 11 dias acho que já não teria mais volta se for contaminação mesmo..
Sobre os potes, fica difícil ver na foto, mas se for micélio de cubensis estão indo bem!
Só fica esperto acompanhando pra ver se não é bactéria que tem essa característica de alargamento rápido e branco meio gosmento, acho que se chama Bacillus. Espero que dê tudo certo ai!
No mais, eu não inocularia de novo o pote tímido não, deixaria ele seguir o caminho dele, abrir assim de novo pode ter consequências negativas haha

Mas isso tudo é apenas minha opinião, pegue o que te ajudar e o resto ignore! Hahaha

Enfim
Boa sorte aí no cultivo, espero que o bulk de certo! Vou tentar um também quando os meus colonizarem!
Abs
 
:LOL:
Opa, salve!
Faz quantos dias que você inoculou essa CL? Foi junto na leva dos 11 dias?
Podem parecer pontos de micélio sim, mas por outro lado também são muitos e bem espaçados.. na experiência que tive com CL de mel, quando isso ocorreu era porque estava contaminado.. nas outras que deram certo o micélio se juntava todo em espécie de bolhas (a famosa nuvem).
Talvez indicaria pra esperar um tempo e ver se isso acontece, já vi pessoas dizendo que o micélio pode crescer e matar as bactérias,
Porém isso acontece geralmente no começo, em 11 dias acho que já não teria mais volta se for contaminação mesmo..
Sobre os potes, fica difícil ver na foto, mas se for micélio de cubensis estão indo bem!
Só fica esperto acompanhando pra ver se não é bactéria que tem essa característica de alargamento rápido e branco meio gosmento, acho que se chama Bacillus. Espero que dê tudo certo ai!
Opa, salve Diego!
Foi sim, na mesma leva... acho que você tem razão, ta contaminado... Vou deixar ela pra ver o progresso, fechado não causa mau nenhum, porém vou fazer novas
Sobre os potes, sim sim, são o micélio, ta bonito ao meu ver. sobre o Bacillus, foi o que eu falei, não acredito ser ele pois essa gosma surgiu após o tempo na PP, acredito que as sementes cozinharam e "explodiram", a "gosma" não está crescendo e o micélio está tomando ela sem problemas.
No mais, eu não inocularia de novo o pote tímido não, deixaria ele seguir o caminho dele, abrir assim de novo pode ter consequências negativas haha
Ansiedade é complicado né kkkkk, melhor deixar eles quietinhos mesmo e fazer novos kkkkkk

Mas isso tudo é apenas minha opinião, pegue o que te ajudar e o resto ignore! Hahaha

Enfim
Boa sorte aí no cultivo, espero que o bulk de certo! Vou tentar um também quando os meus colonizarem!
Abs
Imagina mano, eu super agradeço, estamos aqui pra trocar informações! Hahahaa, obrigado :giggle:

Vai dar certo sim! To com energias positivas kkkk, o último deu, esse vai dar tb kk
 
Última edição:
Fala galera, depois de ler os comentários e ficar remoendo essa ideia de que essa gosma poderia ser um contaminante Bacillus (mancha úmida), resolvi ontem, marcar com uma caneta o desenvolvimento do micélio, desenhei o mais rente possível, seguindo cada detalhe do micélio.
Em apenas um dia já vi grande avanço, então continuo descartando ser contaminação

3 pp5
Screenshot_20200713-150100.pngScreenshot_20200713-150040.pngScreenshot_20200713-150049.png

1 pp5
Screenshot_20200713-150110.pngScreenshot_20200713-150121.pngScreenshot_20200713-150147.png
Nesse que está mais umido, da pra ver que avançou um pouco menos, porém somente de um dia pro outro vejo como progresso.



O pote de vidro com tksss o micélio nao avançou nada, to até ficando na duvida se é realmente micélio ou outra "vida" de coloração branca qualquer,continuará em observações
 
Atualizando~~
Bom, por mais que eu tivesse esperanças, vocês estavam certos kkkk, um desses potes se confirmou como o Bacillus, mancha úmida.
IMG_20200722_142806079.jpg
Toda a parte de cima dele está colonizada e a de baixo esse muco preto... Vou esperar o outro ficar pronto (está uns 98%) e ao aniversariar vou remover a parte contaminada e continuar com o procedimento do bulk pasteurizado, em um pote separado do outro é claro, acredito que por ser uma bactéria de grãos, removendo a parte contaminada e usando só a saudável, não irá retomar para o substrato de esterco+vermiculita e pode sim gerar frutos(já vi acontecer no shroomery), só pra garantir irei separar do outro.
IMG_20200722_142912049.jpg
Pelo menos o resto está bem.(esse rosa nos potes é caneta)

Realizei novamente a confecção de uma CL e desta vez acho que deu certo, fiquei uns 7 dias sem olhar elas, criou uma nuvem branca bem grande, mas foi a partir dos pontos pretos de esporo, então espero que não seja um contaminante, vou preparar uns potes pftek pra testar.
IMG_20200722_142445570.jpgIMG_20200722_142500260.jpg

Estou com vários outros potes colonizando aqui, tudo PFtek, por esse diário ser somente das sementes, será que devo abrir outro?
Screenshot_20200723-113901.jpg
Tem 2 GT quase 100%
IMG_20200722_143031192.jpgScreenshot_20200724-182018.png
 
Última edição:
Estou com vários outros potes colonizando aqui, tudo PFtek, por esse diário ser somente das sementes, será que devo abrir outro?

O Teo recomenda um diário por cultivo. :)
 
O Teo recomenda um diário por cultivo. :)
Beleza, vou abrir outro então, obrigado :)


Fiz um teste com o bolo contaminado, ontem eu abri ele, removi toda a parte contaminada com as mãos (de luva) depois lavei ele na água corrente e esfreguei bem pra tirar tudo, após isso botei num pote pra fazer um dunk+cold shock, de 24h, retirei, enrolei em bastante vermiculita e coloquei ele num terrário sozinho feito com pote de sorvete.. minha ideia inicial era fazer um bulk com elas, mas como contaminou me desmotivou...

IMG_20200729_204232806.jpg

A outra que está saudável vou fazer somente um casing pra ter uns frutos melhores.. Sei que ainda não tive meus frutos, mas acho que vou criar fidelidade ao pftek kkk
Screenshot_20200729-205157.pngScreenshot_20200729-205221.png
Já colonizou, só estou esperando mais uns dias pra consolidar. (o rosa é canetinha)
 
Última edição:
Boa tarde comunidade,
Ontem decidi que ultimo bolo de sementes estava pronto, com 3 dias consolidado. Preparei dois casing, um para cada bolo, o de hoje, fresquinho 100% saudável e o outro que eu tinha aniversariado por estar contaminado (post acima)

O que aconteceu com os planos? Bom, eu tinha ficado desanimado por ter feito 4 potes, sendo que 2 foram descartados de inicio e dos 2 que sobraram 1 contaminou também... Então acabei desistindo de fazer um bulk, pois pasteurizar da trabalho e exige tempo 😞 então ontem eu preparei uma mistura de 1:1 vermiculita e fibra de coco, umedeci ambas separadas até cair umas gotinhas ao apertar, misturei e botei no micro por 10m, após o tempo eu embalei com plastico filme pra selar e deixei num pano até o dia seguinte.

No dia 30/07 eu tinha aniversariado esse bolo:
IMG_20200722_142806079.jpg
Dei um dunk/coldshock e roll nele, eu tinha pesquisado no shoomery (por conter mais diários sobre sementes do que aqui) e vi que elas são sim capazes de gerar frutos sozinhas, igual um pftek, porém com um rendimento ruim, frutos pequenos... No dia que eu fiz eu tava desanimado como falei e não liguei muito, já ia fazer dunk num outro bolo pf então fiz o mesmo nesse.

No dia seguinte eu pensei melhor e vi que não valeria a pena então resolvi que iria fazer um casing com ele junto com o outro de sementes, mesmo tendo ficado 3 dias no terrário (o micélio estava crescendo pra vermiculita do roll, branquinho, bonito)

Hoje 02/08 realizei todo o procedimento dentro da SAB (retirei as luvas da minha glovebox, depois de pesquisar achei que a SAB valeria mais)
Primeiro eu limpei as quentinhas com alcool 70, cobri com plastico filme e botei na caixa, fiz o procedimento de borrifar, deixar decantar por um tempo
20200802_101037.jpg

Fiz primeiro o casing com o bolo ainda estéril (pote foi aberto dentro da sab)
Camada de substrato-micélio-substrato-micélio-substrato
Fechei com o plástico filme, só depois fiz a do segundo bolo, por ele já ter ficado 3 dias no terrário, não sei como vai reagir, espero que não contamine 😅
Botei elas na incubadora, agora é esperar e torcer pra que tudo de certo 🙏
20200802_103957.jpg
 
Poxa @Cebolo 😥
Que pena que desistirá do bulk. Estava torcendo pra ver como o faria. Há anos havia feito a pasteurização tipo micro-ondas (10 minutos/potência máxima, 3 dias, 24 horas de descanso cada)
Salvo o trampo, a tensão do "será que vai dar certo?" é elevado a várias potências na equação da ansiedade.
Dessa última fiz do método termômetro culinário no centro do substrato em banho maria (desl/liga fogo quando em 70°/75) e taca-lhe pau durante 2 horas. Parece que está dando certo pois meus milhos de spawn estão "abraçando" o substrato bulk na incubadora.
Há anos, após duas PFs minhas contaminarem (cabaçada minha, com certeza), decidi, só de raiva, tentar algo mais chato (talvez como eu). Não fiz muitos cultivos até hoje mas não mexi no time e estou no bulk até hoje.
Mas é muita adrenalina... espero perder o medo e fazer o mais simples... como era meu primeiro projeto há anos.
Desculpa usar o seu diário para minha história mas saiba que estou torcendo por aqui.
 
Poxa @Cebolo 😥
Que pena que desistirá do bulk. Estava torcendo pra ver como o faria. Há anos havia feito a pasteurização tipo micro-ondas (10 minutos/potência máxima, 3 dias, 24 horas de descanso cada)
Salvo o trampo, a tensão do "será que vai dar certo?" é elevado a várias potências na equação da ansiedade.
Dessa última fiz do método termômetro culinário no centro do substrato em banho maria (desl/liga fogo quando em 70°/75) e taca-lhe pau durante 2 horas. Parece que está dando certo pois meus milhos de spawn estão "abraçando" o substrato bulk na incubadora.
Há anos, após duas PFs minhas contaminarem (cabaçada minha, com certeza), decidi, só de raiva, tentar algo mais chato (talvez como eu). Não fiz muitos cultivos até hoje mas não mexi no time e estou no bulk até hoje.
Mas é muita adrenalina... espero perder o medo e fazer o mais simples... como era meu primeiro projeto há anos.
Desculpa usar o seu diário para minha história mas saiba que estou torcendo por aqui.
Opa, fala @S-martinowski , hahahah, poxa, eu desisti de fazer nas sementes mas ainda vou fazer com uns bolo pf que tão colonizando, em breve posto no meu 3 diario hahaha

Sobre o método do microondas, eu fiz uma vez de teste, mas foi só uma sessão de 10m na potencia maxima, deu trich depois de uns dias.
Na segunda vez eu fiz esse que você falou, banho maria, 2h no 70-75º e ficar lá em pé no fogão tomando conta o tempo todo... kkk taca-lhe pau, kk

Acredito que os seus vão dar certo sim, quando fiz nesse método deu certo :)
Hahahahaa, engraçado que comigo foi parecido, eu tentei cultivar em 2014-2015, basicão pf na garrafa pet, obtive alguns cogus mas não dei continuidade, agora quando voltei em 2020, no meu "primeiro" cultivo eu fiz um monotub com bulk pasteurizado no banho maria, foi lindo, me rendeu 21,6g secos no 1 flush!

Uma dica valiosa que estou aprendendo na prática do cultivo é: paciência meu amigo, tenha paciência que ela é amiga kkkk
Não aniversaria o seu bulk antes de ter certeza que ta tudo bem colonizado, meu monotub eu acho que deveria ter deixado mais, logo após a colheita do 1flush já encheu de contaminantes :/

Desculpa usar o seu diário para minha história mas saiba que estou torcendo por aqui.
Hahaha imagina, fico feliz em conversar kkk, meu hobbie nessa quarentena ta sendo esse fórum, e o cultivo é claro ♥
Obrigado pela torcida hahah, bom cultivo pra você tambem!
🙏
 
Última edição:
Dia 10/08
Após 8 dias do preparo dos casings, decidi que era hora de aniversaria-los
Peguei a caixa de coração que falei que pretendia usar no inicio do diário, limpei, fiz vários furos ao longo do pote, tampei todos com fita micropore, botei um pouco de água com agua oxigenada e pedrinhas de argila expandinda no fundo e um plastico filme folgado como tampa.
IMG_20200809_114507033.jpg
Primeiro casing, feito das sementes que tinham uma parte contaminada (removida)
foram pro dunk/cold shock antes do preparo.
IMG_20200809_110005243_HDR.jpg
Segundo, feito com bolo saudável, direto do pote pro casing.
IMG_20200809_110326729.jpgIMG_20200809_110205315_HDR.jpg
Como os dois aparentam estar saudáveis deixei eles juntos.
IMG_20200809_110330260.jpg

Após um dia o terrário se apresentou muito bom, bastante úmido e por ficar na janela com vento, os furos ajudam na troca gasosa, mesmo assim estou abrindo pra abanar 3x ao dia.
Ansioso pelos pins! 🙏

Editando :apontar:

Dia 14/08
Fiquei dois dias fora de casa, sem abrir o terrário pra ventilar nem umedecer, não sei se foi isso ou já estava fadado à esse destino :( mas um dos cansings contaminou (o primeiro)
Screenshot_20200813-162104.png
Antes de remover ele do terrário eu borrifei alcool 70 por cima de toda essa área contaminada, na tentativa de evitar que os esporos voem para o ar no movimento de tirar o casing...
Enterrei no quintal na esperança de nascer algo...
O outro está aparentemente bem, com um pouco de micélio rizomorfico por cima... Espero que não contamine também...

Vou atualizando.
 
Última edição:
Back
Top