Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Transkei em milho (quirera)

Diário de cultivo completo.
Dae meu povo!

Strain: Transkei
Fornecedor: eu mesmo
Substrato: Milho de pipoca quebrado (quirera) + vermiculita
Casing: Pó de coco, calcário e vermiculita


Como andei tendo problemas com o terrário no 1º cultivo fiz algumas modificaçoes que corrigiram as falhas que haviam.

Aquisiçoes: 1 bomba de aquário + 2 pedras porosas + mangueira

Além dos borbulhadores abri 1 furo e acoplei uma válvula(ralo de tanque), fazendo dela um filtro para troca gasosa.

Atualmente o terrário está habitado por 5 casings de Transkei inoculados no milho de pipoca(moído) + vermiculita. https://teonanacatl.org/threads/milho-quirera.1993/

Foram inoculados no dia 18/10. Em 14 dias já estavam todos 100%, mesmo assim aguardei mais 4 dias para aniversariar os potes.

Dia 02/11 montei os casings da seguinte forma:
Camada inferior de vermiculita, substrato colonizado. 2 dias descansando ai cobri com pó de coco+calcario+vermiculita(300g+20g+200g). Levei para a incubadora por mais 3 dias.
No dia 09/11 cobri com vermiculita e mandei pro terrário mantendo por mais 1 dia a temperatura de colonizaçao e escuridao total.
Desde o dia 10 venho mantendo o terrário com temperatura de pinagem. Como o tempo está uma bagunça, mas nao muito frio, tirei o aquecedor do terrário e estou usando uma garrafa pet de 500ml com gelo para manter a temperatura entre 19ºC e 20ºC(pinagem).
Umidade 95% constantes e luz(lampada fria 14w) 12/12h!
Agora é só esperar mais um pouco para o surgimento dos pins!

Ah! Ontem inculei 3 potes de centeio com esporos de Ecuador! Mas isso é assunto para outro tópico! hehehe

Good vibes a todos!
 
Boa sorte tiwaaa...
Muito bom..
Mais cultivos pra acompanhar...
Otimo..
Sucesso ai amigo..:)
 
Boa sorte tiwaaa...
Muito bom..
Mais cultivos pra acompanhar...
Otimo..
Sucesso ai amigo..:)
Nao esquece que tú é a musa inspiradora e madrinha do 3º cultivo (Ecuador em centeio)!

Cloro! Valew irmao!

Paz e Luz!
 
Muito bom Sr Tiwanaku !!!

Mandou os TK pro milho quirera, boa mesmo.....!

Excelente trabalho té o momento, e as fotos estão show de bolis !!

Paz e Luz irmão, segue seu caminho de sucesso e glórias !
 
Entao galera....
Nao pinaram ainda, ficaram branquinhos mas ja acumulando o micelio p pinar, entao cobri 4 com vermiculita tamponada (vermiculita + 2 colheres de calcario dolomitico), mais ou menos umida.
Em 1 dos casings eu dei bobeira na hora de trocar o gelo do terrario e deixei pingar agua em cima(1 gota bem no meio), borrifei com H2O2 e isolei num mini terrario(isopor 6l) com as mesmas condicoes do terrario maior, mas... nao deu outra, o trichoderma apareceu com tudo. Resultado: Outdoor. Limpei bem o casing retirando td o verde e enterrei num vaso, quem sabe acontece outro milagre como do meu 1 cultivo.

Good vibes a todos! Paz e Luz!
 
Entao galera....
Em 1 dos casings eu dei bobeira na hora de trocar o gelo do terrario e deixei pingar agua em cima(1 gota bem no meio), borrifei com H2O2 e isolei num mini terrario(isopor 6l) com as mesmas condicoes do terrario maior, mas... nao deu outra, o trichoderma apareceu com tudo. Resultado: Outdoor. Limpei bem o casing retirando td o verde e enterrei num vaso, quem sabe acontece outro milagre como do meu 1 cultivo.
No seu lugar teria deixado la quetinho e feito nada, acho q toda essa mudança pode ter ajudado a contaminar.
No mais firmeza q eles vem:pos:
 
Mind States:
O que contaminou foi o pingo q caiu mesmo! Foi localizada a contaminaçao. E como eu já fazia idéia q ia dar m...da isolei ele! É que no meu 1º cultivo aconteceu o mesmo, entao me preveni com o terrário menor. Como eu disse os parametros dele estao identicos ao terrario maior.
Eles pinam já, já!

Valew pelas vibes!
 
Boa Garoto .....

Mts Pins.... Agora mantenha nos padroes o terrario pra mó de eles crescer bem bunitinnnn...

Paz Luz e Sucesso.
 
Boa sorte no cultivo.
Maravilhoso acompanhar o cultivo da galera..
O CM ta florido de novos cultivos..:p:
 
Boa sorte no cultivo.
Maravilhoso acompanhar o cultivo da galera..
O CM ta florido de novos cultivos..:p:
Lindaaaaaa! Não esquece do centeio! Estão os 3 potes a 100% já!
Estou aguardando espaço no terrário! No final de semana os casings mais fracos vão para o balde-tek! heehe Aí ganho espaço para os Ecuador!

Paz e Luz!
 
Lindaaaaaa! Não esquece do centeio! Estão os 3 potes a 100% já!
Estou aguardando espaço no terrário! No final de semana os casings mais fracos vão para o balde-tek! heehe Aí ganho espaço para os Ecuador!

Paz e Luz!

Centeio
Eita, mas tão rapidos esses potes heim..
Agora vc pode comparar substratos..
Ecuador chegando na area..
Não esqueçe de postar fotos..
Good vibes a amigão.....:eek:
 
Problema...

Como já disse logo acima, meus casings pinaram muito bem... Só que os cogumelos estao se desenvolvendo pouco e rompendo o véu antes do esperado.
Chequei os parâmetros e mais uma vez estao todos OK. Umidade 100% e temperatura 23ºC.
Também ocorreu o azulamento de dois cogumelos (só 2 mesmo). O chapéu ficou mais escuro que o normal e com aparência de molhado (mas nao caiu água em cima).

Ontem fiz uma modificaçao simples no terrário substituindo o papel filtro por um pedaço de máscara anti-pó, nas saídas de CO2, pois notei que a máscara deixa passar mais ar do que o papel.

Infelizmente ainda nao consegui fotos. Vou providenciar assim que possível.
Mas.... se alguém puder dar uma força enquanto isso, eu agradeço!

Paz e Luz!
 
Se azulou ainda em crescimento é que entrou em contato com agua. Pode ter pingado por condensação, ou ate mesmo substrato muito molhado, fazendo com que molhe o topo do chapéu do pin, enquanto esse cresce mantém a coloração azulada.

Quanto ao crescimento, pode ser o fotoperiodo. Quanto tempo de luz eles estão ficando expostos por dia?
 
Se azulou ainda em crescimento é que entrou em contato com agua. Pode ter pingado por condensação, ou ate mesmo substrato muito molhado, fazendo com que molhe o topo do chapéu do pin, enquanto esse cresce mantém a coloração azulada.

Quanto ao crescimento, pode ser o fotoperiodo. Quanto tempo de luz eles estão ficando expostos por dia?

Estou dando 4h de luz/dia alternando 4x ao dia durante o dia, a noite deixo no escuro. A lâmpada usada é uma fluorescente de 14w e fica a mais ou menos 50cm dos casings fixada fora do terrário!

Paz e Luz!
 
Fala Tiwanaku

Essa nova geração de cultivadores (você e tantos outros) tem sido muito eficiente.

Seu diário é uma grande contribuição, ajuda e incentiva todos que querem começar um cultivo.
 
Legal, eu já tentei com quirera, mas não deu muito certo não(mas não utilizei vermiculita)...

Como foi o processo de esterilização/tratamento do milho?

Lindo micélio, parabéns papai!:p:!
 
Back
Top