Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 2º Cultivo - Spawn Milho - Puerto Rico

Diário de cultivo problemático.
Depois de comprado um pacote de milho de pipoca (500g), fiz a fervura do mesmo por 20 minutos e o deixei 'descansando' na panela por 24h.
Completadas as 24horas, troquei a água e lavei o milho. Adicionei água novamente e coloquei 2 colheres de água sanitária. e deixei de molho por mais 24h em uma vasilha.
Completadas as novas 24horas troquei novamente a e lavei o milho. E fiz uma nova fervura na panela por 20min. Após 20min, deixei o milho esfriar, derramei a água e coloquei o milho enrolado em um pano de prato, dentro da vasilha, na geladeira. A qual iria ficar por 12h na geladeira.
Completadas as 12horas, coloquei a milho em 4 potes de vidro, ficando o milho na metade dos potes.
Coloquei as 3 camadas de papel alumínio na boca dos potes, sem passar fita ao redor deles; E fiz a pasteurização na panela de pressão por 1hora e deixei esfriar por 24h.
Após o procedimento anterior, fiz a seringa de 10ml; com um pouco mais de 1/4 do carimbo de esporos, de luvas e de mascara, sobre a tampa do forno da cozinha pré-aquecido e coloquei na geladeira por 24horas.
Completadas as 24horas, dia 01/06, fiz a limpeza exterior da panela de pressão e retirei os potes, passei durex em volta dos papeis de alumínio. Fiz a inoculação, munido somente de mascara, sobre a tampa do forno da cozinha pré-aquecido. Coloquei 2,5ml em cada pote (posteriormente li que era uma quantidade grande.). Depois coloquei os 3 potes dentro de um saco preto e coloquei o saco na gaveta de cima do armário de roupas.

Com 5dias, começaram a aparecer timidamente os indícios de colonização. Hoje, dia 12/06, já estavam bem mais colonizados (inclusive no fundo) e sem indícios de contaminações. Fiz a agitação dos 4potes em cima de uma mesa plana e os coloquei novamente dentro dos sacos no armário.

Estou tentando agilizar meu novo/antigo terrário, o tornando mais 'hi tech', com pastilha peltier, dissipadores, coolers, umidificador, termostato e fonte..
Mas ainda não saiu do projeto. Mas vai da certo.
Positive vibration, yeah!
 
Muito legal, @Jow. Pela descrição tá tudo beleza, só mesmo a inoculação que foi bastante por copo. Mas com o tempo a gente aprende a colocar a quantidade certa. Acho que demorei 7 cultivos pra conseguir passar a aplicar "exatamente" 0,5 ml por buraco... :lol:

Acompanhando. :)
 
Estou tentando agilizar meu novo/antigo terrário, o tornando mais 'hi tech', com pastilha peltier, dissipadores, coolers, umidificador, termostato e fonte..
Mas ainda não saiu do projeto. Mas vai da certo.
Positive vibration, yeah!
Vai ficar ser um belo terrário,:D
Quando montar manda as fotos. ;)
 
Voltei. boas novas.
Ontem (26/06) fiz a cobertura de 3 casing (2 marmitas e 1 pote de sorvete) usando 2 potes de spawn.
Para a cobertura do casing utilizei 2copos 250ml de vermiculita + 2 copo 250ml pó de coco + 2 colher de bicarbonato de sódio + 2 colher de borra de café. - Tudo foi misturado e pasteurizado por 1h.

Hoje (27/06), utilizei os 2 últimos potes (dos 4), um ainda estava faltando colonizar alguns grão de milho, acho que esse foi o que ficou com mais água da seringa. - separei esses grãos -.
Fiz um substrato bulk com aproximadamente (2x) 57% pó de coco + 14% vermiculita + 28% húmus + 1 colher de borra de café + 1 colher de bicarbonato de sódio. - Tudo foi mistura e pasteurizado por 1h.
O primeiro pote desses 2, misturei numa proporção de 3/1 bulk/spawn e distribui devidamente entre um balde (pré-esterilizado, furado e com vermiculita no fundo) e em uma garrafa pet de 2litros (pré-esterilizada, furado e com vermiculita no fundo) e um punhado que 'sobrou' coloquei em um jarro que fica na sombra no quintal.
O segundo pote misturei numa proporção de 2/1 bulk/spawn e distribui num pote de sorvete (pré-esterilizado e com vermiculita no fundo) e deixei um punhado dentro de um saco no armário.

Pro terrário "hi-tech" esta faltando agora o dissipadores de calor de aluminio, umidificador e a montagem do circuito. (os dois primeiros vou vê se consigo comprar amanhã).
Tenho aproximadamente 3dias pra tentar deixar tudo pronto, antes de aniversariar os casings.
Tentar agilizar isso nesse tempo.:alien:
 
Boas novas, hoje, 03/07, conclui 80% do terrário hitech. Liguei à 2horas atras o sistema peltier, baixaram-se 3graus ate agora. (marcando agora 27graus) - pretendo manter a temperatura nos 24/23graus. Aniversáriei os 3 casings e os coloquei no terrário. Vamo ver qual temperatura vai estar amanhã de manhã.
Amanhã vou comprar o umidificador.
As trocas de ar irão ser feitas por dois coolers, um de entrada de ar e outro de exaustão - os mesmos se ligarão 2vezes ao dia por 3minutos.
Também instalei um termohigrômetro, mas ainda falta comprar baterias.
Vamo ver amanhã se tudo sai como planejado. :D
Os bulks estão evoluindo bem.

Seguem fotos.:
Terrário com casings: IMG_20160620_240238187.jpg IMG_20160620_240329627.jpg IMG_20160620_240517242.jpg
Bulks: IMG_20160620_240902928.jpg IMG_20160620_240829227.jpg IMG_20160620_240948082.jpg IMG_20160620_240809742.jpg
 
Última edição:
Então, passei um tempo sem atualizar aqui, mas vou dizer o que aconteceu ate agora.
O terrário 'high-tech' apresentou algum problemas, com 2dias após a instalação a pastilha peltier deu problema. Passei 1 semana pra comprar outra. E com menos de semana de uso ela deu problema novamente. No tempo que ela estava funcionando consegui deixar a temperatura do terrário com 23graus (não ficava mais baixo) . Não sei ao certo o porque delas queimarem. Posteriormente irei fazer alguns testes para tentar descobrir.
Outro problema foi o umidificador, condensava muita água por causa da baixa temperatura. E por estar com pouco tempo, não pude dar muita atenção ao terrário, que ficou só com a ventilação ligada. Após alguns dias nasceram vários cogus, mas não se desenvolveram muito. Colhi em torno de 10g de abortos. Depois disso deixei os casings dentro do terrário.

O balde de bulk nao se desenvolveu. Mas também não dava atenção para ele e o mesmo também estava no meu guarda roupa.
As garrafas de bulks se desenvolveram, apesar de também estarem no guarda roupa, mas só com abortos, colhi em torno de 4g nas duas garrafas. Sendo que nao dava atenção para elas também. E colhi mais 3 flushs mesmo sem dar atenção.
Vendo isso, fiz um dunk de 24h com os casings q estavam no terrário e os coloquei em 3 garrafas e em um pote de sorvete. Ate agora colhi 10g de abortos por flush. ( tive 2 flush ate agora).

Então, pra quem tem tempo, a boa e velha técnica de garrafas de gelo e borrifador talvez ainda seja a mais eficaz. Mas ainda farei alguns testes no próximo cultivo.
Tanto no terrário high-tech como em garrafas.
 
Back
Top