Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2° Cultivo GT - PF TEK

Diário de cultivo completo.

mariafernnanda2

Hifa
Membro Ativo
03/06/2020
95
6
Rio de Janeiro
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher
PROCEDÊNCIA: Carimbo adquirido na Internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Método: PF TEK ( arroz integral e vermiculita)
Proporção:
2 copos de 320ml da arroz + 2 copos de 320ml de vermiculita + 1/5 copos de 320ml de água. Selei com 1cm de vermiculita

Grãos:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz integral

Glove Box?
( ) Sim ( X ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Triturei o arroz no liquidificador mas depois que já tinha feito, vi aqui no forum que poderia ter feito menores os grãos, mas enfim depois juntei com a vermiculita e água em uma bacia esterelizada e tal

Com os copos limpos com álcool 70 joguei a mistura sem compactar selando com a vermiculita

Tapei com papel alumínio, lacrei com fita isolante e levei à panela de pressão por 1h


INOCULAÇÃO: Data 26/06/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa com esporos.
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Dia da inoculação - 01 de juho de 2020
Gente, como eu já havia usado a seringa antes e havia restado 3 ou 5ml da inoculação anterior (n lembro exatamente, mas não era muito), eu fiz o seguinte:
Com 1 ampola de 10ml de água destilada, eu adicionei para dentro da seringa para que pudesse me render mais copos para inocular (colocando sempre a assepsia em 1° lugar, ou seja, tudo devidamente limpo e "esterelizado" com alcool). Só esqueci de registrar...

Então, com os copos já frios de um dia pro outro, fiz a inoculação com 1ml em cada furo ( 4 furos em cada canto do copo ) e tapei os furos com 2 camadas de micropore
Eu inoculei 5 copos ao todo.
E depois botei no isopor pra eles desenvolverem. :)


Como eu inoculei dia 01 de julho, hoje eu fui dar um look pra ver como estava porque fiquei na dúvida se a seringa acrescida de água ia funcionar xx

Mas 5 dias depois o resultado foi esse...

O micélio está lentamente se desenvolvendo... Que bom, fiquei happy...

E é issoo. Estou achando que esse vai demorar um pouco mais pra colonizar aos que tinham mais esporos concentrados nas seringas do cultivo anterior... Mas whatever

Abraços e pazz a todos XD
 

Anexos

  • DSC03382.JPG
    DSC03382.JPG
    120.4 KB · Visualizações: 41
  • ff.jpg
    ff.jpg
    106.5 KB · Visualizações: 39
  • DSC03387.JPG
    DSC03387.JPG
    120.6 KB · Visualizações: 38
  • DSC03388.JPG
    DSC03388.JPG
    111 KB · Visualizações: 47
  • DSC03405.JPG
    DSC03405.JPG
    117.9 KB · Visualizações: 54
  • DSC03407.JPG
    DSC03407.JPG
    121.2 KB · Visualizações: 53
Última edição:
Parabéns, amigo. Boa sorte no desenvolvimento do seu micélio.
Também percebi uma boa diferença no desenvolvimento do meu micélio de uma seringa pra outra. Acho que foi pela razão de uma seringa ter mais esporos que a outra.
 
Oi gente, voltando pra atualizar aqui. 17 dias depois.

Dos 5 copos, 1 eu havia esquecido de esterilizar e contaminou

Os outros estão assim:

3 estão indo bem, alguns já estão quase completos

Mas tem um aqui que apareceu uma cor amarelinha no fundo do copo... Aí fiquei na dúvida se poderia ser contaminação ou xixi do micélio?

Aguém saberia me dizer, por favor?

Seguem as fotos

Obg! Paz a todos
 

Anexos

  • DSC03463.JPG
    DSC03463.JPG
    112.8 KB · Visualizações: 56
  • DSC03465.JPG
    DSC03465.JPG
    110 KB · Visualizações: 56
  • DSC03466.JPG
    DSC03466.JPG
    109.2 KB · Visualizações: 52
  • DSC03469.JPG
    DSC03469.JPG
    111.5 KB · Visualizações: 52
  • DSC03470.JPG
    DSC03470.JPG
    110.4 KB · Visualizações: 55
Oi @mariafernnanda2, não sou experiente para dar certeza, mas de acordo com o que já vi no fórum essa coloração amarela está condizente com outras fotos que vi falando ser xixi de micélio. Bons cultivos. Estou acompanhando e aguardo ansioso pra ver seu cultivo crescendo lindo e saudável.
 
Oi gente

Fiz dunk de 3 bolos que já estavam 100% e consolidando há uns dias.

Deixarei até de noite na geladeira, em seguida aniversário

E sobre aquele copo com uma suposta contaminação, acho que era xixi do micélio mesmo, porque não tinha cheiro ruim, apenas o cheiro fresquinho do cogumelo rsrsrs

Em breve posto as fotos
 
Oi gente

Fiz dunk de 3 bolos que já estavam 100% e consolidando há uns dias.

Deixarei até de noite na geladeira, em seguida aniversário

E sobre aquele copo com uma suposta contaminação, acho que era xixi do micélio mesmo, porque não tinha cheiro ruim, apenas o cheiro fresquinho do cogumelo rsrsrs

Em breve posto as fotos

Oi @mariafernnanda2 ! Tem um segundo cultivo já? Que legal!

Vou acompanhar também.

Que bom que o amarelo era só xixi de micélio. O meu também teve isso e, quando vi pela primeira vez, também fiquei preocupado.

Boa sorte!!!
 
Oi @mariafernnanda2 ! Tem um segundo cultivo já? Que legal!

Vou acompanhar também.

Que bom que o amarelo era só xixi de micélio. O meu também teve isso e, quando vi pela primeira vez, também fiquei preocupado.

Boa sorte!!!

Muito obg!! Tamo junto!

Gente voltei aqui para dizer que fiz roll na vermiculita seca só borrifei água... Espero não dar M@@#
rs
Aniversariei 3 bolos inteiros e a metade de um kkk ( n sei se esse vai dar certo, mas n custa tentar kkk)

A outra metade usei num casing que vou abrir um tópico aqui kkk

É isso néeh, abraços. Paz a todos.
 

Anexos

  • DSC03476.JPG
    DSC03476.JPG
    114.2 KB · Visualizações: 41
  • DSC03477.JPG
    DSC03477.JPG
    124 KB · Visualizações: 42
flush dos 3 bolos da frente

O micélio colonizou a vermiculita que tava em baixo do bolo:eek:

Incrivelmente o menor bolo ( o que eu tirei metade pra fazer bulk) foi o que mais rendeu cogumelos kkk

Agora estão todos secany no túnel e os bolos estão bebendo água
 

Anexos

  • DSC03566.JPG
    DSC03566.JPG
    112.5 KB · Visualizações: 80
  • DSC03569.JPG
    DSC03569.JPG
    115 KB · Visualizações: 80
  • DSC03575.JPG
    DSC03575.JPG
    117.8 KB · Visualizações: 74
  • DSC03572.JPG
    DSC03572.JPG
    113.8 KB · Visualizações: 70
  • DSC03579.JPG
    DSC03579.JPG
    121 KB · Visualizações: 69
  • DSC03587.JPG
    DSC03587.JPG
    114.2 KB · Visualizações: 68
Parabéns pelo lindo resultado, @mariafernnanda2 !

Surgiram vários amigos 🍄 🍄 🍄 especiais aí, hein!!

Comecei meu primeiro cultivo hoje, fiz a inoculação de MDK em PFTek.

Agora a ansiedade e o nervosismo estão fortes. Kk,k
Espero que dê tudo certo no meu primeiro experimento.

Vou criar um diário de cultivo em breve me inspirando em vc!

Sucesso!
 
Parabéns pelo resultado!!! 👏 👏 👏

Você chegou a abrir o tópico do casing?

Obrigada amigo. Sim, está em andamento
 
Meus bolos PF TEK estão na incubadora à 10 dias com aquecedor a 30°, dei uma olhada e ainda nem sinal de micelio, normal isso?
 
Oi! É normal sim... O desenvolvimento do micélio varia a cada strain...
O meu golden teacher deu sinais em 4 dias, agora os albinos levaram cerca de 15 dias.
Só recomendaria que você diminuisse a temperatura pelo ou menos uns 2° dependendo do clima da sua cidade e leve em conta que os bolos têm isso de calor.
Então se o aquecedor está 30° e os bolos cedem uns 2°, você tem em sua incubadora 32°.
Dá uma olhada aqui: Temperatura para incubação
 
Oi! É normal sim... O desenvolvimento do micélio varia a cada strain...
Interessante! O que estou cultivando é MDK.

Só recomendaria que você diminuisse a temperatura pelo ou menos uns 2° dependendo do clima da sua cidade e leve em conta que os bolos têm isso de calor.
Moro na região sul do país, hoje fez 16°C durante o dia e agora a noite está 13°. A tendência é esfriar mais ainda🥶🥶. Pensei que a temperatura da água estando em 30°, o ambiente da caixa de isopor poderia estar mais baixa. Estou esperando o termômetro 🌡 que está atrasado ja faz 15 dias. Você acha que colocando 28 é o ideal pra minha região?

E parabéns pelo seu cultivo e por seu diário, está impecável! Acho que o mais organizado que eu vi, sem forçara barra!

Em breve vou iniciar o meu diário de cultivo e já tenho mais exemplos onde me espelhar. Obrigado por compartilhar. 😁🥰
 
Interessante! O que estou cultivando é MDK.


Moro na região sul do país, hoje fez 16°C durante o dia e agora a noite está 13°. A tendência é esfriar mais ainda🥶🥶. Pensei que a temperatura da água estando em 30°, o ambiente da caixa de isopor poderia estar mais baixa. Estou esperando o termômetro 🌡 que está atrasado ja faz 15 dias. Você acha que colocando 28 é o ideal pra minha região?

E parabéns pelo seu cultivo e por seu diário, está impecável! Acho que o mais organizado que eu vi, sem forçara barra!

Em breve vou iniciar o meu diário de cultivo e já tenho mais exemplos onde me espelhar. Obrigado por compartilhar. 😁🥰

Se aqui no Rj tá frio nem quero imaginar o Sul kkkk
Olha, eu botaria no 28° pra ver qual é.
Mas se você colocar e perceber que a água não tá aquecendo ou não está sendo suficiente pro clima daí, você retoma os 30°... Leu o link que mandei?
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! :D:)
 
Se aqui no Rj tá frio nem quero imaginar o Sul kkkk
Olha, eu botaria no 28° pra ver qual é.
Mas se você colocar e perceber que a água não tá aquecendo ou não está sendo suficiente pro clima daí, você retoma os 30°... Leu o link que mandei?
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! :D:)
Bahh chegou uma frente fria terrível! :cautious:
Então... li sim! Agradeço novamente pelas super dicas. Em regiões mais frias o termômetro parece ser indispensável! Não vejo a hora que chegue o meu.
Me surpreendi ao abri a caixa (no 9 dia de incubação) pois a água da garrafa estava levemente morna. Achei que iria estar um ¨bafinho¨dentro, mas não, o ambiente da caixa estava com pouca diferença do exterior. Estava como... uma temperatura agradável, imaginei uns 25° :ROFLMAO::unsure::giggle: kkkkkkk Mas né... o achismo não tem certeza de nada.
:)🙌🙏 saaaalve @mariafernnanda2 !!!
 
Resto de contaminação que deixei na jardineira, amo esse clima... 22°:love:
Que massa!!🙌👏👏👏
Eu coloquei água na ampola vazia que usei no processo e joguei na horta onde uso esterco de boi. Quem sabe um dia... na primavera :ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:
 
Back
Top