Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 2ª tentativa PF Tek TPB

Diário de cultivo problemático.
Decidi abrir o diário já pra manter um registro e me ajudar a organizar os pensamentos hehe
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Thailand Pink Buffalo
PROCEDÊNCIA: seringa comprada na internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2V + 1FAI (triturado pouco - até ter quase nenhum grão inteiro) + 1A)
Com selo de Vermiculita

Método de preparação e esterilização do substrato:
- Misturei a vermiculita à água (filtrada) depois a FAI;
- Enchi 5 copos de 300ml o menos socadamente que consegui;
- Deixei cerca de 7mm para o selo de vermiculita;
- Tampei com três folhas de papel alumíni0;
- Esterilizei na panela de pressão por um pouco mais de 1h;
- Deixei esfriar por cerca de 8h;
- Passei fita isolante na primeira tampa de papel alumínio na hora da inoculação.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 24/06/2018
-------------------------------------------------
Seringa Multiesporos

- Não usei GloverBox, limpei todo o banheiro com água sanitária (1 de água sanitária pra 10 de água) e fiz lá. Não é muito gostoso ficar num ambiente fechado com água sanitária pelas paredes haha (mesmo eu tendo feito a limpeza no dia anterior, já que o banheiro ficou todo fechado).

- Usei luvas finas pra conseguir manusear as coisas com mais precisão, jaleco borrifado com lysoform líquido e camiseta limpa enrolada na cabeça, deixando apenas os olhos de fora (como numa manifestação hehe) pra reduzir o risco de contaminação pela respiração ou cabelo.

- 0,8ml por copo distribuídos por 4 furos tapados com fita microporosa.

WhatsApp Image 2018-06-24 at 11.16.43.jpeg
Os copos ficaram todos assim, apesar de esse não ser nenhum dos 5 copos, mas um teste que eu fiz antes.

-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO:
-------------------------------------------------
Caixa de isopor de uns 15l com termostato regulado para 26ºC em garrafa de plástico de 1,5l cheia de água

WhatsApp Image 2018-06-24 at 19.28.02.jpeg
O termohigrômetro digital tá indicando 99% de umidade por ser muito sensível, então o pouco de álcool que caiu no sensor deixou ele assim.
A temperatura de 35ºC eu acho q está errada, mas, como esse termohigrômetro nunca tinha dado valores bizarros de temperatura e aqui está uns 26ºC ambiente, coloquei um termômetro analógico dentro da incubadora pra verificar se realmente está tão quente lá dentro. Pela minha sensação não achei que estava 35ºC quando abri pra verificar.

É isso por hora!
 
- Tampei com três folhas de papel alumíni0;

Exagero... Duas tampas no máximo, uma para inocular e uma para colocar acima se quiser. Mas daí não precisa usar fita micropore.
Não entendi o raciocínio por trás das três tampas, nem como o micropore está funcionando nesta situação. Basicamente, para ter troca gasosa, o micropore precisa estar na mesma fita que serve de tampa. Qualquer fita acima irá servir apenas como bloqueio adicional, ou seja, torna o micropore desnecessário. Se puder explicar um pouco melhor, agradeço.

O termohigrômetro digital tá indicando 99% de umidade por ser muito sensível, então o pouco de álcool que caiu no sensor deixou ele assim.

Durante a colonização, o copo já tem 100% de umidade relativa no microclima interno. Questões climáticas externas, fora do copo, são irrelevantes. Deixe os copos em temperatura ambiente, dentre 20 a 32 graus, não mais e nem menos. E pode deixá-los pegando luz indireta também que não faz diferença. Se a temperatura externa está boa, não há necessidade de incubadora. Foque em fazer um bom terrário.

Boa sorte.
 
Exagero... Duas tampas no máximo, uma para inocular e uma para colocar acima se quiser. Mas daí não precisa usar fita micropore.
Não entendi o raciocínio por trás das três tampas, nem como o micropore está funcionando nesta situação. Basicamente, para ter troca gasosa, o micropore precisa estar na mesma fita que serve de tampa. Qualquer fita acima irá servir apenas como bloqueio adicional, ou seja, torna o micropore desnecessário. Se puder explicar um pouco melhor, agradeço.
Eita! Eu li em algum lugar isso de por duas folhas além da tampa em si, mas também não vejo tanto sentido haha.

E sobre a questão da micropore + tampa adicional eu achava que tinha lido em algum lugar, mas agora que você falou fiquei em dúvida se eu não estou misturando tutoriais. Mas nisso eu até vejo sentido, porque são duas barreiras de proteção, mas, como você disse, também são duas barreiras pra troca gasosa.

Amanhã tiro as tampas adicionais e deixo só a da micropore. Não tiro hoje porque de noite é mais frio e acho que quanto menos bruscas forem as mudanças de temperatura no abrir fechar da incubadora, melhor.

Você deixa os furos tampados com a micropore expostos? Ou você usa uma tampa adicional sem micropore no furos?

Durante a colonização, o copo já tem 100% de umidade relativa no microclima interno. Questões climáticas externas, fora do copo, são irrelevantes.
Pode crer, falei da umidade não sei porque haha.

Deixe os copos em temperatura ambiente, dentre 20 a 32 graus, não mais e nem menos. E pode deixá-los pegando luz indireta também que não faz diferença. Se a temperatura externa está boa, não há necessidade de incubadora.
Aqui tá bem no limite dos 20ºC e às vezes cai pra menos que isso, então acho melhor manter a incubadora. Até porque consegui estabilizar ela numa temperatura que varia entre 25 e 28ºC.

Foque em fazer um bom terrário.
Tô com terrário já, só falta testar ele pra ter uma boa relação troca gasosa x umidade regulando o número de furos.

Atualização: 10º dia (03/07/2018) - ainda não vi sinal de micélio em nenhum dos copos. A temperatura está variando entre 24ºC e 27ºC porque deu um esfriada. Amanhã vou partir pra um encontro estudantil de biologia e de lá pra casa dos meus pais, então só vou vê-los novamente em uns 20 dias.

Valeu!
 
Última edição:
Você deixa os furos tampados com a micropore expostos? Ou você usa uma tampa adicional sem micropore no furos?

Uso duas tampas normalmente, sem furos de troca gasosa. Eu abro furos para troca gasosa apenas se o micélio estagna, o que raramente acontece. Às vezes uso o micropore desde o início, mas nunca percebi muita diferença pra ser sincero.
 
Atualização: Não nasceu nada haha, nem contaminação, em nenhum dos copos.

Não sei bem o que causou isso, mas tenho hipóteses: não tinham esporos viáveis na seringa comprada ou o substrato estava contaminado com o vinagre que eu talvez (não lembro) tenha colocado na panela de pressão pra que ela não ficasse manchada.

Hoje inoculei novos copos com os esporos que recebi da FSRE. Abrirei um novo diário em breve.
 
Back
Top