Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1- diário/Spawn de painço

Diário de cultivo problemático.
Salve galera!
Resolvi postar o meu 1 diário de cultivo bem sucedido,após meses estudando e absorvendo as informações aqui do fórum.
Após 3 tentativas frustradas anteriores,as quais irei fazer um breve resumo aqui.

A 1 tentativa tentei fazer spawn com milho e uma CL de cambodian que comprei em um site,n deu certo,certeza q foi na tindalização do milho q não foi seguida a risca.

Essa inoculacao foi feita em um banheiro cheio de água sanitária e previamente higienizado assim como também vedei todas as entradas de ar, mas n teve jeito,todos os 4 potes de 500 apresentaram trichoderma...

A 2 tentativa foi em um guarda roupas limpo com lysoform e uma cultura liquida mdk adquirida na net.
Tentei PF padrão 2-1-1,não desenvolveu o micélio e tudo jogado no ralo...

Na 3 tentativa,usei uma solução de esporos tpb q ganhei de brinde do cara q eu havia comprado as CL.

Fiz uma sei lá o que box,com uma caixa de papelão, envolvi ela toda naqueles durex p lacrar caixas e coloquei um vidro na parte de cima,n vedou completamente mas reduziu a probabilidade de contaminantes.

IMG_20190927_115126.jpg IMG_20190924_130818.jpg



Dessa vez deixei o ar condicionado ligado(muito quente aqui em Olinda/Pe) e parti p inoculação, resolvi tentar com painço,segui o preparo do Malahov aqui do site,fiz 4 potes pp5 de 500ml e um de 250ml.

IMG_20191022_205411.jpg


Desses 5 potes,por volta de 15 dias apenas 2 estavam com sinal de micélio saudável um de 500 e o pequeno de 250 ml (por sinal esse q me levaria ao sucesso na 4 e bem sucedida tentativa).

Haviam se passado por volta de 45 dias para completar a inoculação do pote de 250ml o de 500 parou de colonizar por volta de 40%
ambos deixei sem saída de ar,Tapei os furos do alumínio com fita isolante(li alguém falando q na incubação que não era necessário troca gasosa pelo micropore como eu havia feito antes,e acreditei que poderia abri brecha para contaminantes).
Vim usar esse spawn de 250ml quase 2 meses depois.
IMG_20190924_130705.jpg

- Dia 24/10 : início do preparo do painço, deixei 2 sacos de painço (500g)de molho com algumas gotas de agua sanitaria em uma panela por 24 hrs trocando de água três vezes nesse intervalo de tempo.
Lavando e escorrendo a cada troca de molho,adicionei agua sanitária tb entre cada troca,exceto na última.
Com a água limpa coloquei para ferver por aproximadamente 10 minutos,alguns grãos haviam estourado, sequei bem os grãos pouco a pouco com uma peneira q tenho aqui(1 kg de painço da trabalho p secar viu...).

Obs:deixei o painço de molho na geladeira,pois o grãos poderiam fermentar devido a alta temperatura,e sempre entre as trocas retirava com uma peneira os grãos q ficavam flutuando.

Mesmo após ter secado na peneira ainda senti muito molhado,foi então q resolvi usar papel toalha para secar os grãos, taquei papel toalhas em uma recipiente de plástico e fui secando os grãos, repeti o processo umas 6x (1 kg de painço é tortura).
IMG_20191023_191512.jpgIMG_20191023_191434.jpg

Grãos secos foi a vez da panela de pressão,preenchido os 6 potes pp5 com 3/4 de painço, coloquei a tampa de plástico fiz 2 furos equidistantes e coloquei uma camada de papel alumínio em cada um,panela de pressão forrada com uma fralda limpa,água na metade dos copos,e 80 min na pressão (após começar a chiar).
Deixei p abrir a panela somente no dia seguinte.

26/10 - após lavar toda a cozinha,o piso com água sanitária e as paredes e o fogão pulverizei uma mistura com lysoform e agua sanitária fui separar o que iria precisar na hora da transferência.

Peguei uma vasilha grande coloquei o papel alumínio devidamente cortado e limpo com álcool 70,tesoura e fita micropore TB,mascara,luvas e o borrifador com álcool 70,deixei o forno ligado,tomei banho,roupas limpas etc e parti para o trabalho.
IMG_20191024_195631.jpgIMG_20191024_195654.jpg



Abri a panela de pressão na boca do forno,deixei os potes lado a lado e comecei,os grãos de painço cresceram muito o pote estava todo preenchido sem espaço para o spawn,tive q retirar um pouco de cada pote para poder chacoalhar na hora do g2g.

IMG_20191024_201638.jpg

O processo com os 6 potes foi rápido, tirei o papel alumínio,tirava a tampa,derramava o excesso de painço e colocava o spawn,botava a tampa chacoalhava bem,retirei a tampa e colocava o papel alumínio preso nas bordas,fazia 2 furos e micropore em cada um,e assim foi com todos.

Depois peguei aquele pote de spawn de 500ml que estacionou nos 40% aproveitei e levei no forno para fazer 2 furos e tapar com micropore para tentar salvar esse spawn q já tinha mais de 2 meses.

Peguei também uns grãos q sobraram do spawn que eu fiz o g2g e pus em um pote daqueles de exame de fezes,adicionei um pouco de água de copinho,agitei e suguei com seringa de agulha grossa para inocular uns pf depois.

Terminado o processo levei para uma caixa de papelão e deixei lá...

Após 3 dias o milagre aconteceu:nenhum contaminou,os 6 potes estavam todos a mil por hora no desenvolvimento micelial.
Todos sem nenhum sinal de contaminação...

IMG_20191026_114157.jpg

Após uma semana 3 dos potes já estavam totalmente colonizados e os outros faltando pouco,o pote de 500 voltou a expandir o micélio TB,foi só alegria.

Resolvi então nesse intervalo tentar fazer uns pf com a seringa que eu havia feito do spawn.
Pensei pronto descobri o segredo,forno sempre!

Preparei uma receita p 6 potes de 350ml padrão mesmo: arroz,vermiculita e água sem selo mesmo.

Após todo processo feito (dessa vez deixei a tampa que vem nos potes n deixei com papel alumínio.
Fiz os furos n própria tampa e micropore neles.

Levei para incubadora e nada nenhum sinal de micélio nos 3 primeiros dias.

Quando fui checar no 5 dia,5 copos estavam com sinal de trichoderma (todos iniciaram na superfície próximo a tampa) e outro sem sinal de contaminação nem nada...
IMG-20191105-WA0052.jpeg IMG-20191105-WA0045.jpeg

Coloquei os contaminados isolado do meu quarto de cultivo(quero saber se vai ter algum sinal de micélio...).

Nao sei onde foi o ponto crucial da contaminação, as seringas estavam novas,só reutilizei as 2 agulhas grossas(rosa)pois é muito difícil encontrar por aqui,fui em tudo q é farmácia e nada...

IMG_20191024_212756.jpg
Mesmo assim passei álcool 70 e depois esquentei ate ficar laranja a agulha porém n obtive sucesso.

Voltando aos spawn hj dia 06/11 faltam apenas 2 potes dos 6 para completar a colonização, já estou preparando mais 6 potes de 350 ml(é o que cabe na mais minha pp de 7lt,e esterilizando a vermiculita na pp para fazer uns casing s com os grãos colonizados,logo mais atualizarei o diário com a progresso dos casings,perdão pelo modelo do diário postado aqui,n sei mexer muito bem com as ferramentas de edição aqui do fórum, se alguém puder me ajudar na organização do texto,toda ajuda será bem vinda!
IMG_20191106_111314.jpgIMG_20191106_111304.jpgIMG_20191106_111257.jpg

Mais uma vez agradeço a atenção.

Muita paz e luz à todos!
 

Anexos

  • IMG_20191026_114147.jpg
    IMG_20191026_114147.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20191023_223239.jpg
    IMG_20191023_223239.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20190927_114935.jpg
    IMG_20190927_114935.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20190927_114832.jpg
    IMG_20190927_114832.jpg
    858.1 KB · Visualizações: 13
Última edição:
Fiquei bem interessado na sua utilização do painço.

Mas aceite como uma dica construtiva:
Não li nem a primeira frase quando vi a formatação, sem parágrafos ou espaçamento.

Até li, por acaso, a parte que pede ajuda com as ferramentas de edição.
Se estiver escrevendo no celular, é apenas apertar o botão de "enter" para criar um novo parágrafo.

De qualquer jeito, desejo um bom cultivo.
 
Fiquei bem interessado na sua utilização do painço.

Mas aceite como uma dica construtiva:
Não li nem a primeira frase quando vi a formatação, sem parágrafos ou espaçamento.

Até li, por acaso, a parte que pede ajuda com as ferramentas de edição.
Se estiver escrevendo no celular, é apenas apertar o botão de "enter" para criar um novo parágrafo.

De qualquer jeito, desejo um bom cultivo.
Verdade,ficou ininteligível,fiz algumas alterações, e muito ruim digitar com o celular q estou aqui quase as cegas(fica uma barra impedindo de visualizar o que eu estou digitando,logo mais q tiver acesso ao PC venho fazer as alterações, queria saber como faço para renomear as fotos e por no texto,grato.
 
Verdade
,Ficou ininteligível,

Fiz algumas alterações, e muito ruim digitar com o celular

Estou aqui quase as cegas(fica uma barra impedindo de visualizar o que eu estou digitando,

Logo mais q tiver acesso ao PC venho fazer as alterações,

Queria saber como faço para renomear as fotos e por no texto,

Grato.
 
Verdade
,Ficou ininteligível,

Fiz algumas alterações, e muito ruim digitar com o celular

Estou aqui quase as cegas(fica uma barra impedindo de visualizar o que eu estou digitando,

Logo mais q tiver acesso ao PC venho fazer as alterações,

Queria saber como faço para renomear as fotos e por no texto,

Grato.
[/QUOTE
Estou aqui quase as cegas(fica uma barra impedindo de visualizar o que eu estou digitando,

Logo mais q tiver acesso ao PC venho fazer as alterações,

Queria saber como faço para renomear as fotos e por no texto,

Grato.

Oh!!!

Parabéns,por tanto conhecimento e sabedoria ein!

Você deve ser um ser humano bem iluminado e humilde também!

Um dia tentarei chegar ao seu nível, pelo menos no português rsrsrs(pois no quesito conhecimento,estimo ser impossível).

Você realmente deve ser um indivíduo cheio de luz!

Nunca imaginei,que seria tão bem recebido aqui no fórum!

Muito obrigado pelas boas vindas!
 
Agora ficou boa a formatação.

Coloquei os contaminados isolado do meu quarto de cultivo(quero saber se vai ter algum sinal de micélio...).

Nao sei onde foi o ponto crucial da contaminação, as seringas estavam novas,só reutilizei as 2 agulhas grossas(rosa)pois é muito difícil encontrar por aqui,fui em tudo q é farmácia e nada...

Já fiz isso de acompanhar o crescimento e depois para limpar nem tive vontade, o cheiro era péssimo
Mas a experiencia é legal

Se tem trichoderma dificilmente o cubensis consegue sobressair.
O melhor é descartar mesmo, para não ter risco de infectar os saudáveis.

Pode comprar a agulha em loja de produtos hospitalares ou farmacêuticos.
Também é mais em conta, pago 15 centavos por agulha.

Deixou o alumínio bem certo na boca do pote.
Ta bonito de ver, ficou show.
Parabéns.
 
Back
Top