Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1 cultivo B+

Diário de cultivo problemático.
Boas desde já peço desculpa POR não ter tirado mais fotos....

Ora então a strain é :B+

A técnica é a pf mas com serrim e farinha de milho, foram preparados 12 copos onde ficaram cerca de 20 horas em repouso na esperança que alguns endoesporos germinem Para mais facilmente serem eliminados,todos os copos foram Para a panela durante 1:30h depois de arrefecerem foram inoculados e postos a incubar a 28 c todos os procedimentos feitos dentro de uma glovebox,e por agora e isto,resta esperar,a incubadora e uma caixa dentro de outra caixa com agua e um aquecedor de aquário conforme se pode ver a seguir...

WP_20160122_10_27_45_Pro.jpg WP_20160122_10_27_54_Pro.jpg
WP_20160122_10_28_27_Pro.jpg

Data da inoculação: 21/01/2016

Os copos eram de 250ml com tampas de papel de alumínio foram inoculados em 4 pontos equidistantes de seguida isolados com fita isoladora....
 
Última edição por um moderador:
Boa!
Vai mantendo actualizado com as novidades que forem surgindo e paciência na espera :)
 
Pois o pior agora é esperar por sinais de micelio...
 
legal esse substrato, ainda não havia visto nenhum relato de uso do mesmo. Boa sorte.
 
Pois optei por este substrato devido a dificuldade de arranjar vermiculite,e apos muita pesquisa encontrei um ou outro relato de sucesso com este substrato agora é aguardar Para ver...
 
Boas pessoal,bem agora é que realmente ser paciente compensa mas nao é facil,principalmente por ser o primeiro cultivo,mas a situacao é a seguinte,os copos foram inoculados dia 21/01/2016 e hoje dia 25 fui espreitar e nao vejo sinal nenhum de micelio,nada,nem de contaminaçao tambem,eles estao em 28c constantes sem variacao termica alguma sera que ainda e pouco tempo? É normal ainda nao ver nada? É que quanto mais penso mais duvidas tenho pois quando confecionei a seringa fiz direitinho mas nao vi nada de esporos la dentro parecia so agua mesmo e fico com duvidas da eficiencia da mesma...
 
4 dias é muito pouco tempo. Até poderia ter algo, mas fique tranquilo.
Os esporos não precisam estar visiveis na seringa. Uma fração minima do carimbo é o suficiente pra fazer uma seringa com centenas ou milhares de esporos lá dentro.

Legal o esqueminha que vc fez pra incubadora, só cuidado pra não cozinhar os esporos lá dentro. Alias, vc esperou os copos estarem bem frios antes de inocular os esporos? Caso contrario voce pode sim ter perdido esse substrato por causa da pressa.

Também não havia visto relatos com esse substrato, espero que dê tudo certo =)
 
Sim Malahov eu inclinei a agulha para o vidro e foi bem visivel a quantidade de solução que saiu para o substrato.
Sim Barratorta eu esperei o substrato arrefecer para so depois fazer a inoculaçao,e a seringa tinha ficado a hidratar quase 3 dias...
 
Sim Malahov eu inclinei a agulha para o vidro e foi bem visivel a quantidade de solução que saiu para o substrato.
Sim Barratorta eu esperei o substrato arrefecer para so depois fazer a inoculaçao,e a seringa tinha ficado a hidratar quase 3 dias...
Então parece tudo certo, seja paciente.
 
Sim Malahov eu inclinei a agulha para o vidro e foi bem visivel a quantidade de solução que saiu para o substrato.
Sim Barratorta eu esperei o substrato arrefecer para so depois fazer a inoculaçao,e a seringa tinha ficado a hidratar quase 3 dias...
Bom @Tiger eu terminei meu primeiro cultivo a pouco tempo.
Essa parte da espera é complicada mesmo! Mas o micélio só apareceu no sexto ou setimo dia.
Não esquenta que as vezes demora mesmo. Paciência é o segredo agora.
Eles vão vir!! Pensamento positivo!!
Ainda mais que parece que vc fez tudo certo. Apesar de não conhecer esse substrato acredito que vai!!
Abraço
 
Vou seguir os vossos conselhos e ser um pouco mais paciente sim,talvez seja stress por causa da minha inexperiencia,de qualquer forma obrigado a todos voces que muito me teem ajudado..
 
Mano por VC ter feito em uma Glover já ta 50 % certo
Eu tbm tou com ums copos de b+.
Terminei meu primeiro cultivo de MDK e já estou com o próximo na agulha quero ver esse seu sub pra me adequar a várias formas. No momento tou com sementes de pássaros(mix de painço,alpiste,milhetoe outra q n lembro colocarei ums copos no cultivo out e ums no terrario .
Meus estão um pouco adiantados em vista dos seus, porém aprender significar observar e praticar.
Hj digo que sei fazer algumas coisas mas ainda tenho muito a aprender
Futuramente manda uma MSG no PV que poderemos trocar idéias e outras coisas
 
É normal demorar a aparecer, os meus demoraram 6 dias uns e 8 dias outros e estou mesmo a ver que vai bater quase o mês inteiro até colonizar tudo. :)
 
Assim farei Rafael,pois é Mindfulness a paciencia tem mesmo que ser uma virtude...a espera é angustiante :/
 
Que tal? Uma semana depois já há indícios de micelio?
Posta uma fotografia de um copo só para ver qual o aspecto dessa receita que nunca vi ☺
 
Boas,ainda nada,sinceramente tenho o feeling de que algo esta errado e como disse acredito que tenha sido na preparacao da seringa,vou ver se ainda hoje posto aqui umas fotos,mas tambem nao me parece haver contaminacao nos frascos....
 
Tanto quanto sei, mesmo havendo contaminação, devia surgir micelio.
Duvido que seja mas vê se não tens a temperatura muito alta. No sistema de de caixa dentro de caixa o "chão" da incubadora está uns graus acima da temperatura do ar dentro dela, por consequência o interior dos copos estará um pouco mais ainda à partida.
No meu caso o termómetro indica na temperatura ambiente da incubadora uma média de 26 a 27 graus, mas se o encostar ao fundo da caixa indica 32, por vezes.
 
Ja tive o cuidado de nao ter a temperatura muito alta,ja fiz tudo o que me lembrei,talvez aqueles esporos por terem um ano e meio nao germinem mesmo,é frustrante mas vou lhe dar mais uns dias e depois se nao houver nada recomeco tudo de novo....
 
E uma das minhas tentativas de cultivo, inoculei alguns potes com milho para fazer casings. Depois de mais de 20 dias, nenhum pote apresentava micélio e nem contaminação. Até hoje não sei direito o que rolou, mas desconfio que, na hora de fazer a seringa, esterilizei os esporos de alguma forma. Talvez eu tenha tocado em algo com cloro dentro da glovebox, depois tocado na pázinha que raspei o carimbo, ou algo do tipo...

De todo jeito, no seu caso ainda é válido esperar mais alguns dias, dê mais tempo a eles, pelo menos 20 dias.
Não sei como os esporos vão responder ao seu substrato tbm (na real eu nem sei se funciona) então mais um motivo para esperar mais alguns dias.
Não haver contaminação já é um bom sinal, pelo menos voce cuidou bem dessa parte. =)

Voce fez a seringa, certo?! Esporos com um ano e meio em carimbo podem germinar sim.
 
Back
Top