Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1 ° Diário - Albino PFTek

Diário de cultivo problemático.
Raças
Albino
Inoculação
31/03/2021
Inoculação via
Seringa CL
Assepsia (Inoculação)
Banheiro esterilizado com Lysoform
Aniversário
08/05/2021
Terrário
Caixa Organizadora 50L
Técnicas
Pftek,spawn,
Substratos
1 xícara de Arroz
2 xícaras vermiculita
1 xícara água filtro de barro 250ml
Boa tarde galera,
Comecei meu cultivo em outubro do ano passado e após 2 ciclos completos resolvi fazer este pra compatilhar com vocês. Vamos lá!
Dia 30/03 preparei uma bacia com 1 xícara de farinha de arroz, 2 xícaras de vermiculita e 250ml de água do filtro de barro.
Misturei substrato até obter uma aparência homogênea.
Enchi 2 copos de 275ml com o selo de vermiculita aproximadamente com 1cm da altura.
Até esse momento eu tomo poucos cuidados com esterilização, agora vamos pra próxima parte.
Esterilização foi feita na panela de pressão de 4,5L( panela pequena só cabem 2 copos por vez)
Eu não coloco pano no fundo da panela por não considerar seguro. Altura da água eu colo um pouco a menos da metade dos copos.
Após água ferver abaixo o fogo tampo a panela e segue por 1 hora e inoculação no dia seguinte.
31/03 Por volta das 12:00 limpei a pia do banheiro com álcool 70° e espirrei Lysoform em todo o banheiro e fechei após.
As 13:00 levei a panele de pressão tampada para o banheiro junto de todas as outras ferramentas necessárias todas apoiadas em papel toalha na pia do banheiro (tesoura, micropore, seringa)
Retiro um copo por vez da panela, limpo ele por fora com alcool e já deixo duas fitas micropores coladas nele.
Removo seringa da embalagem coloco agulha, fervo a ponta em uma vela até ficar vermelho incandescente limpo no papel toalha com álcool 70° e faço a primeira inoculação. Tampo buraco e agulha em seguida. Repito o processo de esterilização em todos os furos(2ml por furo).
Vão para incubadora ( caixa térmica) com aquecedor de aquário ligado a 28° em uma garrafa de vidro com água e uma colher de cloro.
Hoje os copos já mostram desenvolvimento do micelio depois de 7 dias.
Sobrou 2ml na seringa que pretendo fazer mais um Pftek com ele.
Outras informações.... A escolha da strain Albino foi por conta de achar maravilhosos estes cogumelos brancos e com um formato tão delicado durante seu desenvolvimento. Mas a principal foi por para tentar retirar carimbos. Espero que com ele eu consiga distinguir um pouco melhor os melhores frutos. E para de panguar e fazer os carimbos e minhas próprias seringas.
Valeu galera abraço, aceito dicas e sugestões qualquer erro no diario me corrijam pois estou só de celular e não é muito prático pra isso kkkk
Absss
 

Anexos

  • 20210408_120137.jpg
    20210408_120137.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 312
  • 20210408_120155.jpg
    20210408_120155.jpg
    932.1 KB · Visualizações: 5
  • 20210408_120210.jpg
    20210408_120210.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 5
  • 20210408_120219.jpg
    20210408_120219.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 6
  • 20210408_125505.jpg
    20210408_125505.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 6
  • 20210408_125535.jpg
    20210408_125535.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 5
  • 20210408_125520.jpg
    20210408_125520.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 6
E ai galera, más notícias.... Depois da sessão de fotos ontem um dos bolos amanheceu com Trichoderma sp... eu sabia que deveria ter esperado uma consolidação maior pra expor eles desse jeito, mas faz parte do aprendizado.

20210409_114954.jpg
Hoje cedo inoculei um bolo com uma seringa CL com 2ml somente.
Por isso comentei dos carimbos acima, agora tenho só um bolo em colonização e outro a espera e nada pra produzir mais bolos. Se os outros dois derem ruim este ciclo já era!:triste:
Então tenho que tirar carimbo de qualquer jeito de ciclo. Eu tenho um Thai Pink Buffalo no seu 3 flush.... acham tranquilo tentar fazer carimbos deles? Eles nao estão esporulando desde o primeiro flush( não fez nenhum borrão preto nos flushs)
Valeu galera abs
 
Você ter tirado pra tirar foto não gerou essa contaminação não. Pode relaxar. O erro tá na sua esterilização do substrato, entretanto. :p

Ah, e consolidação só ocorre depois dos 100% externos. São os dias a mais que se deixa o micélio encubado depois de 100% colonizado por fora.
 
Você ter tirado pra tirar foto não gerou essa contaminação não. Pode relaxar. O erro tá na sua esterilização do substrato, entretanto. :p

Ah, e consolidação só ocorre depois dos 100% externos. São os dias a mais que se deixa o micélio encubado depois de 100% colonizado por fora.
Realmente, me sinto menos culpado pelas fotos e mais pela esterilização mal feita, apareceu um ponto em outro copo :cry: kkkk.....
Próximos dias serão de tensão.....
20210412_110941.jpg
Esse daquivai ter que ser o salvador da pátria para o carimbo!
 
Salve galera bom dia!
Seguindo a atualização.....
Sigo com 3 bolos inoculados ( 2 no dia 1/04 e 7/4)
Os 3 apresentaram Trichoderma SP, a esterilização na PP com 1 hora não foi o suficiente, seguir com 1:30 daqui a diante.
O micelio para estar vencendo o combate com o contaminante, talvez faltando 1 semana para consolidação.
20210424_110606.jpg20210424_110556.jpg

Agora vem a dúvida.... eu nunca segui com bolos contaminados, sempre acabei descartando eles. Porém mantive esses. Eu iria preparsr um Casing 50/50 vermiculita e fibra de cocô.
A questão é: é melhorar eu frutificar eles no modo Pftek por conta do contaminante ou posso seguir com casing sem maiores riscos de uma nova contaminação?
Obrigado Bom fds
 
Pela foto não parece ser trichoderma.
Se fosse, seu cultivo já estaria condenado.

Parece mais bactéria.

Se o cubensis está conseguindo "vencer", eu preferiria frutificar direto.
Fazendo casing, você colocará mais substrato pra ser colonizado, criando uma nova chance pro contaminantes aparecer.

Já tive contaminação parecida, deixei o copo com preguiça de lavar, quando fui ver estava nascendo cogumelo invitro.

Apesar da recomendação ser descartar, acredito que consiga colher um ou outro cogumelo (bem menos do que um bolo saudável)
 
Essa cor azulada parece Penicillium.

Concordo com o Texugo. A melhor opção é frutificar direto.
 
Eu achava que era o Trichoderma simplesmente pela cor verde...o Penicillium é o mesmo da penicilina né ? A história da descoberta da Penicilina é demais!
Boa, vou frutificar direto eles então pra ver se consigo alguns cogus desse Albino!
Obrigado manos!
 
Salve galera segue a atualização....
Dos 3 bolos só mantive 1, os outros 2 o contaminante começou a se sobressair e acabei os descartando.
Por conta deste bolo também ter contaminante decidir fazer pftek mesmo e com terrario em Garrafa de plástico.
Vamos ver se consigo estes Albinos.
Abs e bom fds
 

Anexos

  • 20210508_141013.jpg
    20210508_141013.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 4
  • 20210508_141012.jpg
    20210508_141012.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 4
Salve galera....
Depois de 19 dias de frio, sem cuidados e atenção eis que surge o primeiro cogu!!!
20210526_202427.jpg

como vou ficar fora de Casa por uma semana, vou colher este cogu fazer o dunk e deixar aqui no vaso de casa.... não acho que vai dar algo mas vai ser necessário.
Provavelmente eu volte o cultivo só quando as temperaturas voltarem a subir.
Valeu abs
 
Back
Top