Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1˚ Cultivo (Strains Brasil e Peru)

Diário de cultivo problemático.
Olá Psiconautas!

Já venho lendo o material aqui da comunidade a cerca de dois a três meses e já tentei fazer alguns cultivos preguiçosos, mas resultaram em contaminações.

Dessa vez espero poder compartilhar com fotos do processo para vcs me ajudarem.

Strains: Brasil e Peru (comprei os carimbos num e-shop)
Técnica: mustureba de tudo que li hehehehe :roflmao::roflmao::roflmao:
Data de inoculação: 20/05/15
Substrato: Pó de fibra de coco+Perlita+pó de café+centeio em grão
Seringa: 5ml cada Strain preparada no dia anterior.

Fui a uma loja de material odontológico e comprei um pacote com 20 unidades de sacos autoclaváveis de 40L por R$ 16,56.
sacos p autoclave.JPG

Preparo do substrato
Cortei ao meio e preparei os dois bags conforme o tutorial do @SMarioNoia
https://teonanacatl.org/threads/sacos-com-filtros-para-tindalizar-micro-bag.6334/
A modificação que fiz foi nos sacos, mas o restante eu repeti.

A proporção foi 2 copos de 250ml de plástico de casca de coco em pó + um copo de centeio em grãos + uma colher de sopa de café + um copo de água destilada (comprei a água tbm na mesma loja dos sacos um galão de 5L por R$ 18,00.) para cada saco.

Mini Bag Brasil.JPG Mini Bag Peru.JPG 5L de agua.JPG

O Outro Bag enorme que fiz com um saco inteiro de 40 L hehehehehe e improvisei um filtro nele com um furo de 1cm de diâmetro
e fechei com duas camadas de fita cirúrgica microporosa, uma por dentro e uma por fora. Custou por R$ 4,13 a fita... comprei na mesma loja onde comprei os sacos.
Com esse saco eu adoraria fazer um casing no meu jardim, numa parte sombreada dele, junto com as minhas outras plantinhas, mas não sei se seria possível, provavelmente resultaria em contaminação. Na verdade, fiz esse saco enorme de teimoso e aloprado que eu sou, deveria ter dividido em sacos menores como fiz com os outros. É provável que resulte em contaminação.
(Seria muito massa colher os cubensis aqui no meu jardim :):p)
A proporção dele foi cerca de 4 copos de grãos de centeio + 3 copos de perlita + 3 copos dágua com 2 colheres de sopa de café em pó.
microporosa.JPG Bag Gigante Peru.JPG

E Preparei um outro pote com 2,5 copos de 250ml de grãos de centeio + 1,5 copo perlita + 1 copo de água destilada e uma colher de sopa de pó de café.
Pote Grain.JPG

Esterilização do substrato:

Coloquei todos os Sacos e Potes na panela de pressão por cerca de 60 min e deixei descansar por 24h. Confesso que relutei para usar a panela de pressão, pq aqui em casa só há uma e eu não queria utilizar, no entanto como as minhas tentativas anteriores resultaram em contaminação pq foram feitas em substratos "esterilizado" utilizando microondas, resolvi me render a PP. Microondas é ótimo para esterilizar materiais de plástico e os potes de vidro, mas para substrato nhéeeeee :(:(:(:( deu merda! (infelizmente)

Inoculação:

Preparei as seringas utilizando uma lamparina de alcool improvisada para esterilizar as agulhas e inoculei cada recipiente com cerca de 1,5ml de solução.
O saco gigante eu utilizei cerca de 3,5ml em cinco pontos diferentes e cobri cada furo com a fita microporosa.

Lamparina de Alcool improvisada.JPG :D:D:D:D

Até a próxima aí amigos.
 
Olá amigo, Beleza?;) Como foi feita a esterelização destes sacos? tive problemas com meus pp's na panela de pressão após uma hora eles derretem, com fogo alto ou baixo :morto: acho que ja vi minha cagada, que geralmente usam sacos para auto-clave ou sacos com filtro.
Sou iniciante também no cultivo de cogumelos ja fiz alguns cultivos mas sem postar aqui (um erro meu), precisava das informações de pessoas com mais experiência e muita das minhas tentativas deram errada.
Uma das coisas que estou vendo que pode estar errado (me corrijam se estiver falando besteira) mais é o caso de você usar o café que deixa o subtrato muito ácido propenso a outras bacterias e contaminantes que deve ser colocado alguma coisa para alcalinizar como pó de casca de ovo, cal, calcio, pó de conhchas, etc.
tente fazer uma tecnica unica e precisa assim existe menos chances de erro...
Mas de qualquer forma muita positividade pra você é que aparece vosso micelio :roflmao: vou seguir seu diario
Paz.
 
Bom dia @Psilocabufa !

Eu posso postar quando chegar em casa como fiz os sacos, mas não tem segredo, se vc for ali no link que eu coloquei como referencia é aquilo (a única modificação que fiz foi o material do saco que usei um saco para autoclave próprio, coisa que pode ser substituida pelo saco para assar frangos no forno, dentro da PP eu coloquei uma tampa de panela totalmente de ferro (inclusive a alça da tampa é de ferro) no fundo para o saco não encostar diretamente na panela e entre os sacos eu coloquei uma folha de papel aluminio para não deixar um saco encostar no outro diretamente.

Uma das coisas que estou vendo que pode estar errado (me corrijam se estiver falando besteira) mais é o caso de você usar o café que deixa o subtrato muito ácido propenso a outras bacterias e contaminantes que deve ser colocado alguma coisa para alcalinizar como pó de casca de ovo, cal, calcio, pó de conhchas, etc.
tente fazer uma tecnica unica e precisa assim existe menos chances de erro...
Mas de qualquer forma muita positividade pra você é que aparece vosso micelio :roflmao: vou seguir seu diario
Paz.
Sobre o café eu sei que ele é bastante ácido, mas uma coisa que esqueci de acrescentar é que eu adicionei Sal Marinho que é bem alcalino, o que equilibra a cafeína.
A cafeína é pra dar um boost no micélio, acelerando a colonização, mas vamos ver, se caso der errado eu não coloco na próxima vez.

Abraço e obrigado pelos questionamentos. Está sendo super divertido postar aqui e partilhar com vcs.
 
mas uma coisa que esqueci de acrescentar é que eu adicionei Sal Marinho que é bem alcalino

Tem a fonte dessa informação, @EmBusca? Sal, seja lá de que tipo, não é um regulador de pH citado pelos cultivadores de cogumelos.

O uso de perlita também é fora do padrão, e, pelas propriedades da mesma, não faz muito sentido.


Assim como você relutou em usar a panela de pressão talvez esteja relutando em parar de apostar e fazer uma PFTEK padrão. Se essa tentativa de agora falhar talvez seja a hora.
 
se você ainda tem perlita guarde-as para quando for fazer o terrario são muito boas para umidificar, sempre uso delas (no terriario) com ajuda de um compressor de ar.
 
A fonte do sal marinho pode ser encontrada aqui por por exemplo.
http://www.mundoboaforma.com.br/lista-completa-de-alimentos-alcalinos-e-acidos/

O fato de um alimento ser ou não alcalinizante (e essas listas costumam variar, conforme a fonte) não serve para definir se ele pode ou não ser usado como corretor de pH.

Nessa lista, por exemplo, vinagre de maçã é alcalinizantes, mas duvido que sirva para equilibrar o pH de um meio de cultivo de cogumelos. Eles mesmo citam: "Note que a tendência de formação de ácidos ou alcalinos dos alimentos não tem nada a ver com o pH do próprio alimento. Por exemplo, o limão é muito ácido, entretanto os produtos dele após a digestão e assimilação são muito alcalinos, então o limão é um alcalinizante no corpo."

Além disso os cogumelos que cultivamos crescem em meio com baixo teor de sódio. Pode ser que a quantidade de sal que você acrescentou até prejudique o crescimento deles.

É melhor se ater a um padrão e dominá-lo, ter algo certo com o que você possa fazer um cultivo que vai ter fornecer alguns cogumelos quando achar necessário, e depois tentar fazer modificações aqui e ali do que tentar experiências que podem estar sendo só desperdício de tempo e materiais.
 
Por exemplo, o limão é muito ácido, entretanto os produtos dele após a digestão e assimilação são muito alcalinos, então o limão é um alcalinizante no corpo."

Além disso os cogumelos que cultivamos crescem em meio com baixo teor de sódio. Pode ser que a quantidade de sal que você acrescentou até prejudique o crescimento deles.

É melhor se ater a um padrão e dominá-lo, ter algo certo com o que você possa fazer um cultivo que vai ter fornecer alguns cogumelos quando achar necessário, e depois tentar fazer modificações aqui e ali do que tentar experiências que podem estar sendo só desperdício de tempo e materiais.

O sal não se modifica, ele tem fator alcalinizante, no corpo e fora dele. Ele é um mineral que não se degrada, portanto ajusta a quantidade de água no substrato tbm.
Eu não sabia que os micélios do Cubensis se desenvolviam em substratos com baixo teor de sódio. Obrigado pelo info!

Puxão de orelha do @Ecuador é uma honra. Obrigado pelas ajudas, hj mesmo vou concertar e vou pra PF TEK.

Forte abraço!
 
Atualizando aqui pra postar algumas fotos.

Minha maior dificuldade aqui em Manaus é o calor. Não consigo manter uma temp adequada. Tipo, coloco uma garrafa de agua gelada de manhã quando saio, mas em menos de duas horas a coisa derrete toda dentro do pote no qual eu deposito a garrafa com agua congelada. :)))

Forrei o armário para melhorar a higiene e ficar supimpa :))))

Visualizar item de mídia 2347Visualizar item de mídia 2348Visualizar item de mídia 2349
Houve um pote que contaminou e eu retirei logo do armário, fervi o conteúdo e joguei no meu jardim pra adubar.
 
Substrato: Pó de fibra de coco+Perlita+pó de café+centeio em grão

A proporção foi 2 copos de 250ml de plástico de casca de coco em pó + um copo de centeio em grãos + uma colher de sopa de café + um copo de água destilada

A proporção dele foi cerca de 4 copos de grãos de centeio + 3 copos de perlita + 3 copos dágua com 2 colheres de sopa de café em pó.

Preparei um outro pote com 2,5 copos de 250ml de grãos de centeio + 1,5 copo perlita + 1 copo de água destilada e uma colher de sopa de pó de café.

Nao compreendi porque voce colocou perlita no substrato que será inoculado.
Nao se coloca po de café e sim o líquido.
Quando se utiliza café é necessário corrigi o pH, senao o meio fica acidulado.
Voce deveria lavar o centeio, colocar numa panela cobrir com água e para cada kg de grao adicionar 300 ml de café e uma pitada de calcário calcitico.
Distribuir nos sacos esterilizar 90 minutos em panela de pressao.

Inoculação:

Preparei as seringas utilizando uma lamparina de alcool improvisada para esterilizar as agulhas e inoculei cada recipiente com cerca de 1,5ml de solução.
O saco gigante eu utilizei cerca de 3,5ml em cinco pontos diferentes e cobri cada furo com a fita microporosa.

O ideal seria inocular essa quantidade de substrato com CL, para acelerar a colonizaçao.
 
Última edição por um moderador:
Nao compreendi porque voce colocou perlita no substrato que sera inoculado.
Quando se utiliza café é necessário corrigi o pH, senao o meio fica acidulado.
Voce deveria cozinhar o centeio, cada kg de grao com 300 ml de café e uma pitada de calcário calcitico.
Distribuir nos sacos e inocular.



O ideal seria inocular essa quantidade de substrato com CL, sso aceleraria a colonizaçao.
Eu preciso pegar maior fluidez no processo mauricio.
Eu achei que a permita iria ajudar a manter o substrato húmido. Obrigado pela receita na proporção.

Uma dúvida, @Mauricio eu preparei uma receita líquida com mel, mas acho que coloquei muito mel e o micélio tá com dificuldade pra se desenvolver. Vc já utilizou mel? Qual a proporção? Vc usa água destilada? Nos tutoriais que li o exemplo mais levantado era com destroxe.

Obrigado por acompanharem
 
Eu utilizo dextrose líquida, é muito melhor.
4 g de dextrose para 100 ml de água.
Pode utilizar água mineral.
Esquente a água no microondas utilize metade do volume para solubilizar a dextrose, adicione o restante da água, coloque num pote e esterilize por 15 minutos em panela de pressao.
100 ml pode dividir para inocular 5 ou 4 CLs.
 
image.jpg Esse depois de dez dias ainda não apresentou nenhuma colonização, pode estar contaminado.

image.jpg Este parece estar na mesma situação.

image.jpg Esse aqui apresentou um pequenino foco de colonização, mas ainda não sei se é cubensis.

image.jpg image.jpg Agora esse último parece estar indo bem.
Agradeço o retorno dos mais experientes.
 
Olá amigos

meu cultivo não deu certo... A ultima peça que tinha totalmente colonizada aqui tinha um cheiro de amônia horrivel... isso é normal?
 
Back
Top