Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ºDiário de Cultivo-Strain GT e Cambodian

Diário de cultivo completo.
Bom, há muito tempo tenho interesse em descobrir esse universo dos P.cubensis, inicialmente queria encontrá-los na natureza mesmo, mas como nunca os encontrei na fazenda do meu avô comecei a estudar sobre o cultivo indoor. Depois de muita pesquisa nesse fórum incrivel adquiri minhas primeiras CL, optei por elas ao inves de esporos porque me disseram que seria uma opção melhor para iniciantes, achei o preço um pouco salgado:cautious:, mas estava sem muitas opções, ao chegarem percebi que a seringa de cambodian tinha apenas um pedaço de micelio na seringa...chacoalhei a seringa e este se dividiu em pedaços menores, acredito que aumentará a chance de colonização:rolleyes:.Então prossegui da seguinte forma:

Colonização: Spawn de milho de pipoca, esterilização por tindalização, fervi por 10 min e esperei 12h, depois fervi mais 10 min e esperei por mais 8h e fervi novamente. Escorri o milho,coloquei em potes de conserva (previamente esterilizados:deolho:) ,coloquei na PP por 1h e meia (pensa num medo de pegar contaminação :blackalien:) sem furos no papel aluminio para evitar que o milho fique muito úmido.

Strains:Golden teacher e Cambodian, 10 ml de CL de cada uma, prosseguirei com a inoculação hoje mesmo, fiz uma Glovebox com uma caixa organizadora que eu tinha aqui...cobri a tampa com papel filme e fiz dois buracos nas laterais, uso luvas nas mãos e enrolo meu braço no papel filme, alem de esterilizar tudo com uma boa solução de água, alcool, e agua oxigenada.

Método de frutificação: Estou pensando em fazer casing com o GT, utilizando potes de sorvete cortados. E Bulk com o Cambodian, tenho um balde que utilizo apenas para água, portanto nunca teve contato com nenhum produto de limpeza forte. Já vi muitos bulks sendo feitos dessa forma e acho muito conveniente.
Não poderei utilizar vermiculita, visto que aqui na minha cidade eu não encontrei em lugar nenhum:amargo:, por isso irei substituir por pó de coco, quanto ao que utilizarei no substrato e as proporções eu ainda estou pensado como irei fazer, até porque ainda tem bastante tempo pra decidir:contente: . Já montei uma estufa com outra caixa organizadora :deolho: postarei fotos para vocês assim que puder...

E aí, o que acham que eu devia fazer? o que eu estou fazendo de errado...se puderem me ajudar ficaria grato com qualquer sugestão.;)
Qualquer mudança de procedimento eu avisarei aqui...
 
Atualizações...inoculação feita dia 17/09, com a quantidade de milho que eu tinha disponivel foi possivel fazer dois copos de GT e dois de Cambodian...até o momento sem contaminacões

p2.jpg
Caixa térmica que estou utilizando para colonização, utilizo um termostato para manter a temperatura de 28-30ºC
p3.jpg
Caixa de frutificação (Montei pq eu tinha tempo livre):rolleyes:. Como eu tenho aquario em casa o aerador não foi um problema e vai me garantir trocas gasosas constantemente, a caixa tem 4 buracos rente á argila expandida, todos com polyfill.
p4.jpg
Os 4 spawns após inoculação, os dois da direita são GT e os da esquerda Cambodians

Dia 19/09: Abri as caixas pela primeira vez desde a inoculação :unhas:
pc7.jpg pc8.jpg
1º copo da strain Golden Teacher-Apareceu micelio nos dois lados da inoculação
pc6.jpg
2º copo de GT apareceu inoculação em apenas um lado até o momento, do outro apenas uma manchinha beeem pequena :deolho:

Infelizmente os Cambodians ainda não deram as caras :( o que me surpreendeu até porque em todos os lugares que li me disseram que o GT é mais lento na colonização que o Cambodian, acho que é porque a CL dele veio bem mirrada :matreiro:

Falando em Cultura líquida eu fiz duas de cada strain...hehe
não me contive e fiquei com receio de não dar certo o spawn e eu perder os meus bbs :whistle:

p11.jpg p12.jpg
CL dos Golden Teacher...novamente se saindo na frente com maior crescimento inicial :fotos:
p9.jpg p10.jpg
CL dos Cambodianos, a primeira foto aparenta ser contaminação (Aquele meio mais escurinho) mas na vdd é o micelio do começo que veio beeem debilitado e mais denso

Todas as CL estão com água limpa e sem contaminação aparente, acho que vai ser sucesso
 
Última edição:
03/10 - Colonização 100% de dois copos, um de Cambodian e um GT...o danado do cambodian alcançou os GT e passaram na frente!!! Micélio muito denso e branquinho em todos eles, não obtive nenhuma contaminação! :eba:
psi.jpg psi1.jpg
Copo grande do Cambodian, falta apenas esse lado para finalizar

psi2.jpg psi3.jpg
Copo de GT pequeno, ainda falta uns 15% de cada lado

psi4.jpg
Copo de GT 100% colonizado gostei bastante do micélio dele...:deolho:

psi5.jpg psi6.jpg
Copo menor com Cambodian, já está 100% também

Estou aguardando os outros ficarem prontos para montar tudo junto, (enquanto isso os que ja terminaram vão consolidando né) vou fazer casing com os três copos menores, sento um casing grande de GT e um pequeno de Cambodian, e irei fazer um bulk com o outro copão de cambodian...me falaram que ele se dá muito bem no esterco (bem melhor em relação as outras strains) então vou arriscar :p.

Utilizarei o substrato do bulk nas seguintes proporções: 1 esterco:1 humus de minhoca:1 de pó de coco: 1 de spawn, ou seja, a proporção spawn/substrato vai ficar de 1:3. Aqui não encontro vermiculita, por isso optei pelo pó de coco, acho que é um dos melhores substitutos e ainda é organico, então o micélio pode se aproveitar dele não só apenas para manter a humidade.

Para os casings eu simplesmente vou desmanchar os spawns e colocar num pote de sorvete de cor escura, vou colocar uma fina camada de pó de coco umedecido e esterilizado no fundo e em cima do spawn, daí é só jogar na caixa de frutificação e esperar :D
 
Parabéns pelo cultivo cara, está fazendo bem, eu ia te dar um toque sobre o que você falou lá em cima. Solução de água álcool e água oxigenada? Tipo vc misturou os 3 ?

Se foi isso, recomendo não misturar, o álcool 70% é indicado pra desinfecção porque nessa concentração ele atravessa as membranas dos microorganismos, se você diluir mais, ele perde a função. Melhor seria usar primeiro a água pra limpeza mais grosseira, depois água oxigenada e depois álcool 70. Ou uma solução de iodo no lugar do álcool, funciona até melhor.

Se não foi, esquece o comentário acima hasuhaus.

Boa sorte aí, até agora ta massa.
 
Parabéns pelo cultivo cara, está fazendo bem, eu ia te dar um toque sobre o que você falou lá em cima. Solução de água álcool e água oxigenada? Tipo vc misturou os 3 ?

Se foi isso, recomendo não misturar, o álcool 70% é indicado pra desinfecção porque nessa concentração ele atravessa as membranas dos microorganismos, se você diluir mais, ele perde a função. Melhor seria usar primeiro a água pra limpeza mais grosseira, depois água oxigenada e depois álcool 70. Ou uma solução de iodo no lugar do álcool, funciona até melhor.
Foi sim, kkkkk misturei os 3...valeu pela dica, vou fazer igual o que você recomendou. Fiz o primeiro casing agora (strain GT), vou esperar ele dar uma estabilizada e postarei fotos novas quando for colocado pra frutificar. Interessante que o bolo era bem firme quando fui desmanchá-lo, me disseram que com milho nâo ficava assim...
 
08/10 - fiz o segundo casing com o outro micelio de GT que chegou aos seus 100%, e hoje fui conferir o meu outro casing feito há 3 dias atrás e a maldita cobweb deu as caras:
b4f8faf2-5326-46ee-906e-e16d136c95b0.jpg
Eu tava mto feliz porque o micelio já tinha começado a sair, e está tão bonito...um branco bem vibrante!
Dei uma estudada aqui no fórum e nos sites da gringa afora e descobri que se eu borrifar água oxigenada na superficie contaminada é possivel matar o cobweb e apenas atrasar o crescimento micelial...então fiz isso, amanhã postarei novas fotos e o resultado do tratamento. Estou com medo de aparecer no outro tbm, principalmente porque utilizei o mesmo substrato para montar o casing, mas em esterilizações separadas.

Enfim...tava bom demais pra ser verdade né! Mas vamos ver o que vai acontecer com eles...já separei a caixa contaminada das outras e acho que vou coloca-la para frutificação se o tratamento der certo...principalmente porque se aumentar a concentração de O2 o desenvolvimento do cobweb fica comprometido e assim eu acabo dando mais chances ao psilo...mas acho dificil voltar aos seus 100% de antes.
 
Bom galera, os dois casings foram contaminados por cobweb...estavam quase indo para a frutificação, o tratamento com água oxigenada nao foi eficiente. Gostaria também de dar o meu parecer sobre a esterilização com o micro-ondas que (para mim) se mostrou ser ineficiente, perdi meus dois casings de GT, agora só me resta os Cambodians, vou esterilizar o pó de coco através de tindalização (da mesma forma que foi feito com o milho) e depois pp.

Não vou fazer bulks com os cambo, porque as chances de contaminação são maiores, além de que não possuo condições de montar um sistema de pasteurização no momento...então vou optar por um método que me traga menos chances de contaminar no caso o casing...ou alguém acha que eu deveria tentar PF-Tek mesmo o bolo sendo feito 100% de milho???

Enfim, me livrei dos dois casings e os enterrei no fundo de casa debaixo de uma árvore, vamos ver se a mãe natureza acaba me ajudando nessa época de chuva. Vou prosseguir com o cultivo e tentarei novamente com os GT já que tenho bastante cultura líquida (que por sinal não tiveram nenhuma contaminação), quem tem experiencia aí com os Cambodians e tiver alguma dica me avisa ai kkkkk é a minha primeira vez com essa strain.
 
Você pode deixar a fibra de coco de molho na água sanitária diluída e depois esterilizar no micro-ondas por 10min, 5 depois mais 5, se nos primeiros 5 min ela secar muito aí umedece ela e põe o restante, aqui nunca falhou e sou eu mesmo que prepare minha fibra, vai que da certo man, tamo na torcida ! :)
 
Galera, boas noticias!!!
Desculpem pela demora para atualizar...estava esperando pra ter mais resultados para registrar.

Estou acompanhando diariamente os lugares onde eu coloquei os Casing enterrados, e hoje em uma das visitas eu vi isso
la.jpg lalla.jpg
Lugar onde enterrei o 1º casing, está cheio de pins! O solo desse lugar está todo colonizado, até mesmo onde não tinha o casing, a natureza fez o seu trabalho como sempre!

lala.jpg
Lugar onde enterrei o 2º casing, o micélio apareceu na superficie! (Todos esse pontos brancos são micélio de cubensis)

Fiz novamente a esterilização do pó de coco, dessa vez seguindo as instruções do Mitopilubare e não obtive nenhuma contaminação!
Porém o micélio não se desenvolvia, o pote em que o casing está é de sorvete, transparente e redondo, estava coberto com plástico filme e estava na caixa de colonização para ele consolidar. Mas ele simplesmente não estava desenvolvendo, estagnou totalmente...então eu decidi remover o plástico filme e colocar para frutificar logo, funcionou, o micélio começou a sair na superficie e hoje está assim.

lalala.jpg
Quanto ao ultimo e maior spawn de milho, eu simplesmente dei bobeira e não montei o casing com ele, pois queria esperar ele ficar com 100%, sem tempo de ter como esterilizar um novo lote de substrato eu simplesmente dei um dunk nele, pois estava mais seco que os outros, passei no restinho de pó de coco que tinha sobrado e coloquei pra frutificar, como se fosse um pf-tek mesmo kkkkkkk
lalalala.jpg
Não sei se vou manter dessa forma, se alguém souber se funciona ou se eu deveria mudar me dá um aviso por favor. Estou mantendo oxigenação 24h por dia, aparentemente está fazendo muito bem aos cubensis...
 
Última edição:
Ahhh esqueci de perguntar, os pins do bolo que eu enterrei estão em um lugar que tem irrigação 3x por dia, sendo uma de noite, uma de madrugada e outra bem cedo (por isso que eu acho que eles conseguiram se manter umidos tão bem, porque aqui na minha cidade faz muito calor e é bem seco) tem algum problema se eles molharem ou vocês acham que eu deveria protegê-los com alguma coisa durante a noite? tipo uma cesta de pão ou algo do tipo que permita a troca de ar....
 
Boa garoto :) Esses pins do casing enterrado prometem ^^

Ahhh esqueci de perguntar, os pins do bolo que eu enterrei estão em um lugar que tem irrigação 3x por dia, sendo uma de noite, uma de madrugada e outra bem cedo (por isso que eu acho que eles conseguiram se manter umidos tão bem, porque aqui na minha cidade faz muito calor e é bem seco) tem algum problema se eles molharem ou vocês acham que eu deveria protegê-los com alguma coisa durante a noite? tipo uma cesta de pão ou algo do tipo que permita a troca de ar....

Haverá problema em molhar se molhar diretamente, se for somente a terra tá tranquilo. É até bom uma boa umidade mas se molhar demais os pins pode ocasionar em abortos.
 
Boa garoto :) Esses pins do casing enterrado prometem ^^



Haverá problema em molhar se molhar diretamente, se for somente a terra tá tranquilo. É até bom uma boa umidade mas se molhar demais os pins pode ocasionar em abortos.

Sim, ontem como medida preventiva eu já fiz uma tenda com plástico e barras de ferro, protegeu contra a chuva que veio na madrugada e contra a irrigação, hoje fui ver e eles não cresceram muito...quanto tempo demora mais ou menos do pin até o fruto final? Pensei que seria bem mais rápido, igual os cogumelos selvagens, os meus cresceram por volta de 1cm apenas, e apareceram mais pins.

O outro casing aparenta estar começando a pinar, não sei se o que eu vi são pins mas quando eles estiverem mais desenvolvidos mandarei fotos. Fora isso os que estão na caixa de frutificação estão se desenvolvendo normalmente, sem pins ainda...
 
Pequena atualização:
be165ee4-3269-4679-a24f-53e97ebc687e.jpg
fb7129d2-392a-4fb2-95c1-304276e8ee57.jpg
Se alguém achar conveniente posso postar o progresso diário, acho que com mais 2 dias ja estarão bons pra colher...essa foto foi tirada pela manhã, mas já estão maiores que isso
 
Cara, que sucesso, hein!?

So pra ver se entendi: vc fez 2 casings que aparentemente foram contaminados por cobweb. Dai c "desistiu" deles, resolveu enterrar no jardim, e eles cresceram? Ou vc os colocou no substrato de bulk e deu certo?
 
Cara, que sucesso, hein!?

So pra ver se entendi: vc fez 2 casings que aparentemente foram contaminados por cobweb. Dai c "desistiu" deles, resolveu enterrar no jardim, e eles cresceram? Ou vc os colocou no substrato de bulk e deu certo?
Eu li num artigo há um tempo atrás que falava sobre essa questão da biologia de um cultivo em out e de um cultivo indoor, tudo é diferente, há todo um sistema de micro-organismos (incluindo os fungos) que são responsáveis por manter o equilíbrio e se controlarem no ecossistema do out. Então ao passar para o outdoor eu simplesmente consegui conter a contaminação de cobweb (que não consegue sobreviver no ambiente externo com tanta competição) e dei mais chance ao micélio. Desculpa enrolar tanto pra responder uma pergunta simples kkkkk mas acho importante entender como tudo isso funciona. Mas em resumo, eu não desisti deles, ao passar o bolo para o out você consegue mais chances de frutificação msm se ele estiver contaminado.
 
Última edição:
Colheita 26/10, 1º casing que foi pro out me rendeu quase 200 gr de cogumelos frescos, todos sem esporos!!!

4ea26c15-ba73-4dcd-803a-3d219a69c9d1.jpg

Limpei todos, coloquei pra secar já, cobri o micélio do casing com esterco (porque depois que eu tirei os cogumelos quase toda a terra veio junto) e dei uma boa aguada pro micélio se recuperar e vamos ver se terá 2º flush hehe

96706a83-15b5-4287-9b7a-366ddc905f6a.jpg
Sobre a secagem...eu simplesmente deitei um ventilador no chão e coloquei os cogus em cima kkkkk, está dando certo até agora, depois vou comprar um dissecante, daqueles mesmo que vc coloca em guarda roupa pra não dar mofo, e vou por todos os cogus dentro de um saco com o dissecante pra ficar beeem cracker dry mesmo. Depois vou embalar uns 10 gramas no vácuo e o resto eu vou guardar em um pote para o consumo logo logo :fome:
c6003047-e21b-4674-b14a-4a64e637dc94.jpg

O 2º casing como já está
55650fda-de37-4c1d-8e5c-ceeee185bda3.jpg



Galera, fiz uma coisa que acho que vai dar certo, sabe quando você limpa os cogumelos...vem aquele monte de terra com micélio que você tira pra limpar o cogu, eu peguei esses restos de micélio e enterrei em um solo rico em esterco aqui de casa, acho que tem grandes chances de dar em alguma coisa...qualquer resultado eu estarei postando aqui oK?

As culturas que estão na caixa de frutificação só estão se desenvolvendo, nenhum fruto ainda...
 
Colheita do segundo casing feita dia 28/10 - 1º flush

0af2d1b6-bf52-483b-b65a-919bd7277d0b.jpg 74344204-74e6-476f-a446-5784c4a1f287.jpg ed17b198-bd6a-473c-95d6-f91e4e15b152.jpg




Casing de cambodian frutificando, o bolo pinou, mas não ta se desenvolvendo, vou enterrá-lo
a4c3b7ef-6804-4ef2-8e9d-ff6e3d7a4235.jpg

Os frutos colhidos dos 1º casing já estão sequinhos e crocantes assim como estes nos quais eu postei agora ( strain GT), foram 12h de ventilador e então foram pro saco com dissecante
 
Back
Top