Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Diário - Raça TKSSS

Diário de cultivo completo.
Pessoal, recebi do ExPoro um carimbo de TKSSS e, como havia prometido fazer um diário deste cultivo, estou aqui postando meu primeiro diário no Teo. O meu ego adoraria que fosse um cultivo exemplar, mas, infelizmente, está sendo meu cultivo mais problemático até aqui.

Segue abaixo o drama:

(05/03) - Produção e Inoculação

Preparei 6 copos de 300ml e 6 de 200ml. Desses fiz metade com arroz mais ou menos triturado, e metade com arroz cozido por 15 minutos. Em geral, prefiro triturar completamente o arroz, mas o dia estava quente e eu estava com preguiça. Logo vocês vão ver o resultado da minha preguiça e todas as burradas que eu fiz.

Coloquei os copos em duas panelas comuns. Como eu só tenho uma panela de pressão e eu gosto que fique tudo pronto ao mesmo tempo, uso panelas comuns mesmo. Uma delas eu vi que coloquei água demais, mas pensei que ficaria tudo bem e liguei assim mesmo. Deixei 2 horas esterilizando no vapor. Quando fui tirar os copos da panela que tinha colocado água demais, notei que a fita de alguns dos copos tinha descolado. Resolvi tentar a sorte e não fechei.

Levei tudo ao banheiro, que fiquei com preguiça de limpar antes de inocular, e comecei o processo. Quando faço PF Tek costumo fazer ao ar livre mesmo. O único cuidado que tomo é de colocar uma lamparina ao lado. Geralmente funciona bem e não tenho contaminações, mas dessa vez esqueci a lamparina e resolvi fazer sem ela mesmo. O banheiro estava um calor de matar. Então resolvi pegar uma seringa de 20ml (costumo usar as de 10ml) e fazer tudo com uma seringa só. Claro que o recomendado é flambar a ponta da agulha entre a inoculação de um copo e outro, mas como eu estava sem lamparina, fiz todos os copos de uma vez só. A seringa estava com um pouco de ar dentro e de um copo para o outro gotas do líquido com esporos pingavam. Foi uma bagunça só.

(24/03) - Colonização

Quase três semanas depois este é o resultado.

20170324_201416.jpg 20170324_201620.jpg

Dos copos pequenos 2 haviam contaminado e joguei fora. Um dos copos grandes também contaminou, mas o micélio estava lutando e deixei tentar sobreviver (primeira foto). Um dos copos pequenos parecia estar com contaminação também (segunda foto), mas colonizou 100% e não apareceu mais contaminação. Vamos ver no que vai dar.

20170324_201704.jpg 20170324_201440.jpg

Dos copos pequenos, os que haviam sido feitos com arroz cozido, já estavam 100% colonizados após 15 dias, tanto que quando tirei fotos no dia 24, já via vários nós hifais.

20170324_201430.jpg

(27/03) - Cultivo em copos

Resolvi fazer um teste com 3 dos copos e fazer um cultivo em copos. Coloquei palha pasteurizada, fibra de coco e vermiculita dentro de alguns copos que tinha de um festival que fui.

Desses copos 1 deles era de um bolo colonizado que tinha só arroz e estava saudável. O outro era um bolo PF-Tek com arroz meio triturado que havia contaminado e o último um bolo PF-Tek que parecia estar contaminado mas colonizou 100% e ficou branco.

Não faço a mínima ideia do resultado que terei desses copos. Se a contaminação vai tomar conta ou se vou chegar a ver cogumelos. Façam aí as suas apostas antes que saia o resultado.

20170328_013204.jpg

(28/03) - Bolos em um SGFC

Hoje retirei os dois bolinhos que já estavam com nós hifais há alguns dias pois eles estavam pinando in vitro. Fiz um dunk rápido de 5 minutos, rolei na vermiculita e levei ao terrário. Espero que eles me perdoem por fazer esse dunk mequetrefe.

20170328_012925.jpg

E também espero que o ExPoro me perdoe por estar fazendo um cultivo tão avacalhado com os esporos que ele me mandou com tanto carinho. Prometo que assim que tiver mais tempo vou isolar uma strain e fazer um cultivo bonitinho do TKSSS. Não me odeie ExPoro!
 
Acompanhando daqui @coguosho

Também recebi um carimbo do amigo @ExPoro que deve ser irmão desse seu. Farei um cultivo com ele logo logo.

Boa sorte.
 
Boa sorte no cultivo, mesmo você estando ressabiado, acredito que vai ter bons resultados ai com os copos restantes!
 
Adorei ver um cultivo de carimbo que tirei! Primeira vez que vejo. :eba:

Fico feliz de ver esses micélios bonitos. :feliz:

E também espero que o ExPoro me perdoe por estar fazendo um cultivo tão avacalhado com os esporos que ele me mandou com tanto carinho. Prometo que assim que tiver mais tempo vou isolar uma strain e fazer um cultivo bonitinho do TKSSS. Não me odeie ExPoro!

:roflmao:

Tá de boa. Esporo de cultivo meu é filho de cogu-guerreiro, dadas minhas condições extremas de cultivos. :p :D
 
legal heim @coguosho, varias tecnicas,:eba: vou acompanhar seu cultivo!!!:roflmao::roflmao:

boa sorte e q venham lindos shrooms!!:)
 
Acompanhando a saga desse cultivo. Desejo toda sorte nos cultivos e com certeza irá render belos frutos :D
 
Primeiro pin e um mistério. Os outros pins que estão aparecendo parecem ser branquinhos também. :ler:

20170329_210711.jpg
 
Parabens ! aparentemente seu cultivo sera bem recompensado. um dia chegarei a esse nivel.
Força man GoodVibes
 
Parabéns.

Cogumelos albinos não são novidades nessa strain. O @Amaral isolou uma sub-strain totalmente albina.

https://teonanacatl.org/midia/albums/isolamento-albino-tksss.291/

Que legal! Obrigado por compartilhar esse link Ecuardo.
Estou curioso para ver como vão ficar quando grandes.

Em outras notícias, aniversariei mais dois bolos hoje.

20170329_233331.jpg

Em um deles tive uma surpresa quando abri. Uma parte do selo de vermiculita continha trichoderma. Removi o selo, lavei e aniversariei mesmo assim. Vamos ver o que vai acontecer com ele. Esses bolos são de 300ml e foram feitos com arroz cozido. Neste cultivo, arroz cozido colonizou muito mais rápido que arroz moído. A aparência do micélio fica bem diferente também. Os pins destes também estão brancos.

20170329_232103.jpg
 
Woww, que massa um albino, deve ser um grande presente amigo! Estou ansioso para ver as cenas dos próximos capítulos.

Parabéns pelo cultivo, fico feliz de poder acompanhar.
 
Aniversariou junto com os outros? Não sei se é uma boa, pois voce pode ter removido apenas os corpos de frutificação do Trichoderma. É arriscado colocar esse bolo com os outros, pode pôr tudo a perder.

Concordo contigo, mas eu gosto de viver perigosamente. :cool:
 
Pin gordinho que fotografei no domingo.

20170402_001234.jpg

Hoje fiz a primeiro colheira.

20170403_195526 (1).jpg 20170402_001248.jpg

Do maior, que foi o primeiro a romper o véu, fiz um carimbo. Estou curioso para ver a aparência do cultivo deste carimbo, se vão continuar brancos ou se vão reverter à sua pigmentação padrão.

20170404_004405.jpg

Primeira leva deu 36,7g. O chapéu que usei para fazer o carimbo joguei fora. Alguém seca e consome depois?. Deu pouquinho, mas considerando que não faz apenas 1 mês que inoculei, está indo muito mais rápido do que o esperado. Acho que depois de um dunk bem feito vai pinnar melhor.

20170404_005237.jpg

E já estão secando.

20170404_005511.jpg

E uma coisa triste. Olha o que houve com um dos copos que haviam contaminado.

20170404_005752.jpg
 
Alguém seca e consome depois?

Eu! É de boa, desde que estejam com cheiro e aspecto aceitáveis, não indicando que apodreceram. ;)

Deu pouquinho, mas considerando que não faz apenas 1 mês que inoculei, está indo muito mais rápido do que o esperado

:cool:

esses TKSS são uns fatasses :eba:

Pois é, o primeiro cultivo da seringa que gerou o cogumelo-pai desse carimbo deram muitos fat-asses. :coffee: Mas eu não curti isso. :p
 
Back
Top