Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: Spawn de Milho - Syzygy

Diário de cultivo completo.
Boa noite nobres.
Depois investir tempo lendo e estudando o fórum CM, venho apresentar meu primeiro cultivo.
Agradeço a boa vontade e o esforço de cada membro dessa comunidade, que se dispõem a ensinar e ajudar. Espero em breve poder colaborar e me sentir parte ativa do nosso querido fórum!

Agora vamos ao motivo pelo qual você abriu o tópico:
Substrato : Escolhi utilizar o spawn de milho por estar facilmente disponível para mim, visto que moro em uma cidade bem pequena e com poucos materiais disponíveis.
Casing : Em uma ida até a casa de um amigo em uma cidade próxima, por acaso encontrei vermiculita, então usarei somente vermiculita umedecida esterilizada para simplificar e evitar o acréscimo de possíveis vetores contaminantes. Posteriormente será frutificado em um balde.
Esse é apenas meu primeiro cultivo, conforme for adquirindo experiência e confiança, vou utilizar diversas técnicas. Também espero poder experimentar, para desenvolver e agregar conhecimento à comunidade.


02/06/2016
Início do processo de tindalização.

04/06/2016
Hidratação dos esporos adquiridos através da FSRE. Enviei minha carta em Abril e pedi que me enviassem uma strain qualquer (gosto de surpresas...agradáveis), que colonizasse e frutificasse bem nas condições climáticas da minha região.

05/06/2016
Depois dos 3 dias consecutivos de fervura/descanso, os grãos foram devidamente secos e dispostos em 3 copos de vidro e 1 pote de vidro,
esterilizados na panela de pressão por 1h.
Esperei o resfriamento, inoculei os copos com pouco menos de 1ml em cada copo.

09/06/2016
Primeiros sinais de desenvolvimento. Os copos estão guardados em uma caixa de papelão dentro de um guarda roupas que não mexo.

24/06/2016
O copo 1 apresentou mais demora para desenvolver, mas está caminhando ao encontro dos outros.
IMG_20160624_212812695.jpg IMG_20160624_212822855.jpg
O copo 2, que até o momento se mostrava o mais forte e com desenvolvimento mais avançado, apresentou contaminação :sick:. Está isolado e recebendo muitas energias positivas e esperança. Será depositado em uma cama de esterco no quintal, que já está preparada, apenas aguardando o término da colonização.
IMG_20160624_212710477.jpg IMG_20160624_212731798.jpg
O copo 3 está se desenvolvendo bem.
IMG_20160624_212838819.jpg IMG_20160624_212909247.jpg
O vidro 4 também apresenta bom desenvolvimento.
IMG_20160624_212928040.jpg IMG_20160624_212939899.jpg
Fiquei em dúvida se os copos ficaram muito úmidos. Não apresentam depósito de água no fundo, mas um leve suor nas paredes internas.

Por enquanto é isso que tenho para apresentar, amigos.
Agradeço toda a ajuda e obrigado por dispor do seu tempo para ler meu diário!
Abraços! ;)
 
Parabéns pelo diário, tudo até agora está certo. :)

Mas qual será o substrato para a frutificação? O milho é usado para spawn (que é jogar o milho colonizado em um substrato para colonizar mais rápido), não é bom para ser o elemento nutritivo do bolo. Acho que prejudica a frutificação, ou a potência, não sei. Só sei que não é bom. :coffee:

Se eu estiver errado por favor me corrijam.
 
O milho é usado para spawn (que é jogar o milho colonizado em um substrato para colonizar mais rápido), não é bom para ser o elemento nutritivo do bolo.
Spawns podem ser usados para casings, sem misturar com substrato algum. Ou você está falando do milho especificamente? Existe algum problema com ele?
 
Gostei da parte que tu diz que os esporos vieram pela FSRE, torcendo pelo cultivo e pra genética ser de procedência, boa sorte.
 
Estamos torcendo juntos @Amaral !
Veio um pequeno carimbo junto com essa mensagem e esse belo selo colado no envelope, que fiz questão de guardar hahahah!
 

Anexos

  • IMG-20160602-WA0006.jpg
    IMG-20160602-WA0006.jpg
    71.6 KB · Visualizações: 120
Última edição:
Veio um pequeno carimbo junto com essa mensagem e esse belo selo colado no envelope, que fiz questão de guardar hahahah!
Legal, recebi esse ano um carimbo de Cambodian da FSRE, também veio com a mesma mensagem, do outro lado tem outra imagem legal :)
 
Essa informação que foi o que me fez afirmar lá em cima:

O milho por si só não frutifica, porém é um dos melhores substratos para montar o casing, sem falar que como seus grãos são grandes, pode ser agitado, aumentando assim a velocidade de colonização.

Ou seja, milho puro não serviria pra substrato nem de casing, tem que ter algum outro substrato nutritivo, funcionando ele como spawn para agilizar a colonização... Foi dessa postagem que tirei essa informação.

Afinal, qual a verdade??? Eu realmente achava que "milho por si só não frutifica", ou seja, não vai adiantar só usar milho se for o caso.
 
@ExPoro eu ja frutifiquei Psilocybe cubensis em milho puro, mas não foi proveitoso, pois não é permeável como a vermiculita e pó de coco, não absorvendo água por dunk, logo para de produzir por falta de agua, mesmo contendo ainda nutrientes.

Ou seja, milho puro não serviria pra substrato nem de casing, tem que ter algum outro substrato nutritivo, funcionando ele como spawn para agilizar a colonização..
O spawn de milho é quem serve para inocular bulk ou fazer casing, mas é possível preparar o milho com tindalização assim como ja descrito aqui no forum e em seguida preparar algo como PF TEK adaptado, assim como o @Ecuador faz com grãos de trigo inteiro pré-cozidos.
 
Última edição:
Legal, recebi esse ano um carimbo de Cambodian da FSRE, também veio com a mesma mensagem, do outro lado tem outra imagem legal :)
Eles realmente fazem um belo trabalho, né!

Então, caro @ExPoro como o @Arcturus nos explicou muito bem, irei utilizar a vermiculita como camada de casing (não nutritivo) para fornecer essa condição para frutificação.
Penso em utilizar apenas uma camada por cima mas peço a opinião dos mais experientes se devo considerar o uso de uma camada inferior e uma superior? Já vi os dois jeitos sendo utilizados, mas não sei se algum apresenta vantagem sobre o outro.
 
Penso em utilizar apenas uma camada por cima mas peço a opinião dos mais experientes se devo considerar o uso de uma camada inferior e uma superior? Já vi os dois jeitos sendo utilizados, mas não sei se algum apresenta vantagem sobre o outro.
Eu não gosto muito de camada inferior, ela acaba criando um ambiente muito aerado sob o bolo fazendo surgirem muitos pins por baixo que vão ficando amassados. Mas aguarde outras opiniões. :)
 
Eu não gosto muito de camada inferior, ela acaba criando um ambiente muito aerado sob o bolo fazendo surgirem muitos pins por baixo que vão ficando amassados. Mas aguarde outras opiniões. :)
Agradeço a rápida resposta, estimada @Malahov . Vejo bastante coerência no ponto que você apresentou, vou seguir por esse caminho! :)
 
Após 37 dias da inoculação, venho com algumas atualizações.
O copo 2 colonizou aproximadamente 90%, os outros 10% foram tomados por Trichoderma. Por esse motivo, decidi depositá-lo em outdoor. Fiz uma camada de palha, o milho colonizado pelo micélio, uma camada de esterco, mais uma camada de palha. Está com aproximadamente 10 dias.
Sobre os copos 1, 3 e 4. Na minha falta de experiência, sinto que esteja com uma certa dificuldade em colonizar essa parte, o crescimento desacelerou bastante. A essa altura, já esperava que eles estivessem totalmente colonizados, então peço a sua opinião: Devo fazer um furo e cobrir com micropore ou simplesmente esperar mais um pouco? Os copos apresentaram, na parte não colonizada, uma coloração e aspecto levemente diferentes, o que seria? Não encontrei algo parecido no tópico de contaminantes mais comuns, peço perdão se deixei passar algo.
Seguem as fotos:
Copo 1 (Parte inferior frontal)
IMG_20160712_222849765.jpg IMG_20160712_222859587.jpg
Copo 3 (Parte superior frontal)
IMG_20160712_222914209.jpg
Vidro 4 (Parte inferior frontal)
IMG_20160712_222953484.jpg IMG_20160712_223008604.jpg
Agradeço a atenção e disposição.
Um abraço, nobres!
 
Boa noite amigos! Venho atualizar o diário depois de um belo tempo de espera.
No dia 14/06, fiz um furo em cada tampa dos potes e coloquei fita microporosa. Com essa medida, a colonização que estava estagnada, seguiu com fluidez e velocidade. Logo estava 100%. Esperei mais alguns dias e no dia 26/07 montei dois casing. Um no balde e um em um pote plástico.
- O balde preto, com 8 furos distribuídos em dois níveis, cobertos com fita microporosa. Sobre o balde, filme plástico transparente. Utilizei os copos 1, 4 e uma parte do 3 no balde, com uma camada de vermiculita umida esterilizada.
- O pequeno pote plástico com 7 furos em cima cobertos com fita microporosa e filme plástico. Aqui utilizei outra parte do copo 3, com uma camada de vermiculita umida esterilizada.
A outra parte do copo 3 foi utilizada em uma transferência de grãos para um pote de painço, que segue bem a colonização.
O copo 1, depositado em outdoor, já rendeu aproximadamente 70g frescos e não para de produzir frutos pequenos, mas sem pausa.
Hoje, dia 05/08, encontram-se assim:
Balde
IMG_20160805_091853539.jpg
Pote plástico
IMG_20160805_092031537.jpg

Por enquanto é o que tenho pra apresentar, em breve volto com mais atualizações e com a conclusão desse diário.
Um abraço, durmam bem!
 
Outdoor sempre dando boms resultados

!!Parabens !
 
Última edição por um moderador:
Olá pessoal! Trago atualizações. Hoje cedo fiz a primeira parte da colheita do balde, totalizando 46,2g. Destes, já estou carimbando 2. Ficaram com as estipes longas e bem emaranhadas, com píleos pequenos e bem redondos. Já, no mini terrário, as estipes estão mais grossas.
Para os experientes, confere com a strain Syzygy?

Considero o cultivo encerrado e deixo aqui expressa a minha gratidão! Obrigado comunidade, obrigado amigos, obrigado grande Mãe natureza ❤
tmp_6430-IMG_20160808_094649274-1568112170.jpg tmp_6430-IMG_20160808_094719367-1322275332.jpg
 
2a colheita, total de 30g e alguns cogumelos enrolados sobre si mesmos, interessantes.
tmp_15150-IMG_20160808_2023158211035108611.jpg tmp_15150-IMG_20160808_201144945-827982013.jpg
 
Ficaram com as estipes longas e bem emaranhadas, com píleos pequenos e bem redondos.
Essa strain parece ter a estipe mais alongada, mas não necessariamente um píleo pequeno. Estipe alongada acompanhada de píleo pequeno costuma significa ou falta de luz ou altas concentrações de CO2. No terrário em que as estipes estavam mais grossas, quais eram as diferenças em relação a este outro cultivo?
 
Essa strain parece ter a estipe mais alongada, mas não necessariamente um píleo pequeno. Estipe alongada acompanhada de píleo pequeno costuma significa ou falta de luz ou altas concentrações de CO2. No terrário em que as estipes estavam mais grossas, quais eram as diferenças em relação a este outro cultivo?
Ambos ficaram em um cômodo bem iluminado, mas o balde é inteiro preto e a luz entra apenas por cima, enquanto que no outro pote (que é transparente), cobri com fita preta apenas o setor contendo o spawn+casing para evitar cogumelos amassados contra a parede. Proporcionalmente o mini terrário recebia mais luz.
Quanto à troca de ar, o balde acredito ter vantagem, já que os furos são bem maiores e além de 3 trocas de ar diárias, eu pressiono o filme plástico como um diafragma mais umas 2 ou 3 vezes por dia no balde.
Obrigado pelas informações @Malahov , vou me atentar mais aos pontos apresentados e reportar as diferenças no próximo cultivo.
 
Back
Top