Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo PK-TEK

Diário de cultivo problemático.
Esse é o meu terceiro cultivo sendo que os 2 anteriores havia ocorrido falhas por contaminação.

Segui a receita PF-TEK á risca e fiz o máximo de assepsia possível do ambiente. Logo de manhã limpei o ambiente em que faria todo o procedimento de cultivo com veja em todas as paredes e cantos possível e posteriormente borrifei lysoform e deixei agir por 10 minutos e após isso fiz a montagem de 5 substratos com vermiculita e arroz integral 3 copos americanos de 190ml e outros 2 de 400 ml seguidos de esterilização de 1h30 na panela de pressão.

Na parte da noite fiz as inoculações no dia 16/03 e após 6 dias de incubação vejo os primeiros pontos de crescimento do fungo

- substrato com 6 dias de inoculação
99221-690e17f71802c72badb491f45ada4e4d.jpg DSC_0456.JPG DSC_0457.JPG

dos 5 substratos apenas 2 haviam começando a ser colonizado pelo fungo

Ontem dia 26/03 completando 10 dias de incubação vejo que outros 2 substratos haviam começado a ser colonizado e outros 2 anteriores creio que esteja 60 - 70% colonizado.

- 10 dias de incubação e seguindo

DSC_0459.JPG DSC_0460.JPG DSC_0461.JPG DSC_0462.JPG

Postarei os resultados em breve. Agradeço pela atenção de todos
 

Anexos

  • DSC_0454.JPG
    DSC_0454.JPG
    223.6 KB · Visualizações: 40
Opa. Puxando uma cadeira aqui pra acompanhar. Sei como é a frustração de ter problemas com contaminação nos cultivos iniciais, mas o importante é tentar aprender com esses problemas. Sucesso no cultivo.
 
Uns copos parecem promissores, outros não. Se houver troca gasosa, é melhor separar eles de ambiente para não contaminar.

Boa sorte no cultivo!
 
Opa. Puxando uma cadeira aqui pra acompanhar. Sei como é a frustração de ter problemas com contaminação nos cultivos iniciais, mas o importante é tentar aprender com esses problemas. Sucesso no cultivo.

Opa. Sexta-feira eu pretendo abrir a incubadora novamente para verificar o crescimento dos pequeninos. Sim a frustração é muita, eu até pensei em desistir, mas meu irmão me deu um grande incentivo e eis os resultados. Obrigado desde já pelo apoio, brother XD

Uns copos parecem promissores, outros não. Se houver troca gasosa, é melhor separar eles de ambiente para não contaminar.

Boa sorte no cultivo!
Gratidão pelo apoio, Tupy. Então os esporos dos copo menos promissores como você disse, eu notei que o desenvolvimento deles estão um pouco mais lento. Nenhum dos copos estão sob trocas gasosas estão todos vedados. Com esses com o desenvolvimento um pouco mais lento eu pensei em fazer um casing. Seria viável faze-lo com esses bolos ou seria melhor com o bolo de melhor aparência?
 
Última edição por um moderador:
Gratidão pelo apoio, Tupy. Então os esporos dos copo menos promissores como você disse, eu notei que o desenvolvimento deles estão um pouco mais lento. Nenhum dos copos estão sob trocas gasosas estão todos vedados. Com esses com o desenvolvimento um pouco mais lento eu pensei em fazer um casing. Seria viável faze-lo com esses bolos ou seria melhor com o bolo de melhor aparência?

Oi @Luke, o método de casing não vai mudar em muito nesses casos a tua produção.

Se a tua ideia inicial é método PF-TEK eu manteria assim.
 
Oi @Luke, o método de casing não vai mudar em muito nesses casos a tua produção.

Se a tua ideia inicial é método PF-TEK eu manteria assim.
Seguirei seu conselho e manterei o cultivo em PF-TEK mesmo, posteriormente tentarei fazer com o casing. Mais uma vez muito obrigado pela atenção
 
Show de bola, acompanhando aqui.

Uma dúvida. Qual strain está usando?
 
Ele disse que a strain se chama eden.
Fiz uma rápida pesquisa aqui no fórum e no google e não achei nada sobre essa strain. Achei imagens relacionadas a strain Penis Envy.

Agora fiquei curioso.
 
A persistência leva a perfeição meu colega!!! :):)

Seja positivo e continue aprendendo com seus erros, que logo serás recompensado!!
Estou na torcida aqui para que esse terceiro cultivo seja abençoado, abraços. :feliz:
 
@KoopaTroopa obrigado por todo apoio, brother. Eu tinha desanimado um pouco por causa das contaminações, mas tive um up do meu irmão e eis os resultados até agora. Estou bem feliz e positivo tanto para esse quanto para próximos cultivos xD
 
Acompanhando! Quero só ver que bicho que vai sair desse micélio, ainda mais um nome desse que não conhecemos. Vai ser legal tentar adivinhar. Só não passe carimbos adiante com esse nome, a não ser que realmente seja uma strain nova (o que eu duvido um pouco)

Boa sorte!
 
Chega mais @GnomoLok. Eu tentei fazer pesquisas referente a strain mas não achei nada a respeito. Estou bem curioso para saber como serão esses camaradinhas. Seguirei sua orientação a respeito de carimbos. Obrigado pela orientação e pelo apoio, brother
 
@DougFunnie fui verficar os bolos hoje e alguns deles meio que deram uma estagnada, entretando um deles está quase 100% colonizado e um outro apareceu 3 pequenas, bem pequenas mesmo manchas amarelas o que me preocupou um pouco. Mas mesmo assim continuo confiante com os demais bolos. Estou com grandes expectativas xD
 
- ATUALIZANDO CULTIVO

Hoje completa 19 dias após as inoculações. Os copos grandes teve um desenvolvimento bem até +/- o 15º dia, entretanto o micélio de ambos estão estagnados. O micélio do copo americano ainda está em desenvolvimento. Todos os potes estão em uma incubadora que fiz de uma caixa organizadora pequena. Ela foi vedada por dentro com papel alumínio e para fornecer calor coloquei um termostato dentro de uma garrafa de água e vedei a tampa. Infelizmente não disponho de um termômetro digital para acompanhar temperatura dela.

DSC_0470.JPG DSC_0471.JPG DSC_0472.JPG

Não pretendo descartar nenhum deles. Eu gostaria de saber o que eu poderia fazer para estimular o desenvolvimento do micélio novamente.
 
Infelizmente não disponho de um termômetro digital para acompanhar temperatura dela.

Não pretendo descartar nenhum deles. Eu gostaria de saber o que eu poderia fazer para estimular o desenvolvimento do micélio novamente.

Sobre a temperatura, não acho que seja de enorme preocupação nessa etapa. Só não deixar no calor ou frio insuportável.

Não precisa descartar, deixa os meninos se desenvolverem no tempo deles. :musica: Pode estar colonizando por dentro, crescendo invisível a olho nu..

Tive dois bolos assim, um só colonizou visivelmente quando fiz marquinhas de caneta, e o outro começou de uma hora pra outra muito rápido. :eek:h:

No mais, sucesso no cultivo (e paciência)! :eba:
 
Não precisa descartar, deixa os meninos se desenvolverem no tempo deles. :musica: Pode estar colonizando por dentro, crescendo invisível a olho nu..

Obrigado pela ajuda e pela atenção também. acho (certeza) que é a ansiedade falando alto xD
 
@Luke faz o seguinte. Olha os bolos de 5 em 5 dias. Assim dará tempo para o micélio crescer e ser perceptível.

A ansiedade mata mesmo hehehe :D
 
@Finganforn obrigado pela dica. Mata e de mais, os meninos devem estar de saco cheio de eu ficar bisbilhotando eles, como disse a @sheroomeroon "paciência" é o que terei . Eu creio ter descoberto o problema da estagnação, coloquei um termômetro de aquário e apontou 35ºC na incubadora, no mesmo momento desliguei o aquecedor e estou incubando ele sem o mesmo agora a temperatura está variando de 27 - 29ºC estou aprendendo com meus erros. Grato por toda atenção de vocês xD
 
Back
Top