Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo PFTEK (frutificação na garrafa)

Diário de cultivo problemático.
Olá galera, tudo bem? Gostaria de compartilhar meu primeiro cultivo com vcs, seria legal alguma opiniões de gente com experiência!

Estou tentando fazer nas condições mais simples possíveis...

Tenho 3 bolos em inoculação fazem 18 dias, 2 deles já foram aparentemente totalmente colonizados já fazem 5 dias, pretendo aniversária-los o quanto antes, o outro está um pouco fraco, mas eu acredito nele.

Os bolos - 17/02:
98391-25540fefeb61ccf97aaac5112d217e1e.jpg98392-c40fed0546c563653845d6ac69a6ee0c.jpg98393-da6dbed1e89aa45bbd5d1f50d49473bc.jpg

Inoculando em uma caixa de isopor:
98394-33612097c78a5f05bbeaa87b27b2e224.jpg

*Vou frutifica-los em uma garrafa de água de 5l.
Após a frutificação, envio novas fotos!
Obrigado :roflmao:
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    67.3 KB · Visualizações: 33
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    68.9 KB · Visualizações: 30
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    80.8 KB · Visualizações: 31
  • 4.jpeg
    4.jpeg
    60.8 KB · Visualizações: 31
Última edição por um moderador:
Inoculando em uma caixa de isopor:
O termo correto seria incubando. Inoculação é quando introduzimos a agulha de seringa no substrato para depositar os esporos.

Show de bola cara. Deu até vontade de tomar uma cervejinha vendo esses copos.
Acompanhando aqui seu progresso.
 
Última edição:
O termo correto seria incubando. Inoculação é quando introduzimos a agulha de seringa no substrato para depositar os esporos.

Show de bola cara. Deu até vontade de tomar uma cervejinha vendo esses copos.
Acompanhando aqui seu progresso.

Incubando!!!! eu sabia que estava errando em alguma coisa, rsrs.
Obrigado pelo incentivo mano!

Hoje finalmente aniversariei os bolos, parece que tem tudo pra dar certo...
Terrário na garrafa - 18/02:
98409-76ae8a7a1b4a25995c0a7a017335e80a.jpg98410-6056d73dcafde07f9854c169ce34d7c6.jpg98411-ba0141a7102cc9f7934f6a96fd238e66.jpg

Envolvi uma camada de vermiculita úmida nos bolos e deixei um nível baixo de água no fundo da garrafa.
As vezes abro um pouco a tampa da garrafa para realizar a troca gasosa.
Aceito dicas!!!!! :D
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2017-02-17 at 15.47.58 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2017-02-17 at 15.47.58 (1).jpeg
    164.9 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2017-02-17 at 15.47.58 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2017-02-17 at 15.47.58 (2).jpeg
    114.7 KB · Visualizações: 32
  • WhatsApp Image 2017-02-17 at 15.47.58.jpeg
    WhatsApp Image 2017-02-17 at 15.47.58.jpeg
    96 KB · Visualizações: 31
O fundo da garrafa está com argila expandida ou com perlite? Se for argila expandida, deve usar um nível de água mediano. Se for perlite, deve colocá-las já com umidade absorvida no fundo do terrário - sem adicionar então água. :bigode:

Não consegui identificar o que tem no fundo. :coffee:
 
Sucesso no seu cultivo! :love:
Obrigado!!!!

O fundo da garrafa está com argila expandida ou com perlite? Se for argila expandida, deve usar um nível de água mediano. Se for perlite, deve colocá-las já com umidade absorvida no fundo do terrário - sem adicionar então água. :bigode:

Não consegui identificar o que tem no fundo. :coffee:

Olá, no fundo da garrafa coloquei apenas água e derrubei um pouco de vermiculita nela (kkkkk), será que tem problema em ser apenas água?

Obrigado pelas respostas pessoal! :)
 
será que tem problema em ser apenas água?

Não vai umidificar o ar do terrário. O funcionamento da argila expandida ou perlita é que a composição física deles funciona como um "evaporador" da água, que absorvem e então liberam no ambiente. Apenas a água, não funcionará - e vermiculita não serve como substitutivo de perlite, pois apenas retém a água. :bigode:

Se não quiser usar perlita nem argila expandida, pode fazer um casing. Mas não recomendo casing em primeiros cultivos. Então eu recomendaria um cultivo in vitro dentro dos potes de colonização. Mas, como já foi aniversariado, vamos ver no que vai dar um terrário sem nem umidificação passiva. Além disso, você pode facilmente comprar argila expandida em lojas de jardinagem. :coffee:

Por isso diários são tão úteis e aumentam as chances de sucesso, porque podemos acompanhar o cultivo. :)
 
Não vai umidificar o ar do terrário. O funcionamento da argila expandida ou perlita é que a composição física deles funciona como um "evaporador" da água, que absorvem e então liberam no ambiente. Apenas a água, não funcionará - e vermiculita não serve como substitutivo de perlite, pois apenas retém a água. :bigode:

Se não quiser usar perlita nem argila expandida, pode fazer um casing. Mas não recomendo casing em primeiros cultivos. Então eu recomendaria um cultivo in vitro dentro dos potes de colonização. Mas, como já foi aniversariado, vamos ver no que vai dar um terrário sem nem umidificação passiva. Além disso, você pode facilmente comprar argila expandida em lojas de jardinagem. :coffee:

Por isso diários são tão úteis e aumentam as chances de sucesso, porque podemos acompanhar o cultivo. :)

Eu não sabia disso, vou providenciar a argila expandida o mais rápido possível!

Obrigado, por isso eu criei este tópico!!
 
Última edição por um moderador:
Boassss, vou providenciar um avatar, ExPoro. :D
Hoje finalmente adicionei a argila expandida no terrário (agora vaiiii).

Terrário - 20/02/2017:

98441-83353f1949b914834e123dddfa1f040e.jpg

*Detalhe: não tive como esterilizar a argila, apenas lavei bastante, coloquei no fundo da garrafa e adicionei água potável até o meio delas, será que vou ter algum problema com isso?

Percebi algo estranho no topo dos bolos quando fui abrir o terrário, devo me preocupar?

Foto:
98442-2848327f9ecc5d04f02c6958231f7299.jpg

Gratidão! ;)

EDIT1: vocês acham que a tampa da garrafa meia aberta é suficiente para a troca gasosa? ou eu deveria fazer alguns furos na garrafa?
 

Anexos

  • 1.png
    1.png
    1.1 MB · Visualizações: 40
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    77.1 KB · Visualizações: 41
Última edição por um moderador:
não tive como esterilizar a argila, apenas lavei bastante, coloquei no fundo da garrafa e adicionei água potável até o meio delas, será que vou ter algum problema com isso?

Eu uso água oxigenada 10 volumes no lugar de água. Compro garrafa de 1 litro, sai em conta.

Mas acho que não necessariamente não esterilizar dê problema em argila expandida que não venha de cultivo anterior contaminado, pois o micélio sabe se defender. :bigode:

Percebi algo estranho no topo dos bolos quando fui abrir o terrário, devo me preocupar?
Foto:
98444-5fb71aa774513855dda96a2985c86ae0.jpg

Gratidão! ;)

EDIT1: vocês acham que a tampa da garrafa meia aberta é suficiente para a troca gasosa? ou eu deveria fazer alguns furos na garrafa?

Sinal de troca gasosa imperfeita, mas nada grave.

Sim, a tampa basta, deixe mais pra apertada (nunca vede) na pinagem pra ressaltar umidade. E mais pra solta no desenvolvimento dos cogus pra ressaltar troca gasosa. Mas se tiver de escolher só um, deixe mais pra solta.

Uma excelente opção é usar perlon/polyfil no lugar da tampa. Um chumaço grande de perlon barato que dura bastantes cultivos sai por 3 reais aqui na minha cidade. Compra-se em lojas de aquários. :coffee:
 
Eu uso água oxigenada 10 volumes no lugar de água. Compro garrafa de 1 litro, sai em conta.

Mas acho que não necessariamente não esterilizar dê problema em argila expandida que não venha de cultivo anterior contaminado, pois o micélio sabe se defender. :bigode:



Sinal de troca gasosa imperfeita, mas nada grave.

Sim, a tampa basta, deixe mais pra apertada (nunca vede) na pinagem pra ressaltar umidade. E mais pra solta no desenvolvimento dos cogus pra ressaltar troca gasosa. Mas se tiver de escolher só um, deixe mais pra solta.

Uma excelente opção é usar perlon/polyfil no lugar da tampa. Um chumaço grande de perlon barato que dura bastantes cultivos sai por 3 reais aqui na minha cidade. Compra-se em lojas de aquários. :coffee:

Obrigado por acompanhar, ExPoro. :D
Interessantíssimo, não imaginava que tinha a possibilidade de usar água oxigenada... Vou usar no meu próximo cultivo!
Até agora nenhum sinal de pinagem... :(
Mas acredito e espero que ainda esteja cedo:
98496-d1772d9b7130e571d6ab27a3c6309f8b.jpg
*Abro o terrário uma vez por dia para arrumar os bolos e fazer a troca gasosa (isso é certo?)
*deixo na luz indireta o dia todo
*Estava pensando em fazer um dunk(acho que é esse o nome) caso não surja nenhum cogumelo em dez dias, que seria deixar os bolos submersos na água por um dia, seria uma boa ideia?
Gratidão!!!!
 

Anexos

  • 2.jpeg
    2.jpeg
    122.4 KB · Visualizações: 20
Infelizmente ainda nenhum sinal de pinagem.. :(
Em compensação, surgiu uma camada branca em volta dos bolos, devo me preocupar?
Ainda não perdi as esperanças!!!!
Fotos:
98593-d292e3767f0280f88ecc615b4a1267f1.jpg98594-6457b645590c75f3e5d0fa1dadf89ba6.jpg

Gratidão!!!!
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    140.6 KB · Visualizações: 20
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    151.4 KB · Visualizações: 21
Infelizmente ainda nenhum sinal de pinagem.. :(
Em compensação, surgiu uma camada branca em volta dos bolos, devo me preocupar?
Ainda não perdi as esperanças!!!!
Fotos:
View attachment 98589View attachment 98590

Gratidão!!!!

Não tenho certeza se essa camada branca seria o micélio buscando ar, normalmente costuma ser mais "veias soltas" quando busca oxigênio. Você tem feito troca gasosa manualmente? Bem, de qualquer forma, sobre a tampa, deixa ela mais pra frouxa, pra reduzir o enfoque na umidade (se for micélio por muita umidade) e aumentar a aeração (se for micélio por baixa aeração) - um movimento pra ajudar dois problemas, se for um deles.

Nunca tive muito sucesso com garrafas de água de 5L, que a tampa na verdade não é tão "manejável" quanto das Pets. É comum usarem micropore onde fica a tampa, se não tiver como comprar o polyfil que sugeri. Mas prefira micropores mais com textura de esparadrapo e não de textura plástica.

Mas também uma temperatura muito fora do ideal pode prejudicar a pinagem.

Manda uma foto do terrário inteiro com os bolos dentro quando puder pra ver se não é umidade demais.

Ademais, pode não ser nada também errado, às vezes não havia consolidado ainda quando aniversariou, então isso atrasou razoavelmente a pinagem. Seria bom esperar mais uns 2-3 dias antes de tomar alguma atitude além do setup do terrário. :coffee:
 
Não tenho certeza se essa camada branca seria o micélio buscando ar, normalmente costuma ser mais "veias soltas" quando busca oxigênio. Você tem feito troca gasosa manualmente? Bem, de qualquer forma, sobre a tampa, deixa ela mais pra frouxa, pra reduzir o enfoque na umidade (se for micélio por muita umidade) e aumentar a aeração (se for micélio por baixa aeração) - um movimento pra ajudar dois problemas, se for um deles.

Nunca tive muito sucesso com garrafas de água de 5L, que a tampa na verdade não é tão "manejável" quanto das Pets. É comum usarem micropore onde fica a tampa, se não tiver como comprar o polyfil que sugeri. Mas prefira micropores mais com textura de esparadrapo e não de textura plástica.

Mas também uma temperatura muito fora do ideal pode prejudicar a pinagem.

Manda uma foto do terrário inteiro com os bolos dentro quando puder pra ver se não é umidade demais.

Ademais, pode não ser nada também errado, às vezes não havia consolidado ainda quando aniversariou, então isso atrasou razoavelmente a pinagem. Seria bom esperar mais uns 2-3 dias antes de tomar alguma atitude além do setup do terrário. :coffee:

Obrigado pelas suas dicas ExPoro, sem elas acredito que não teria sucesso no meu cultivo!!!
Substitui a tampa por micropore e borrifei água nos bolos ontem, hoje quando cheguei em casa tive uma surpresa muito agradável, o primeiro cogumelo!!! Quando vi já estava relativamente grande e um pouco seco, então borrifei mais um pouco de água e reforcei a camada de micropore, espero muito que venham mais...
Fotos:
98665-2eb43f378f9a172df3903b85058f81c1.jpg98666-b078f25d96a40e6eedf1abd46daad80a.jpg

É incrível como é gratificante ver o primeiro cogumelo surgir.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2017-03-04 at 16.44.03.jpeg
    WhatsApp Image 2017-03-04 at 16.44.03.jpeg
    103.8 KB · Visualizações: 37
  • WhatsApp Image 2017-03-04 at 16.44.13.jpeg
    WhatsApp Image 2017-03-04 at 16.44.13.jpeg
    92.2 KB · Visualizações: 36
Fiquei um tempinho sem postar, mas eu colhi o único cogumelo que nasceu:
98729-925d6bd6ab3cb7f8fe3a0701f48c4cd5.jpg98730-7f53acfba750825763cf6c351032f239.jpg
Muito legal a tonalidade azul que ele ficou, e eu consegui colher um carimbo de esporos!
Quanto aos bolos, fiz o dunk de 24h and roll na vermiculita e coloquei de volta ao terrário, estranhamente os bolos ficaram azuis em algumas partes, isso é normal? Espero que nasçam mais cogumelos nesse segundo flush!
Gratidão!! :D
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2017-03-06 at 10.46.38.jpeg
    WhatsApp Image 2017-03-06 at 10.46.38.jpeg
    53.5 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2017-03-08 at 14.48.37.jpeg
    WhatsApp Image 2017-03-08 at 14.48.37.jpeg
    88.5 KB · Visualizações: 15
Fiquei um tempinho sem postar, mas eu colhi o único cogumelo que nasceu:
View attachment 98725View attachment 98726
Muito legal a tonalidade azul que ele ficou, e eu consegui colher um carimbo de esporos!
Quanto aos bolos, fiz o dunk de 24h and roll na vermiculita e coloquei de volta ao terrário, estranhamente os bolos ficaram azuis em algumas partes, isso é normal? Espero que nasçam mais cogumelos nesse segundo flush!
Gratidão!! :D

É normal, mas significa q seu micélio se "machucou".

Se chama bruising.

Pode ser causado por inúmeras coisas, mas é da mesma forma que formamos hematomas, com batidas, apertões, etc.

Mas como o micélio é mais frágil que uma pessoa, até mesmo um jato de água muito forte pode causar.
 
@quadroazulbr olhando novamente seus bolos, acho que eles estão muito apertados nessa pet. Não acha interessante conseguir outra pet para que cada bolo tenha seu terrário. Talvez isso se reflita em maior produção.

Sobre o azulamento do bolo vejo que o amigo @Ankardo já respondeu. Na grande maioria dos casos é apenas questão de manoseio dos bolos.
 
2 bolos em uma unica garrafa parece realmente apertado. Eu já cultivei em garrafas pet, eram 3,3L, um bolo por garrafa.
 
Back
Top