Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo - PFTEK com BULK - A+lbino + TKSSS

Diário de cultivo problemático.
Saudações galera da comunidade!!!
Venho compartilhar meu primeiro cultivo PFTEK bolo de A+ junto com um BULK de TKSSS. Outras strains estão colonizando, Thai Pink Buffalo.
Pessoal venho tendo duas preocupações, primeiro é quanto ao bolo de PFTEK do A+ que está com algumas manchas em um tom bem leve de azul (vocês poderão ver nas fotos), algo que parece até saudável, porém tenho receio de ser contaminação por penicilina como andei lendo pelo forum, estou sem higrômetro e essa é a segunda preocupação (está chegando por correio) e pela falta pude observar pouca ou nenhuma gotícula de umidade em volta do termostato, o terrário até está umedecendo, porém acredito que não seja o suficiente, borrifei (infelizmente) um pouco de água dentro algumas vezes, porém é mais ou menos como na foto seu estado normal de umidade, acredito que haja excesso de água para a argila expandida e a umidade que está apresentada no terrário seja devido a vermiculita em cima da bandeja e por isso lá apresentam mais gotículas e em volta do termostato não.
Me deem a sábia opinião experiente de vocês, este terrário está pouco úmido? Meu bolo de PFTEK irá sobreviver? O que posso melhorar ou muda?

*O terrário contém uma bomba de ar configurada no baixo (no alto pareceu umidificar menos)
*Termostato que a pontinha quase ficou pra fora do jarro, mas ficou imerso na água, porém o vidro do jarro é grosso, não sei se influência, configurado em 24ºC
*Argila expandida

Obrigado a todos desde já, psiloabraços!

Imgur (Todas as imagens com as dúvidas escritas sobre cada imagem)

1.jpg 2.jpg 3.jpg Parece azul bem ao meio, porém está por todo micélio, não parece contaminação, é bem leve, pode ser desidratação?

4.jpg 5.jpg 6.jpg 7.jpg 8.jpg 9.jpg 10.jpg 12.jpg 333.jpg
 
Última edição por um moderador:
Salve irmão, quando o micélio do bolo fica azulado e o cheiro está com aquele doce característico dos cubensis pode ser falta de umidade no terrário, c o cheiro estiver estranho ai podemos pensar em contaminantes, uma dica coloca uma a duas camadas de argila espandida no fundo do terrário e não deixa elas coberta de água, só a metade da primeira camada, e vi também que vc usa aquecedor de aquário, então se você deixar a garrafa aberta o aquecedor vai evaporar um pouco da água da garrafa e aumentar a umidade, o único problema vai ser q tem q repor a água pra n estragar o aquecedor, meu higrômetro quebrou, to me baseando pelas laterais do terrário que estão sempre bem molhadas.
 
Salve irmão, quando o micélio do bolo fica azulado e o cheiro está com aquele doce característico dos cubensis pode ser falta de umidade no terrário, c o cheiro estiver estranho ai podemos pensar em contaminantes, uma dica coloca uma a duas camadas de argila espandida no fundo do terrário e não deixa elas coberta de água, só a metade da primeira camada, e vi também que vc usa aquecedor de aquário, então se você deixar a garrafa aberta o aquecedor vai evaporar um pouco da água da garrafa e aumentar a umidade, o único problema vai ser q tem q repor a água pra n estragar o aquecedor, meu higrômetro quebrou, to me baseando pelas laterais do terrário que estão sempre bem molhadas.

Isso não é uma boa forma de avaliar porque quando a água condensa nas paredes só quer dizer que há uma diferença de temperatura entre as duas extremidades. E bem... se água condensa ela não está no ar, o que é um problema.

______

Também me parece muito micropore. Vale lembrar que nesta etapa você pode ter menos medo de contaminação uma vez que o micélio já está bem estabelecido.
 
Primeiramente obrigado Matheus99 Speisepilz WoD !
Atualizações e mais uma dúvida pessoal! O bulk está com uma manchinha preta, estou receoso ainda com as contaminações, mas é como o WoD disse, a pior parte já passou, porém como sou um pequeno esporo ainda, fico com receio.

Aqui vão as atualizações c/ foto pessoal!

*Retirei todas as camadas de micropore, menos a de dentro do terrário, restando apenas então a camada interna de micropore.

*Coloquei mais uma camada de argila expandida.

Imgur (Bulk com mancha preta e atualizações)

Edit: Bem como vc disse Matheus99, o cheiro estava bem adocicado e agora diminuiu bastante após a outra camada de argila expandida e borrifar um pouco d'água neles.

Aparentemente ainda não está umidecendo em volta do termostato, mas preferi deixar com a fita isolante para deixar o terrário o mais automatizado possível. Caso não tenha gotículas por todo o terrario, como nao tem em volta do termostato, isto significa um problema?
 
Última edição:
Primeiramente obrigado Matheus99 Speisepilz WoD !
Atualizações e mais uma dúvida pessoal! O bulk está com uma manchinha preta, estou receoso ainda com as contaminações, mas é como o WoD disse, a pior parte já passou, porém como sou um pequeno esporo ainda, fico com receio.

Aqui vão as atualizações c/ foto pessoal!

*Retirei todas as camadas de micropore, menos a de dentro do terrário, restando apenas então a camada interna de micropore.

*Coloquei mais uma camada de argila expandida.

Imgur (Bulk com mancha preta e atualizações)

Edit: Bem como vc disse Matheus99, o cheiro estava bem adocicado e agora diminuiu bastante após a outra camada de argila expandida e borrifar um pouco d'água neles.

Aparentemente ainda não está umidecendo em volta do termostato, mas preferi deixar com a fita isolante para deixar o terrário o mais automatizado possível. Caso não tenha gotículas por todo o terrario, como nao tem em volta do termostato, isto significa um problema?
O meu terrario esta marcando no termometro 21 anoite e de madrugada e 23.5º durante o dia , as laterais da cx organizadora de 56 litros esta visivelmente úmida, mas nao escorre agua nenhuma, e em volta do termostato nao tem umidade nas laterais .. é normal ???? o termostato esta regulado a 27º.
 
@JaisonR o ideal seria aferir a temperatura e a umidade com um hgro-termômetro que tenha sonda. Ter gotículas na caixa representa diferença de temperatura do interno para o externo (como o WoD disse, e nem sempre pode ser umidade, escorrer também não quer dizer nada. O legal seria ter uma temperatura de 24ºC, mas isso vai de acordo com o local em que você vive.
Se falei algo errado os mais experientes irão me corrigir :)

Gente, gostaria de saber se isto é COBWEB :eek: ou se meu bolo de PFTEK está passando por alguma reação, não encontrei resposta sobre:

Imgur :unhas:

Obrigado a todos!
 
@JaisonR o ideal seria aferir a temperatura e a umidade com um hgro-termômetro que tenha sonda. Ter gotículas na caixa representa diferença de temperatura do interno para o externo (como o WoD disse, e nem sempre pode ser umidade, escorrer também não quer dizer nada. O legal seria ter uma temperatura de 24ºC, mas isso vai de acordo com o local em que você vive.
Se falei algo errado os mais experientes irão me corrigir :)

Gente, gostaria de saber se isto é COBWEB :eek: ou se meu bolo de PFTEK está passando por alguma reação, não encontrei resposta sobre:

Imgur :unhas:

Obrigado a todos!

Eu ja uso o termo-hgrometro, ele esta cravado nos 99%, acho que estou com pressa de iniciante mesmo, vou ter calma pois o bolo esta apenas a 1 semana no terrario.. kkk obrigado amigo.
 
Speisepilz Oh no

Alguém mais pode me confirmar se isso é COBWEB mesmo? Parece ter aumentado de forma uniforme, muito pouco, talvez quase nada mas não em áreas específicas mas por ele todo... Se for é muito azar.
 
A água oxigenada tem efeito atordoante no micélio, em doses muito altas pode ser letal sim. E como ressaltado anteriormente por outros membros, a água oxigenada funciona no cobweb por motivos alheios, não é nenhum tipo de solução milagrosa. Geralmente, uma recomendação para fungos do tipo, pode ser colocar sal, para que desidrate e mantenha estagnado. Mas o fato de você estar vendo cores diferentes (verde, preto, o que seja) significa que este fungo está em processo avançado, o que você está vendo são os esporos.

Belíssimo flush do casing! Parabéns!
 
Última edição:
Galera o Bulk já está pinando novamente, apenas o tirei da forma, coloquei submerso em água e devolvi 24 horas depois ao terrário, existe alguma técnica mais sofisticada ou esta já é adequada?Como ultima tentativa eu deixei o bolo reidratando 24 horas.
Obrigado a todos!
 
Back
Top