Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo PC A+ -- (com refrigeração)

Diário de cultivo problemático.
Iniciei hj o meu primeiro diário de cultivo de cubensis, estou usando uma caixa de isopor pequena para servir de incubadora. Como a minha cidade faz um calor absurdo, criei uma célula de refrigeração com uma pastilha peltier, 2 dissipadores e 1 cooler, assim consigo manter a temperatura nos 28ºc.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: A+
PROCEDÊNCIA: Comprei pela internet em um site conhecido
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz

Método de preparação e esterilização do substrato:
Segui a mesma proporção do canal "Esporos no ar" (1,5 de arroz integral moído + 2 água + 4 vermiculita)
Esterilizei os bolos na panela de pressão por 45 minutos em fogo baixo.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 19 / 02 / 2019
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
(x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Limpei o meu banheiro com desinfetante e lysoform para realizar a inoculaçao da cultura líquida. Um dos potes mais finos ficou estufado na PP, não sei o motivo pois os outro potes saíram perfeitos da PP; inoculei 3 ml nos potes grandes e 2ml nos potes pequenos, daqui a uma semana eu vou abrir a incubadora e atualizar o diário.
 

Anexos

  • bolo colonizado.jpeg
    bolo colonizado.jpeg
    618.3 KB · Visualizações: 46
  • peltier.jpeg
    peltier.jpeg
    150.7 KB · Visualizações: 46
  • peltier2.jpeg
    peltier2.jpeg
    149.2 KB · Visualizações: 40
Iniciei hj o meu primeiro diário de cultivo de cubensis, estou usando uma caixa de isopor pequena para servir de incubadora. Como a minha cidade faz um calor absurdo, criei uma célula de refrigeração com uma pastilha peltier, 2 dissipadores e 1 cooler, assim consigo manter a temperatura nos 28ºc.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: A+
PROCEDÊNCIA: Comprei pela internet em um site conhecido
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(x) Outro: Arroz

Método de preparação e esterilização do substrato:
Segui a mesma proporção do canal "Esporos no ar" (1,5 de arroz integral moído + 2 água + 4 vermiculita)
Esterilizei os bolos na panela de pressão por 45 minutos em fogo baixo.


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 19 / 02 / 2019
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
(x) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x) Não

Limpei o meu banheiro com desinfetante e lysoform para realizar a inoculaçao da cultura líquida. Um dos potes mais finos ficou estufado na PP, não sei o motivo pois os outro potes saíram perfeitos da PP; inoculei 3 ml nos potes grandes e 2ml nos potes pequenos, daqui a uma semana eu vou abrir a incubadora e atualizar o diário.

Na imagem "bolo colonizado.jpeg" naqueles potes de plástico ali, aquelas gotas de água é de condensação dentro do pote?
 
As tampas tem que ser furadas para ir na panela de pressão, se não o copo abre com a pressão interna feita com a água do substrato.

No meu cultivo eu tambem não furei os copos antes de ir pra PP ... deve ser por isso que o substrato deu uma leve "estufada" no papel aluminio, mas até então na incubação tudo ocorre bem !
 
Atualização do diário de cultivo; dia 26/02/2019 (uma semana após a inoculação). Em uma das fotos tem uma manchinha preta logo acima do substrato, seria isso uma contaminação ?
 

Anexos

  • Foto 26-02-2019 13 22 15.jpg
    Foto 26-02-2019 13 22 15.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 23
  • Foto 26-02-2019 13 22 20.jpg
    Foto 26-02-2019 13 22 20.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 22
  • Foto 26-02-2019 13 22 29.jpg
    Foto 26-02-2019 13 22 29.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 23
  • Foto 26-02-2019 13 22 34.jpg
    Foto 26-02-2019 13 22 34.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 25
  • Foto 26-02-2019 13 26 29.jpg
    Foto 26-02-2019 13 26 29.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 32
Sim, esta logo abaixo do furo

O que pode acontecer as vezes é mexermos no selo de vermiculita quando estamos inoculando, empurrando com a seringa esporos de contaminantes para dentro do substrato ( por isso que tem que fazer da forma especificada no manual da PFTEK ).

A impressão que eu tenho é que o micélio não está tão forte ali, talvez ele tenha se deparado com um pouco de bactérias, mas bactérias tem sérios problemas para colonizar um substrato de PFTEK se a receita está correta, só tens de evitar que a temperatura fique muito alta, tipo mais que 26 °C.

Porque em temperaturas altas o micélio não coloniza muito bem ao contrário da bactéria.

Se manter as temperaturas corretas, o micélio vai atropelar as bactérias.
 
O que pode acontecer as vezes é mexermos no selo de vermiculita quando estamos inoculando, empurrando com a seringa esporos de contaminantes para dentro do substrato ( por isso que tem que fazer da forma especificada no manual da PFTEK ).

A impressão que eu tenho é que o micélio não está tão forte ali, talvez ele tenha se deparado com um pouco de bactérias, mas bactérias tem sérios problemas para colonizar um substrato de PFTEK se a receita está correta, só tens de evitar que a temperatura fique muito alta, tipo mais que 26 °C.

Porque em temperaturas altas o micélio não coloniza muito bem ao contrário da bactéria.

Se manter as temperaturas corretas, o micélio vai atropelar as bactérias.
Ué mas a temperatura de colonização da cultura líquida do A+ é de 28ºc (eu li que essa strain prefere temperaturas mais altas)
 
Ué mas a temperatura de colonização da cultura líquida do A+ é de 28ºc (eu li que essa strain prefere temperaturas mais altas)

Os bolos PFTEK com o processo de decomposição geram calor, em média 2 graus Celsius. Então com a temperatura ambiente de 26 mais os dois graus gerados pela colonização tu vais ter 28 graus.

Na cultura líquida essa temperatura gerada pela colonização se dissipa na água.

Link do material:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/
 
Aqui no forum, na maior parte dos casos dizem que não tem solução aparentemente efetiva quando contamina, tem uns que tiram a parte contaminada com algum objeto com corte ( faca), outros que isolam o bolo para observação, minha sugestão é, isolar ele e observar e futuramente tentar um outdoor.
 
Aqui no forum, na maior parte dos casos dizem que não tem solução aparentemente efetiva quando contamina, tem uns que tiram a parte contaminada com algum objeto com corte ( faca), outros que isolam o bolo para observação, minha sugestão é, isolar ele e observar e futuramente tentar um outdoor.

Quando a contaminação é por fungos competidores ou fungos parasitas é bom jogar fora, pois eles esporulam no ambiente e depois seu ambiente fica mais sujo do que já é. Sem contar que podem fazer com que o bolo dê poucos cogumelos ou nenhum.

Eu sou um pouco cético com outdoor porque sou do sul, aqui é quase impossível que dê certo.

Mas já ouvi falar que com substrato bulk tem como se usar um bolo contaminado porque a microflora regula os contaminantes e como o micélio está em maioria acaba tomando o substrato.
 
Boa sorte! lembrando que talvez a contaminação possa voltar caso já tenha soltado seus esporos,. amigo ankardo pode confirmar se a contaminação ganha cor só depois que solta os esporos?
 
Boa sorte! lembrando que talvez a contaminação possa voltar caso já tenha soltado seus esporos,. amigo ankardo pode confirmar se a contaminação ganha cor só depois que solta os esporos?

Sim, só fica colorido se estiver soltando esporos.

Mas nunca cheire os potes que tenha suspeita que estejam contaminados!

Pode ser que por dentro já está esporulando e quando você abre o pote pra cheirar aspira uma quantidade gigante de esporos.
 
Back
Top