Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - P. Cubensis - PF Tek - B+AKM

Diário de cultivo completo.
Raças
B+AKM.
Inoculação
25/08/2022
Inoculação via
Seringa multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Still Air Box
Terrário
Poorman's
Técnicas
PFTek, seringa multi-esporos.
Substratos
Farinha de arroz integral orgânico
Vermiculita
Água
Usei o guia do @ExPoro daqui do fórum para me inspirar, adaptando uma coisinha ou outra no caminho.

Consegui um carimbo com esporos da raça B+AKM, a partir do qual fiz duas seringas para inocular bolos PF seguindo a receita do guia. Usei potes plásticos lacráveis pela praticidade.

Esterelizei os bolos na nossa panela de pressão velha de guerra mesmo.

Tive que fazer os bolos em duas levas porque a panela é pequena, então guardei metade deles para preparar a outra parte e inocular todos na minha SAB improvisada que eu fiz usando o nicho onde colocamos o microondas no ármario da cozinha. Achei que funcionou bem.

Minha incubadora é uma caixa de isopor que eu arranjei pra essa finalidade. Tá difícil de controlar a temperatura por aqui. Pelo menos na caixa nunca vai pra baixo dos 20 graus, mas também perco a oportunidade de aproveitar quando a temperatura ambiente fica por volta dos 30 graus, em tardes mais quentes. Estou regulando como posso com uma garrafinha plástica com água que aqueço no microondas quando fica mais frio.

Inoculei no dia 25 de agosto e hoje, um mês depois, estamos assim:

Os dois primeiros bolos estão quase completamente colonizados por fora. Estou pensando em colocar um aquecedor simples de aquário com um temporizador pra ficar ligando e desligando dentro da faixa de temperatura ideal. Creio que logo vou precisar aniversariar os primeira bolos. O último da fileira demorou demais pra começar a mostrar o micélio, mas parece que tá indo pra frente. Os meus próximos passos devem ser montar um terrário para fase de frutificação. Vou planejar um túnel de vento também e maneiras de conservar depois de seco. Tô curtindo esse processo todo. O que acham?
 
Acho muito bom seu cultivo, nobre @Experimentalist. E me honra o uso da apostila. :)

nicho onde colocamos o microondas no ármario da cozinha. Achei que funcionou bem

Bem criativo. Ótimo aproveitamento do espaço.

Pelo menos na caixa nunca vai pra baixo dos 20 graus

Beleza.

Inoculei no dia 25 de agosto e hoje, um mês depois, estamos assim

Tá ótima a taxa. Logo...

Estou pensando em colocar um aquecedor simples de aquário com um temporizador pra ficar ligando e desligando dentro da faixa de temperatura ideal.

... não precisa se preocupar muito com esse controle por enquanto se quiser priorizar outros gastos, porque a sua colonização tá 100% ok e numa boa taxa.
 
Salve ExPoro! Obrigado pelos comentários.
Tá ótima a taxa. Logo...

Ufa! Cara, estava realmente preocupado se a colonização não estava devagar demais. Tava com medo de estar devagar demais. Principalmente meu caçulinha que demorou mais do que os outros. 😄

Pelo que eu li, algumas pessoas recomendam esperar uns 10 dias depois de colonizar por completo o pote. É isso mesmo? Acho que vou ter que colocar gradualmente no terrário, a medida que eles forem tomando os bolos por completo. Alguma recomendação?

Também tenho um pouco de preocupação com os meus gatos. Eles são intrometidos. Tenho medo de eles acabarem tentando se meter com o cultivo quando estiver na fase de frutificação. Acho que vou ter que fechar o escritório na próxima etapa.
 
Já fiz uma SAB parecida. Funciona bem, igual as feitas com caixa organizadora.
Só troquei porque era um saco ficar colocando e tirando papel filme

Ultimamente eu tenho cultivado sem qualquer aquecedor, não tá chegando nem 15°, não tem muito problema. 20° já tá ótimo.

Eu uso potes de plastico e de vidro, os de plástico são mais cômodos, mas vão amolecendo, não dá pra reutilizar muito.

Parece que tudo está indo bem aí, bom cultivo
 
Amigos, preciso de uma ajuda de vocês.

Tinha achado melhor dar uns dias a mais depois que o primeiro bolo colonizou por completo a parte externa do pote. Achei que assim garantiria que o micélio ficaria forte pra aniversariar o bolo e colocar pra frutificar. Quando fui ver os meninos ontem à noite, eis que encontrei um pequeno fruto brotando. :ahh:

O que eu faço? Recomendam fazer o dunk e/ou roll pra depois colocar no terrário? Acho que estou atrasado. Preciso preparar o meu terrário urgentemente hoje e colocar o primeiro bolo lá. Aceito conselhos caso haja tempo para isso. kkkk
 

Anexos

  • IMG_20220929_075418008.jpg
    IMG_20220929_075418008.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 17
Amigos, preciso de uma ajuda de vocês.

Tinha achado melhor dar uns dias a mais depois que o primeiro bolo colonizou por completo a parte externa do pote. Achei que assim garantiria que o micélio ficaria forte pra aniversariar o bolo e colocar pra frutificar. Quando fui ver os meninos ontem à noite, eis que encontrei um pequeno fruto brotando. :ahh:

O que eu faço? Recomendam fazer o dunk e/ou roll pra depois colocar no terrário? Acho que estou atrasado. Preciso preparar o meu terrário urgentemente hoje e colocar o primeiro bolo lá. Aceito conselhos caso haja tempo para isso. kkkk
Ja peco desculpas por nao saber responder apropriadamente sua pergunta mas qual string voce esta usando? A minha e sygyzy que diz precisar de 28-30 graus para incubar, isso para saber se poderia fazer o mesmo que voce para quando minha seringa de esporos chegar.
 
Boa noite irmão. Pode fazer somente o roll, o dunk não é indispensal antes do primeiro flush e até mesmo do segundo.

Como é o seu primeiro cultivo eu recomendo observar se o clima junto com a umidade do ambiente que você vive deixam o bolo seco rapidamente ou não.

Digo isso porque aqui o clima é quente e umido, então não costumo deixar o bolo molhado pois demora a evaporar e em um terrario com poucos furos pra troca de ar isso propiciaria o aparecimento de contaminantes.

Nesse inicio ele ta hidratado o suficiente pra dar bons frutos.

No mais boa sorte irmão!
 
Ja peco desculpas por nao saber responder apropriadamente sua pergunta mas qual string voce esta usando? A minha e sygyzy que diz precisar de 28-30 graus para incubar, isso para saber se poderia fazer o mesmo que voce para quando minha seringa de esporos chegar.
Salve VSJ!

Tô cultivando B+AKM. Tinha lido que ela era amigável para iniciantes. Acho que o raciocínio pra sua raça deve ser o mesmo, talvez cuidando pra manter na temperatura que aconselham. Os mais experientes saberão responder melhor do que eu. Esse aqui é o meu primeiro cultivo. Tô só engatinhando.

Digo isso porque aqui o clima é quente e umido, então não costumo deixar o bolo molhado pois demora a evaporar e em um terrario com poucos furos pra troca de ar isso propiciaria o aparecimento de contaminantes.

Salve Cibino! Como vai amigo?

Cara, vou aproveitar que você comentou e já te lançar uma pergunta. Hoje fui ver como tava o meu primeiro bolo no terrário e tive uma alegria e um aperto no peito ao mesmo tempo. Alguns frutos surgiram, mas observei uma mancha verde-azulada em uma das laterais do bolo. É contaminante, não é? Algum conselho?

Dá uma espiada na foto aí se puder, por favor.
 

Anexos

  • IMG_20221004_153627135.jpg
    IMG_20221004_153627135.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 20
Salve Cibino! Como vai amigo?

Cara, vou aproveitar que você comentou e já te lançar uma pergunta. Hoje fui ver como tava o meu primeiro bolo no terrário e tive uma alegria e um aperto no peito ao mesmo tempo. Alguns frutos surgiram, mas observei uma mancha verde-azulada em uma das laterais do bolo. É contaminante, não é? Algum conselho?

Dá uma espiada na foto aí se puder, por favor.

Vou bem irmão! Não me parece contaminante. Parece azulamente ocasionado pelo frio.

Antigamente quando eu colocava uma garrafa com gelo e segurava o bolo com as mãos ele ficava azul assim mesmo.

Pf-tek 100% colonizado branco ja deixei até na terra não contaminou, mas assim deixe ter uma boa troca de ar pra não acumular muito co2 e nem deixe o bichin molhado demais. Então acalme o coração que salvo entendimento contrário ta tudo ok. =)
 
Estou acompanhando o seu diário, espero mais novidades, até agora o micélio parece estar lindo, estou só engatinhando também, pegando mais experiencia para tentar um 2 cultivo, boas energias pra vc irmão, e que seu cultivo de muitos frutos!!! :sorrisão:
 
Estou acompanhando o seu diário, espero mais novidades, até agora o micélio parece estar lindo, estou só engatinhando também, pegando mais experiencia para tentar um 2 cultivo, boas energias pra vc irmão, e que seu cultivo de muitos frutos!!! :sorrisão:

Fala MadHatter20! Obrigado pelas boas energias mano.

Tenho muuuuito o que aprender ainda, mas depois que comecei o processo, tenho achado o máximo. Meio terapêutico até, sabia? Quanto mais ia lendo, mais ansioso eu ficava. Morria de medo de contaminar durante a inoculação, por exemplo. Agora que consegui juntar os materiais pra fazer esse primeiro cultivo, o processo tá menos assustador. É muito gratificante ver o micélio tomando conta do bolo.

Espero que minha próxima experiência seja com cultivo próprio. Aposto que deve ter outra vibe.
 
Atualização do cultivo!

Os pins que saíram estão crescendo que são uma beleza. Aí hoje reparei que tem um cogumelo lindão crescendo apartir da parte debaixo do bolo, ou seja, ele tá esmagado coitadinho. Dêem uma olhada na foto. Vocês acham que é uma boa ideia tombar o bolo? Ou é só deixar a natureza seguir o rumo dela?

Tenho mais um bolo que está completando a colonização. Acho que fica pronto entre amanhã e depois de amanhã. Vocês acham que é tranquilo colocar ele no terrário junto com esse primeiro que já tá no primeiro flush?

Mestre @ExPoro, mestre @Cibino, me desculpem por abusar do conhecimento de vocês, mas ficaria contente em saber da opinião de vocês sobre essas dúvidas.

Ah... não sei se vale comentar: tenho mantido um compressor de ar ligado à uma pedra porosa para borbulhar na água que está abaixo da argila expandida. Também estou deixando um aquecedor de aquário de 10w ligado quando a temperatura da minha cidade fica abaixo dos 20 graus e desligo de tarde quando fica quente. Parece que tá dando certo. O que acham?
 

Anexos

  • IMG_20221005_185628805.jpg
    IMG_20221005_185628805.jpg
    769.3 KB · Visualizações: 23
Atualização do cultivo!

Os pins que saíram estão crescendo que são uma beleza. Aí hoje reparei que tem um cogumelo lindão crescendo apartir da parte debaixo do bolo, ou seja, ele tá esmagado coitadinho. Dêem uma olhada na foto. Vocês acham que é uma boa ideia tombar o bolo? Ou é só deixar a natureza seguir o rumo dela?
Pode virar ele se quiser mano. Sem problema.
Tenho mais um bolo que está completando a colonização. Acho que fica pronto entre amanhã e depois de amanhã. Vocês acham que é tranquilo colocar ele no terrário junto com esse primeiro que já tá no primeiro flush?
Tranquilíssimo. Não tem treta.
Ah... não sei se vale comentar: tenho mantido um compressor de ar ligado à uma pedra porosa para borbulhar na água que está abaixo da argila expandida. Também estou deixando um aquecedor de aquário de 10w ligado quando a temperatura da minha cidade fica abaixo dos 20 graus e desligo de tarde quando fica quente. Parece que tá dando certo. O que acham?
Só vejo sucesso. Os frutos ja estão aparecendo, então quer dizer que ta tudo ok. Good vibes aí irmão. Que lhe renda bons frutos.
 
Mais uma atualização. Espero não estar "floodando" o fórum com atualizações frequentes demais.

Tombei o bolo pra deixar os meninos crescerem mais livres. Olha que bonitão esse cogumelo maior. Parece que o chapéu dele tá dando sinais de querer abrir. O timing tá complicado porque vou viajar em 2 dias para um passeio que começa no sábado, com retorno previsto pro domingo à noite. Estou com receio de ter que colher os primeiros frutos justamente nesse período. Vamos ver como fica o ritmo deste cultivo.
 

Anexos

  • IMG_20221006_061328671.jpg
    IMG_20221006_061328671.jpg
    644.7 KB · Visualizações: 20
Dia da colheita? Parece que sim!

Olha que lindão esse cogumelo. :love:

Até ontem de noite achei que os menores fossem ficar pequeninos demais, mas até eles cresceram bem. Pelo que eu vejo, o véu to maior tá rompendo. Chegando do trabalho vou botar pra carimbar e deixar o restante dos frutos secando. Comprei um ventilador de mesa USB pra isso. Vou viajar amanhã pela manhã e volto no dia seguinte pela noite. Acho que vou armar uma "arapuca" deixando os cogumelos pendurados próximos à sílica gel, tomando vento. Acho que não seria tempo demais (umas 36 horas) seria?

Seguindo à colheita, vou fazer mais um roll e partir pro segundo flush. Me desejem boa sorte. ;)

Parece que, sim, a trip do mês que vem vai ser com cultivo próprio.

Bom fim de semana pra todos!
 

Anexos

  • IMG_20221007_063836075.jpg
    IMG_20221007_063836075.jpg
    675.5 KB · Visualizações: 32
Dia da colheita? Parece que sim!
Aí sim molecão!
Acho que não seria tempo demais (umas 36 horas) seria?
Não seria tempo demais não mano.

Acredito que seja até o ideal com a temperatura baixa e vento 38h creio que por ai eles estarão bem.

Se fosse você não perderia o tempo útil do seu dessecante ainda. Ele serve pra tirar a umidade remanescente depois das 36 horas no vento e também manter seco depois de amarzenado!
Seguindo à colheita, vou fazer mais um roll e partir pro segundo flush. Me desejem boa sorte. ;)

Parece que, sim, a trip do mês que vem vai ser com cultivo próprio.

Bom fim de semana pra todos!
Irmão como deu uns cogumelão o bolo deve ter desidratado bem. Acredito que um dunk seria bom pro 2° vim forte. Dunk de até 12h é melhor que não ter.

Com certeza será com os seus próprios cogus! ;)
 
Boa noite amigos. Mais uma atualização desta minha aventura no primeiro cultivo. Estou animado e com algumas dúvidas/inseguranças.

Primeiro vou para as boas notícias: desidratei os primeiros frutos e consegui um total de 4.40 gramas. Pra mim já é uma trip de respeito! Vou me programar para consumí-los no começo de novembro.

Como tinha comentado, fiz um passeio de sábado pela manhã até domingo de noite. Coloquei nosso primeiro guerreiro no terrário depois de um dunk humilde de 12h e depois de fazer um roll. Deixei apenas o compressor de ar borbulhando a água do terrário, sem aquecedor (por receiro de esquentar demais). Dei bobeira e acabei deixando o ambiente escuro. Quando voltei achei o bolo um pouco "peludo". Isso aí não é cobweb não é? Sei que tô parecendo pai de primeira viagem fazendo tantas perguntas. kkkk.

Ainda assim, hoje vi que uns pins começaram a apontar e parecem promissores.

Outra dúvida: tenho um bolo que tem uma roda de coloração bege e ele ainda não colonizou inteiro. Mesmo assim, brotou um cogumelo no topo dele :ahh:. Tenho a impressão de mais dois bolos com pequenos pins surgindo na parte de cima sem ter terminado de colonizar. O que eu faço nesse caso? Coloco no terrário mesmo assim? Tenho receio de contaminantes se aproveitarem do trecho não colonizado. Essa roda de cor diferente é motivo de preocupação? Recomendariam colocar em uma garrafa pet?

Vou deixar as fotos para vocês comentarem se puderem. Bons cultivos e boas trips pra todo mundo!
 

Anexos

  • IMG_20221010_234352052.jpg
    IMG_20221010_234352052.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 28
  • IMG_20221010_194043324.jpg
    IMG_20221010_194043324.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 27
  • duviasMicelioCacula.jpg
    duviasMicelioCacula.jpg
    222.7 KB · Visualizações: 27
Isso aí não é cobweb não é?
É impressionante como iniciante sempre tem cobweb na ponta da lingua. haha
Aumentar a troca de ar.
Compressor de ar não é nem perto de suficiente.

ele ainda não colonizou inteiro. Mesmo assim, brotou um cogumelo no topo dele
Exatamente como o micelio se comporta quando acaba o substrato livre.
Coloniza tudo e frutifica em seguida.

No seu caso, esse espaço provavelmente está colonizado por contaminante.
Mas também pode ser por ter compactado.
 
Salve @Texugo! Obrigado pelo comentário.

No seu caso, esse espaço provavelmente está colonizado por contaminante.
Mas também pode ser por ter compactado.

No caso de ser um problema de compactação, vc acha que teria problema de colocar ele pra frutificar no terrário? Ou melhor deixar à parte?
 
Back
Top