Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - P. Cubensis - PESA e Albino - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olá Pessoal!

Esse é o meu primeiro cultivo de Cubensis e o primeiro de qualquer tipo de fungo (intencional pelo menos :LOL: ).
Após um longo período de 9 meses, finalmente o alinhamento das circunstâncias permitiu que eu começasse essa maravilhosa jornada de intimidade e convivência com os fungos ancestrais sagrados, como sempre acreditei, tudo tem seu tempo e momento certo de acontecer e não poderia ser diferente. Tenho pelos Cogumelos Sagrados, o mais profundo respeito e admiração.

Agradeço imensamente ao Universo (no mais abrangente dos sentidos) e ao fórum Teonanácatl pela riqueza de informações, amabilidade, paciência e companheirismo dos membros, que permitiu o vasto aprendizado ao longo dos meses desse ano conturbado e cheio de lições valiosas (muitas delas sutis).

Embora o diário prático tenha começado agora, considero que tudo começou no meu primeiro contato com os cogumelos, que para mim foi único, muito especial, completamente inesperado, não poderia ter sido melhor dado todo o contexto, e sem dúvida, essa relação se estenderá até o meu último suspiro dessa maravilhosa passagem.

Gratidão 🙏 !!!

PS: Sou aberto a críticas, sugestões, discussões e debates de qualquer natureza ou assunto (desde que respeitem as regras do fórum).

----------

===============================
DIÁRIO DE CULTIVO - Início 05/09/2020
===============================


STRAINS: PESA (PES Amazonian) e Albino

PROCEDÊNCIA: Cultura Líquida (e-shop de insumos exclusivamente para cultivo)

----------------------------
PREPARO DO SUBSTRATO
----------------------------


SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

- Vermiculita Dimmy (não tenho onde guardar o saco de 100L, estou procurando alguém para dividir, para poder armazenar uma quantidade menor). Acho um absurdo pagar R$ 10,50 em 250g, mas é o que rolou por enquanto.
- Arroz integral orgânico embalado a vácuo.
- Água mineral de garrafa 1,5L (eu sempre leio a tabela de composição das marcas de água mineral e sempre busco as que contem menor quantidade de fluoreto, cloreto e sódio. A melhor que conheço com o melhor custo x benefício é a Minalba.

Selo com Vermiculita:
(X) Sim ( ) Não

MÉTODO:

Preparação do ambiente:


Dois dias antes, na quinta-feira (03/09), comecei a dar uma boa higienizada na cozinha/área de serviço, onde escolhi fazer o manuseio. Primeiro limpei tudo com uma solução de água sanitária e água, azulejos, cantos superiores do teto, armários, superfícies, frestas, etc...repeti o processo até o dia do preparo (inclusive). Não imaginei que estivesse tão sujo (embora aparentemente estivesse tudo limpo!). Não sou o tipo lunático por limpeza, mas gosto de viver em lugar limpo. Imagino que esses lugares escondidos podem ser fontes perigosas de contaminação, fora que enche o saco limpar, mas no final acho que valeu a pena.

No dia, tanto do preparo do substrato quanto da inoculação, passei lysoform líquido na moldura da janela e nas superfícies e depois álcool 70 e só no dia da inoculação que passei lysoform spray no ar.

A princípio parece exagerado, mas acho que é bom para eu ir pegando o jeito e ir descobrindo o mínimo de assepsia que devo fazer para não ter problemas com contaminações. Da próxima vez, vou tirar uns passos e ver o que rola. Aprendi muito com os relatos dos amigos do fórum, foi importante ler bastante e acompanhar as experiências.

Preparação do substrato e preenchimento dos copos:

Fiz a preparação individual das porções, ao todo foram 5 copos, pois era o que cabia na panela de pressão (PP). Prestei bastante atenção nas proporções (2 vermiculita + 1 arroz + 1 água).
Usei copos de 265ml (que na verdade têm 250ml) com formato de bolo "reto/quadrado". Sei que são pequenos, não tem problema, pois nessa primeira experiência de cultivo meu objetivo principal não é ter flushes volumosos e cogumelos hiper pesados, mas sim aprender a técnica e me familiarizar com os procedimentos e etapas. Mas sem dúvida, no próximo cultivo vou colocar o tutorial de monotub do amigo @Cebolo à prova, vamos ver se é a prova de noob 🤣 .

Lavei bem os copos e os deixei submersos na água fervendo por um tempo. Eram copos novos e o interessante é que observei que juntou uma nuvenzinha escura no fundo de cada copo, mesmo tendo os lavado bem antes (fiquei na dúvida se sei lavar louça rsrs), mas cheguei à conclusão que como o vidro não é 100% perfeitamente liso, a sujeira pode ficar impregnada nas micro ranhuras do copo. Imagino que o processo de esterilização na PP mataria qualquer microorganismo se eu tivesse pulado essa etapa, mas...quem sabe...

Preenchi os copos deixando um pouco mais de 1 centímetro para o selo de vermiculita, limpei a borda por dentro usando papel toalha com um pouco de álcool 70 e caprichei na vermiculita até o limite da borda do copo.

Fechei com papel alumínio e passei duas voltas bem apertadas de fita isolante.

Repeti o mesmo processo para os 5 copos.

OBS:

- Meu liquidificador não moeu muito bem o arroz, minha expetativa era que ficassem uniformemente partidos, mas percebi que muitos grãos ficaram inteiros e uma parte virou farinha mais fina, então, não moí muito e pelo que li das experiências isso não faz tanta diferença.

- Sinto que não deveria ter enchido até o limite do copo com vermiculita, porque acabou estufando (mostrarei mais abaixo), não sei se isso será um problema...

- Mesmo respeitando as proporções e misturando bem com uma colher, ficou um pouco "molhado" no fundo de cada copo, nada exagerado. Pensei que com a alta temperatura da PP e a consequente evaporação da água, além da absorção durante o cozimento do arroz, o selo de vermiculita daria conta de absorver um eventual excesso de umidade.

DSC_2144.JPG

Esterilização do substrato em PP:

Em seguida, acomodei os 5 copos na PP com um descanso de mesa de alumínio entre os copos e o fundo da panela para evitar o contato direto (o que a princípio não achei muito eficaz, mas era o que tinha), além disso, o descanso era muito baixo (preciso providenciar algo mais alto). Realmente não gosto da ideia de colocar pano dentro de PP, não me parece muito seguro...de verdade, não sei...

Enchi a panela com água do filtro até a pouco acima da metade dos copos. Não coloquei a camada extra de papel alumínio solto sobre cada copo, pois entendi que a finalidade desse recurso seria para impedir que gotas de água condensada na parte interna da tampa da PP caíssem sobre potes com tampas duras pré-perfuradas, então, não vi a necessidade.

Coloquei no fogo, esperei a válvula começar a soltar vapor, a partir desse ponto abaixei o fogo e programei o timer para 1h15. Queria deixar por 1h30 mas fiquei com receio de acabar a água da PP.

Passado o tempo, apaguei o fogo e não mexi mais...já eram umas 2:00 da manhã.

DSC_2146.JPG


------------------------------
INOCULAÇÃO - 06/09/2020
------------------------------


( ) Seringa Multiesporos
(X) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Glove Box?
( ) Sim (X) Não

Procedimento:

Com o ambiente limpinho e balcão devidamente sanitizado, conforme descrito acima, preparei todo o material que iria utilizar, acendi umas velas para criar a barreira de calor (não sei se foi muito eficaz, mas tudo bem).
Lavei bem as mãos e braços com sabonete antibacteriano, usei luvas descartáveis, máscara de pano e touca descartável.

Para flambar as agulhas, usei um queimador a álcool de um kit daqueles que vêm com panelinha que ganhei e nunca tinha usado. Preferi usar o queimador a álcool, pois ao contrário do fogo de gás ou vela, não deixa resíduos carbonizados na agulha, não que o resíduo prejudique em algo, mas prefiro assim.

Não tinha tirado as seringas da geladeira com antecedência para o micélio aclimatar (vacilo meu).

Trouxe a PP para perto, sempre passando álcool 70 em tudo, destravei e abri.
Para a minha surpresa, a vedação de papel alumínio estufou, em todos os copos. Fiquei bem preocupado e na hora vi que tinha errado a mão na quantidade de substrato, talvez na quantidade de vermiculita do selo, não sei, mas pelo menos nenhum estava rasgado, o que me aliviou bastante.
Penso que esse estufamento pode ter causado uma compactação no bolo, que de alguma forma pode afetar a colonização, atrasando ou até mesmo impedindo a colonização no fundo dos copos (estou bem preocupado em ter feito uma cagada tão básica)...coisas de noob mesmo :LOL: ...

Comecei a cortar os pedaços de fita microporo e tive muitos problemas em manusear a fita usando as luvas, perdi um monte de fita porque ficava grudando e enrolando, não lembrava que a cola da microporo era tão forte. Pensei muito e quero experimentar não usar luvas da próxima vez, achei muito ruim mesmo, para todo o manuseio. Talvez, posso experimentar usar uma luva de outro material que não seja o látex, que na minha opinião, é uma porcaria.

Fiz a inoculação clássica de quatro furos por copo, 0,5ml por furo, flambando a agulha entre os furos.

Foram inoculados 3 copos com a strain PESA e dois com Albino.

OBS:

- Fiz tudo o mais rápido que pude, o que não quer dizer que tenha sido rápido, percebi que a prática vai agilizar as coisas.
- Fiquei com MUITO calor, desconfortável, trabalhar em ambiente sem ventilação com chamas abertas e álcool 70 líquido achei um tanto perigoso, é preciso ter muito cuidado para não causar um acidente feio.
- Não achei difícil no geral, achei bem prazeroso.
- Percebi que poderia ter colado a fita isolante um pouco mais para cima, mas nada que esteja atrapalhando muito a princípio e talvez tenha salvado de não ter escapado devido ao estufamento. *Já recolei as etiquetas mais para cima.

DSC_2147.JPGDSC_2148.JPGDSC_2149.JPG

-----------------------------
INCUBAÇÃO - 06/09/2020
-----------------------------


Montagem da Incubadora:

Para a incubadora, usei:

- Uma caixa de isopor nova de 37L, higienizada;
- Um aquecedor/termostato para aquários de 25W dentro de uma garrafa PET de 2L de fanta uva (como é bom fanta uva...rsrsrs)
- Um termômetro químico com escala em Fahrenheit (que eu já tinha há muitos anos)

Furei a lateral da caixa com um riscador e enfiei metade do termômetro no furo, deixando para fora a parte da escala que me interessa monitorar, em torno de 80/81 ºF (+/- 27 ºC) no ambiente interno da caixa, entendo que poderia ser um pouco mais, mas estou satisfeito nessa faixa de temperatura, ainda mais considerando o aumento de temperatura dos bolos em função da atividade metabólica do micélio. Vamos ver, qualquer coisa basta ajustar.

Não furei a caixa para passar o fio, apenas apertei e acomodei o fio no isopor, vedou muito bem.

Acomodei os copos de um lado da caixa e deixei a garrafa no outro canto, poderia ter deixado a garrafa no meio da caixa, mas vi que dá mais ou menos no mesmo...tranquilo.

OBS:

Ao longo dos meses passados, por diversas vezes imaginei fazendo todo o processo, nos mínimos detalhes e vejo que isso ajudou bastante, é como se tivesse treinado várias vezes antes de fazer as etapas, senti realmente que já tinha feito isso antes... As surpresas que tive, embora não tenham sido muito graves (penso eu), nunca tinha pensado a respeito, embora provavelmente já tivesse lido.

Para você que está começando agora, como eu, vale a pena fazer anotações sobre que o acha importante dos tópicos e diários que lê ao longo do aprendizado. Tem muita informação aqui no Teo e é fácil se perder. Organizar suas anotações por categorias, pode ser uma boa ideia.

DSC_2151.JPGDSC_2152.JPG

-----------------------------------
ACOMPANHAMENTO - 10/09/20
-----------------------------------


Dei uma olhada todos os dias, na verdade duas rsrs, de manhã e à noite.
Após 4 dias de incubação, já dá para ver o desenvolvimento do micélio, achei que está se desenvolvendo super bem, fiquei bem feliz.

Ainda estou preocupado com essa compactação...alguém poderia comentar a respeito, por favor?

DSC_2154.JPGDSC_2155.JPGDSC_2156.JPGDSC_2157.JPGDSC_2158.JPGDSC_2159.JPG

Grande abraço e gratidão por ter lido!
 
Fala Tupac, suave? West side manow kkkk
Parabéns pelo cultivo! Vou dar meus comentários:
Dois dias antes, na quinta-feira (03/09), comecei a dar uma boa higienizada na cozinha/área de serviço, onde escolhi fazer o manuseio. Primeiro limpei tudo com uma solução de água sanitária e água, azulejos, cantos superiores do teto, armários, superfícies, frestas, etc...repeti o processo até o dia do preparo (inclusive). Não imaginei que estivesse tão sujo (embora aparentemente estivesse tudo limpo!). Não sou o tipo lunático por limpeza, mas gosto de viver em lugar limpo. Imagino que esses lugares escondidos podem ser fontes perigosas de contaminação, fora que enche o saco limpar, mas no final acho que valeu a pena.
Desnecessário pra inoculação mas ótimo, é sempre bom fazer essa limpeza na casa :) hehe
Sinceramente várias etapas de higiene que você tomou antes de ir pra PP são desncessárias, a PP estereiliza tudo, não pressa limpar a boca do copo com alcool e outros.. Mas isso tudo é normal, na primeira vez todos nós ficamos super preocupados e ansiosos, sei bem como é, com o tempo você vai pegando mais afinidade com as etapas e vai ver que é molezinha e flui facinho :D

Para flambar as agulhas, usei um queimador a álcool de um kit daqueles que vêm com panelinha que ganhei e nunca tinha usado.
kkkkk boa ideia! vou pegar o do fondue aqui de casa kkkk
Usei copos de 265ml (que na verdade têm 250ml) com formato de bolo "reto/quadrado". Sei que são pequenos,
Não acho pequenos, acho um ótimo tamanho.
Mas sem dúvida, no próximo cultivo vou colocar o tutorial de monotub do amigo @Cebolo à prova, vamos ver se é a prova de noob 🤣 .
hahahaahah vai na fé meu amigo! te desejo só energia positiva!
Lavei bem os copos e os deixei submersos na água fervendo por um tempo.
tipo isso, não precisa kk
não moí muito e pelo que li das experiências isso não faz tanta diferença.
isso, normal o liquidificador fazer isso... aqui eu uso um moedor de café, fica show kk
Enchi a panela com água do filtro até a pouco acima da metade dos copos.
Eu acho que foi um pouquinho acima do limite de água e por isso seus potes estufaram e ficaram "molhados", a agua entrou neles, mas sem problemas, isso já aconteceu comigo alguma vezes, a colonização pode atrasar um pouco mas nada além disso
Comecei a cortar os pedaços de fita microporo e tive muitos problemas em manusear a fita usando as luvas, perdi um monte de fita porque ficava grudando e enrolando, não lembrava que a cola da microporo era tão forte. Pensei muito e quero experimentar não usar luvas da próxima vez, achei muito ruim mesmo, para todo o manuseio. Talvez, posso experimentar usar uma luva de outro material que não seja o látex, que na minha opinião, é uma porcaria.
Você pode deixar os pedaços de fita já cortados, com a pontinha presa em alguma superficie e na hora só pegar e colar, realmente a luva é chata com a cola...
Fiquei com MUITO calor, desconfortável, trabalhar em ambiente sem ventilação com chamas abertas e álcool 70 líquido achei um tanto perigoso, é preciso ter muito cuidado para não causar um acidente feio.
ansiedade, nervosismo, as primeiras vezes são assim mesmo, nas próximas tu vai fazer na calma de jah kk

A incubadora ficou show!
Após 4 dias de incubação, já dá para ver o desenvolvimento do micélio, achei que está se desenvolvendo super bem, fiquei bem feliz.
Está sim! e seus copos estão com uma ótima aparencia, esse estufamento foi bem pouco, entrou pouca agua, ta bonito, logo logo tao vindo seus bebes!
 
Fala Tupac, suave? West side manow kkkk

Fala camarada @Cebolo! Sempre hahahaha!

Desnecessário pra inoculação mas ótimo, é sempre bom fazer essa limpeza na casa :) hehe
Sinceramente várias etapas de higiene que você tomou antes de ir pra PP são desncessárias, a PP estereiliza tudo, não pressa limpar a boca do copo com alcool e outros.. Mas isso tudo é normal, na primeira vez todos nós ficamos super preocupados e ansiosos, sei bem como é, com o tempo você vai pegando mais afinidade com as etapas e vai ver que é molezinha e flui facinho :D

Realmente me senti num centro cirúrgico hahaha...Tem razão, com o tempo e prática, tudo flui melhor mesmo.

Agradeço muito os toques, ideias e a torcida!

Valeu meeessssmo! 🙏
Abraço!
 
Para a minha surpresa, a vedação de papel alumínio estufou, em todos os copos. Fiquei bem preocupado e na hora vi que tinha errado a mão na quantidade de substrato, talvez na quantidade de vermiculita do selo, não sei, mas pelo menos nenhum estava rasgado, o que me aliviou bastante.
Fala, amigo!! Tá bonito o negócio aí em? Seguinte, queria comentar que: já vi outros relatos onde o papel alumínio estufou... To procurando mais justificativas do que erro de quantidade. Isso porque: a esterilização bem feita também depende da circulação de calor úmido na forma de vapor. Talvez tenham estufado então porque o processo tenha sido feito corretamente, visto que a vedação com fita não é hermética. MAS, lhe digo, na minha PP não coloquei nada para separar meus copos de plastico (aliás, posso usar plastico né?) vedei com fita isolante e estourou tudo :D (risos de nervoso). Tenho a hipótese de que estourou devido a alta temperatura da minha PP... Mas fica aí a questão para se pensar e pesquisar... Uma vez que você é bem preocupado com contaminações rsrs
- Vermiculita Dimmy (não tenho onde guardar o saco de 100L, estou procurando alguém para dividir, para poder armazenar uma quantidade menor). Acho um absurdo pagar R$ 10,50 em 250g, mas é o que rolou por enquanto.
Sobre a Vermiculita: 1º tenho interesse em dividir rs. 2º onde você comprou? Necessário, realmente um absurdo os valores.
 
Última edição:
Fala, amigo!! Tá bonito o negócio aí em? Seguinte, queria comentar que: já vi outros relatos onde o papel alumínio estufou... To procurando mais justificativas do que erro de quantidade. Isso porque: a esterilização bem feita também depende da circulação de calor úmido na forma de vapor. Talvez tenham estufado então porque o processo tenha sido feito corretamente, visto que a vedação com fita não é hermética. MAS, lhe digo, na minha PP não coloquei nada para separar meus copos de plastico (aliás, posso usar plastico né?) vedei com fita isolante e estourou tudo :D (risos de nervoso). Tenho a hipótese de que estourou devido a alta temperatura da minha PP... Mas fica aí a questão para se pensar e pesquisar... Uma vez que você é bem preocupado com contaminações rsrs

Sobre a Vermiculita: 1º tenho interesse em dividir rs. 2º onde você comprou? Necessário, realmente um absurdo os valores.

Fala @Pédeloba, blz?
Então, o Cebolo comentou que pode ter entrado um pouco de água da fervura no substrato e que isso já aconteceu com ele também. Também tem essa possibilidade que você mencionou sobre o copo não estar bem vedado, inclusive o Ecuador comentou que ele não veda os copos para esterilização e que também funciona.

Eu penso que mesmo que o copo esteja fechado herméticamente, em razão de ser um sistema fechado, toda a pressão interna será uniforme e equilibrada, afinal tanto dentro do copo quanto na PP, tem o mesmo líquido, a água.
A pressão padrão de operação das panelas de pressão é de 12 psi, o que dá uma temperatura de ebulição da água de aproximadamente 120ºC, talvez o metal externo inferior aqueça a uma temperatura um pouco maior, mas a água de dentro não deixa a panela chegar na temperatura da chama, tanto que apenas panelas vazias queimam.

Quanto ao plástico, o polipropileno (PP 5: no pote tem que ter gravado o número 5 dentro do triângulo de reciclagem), pode ser usado sem muitos problemas, ele aguenta temperatura de 120ºC, mas dependendo da espessura, não aguenta por um longo período de tempo, por isso, os mais grossos são melhores para trabalhar na panela de pressão.

Em razão de o plástico ser maleável e expandir com a alta temperatura, pode ser justamente esse "trabalho do material" que está danificando sua vedação, não acho que seja a pressão do vapor em si. Eu particularmente gosto de vidro, mas se fosse usar plástico, usaria um pote com tampa rosqueável (o amigo @diegosf tem uma boa indicação de copo de plástico que você acha no mercadolivre como pote para parafuso, achei bem legal esse).

Eu acho que tive sorte de não ter estourado o papel alumínio, porque o estufamento foi físico mesmo, ficou duro quando pressionado, era o selo de vermiculita para fora do copo.

Quanto a dividir o saco de vermiculita, custa R$60,00 por 100L na Leroy (vale muito a pena), é um saco enorme. Se você morar no estado de SP acho que vale a pena pq o frete tradicional (PAC) não é caro, se não, eu coto o frete para o seu estado e vemos se continua valendo a pena. Abraço!
 
Então, o Cebolo comentou que pode ter entrado um pouco de água da fervura no substrato e que isso já aconteceu com ele também.
Eu tava pensando aqui, as vezes o arroz cozinha na agua da PP e incha, a umidade dentro dele gerando calor faz ele crescer e inchar... pode ter sido isso também, mas novamente falando, não impede a colonização, se afetar em algo será somente no tempo pra fechar o copo 100%

Mano, não sei se você tem noção do tamanho do saco de verm, você falou que não comprou por falta de espaço.. ele não é taaao grande assim,deve ter uns 80cm de altura pra 40~50 largura, da pra acomodar num cantinho, atrás de uma porta...
A vermiculita é "expandida" então ela tem um volume muito superior ao peso
Eu cheguei a pesar meu saco de 100l quando comprei, fiquei curioso, deu 12kg.
 
Muito legal ver como seguiu todas as orientações.

Sei que são pequenos

Tá de bom tamanho.

Sinto que não deveria ter enchido até o limite do copo com vermiculita, porque acabou estufando (mostrarei mais abaixo), não sei se isso será um problema

Podia ter sido, mas felizmente seus alumínios não romperam. Da próxima você já vai saber.

Imagino que o processo de esterilização na PP mataria qualquer microorganismo se eu tivesse pulado essa etapa

Sim. Por isso na feitura de substrato não é preciso assepsia, apenas a mesma higiene que você teria no preparo de qualquer comida.

Em seguida, acomodei os 5 copos na PP com um descanso de mesa de alumínio entre os copos e o fundo da panela para evitar o contato direto (o que a princípio não achei muito eficaz, mas era o que tinha), além disso, o descanso era muito baixo (preciso providenciar algo mais alto). Realmente não gosto da ideia de colocar pano dentro de PP, não me parece muito seguro...de verdade, não sei...

Copos de vidro e ainda mais com essa largura podem ser postos diretamente no fundo da PP, se for apenas tomar em consideração que possam tombar. Mas se for levar em consideração que precisa aumentar o nível de água pra durar o tempo da autoclave, então é bom botar um apoio embaixo.

Preferi usar o queimador a álcool, pois ao contrário do fogo de gás ou vela, não deixa resíduos carbonizados na agulha

Que informação da hora!!!

Comecei a cortar os pedaços de fita microporo e tive muitos problemas em manusear a fita usando as luvas, perdi um monte de fita porque ficava grudando e enrolando, não lembrava que a cola da microporo era tão forte. Pensei muito e quero experimentar não usar luvas da próxima vez, achei muito ruim mesmo, para todo o manuseio. Talvez, posso experimentar usar uma luva de outro material que não seja o látex, que na minha opinião, é uma porcaria.

Separe as fitas de micropore antes de tirar os copos da PP, ainda sem luvas, se pretende vedar o micropore após cada inoculação. Se for deixar pra vedar tudo no fim, tire então a luxa e coloque os micropores. Não haverá contaminação se os locais dos micropores que tapam os buracos não foram tocados por seus dedos.

Ainda estou preocupado com essa compactação...alguém poderia comentar a respeito, por favor?

Apesar de algumas fotos ficarem perto demais pra conseguir ver com clareza (kkk), parece que todos são cubs sim. :)

Já sobre a compactação, não consigo avaliar por foto. Basta na hora de fazer o substrato bater o copo um pouquinho a cada colherada pra acomodar, e não forçar pra baixo. Assim ficará bom. Se fez assim, ficou bom.

------------

aliás, posso usar plastico né?

Apenas potes de polipropileno, cara @Pédeloba, preferencialmente os mais grossos, pois os finos não suportam a PP.

-----------

o estufamento foi físico mesmo

O estufamento permanente é porque o arroz cozinha e ganha volume com absorção de água.

O estufamento que "volta pra dentro" é por conta da pressão interna durante a autoclave.

Apenas o estufamento por conta do substrato ganhar volume pode rasgar o alumínio.
 
Eu tava pensando aqui, as vezes o arroz cozinha na agua da PP e incha, a umidade dentro dele gerando calor faz ele crescer e inchar... pode ter sido isso também, mas novamente falando, não impede a colonização, se afetar em algo será somente no tempo pra fechar o copo 100%

Boa notícia que você me deu! Não estou muito preocupado com o tempo, então tá tranquilo. Hoje eu dei uma olhada e eles estão se desenvolvendo muito rápido, a CL dá uma boa adiantada mesmo né? Vou reproduzir o resto da seringa em potes de CL e guardar um restinho só para garantir por enquanto.


Mano, não sei se você tem noção do tamanho do saco de verm, você falou que não comprou por falta de espaço.. ele não é taaao grande assim,deve ter uns 80cm de altura pra 40~50 largura, da pra acomodar num cantinho, atrás de uma porta...
A vermiculita é "expandida" então ela tem um volume muito superior ao peso
Eu cheguei a pesar meu saco de 100l quando comprei, fiquei curioso, deu 12kg.

Tem razão! Valeu pelo toque!
Muito legal ver como seguiu todas as orientações.



Tá de bom tamanho.



Podia ter sido, mas felizmente seus alumínios não romperam. Da próxima você já vai saber.



Sim. Por isso na feitura de substrato não é preciso assepsia, apenas a mesma higiene que você teria no preparo de qualquer comida.



Copos de vidro e ainda mais com essa largura podem ser postos diretamente no fundo da PP, se for apenas tomar em consideração que possam tombar. Mas se for levar em consideração que precisa aumentar o nível de água pra durar o tempo da autoclave, então é bom botar um apoio embaixo.



Que informação da hora!!!



Separe as fitas de micropore antes de tirar os copos da PP, ainda sem luvas, se pretende vedar o micropore após cada inoculação. Se for deixar pra vedar tudo no fim, tire então a luxa e coloque os micropores. Não haverá contaminação se os locais dos micropores que tapam os buracos não foram tocados por seus dedos.



Apesar de algumas fotos ficarem perto demais pra conseguir ver com clareza (kkk), parece que todos são cubs sim. :)

Já sobre a compactação, não consigo avaliar por foto. Basta na hora de fazer o substrato bater o copo um pouquinho a cada colherada pra acomodar, e não forçar pra baixo. Assim ficará bom. Se fez assim, ficou bom.

------------



Apenas potes de polipropileno, cara @Pédeloba, preferencialmente os mais grossos, pois os finos não suportam a PP.

-----------



O estufamento permanente é porque o arroz cozinha e ganha volume com absorção de água.

O estufamento que "volta pra dentro" é por conta da pressão interna durante a autoclave.

Apenas o estufamento por conta do substrato ganhar volume pode rasgar o alumínio.

Fala @ExPoro!
Valeu pelos toques também! Fiquei mais tranquilo...estava meio preocupado mas a experiência de vocês me deu uma dose de confiança!
Gratidão mesmo!
 
-------------------------------
ATUALIZAÇÃO - 16/09/20
-------------------------------


Hoje está completando 10 dias desde a inoculação.
Durante esse tempo, abri a caixa no máximo duas vezes por dia para dar uma olhada no desenvolvimento do micélio, achei fantástico poder observar ele ocupando o substrato.

Achei que estão se desenvolvendo muito bem e rápido. A temperatura no ambiente da incubadora está sendo mantida entre 26 e 27ºC.

A strain PESA se espalhou mais rapidamente, enquanto a Albino começou mais lenta e depois acelerou bastante. De qualquer forma não dá para tirar muitas conclusões disso pois eram CLs e o melhor trecho/Cogumelo pode ter sido selecionado por ter essa característica, mas será uma coisa que vou observar quando for fazer uma seringa ME.

IMG_6399.JPGIMG_6400.JPGIMG_6401.JPGIMG_6402.JPGIMG_6403.JPGIMG_6404.JPG
 
eram CLs e o melhor trecho/Cogumelo pode ter sido selecionado por ter essa característica

Com certeza! :)

Em especial se observa que a velocidade de colonização deles é bem parecida, provavelmente com as diferenças se dando por conta do substrato e sua diferente compactação em cada copo.
 
Bom dia @Eals, tudo em paz?
Então, ainda não...eles completaram 100% de colonização há uns 3 dias, estou deixando consolidar e logo mais vou aniversariar. Como terei um compromisso no próximo final de semana, acho que vai dar o tempo certinho.

Acho que aquela compactação inicial acabou atrasando um pouco a colonização total, como os amigos do fórum tinham dito...mas tudo bem, estou curtindo o processo e aprendendo bastante.

Abraço!!
 
Tudo na paz, dentro das possibilidades, @TupacWari!

Ah, maravilha, então! Tudo certo!

Mando boas vibrações daqui para que tudo flua bem!

Abraços!
 
Ouvi uma fofoca que esses bebês ainda estão vivos heim haha
No aguardo das novidades meu caro :)

Boa sorte na nova etapa :D
 
-------------------------------
ATUALIZAÇÃO - 09/12/20
-------------------------------


Olá amigos!

Em função de razões pessoais não consegui dar sequência no cultivo antes, sendo assim, hoje os bolos foram aniversariados.

Durante esses 3 meses desde a inoculação, os bolos foram mantidos na incubadora a uma temperatura constante de 28º C.

Montagem do terrário:

O terrário é simples, feito com caixa organizadora plástica, com quatro furos grandes nas laterais (não medi), já pensando em utilizar como monotub.
Esses furos foram preenchidos com lã acrílica. Agora não estou preocupado muito com a umidade relativa interna, pois a a HR ambiente está em 88%. Se for necessário basta diminuir os furos com fita adesiva.

No fundo usei argila expandida higienizada com peróxido de hidrogênio (água oxigenada H2O2).

Também, instalei uma bombinha de aquário, pois como já a tinha, resolvi usar, mas se perceber que não faz nenhuma diferença, como muitos relatam, basta remover.

O que realmente interessa:

Como já mencionei, os bolos ficaram na incubadora por 3 meses, muitas dúvidas surgem se eles estão estragados, inviáveis ou se se pinaram in vitro.

Quando tirei do copo, precisei dar algumas batidas, pois ainda estavam justos, grudados. Todos estavam com uma excelente aparência, aroma suave de cogumelo fresco, muito brancos e brilhantes, aparentam estar bem saudáveis ainda.

Apenas um dos potes apresentou um cogumelo, bem deformado pois o não havia espaço nenhum para se desenvolver e já estava bem azulado, escuro, achei que poderia estar podre então deixei para mexer por último. Cuidadosamente o removi do bolo usando uma faca sem ponta, e como não tinha cheiro de estragado, o comi. O gosto estava normal, talvez um pouquinho mais amargo.

Para fazer uma experiência, peguei dois bolos e fiz um dunk em geladeira durante a noite, deu umas 7 horas (água filtrada fervida e resfriada).

Nos outros 3, apenas rolei na vermiculita e em todos coloquei uma camada grossa de vermiculita por cima.

É isso, vamos ver no que dá.
 

Anexos

  • IMG_6538.JPG
    IMG_6538.JPG
    1.2 MB · Visualizações: 16
  • IMG_6539.JPG
    IMG_6539.JPG
    1.4 MB · Visualizações: 15
  • IMG_6540.JPG
    IMG_6540.JPG
    1.5 MB · Visualizações: 17
  • IMG_6541.JPG
    IMG_6541.JPG
    1.3 MB · Visualizações: 20
  • IMG_6542.JPG
    IMG_6542.JPG
    1.3 MB · Visualizações: 21
Última edição:
Boa noite!

Fiquei curioso devido o longo tempo, vou acompanhar aqui.

Estou torcendo por você!
 
Salve amigo ... Parabens pelo empenho em toda assepsia hahaha
De olho nesses Albinos, um dia ainda vou cultivar eles !!!

A princípio parece exagerado, mas acho que é bom para eu ir pegando o jeito e ir descobrindo o mínimo de assepsia que devo fazer para não ter problemas com contaminações. Da próxima vez, vou tirar uns passos e ver o que rola. Aprendi muito com os relatos dos amigos do fórum, foi importante ler bastante e acompanhar as experiências.

Confesso que nos primeiros cultivos eu era muito mais radical em toda limpeza do ambiente, materiais e tudo ao redor ja nos ultimos cultivos tenho feito só o basico que é lava o ambiente de inoculação com uma solução de agua com agua sanitaria e um pouquinho de lysoform (bem pouco mesmo) e alcool 70 nos materiais.

O que realmente interessa:

Como já mencionei, os bolos ficaram na incubadora por 3 meses, muitas dúvidas surgem se eles estão estragados, inviáveis ou se se pinaram in vitro.

Quando tirei do copo, precisei dar algumas batidas, pois ainda estavam justos, grudados. Todos estavam com uma excelente aparência, aroma suave de cogumelo fresco, muito brancos e brilhantes, aparentam estar bem saudáveis ainda.

Apenas um dos potes apresentou um cogumelo, bem deformado pois o não havia espaço nenhum para se desenvolver e já estava bem azulado, escuro, achei que poderia estar podre então deixei para mexer por último. Cuidadosamente o removi do bolo usando uma faca sem ponta, e como não tinha cheiro de estragado, o comi. O gosto estava normal, talvez um pouquinho mais amargo.

Para fazer uma experiência, peguei dois bolos e fiz um dunk em geladeira durante a noite, deu umas 7 horas (água filtrada fervida e resfriada).

Nos outros 3, apenas rolei na vermiculita e em todos coloquei uma camada grossa de vermiculita por cima.

Fez bem em dunkar alguns copos e outros não, fiz exatamente isso no meu primeiro cultivo ... Mas quando os copos ficam por muito tempo na incubadora eu nem tenho mais duvidas, vão direto ao dunk pois ja tive problema de ressecamento no terrario, mesmo com o nivel de umidade/temperatura boa pra frutificação.

Esperando novidades, até mais e boa sorte !
 
Boa noite!

Fiquei curioso devido o longo tempo, vou acompanhar aqui.

Estou torcendo por você!

Salve @Fellipe753! Agradeço muito a torcida, é muito bem-vinda!

Salve amigo ... Parabens pelo empenho em toda assepsia hahaha
De olho nesses Albinos, um dia ainda vou cultivar eles !!!

Salve @izdihar! Valeu cara! É então, acho que não tem um que no primeiro cultivo do dê uma exagerada na limpeza hehehehe, mas de fato funciona né? Acho que com o passar do tempo e a experiência, acaba dando uma relaxada e percebendo que não é tão ferro e fogo assim...tipo o terceiro filho né, que rola na terra e põe a mão na boca depois de engatinhar na calçada hahahaha

Se eu conseguir tirar carimbo, te aviso e abro o tópico. Estou devendo um ao amigo @~B.M.R~, não esqueci não! Só está demorando um pouco mais do que o comum.

Fez bem em dunkar alguns copos e outros não, fiz exatamente isso no meu primeiro cultivo ... Mas quando os copos ficam por muito tempo na incubadora eu nem tenho mais duvidas, vão direto ao dunk pois ja tive problema de ressecamento no terrario, mesmo com o nivel de umidade/temperatura boa pra frutificação.

Esperando novidades, até mais e boa sorte !

Cara, o lance de dunkar apenas parte dos copos foi justamente para fazer uma experiência mesmo, já que estavam tanto tempo na incubadora, quis saber se um dunk faria uma diferença gritante...e eis que conforme a atualização que vou postar logo mais, um pin apareceu justamente no bolo que não foi "dunkado", vai entender....

Valeu pela torcida! Agradeço muito!
PS: Já li seus diários e mensagens com dicas, me ajudaram bastante na jornada! Aquela foto maluca com o mini clone era fodástica também hahaha, abração!
 
Back
Top