Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Mexicans em Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, vai ai a descrição do meu 1º cultivo:

Strain: Mexicans (seringa)
Técnica: Bolo
Substrato: PF Padrão
Inoculação: 22/02 (3 copos)

Como sou esporo pedi para um amigo de uma loja preparar a seringa para mim, estava com receio de botar tudo a perder por contaminar este primeiro passo. Fiz uma 'glovebox' com caixa de papelão e cobri a parte interna com contact pra facilitar a limpeza (papelão absorve umidade). Depois da esterilização com a PP e os demais cuidados inoculei os bolos, acho que foi uns 2ml por bolo (1/2 por furo). Usei 2 copos de vidro com boca larga (tipo de whisky) mas como minha PP é de 4,5l não couberam 3, então use 2 destes e mais 1 de plástico PP5 alto e fino.

O substrato foi com farinha de arroz que eu liquidifiquei bem, em proporção de 3-1-1

A incubação foi sem um aparato específico, apenas deixei-os em um lugar escuro. A temperatura aqui ta entre 24-27º durante o dia, a noite um pouco menos. Depois de uns 5 dias fui checar e o micélio já estava aparecendo, apesar de aparência algodoada.

Comprei uma caixa de isopor de 100l e fiz um corte circular na parte superior e soldei uma travessa de vidro de 23cm de diâmetro para entrada de luz. Comprei um compressor para aquário de 100l para oxigenar e humidificar o terrário. Como meu termohigrômetro ainda não chegou (vem esta semana) não botei pra funcionar ainda, mas tenho mais um tanto de vermiculita para fazer uma camada de fundo caso necessário.

Os bolos 2 copos de vidro estão quase totalmente colonizados (fotos atualizadas) acredito que este fds eu irei aniversariá-los. O mais alto ainda vai mais uns dias, falta uns 2cm pro micélio alcançar o fundo do copo, por ele ser mais alto.

Vai ai as fotos: Glovebox, Copos no dia da inoculação, copos 1 e 2 5 dias após a inoculação e colonização quase completa (a parte de baixo dos copos está se fechando) e do copo alto quase lá, isopor já com entrada de luz e a bomba de ar:
 

Anexos

  • IMG_1250.JPG
    IMG_1250.JPG
    98.4 KB · Visualizações: 115
  • IMG_1252.JPG
    IMG_1252.JPG
    133.5 KB · Visualizações: 114
  • IMG_1269.JPG
    IMG_1269.JPG
    70.7 KB · Visualizações: 112
  • IMG_1270.JPG
    IMG_1270.JPG
    77 KB · Visualizações: 100
  • IMG_1315.JPG
    IMG_1315.JPG
    137.1 KB · Visualizações: 104
  • IMG_1316.JPG
    IMG_1316.JPG
    145.4 KB · Visualizações: 103
  • IMG_1317.JPG
    IMG_1317.JPG
    145 KB · Visualizações: 106
  • IMG_1318.JPG
    IMG_1318.JPG
    132 KB · Visualizações: 102
  • IMG_1319.JPG
    IMG_1319.JPG
    75.6 KB · Visualizações: 110
  • IMG_1320.JPG
    IMG_1320.JPG
    70.3 KB · Visualizações: 117
  • IMG_1303.JPG
    IMG_1303.JPG
    56.6 KB · Visualizações: 106
  • IMG_1308.JPG
    IMG_1308.JPG
    55.7 KB · Visualizações: 108
Os bolos 2 copos de vidro estão quase totalmente colonizados (fotos atualizadas) acredito que este fds eu irei aniversariá-los.

Estão bonitos.

Mas é melhor esperar uma semana após a colonização completa para aniversariá-los.
 
É bom esperar uma semana, 1º de qualquer forma se você não consolidasse o bolo ele não iria frutificar antes de uma semana 2º quando você espera consolidar a frutificação é mais rápida pois um dos pinning triggers é o fungo perceber que o estoque de nutriente dele tá acabando.
 
Põ obrigado Ecuador e Fungize, vou deixar pra semana que vem então :)

Acho que exagerei no tamanho do isopor (100l). Agora que estou vendo outros modos mais simples, como esse de saco plástico, me pareceu mais fácil. Enfim, ta lá ja o isopor e a bomba.
 
Última edição:
Acho que exagerei no tamanho do isopor (100l).
Salve Vids, acho q o tamanho do seu isopor esta ótimo, esses modos que você diz parecer mais simples como saco plástico, acaba sendo mais difícil de controlar a temperatura e troca de ar. E outra, futuramente quando tiver vários bolos ou casing vai ver que quanto mais espaço melhor. Meu terrário é um isopor de 80L e já esta pequeno, tive que fazer outro menor para caber os casing. Boa sorte brother .
 
Atualizando o set-up:

Esta semana chegou meu thermohigrômetro e achei a lã acrília (em forma de 'tecido', a solta o cara queria vender um saco mt grande)
Fiz 2 furos em uma lateral maior e 1 na lateral menor, de diâmetro de 3cm com uma distância de 5cm da base interna. Cortei faixas de 7cm de lã acrília e enrolei, inserindo nos buracos de ventilação. Deixei 1cm extra pra cada lado pra ajudar no isolamento.
IMG_1324.JPG
Instalei o compressor usando a abertura de drenagem do próprio isopor. Me veio à cabeça agora de vedar com lã acrílica também, pra evitar contaminantes
IMG_1325.JPG
Estava quebrando a cabeça de como instalar o thermo na tampa até que veio a simples idéia de encaixá-lo na reentrância da própria caixa, o espaço pra facilitar a abertura. Como tem nas laterais menores também não vai fazer falta e ficou bonitinho hehe. Pensei em cortar o excesso de fio mas fiquei com medo de estragar a parada toda, visto que os fiozinhos são bem finos, então só enrolei e deixei ali do lado
IMG_1321.JPG
Fiz um buraco em diagonal pra baixo pra enfiar o sensor do thermo pra dentro da caixa. Acho que vai resolver. Se não, irei abrir mais o furo e puxar ele mais pre dentro da caixa, vedando o furo com lã ou silicone mesmo
IMG_1323.JPG
Botei o compressor pra funcionar com um copo de 700ml e vou acompanhar a humidade agora a tarde. Não fiz a limpeza geral ainda pois deu preguiça, mas vou fazer uma esterilização nervosa antes de anivesariar os bolos
IMG_1333.JPG

Parece que o sistema de humidificação funciona
IMG_1334.JPG
Entretanto percebi que abrir a tampa drena muito da humidade interna, então terei que evitar ao máximo

Por hoje é só pessoal hehe
Valeu a compania de vocês, estou aprendendo bastante!
Abração e bom fds :D
 
Última edição:
Aniversariando o primeiro bolo hoje

Dunkei ele por 24h em um tuppeware limpo com álcool;
IMG_1341.JPG
Fiz um Roll com vermiculita previamente hidratada e esterilizada (1h na PP)
IMG_1344.JPG
Coloquei argila expandida que ficou 24h em solução de água e água sanitária, depois lavada e colocada em bacia com água mineral em baixo
IMG_1342.JPG
 
Estou @SRgreen uso o higrômero que aparece nesta imagem View attachment 77753
A Argila expandida não está sozinha, tenho um compressor de potencial dimensionado para um terrário com o volume do meu rodando junto
Ele fica em 99% com os 2 métodos. Hoje abri pra abanar de manhã e ele não mecheu, achei estranho. Amanhã vou tirar ele um pouco pra avaliar se a mensuração da umidade está funcionando bem.
 
Tem um método pra calibrar higrômetro que você coloca ele num saco ziplock ou tupperware bem fechado, junto com uma tampa rasa de sal úmido, como se fosse uma pasta de sal, sem excesso de água... depois de 8 a 12h a umidade deveria estar em 75% , então você calibra quando tirar do conteiner ou observa a margem de erro e toma nota.
 
Fotos deles hoje 4 dias depois de aniversariar
Tá normal ou devo me preocupar com essa textura dos bolos?
 

Anexos

  • IMG_1353.JPG
    IMG_1353.JPG
    83 KB · Visualizações: 56
  • IMG_1354.JPG
    IMG_1354.JPG
    136.5 KB · Visualizações: 49
  • IMG_1355.JPG
    IMG_1355.JPG
    87.3 KB · Visualizações: 52
Dae pessoal, blz?

Sexta-feira eu já estava acompanhando alguns pins que apareceram. Acho que hoje atingiram sua vida adulta. Fiquei super feliz :D com o resultado, saíram vários cogus pequenos e médios, mas vieram muitos deles.

Copo1:

IMG_1379.JPG IMG_1380.JPG

Tem uma área coberta por uma textura diferente e meio 'bolhosa'. O que seria isso?
IMG_1381.JPG Se for uma contaminação, devo descartar os frutos/bolos?

Copo2:
IMG_1382.JPG IMG_1384.JPG

Agora que percebi a dinâmica deles em direção à luz vou fazer uma abertura maior para os próximos;

Gostaria ade saber se colho eles hoje ou deixo para amanhã a noite, sugestões :ler:?

Abraços!
 
Última edição:
Tem uma área coberta por uma textura diferente e meio 'bolhosa'. O que seria isso?

Só esperando para ter certeza. Pode ser apenas micélio crescendo devido a alta umidade e pouca troca de ar. Ou pode ser outra coisa.


Se for uma contaminação, devo descartar os frutos/bolos?

Não. Os frutos podem ser aproveitados.


Gostaria ade saber se colho eles hoje ou deixo para amanhã a noite, sugestões :ler:?

A não ser que pretenda tirar carimbos deles: https://teonanacatl.org/wiki/vu/
 
Poisé, hoje pela manhã tinha 2 com o véu rompido apenas, dai deixei pra colher agora depois do trabalho

Obrigado @Ecuador pela força :)
 
E cogumelo pra todo lado!! Parabenss :)
 
Overlay, nenhum cogumelo irá nascer nessa parte "bolhosa" a menos que raspe com um garfo.

Não digo que irá crescer algum cogumelo ali, aliás seria bom o @Vids atualizar sobre como se desenvolveu, ou não, aquela área.

Mas, se overlays são extremamente raros em casings, quanto mais em bolos.
 
Overlay, nenhum cogumelo irá nascer nessa parte "bolhosa" a menos que raspe com um garfo.

Aquela "porosidade" são na verdade micélio rizomorfo querendo voar para fora do bolo...

Já vi algumas vezes em meus cultivos. Exemplos ....
 

Anexos

  • IMG_1758.JPG
    IMG_1758.JPG
    123.1 KB · Visualizações: 43
  • IMG_2443.JPG
    IMG_2443.JPG
    165.8 KB · Visualizações: 43
Poisé @PsychoEvie, eu estranhei a parte mais capilarizada, mas logo percebi que era normal. A minha dúvida foi quanto à um monte de microbolhas que tinha naquela área e em outras do mesmo bolo.

Atualizando então: Colhi tudo e raspei todo o excedente que veio após o aniversário, ou seja, o micélio que tinha crescido na vermiculita. Não sei pq fiz isto, se ja tinha lido pra fazer isto ou não. Dunkei por 24h e botei no terrário denovo. Os bolos diminuiram de tamanho e ficaram azulados
IMG_1389.JPG

Fiz um casing do copo mais alto, no decorrer eu posto ele aqui também

Hábraços :D
 
Back
Top