Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Mexican - Milho - Terrário Econômico

Diário de cultivo completo.
Bom dia a todos! Primeiramente, uma rápida apresentação. Me chamo Becca e sou membro do fórum já fazem alguns anos, e depois desses anos de estudo me senti apta pra começar meus cultivos, com muita paciência e amor. Compartilhar com vocês o processo:
(todos os processos a seguir foram feitos sob máximo cuidado no quesito esterilização do ambiente.)
Especificações:
Strain: Mexican (provido de doação, obrigada Francisco Salvador)
Técnica Casing
Terrário: Balde simples
Sem medidores de umidade/temperatura (olhômetro rs.)
Substrato: Milho

Hoje que percebi o quanto é importante sempre fazer anotações sobre as datas de inoculação, encubação, sinais de algo desconhecido etc, só pra registro mesmo, e melhor organização, mas como sou meio desleixada nessa parte(agora sofro as consequências), não anotei as datas e vou colocar a data aproximada de cada evento, peço também paciência com os erros e se faltar alguma informação é só me lembrar(primeiro post no forum..) se tiverem também dicas e críticas construtivas, serão sempre bem vindos. Vamos lá..

Preparação do substrato:[sem fotos por enquanto]
Acho que ousei logo de cara, já quis o mais temido dos novatos: o milho.
[dica aos novatos]Após estudos aqui no fórum, a colheita de informação e atenção nas datas das informações foi muito importante, com essa observação, consegui saber qual maneira seria melhor usada. Antigamente usavam água sanitária no milho na parte da esterilização, e com atenção às datas do fórum, percebi que já era uma técnica antiga, pois então que devia procurar por postagens mais novas sobre a esterilização do milho[/dica]
A técnica usada na esterilização do milho foi a Tindalização:
O que usei:
Milho de supermercado
Água
Modo de preparo:
  • No primeiro dia, lavei o milho rapidamente no escorredor de macarrão, e depois passei pra uma panela e cobri de agua os grãos.
Deixei levantar fervura por 5 minutos e desliguei, deixei esfriar alí mesmo, na mesma água.
  • No segundo dia, lavei novamente e rapidamente o milho no escorredor, e coloquei de novo na panela, com mais um pouco de água até cobrir os grãos.
Deixei levantar fervura por 5 minutos e desliguei, deixei esfriar alí mesmo, na mesma água.
  • No terceiro dia, lavei novamente e rapidamente o milho no escorredor, e coloquei de novo na panela, com mais um pouco de água até cobrir os grãos.Deixei levantar fervura por 5 minutos e desliguei, e joguei ele novamente no escorredor de macarrão, e alí deixei, e cobri com um pano de prato e deixei 24hrs na gaveta de cima(gaveta de frios) da geladeira.
(O milho não deve ficar encharcado, pois isso atrapalha a colonização pois vira uma papa, acho que deixar na geladeira ajuda a secar ele um pouco.)
  • Após as três fases de fervura e as 24 horas na geladeira, hora de fazer os copos:
Os copos foram preenchidos com 2,5 dedos de vermiculita seca + 4 dedos de milho previamente esterilizados em fervura. (Copo lagoinha G 500ml)
após tampar os copos com papel alumínio, fazer 4 furos e tampar com micropore, coloquei-os na pressão por 35 minutos. (cuidado pra não virar uma papa). Deixei lá mesmo para esfriar, pra inocular no dia seguinte.

14/02 Inoculação:
Não tenho fotos desse momento, não tinha ninguém pra me dar o suporte, então não consegui registrar.
As condições foram as estudadas aqui no forum:
> feitio da seringa> hidratação na geladeira por uma semana>inoculação
Alguns gostam de fazer a inoculação em glovebox, outros em frente ao forno, eu preferi à forma simples de velas sobre uma mesa, de acordo com um tutorial no outube, fazer um circulo de velas me faria um ambiente estéril pra eu poder inocular.
Injetei cerca de 0,5ml de solução com esporos em cada furo feito no alumínio do copo.
E com a delicadeza de uma moça, não chachoalhei os copos, apenas rolei levemente eles na superfície para a solução se espalhar.
Nesse dia inoculei apenas 3 copos de 500ML cada um com uma strain diferente, mas o único que vingou foi o de Mexican, e pasmei quando o único que vingou foi o que eu menos botava fé que ia dar certo, pois demorou mais de 10 dias pra aparecer sinal de micélio. (fotos em breve.)

As coisas começam a ficar interessantes agora, restou apenas 1 copo, e não sabia oque fazer com os pins apressadinhos dentro do copo, após 2 meses de inoculação. (encubação em caixa de isopor, temperatura não controlada.)

foto 1 copo.jpg 13023179_2022033564688506_1830614070_n.jpg foto 2 copo.jpg

Então segurei a ansiedade e pensei qual seria a técnica mais proveitosa pra mim, e cheguei a conclusão que o casing me parecia mais simples, nas condições que eu tinha.

14/04 Casing:
Usei uma marmita simples quadrada, limpei ela com álcool 70, ok. Hora de abrir os copos.
Hum que cheiro doce! Inconfundível.
Preparação do casing e encubação:
  • Coloquei cerca de 4 colheres rasas de vermiculita seca (não previamente esteriliada)(fiquei neurvosa kkkk esqueci de umidecer..), quebrei o bolo com cuidado e distribuí no casing, e após, cobri com mais 4 colheres rasas de vermiculita seca.
  • Deixei por mais ou menos 6 a 9 dias encubado numa caixa organizadora, tentando deixar ela bem umida pq tava muito seco em BH. No sexto dia já estava assim:
foto 3 casing.jpg

22/04 Balde Terrário:
Usei:

  • Balde véio
  • Saco de lixo preto (opcional)
  • Furadeira pra fazer os furos(6)
  • Micropore
Senti que estava pronto pra passar pro terrário, e como não tinha capital pra investir em equipamentos, resolvi fazer do modo econômico.
Usei um balde que já tinha em casa.
Limpei ele todo com lsoforme e depois alcool 70.
Fiz 6 furos nele (achei eles pequenos demais.)
Cobri com micropore os furos, ok, coloquei o saco de lixo no fundo, pra deixar mais facil na hora de limpeza, retirada da marmita etc.

foto 4 balde.jpg


Foram 9 dias desde o surgimento dos primeiros pins
pins (3).jpg pins (2).jpg pins (1).jpg

Rotina de troca de ar e umidade:
  • Abria o balde 2x ao dia e dava uma leve abanada com uma tampa de caixa.
  • Borrifava água mineral 3x ao dia nas paredes do balde, e sempre que aparentava seco eu borrifava mais.

Até a abertura de chapéu entre os dias 01/05 e 02/05:
Flush
frutos pequenos, com hastes finas, perfeitos, cheirosos e formosos!
43dbba1f-bee7-4fb3-9fcf-312f577818ff.jpg 42f56b4a-c38a-421d-bb63-3a28b7e5596e.jpg 4ee4fcca-e3b3-4cb3-ad08-11f4973d108b.jpg 1445451a-7db0-43be-a909-07c4f06f627d.jpg f194ca25-f6ba-483b-977f-1dfb024569fd.jpg fccd1fbb-eae3-4000-9cc5-0fd1c945d024.jpg

Após a abertura dos chapeus pude perceber a mudança da coloração do casing, perceba na foto a baixo. Alguma dica se são esporos (oq eu acredito que seja [: ) ou é possível ser uma contaminação? e sobre pins novos na data de abertura de chapéu, eu os deixo lá e espero crescer ou já colho eles também? Obrigada desde já!
fccd1fbb-eae3-4000-9cc5-0fd1c945d024.jpg


Finalizando este diário, quero agradecer a todos que ajudaram indireta e diretamente! Obrigada pela força, pelas dicas, e pelas puxadas de orelha.
Obrigada por manter isso vivo!:love::ler::X3::)
*edit*
novas fotos!
13089999_2033752770183252_164770616_n.jpg 13115665_2033752776849918_1227497118_n.jpg 13150062_2033752783516584_365454239_n.jpg
 
Última edição:
também acho que tem uma aparencia azulada/acinzentada.. realmente parece não ter nada haver com os esporos..Mas vou ser otimista kkkk pelo menos o primeiro flush veio ok.. :) as partes mais roxas tenho certeza que são os esporos... agora esse azul... :confused:
20160504063511 (1).jpg 20160504063511 (2).jpg 20160504063511.jpg
 
agora esse azul

Será que tem chance de ser azulamento por dano ao micélio, que ali estaria muito pouco denso e daí esse tom de azul? :)

De qualquer forma, se ao fim ficar na dúvida se tinha contaminação ou não, ou sem a identificar, eu consumiria depois de secar e fazer chá. Tem outros colegas que descartariam. :coffee:
 
Será que tem chance de ser azulamento por dano ao micélio, que ali estaria muito pouco denso e daí esse tom de azul? :)

De qualquer forma, se ao fim ficar na dúvida se tinha contaminação ou não, ou sem a identificar, eu consumiria depois de secar e fazer chá. Tem outros colegas que descartariam. :coffee:

Não sei se seria por dano ao micélio, mas essa coloração chegou bem junto com a abertura dos chapéus.

Na sexta estavam pinando certinho, coloração normal, como iria viajar na sexta mesmo, tirei alguns dos microporos dos furos do balde(alternando, não tirei todos..), e umidifiquei bastante e fui viajar..
Na segunda demanha quando cheguei estavam já chapeus abertos e a coloração estranha (oq me fez pensar se seria falta de umidade ou falta de troca de ar)
Os frutos estão perfeitos, já estão no processo de secagem, acho que nem precisarei fazer o chá.. a minha preocupação é com os futuros flushes.
Umidifiquei o casing com água filtrada e coloquei mais uma camada de vermiculita seca, após isso borrifei água filtrada nessa camada nova.
Agora é esperar pra ver, acredito que se for uma contaminação logo logo dará as caras. :feliz:
 
Vi as fotos e continuo em dúvida, mas não custa nada esperar pra ver se continuam frutificando. Se for algum contaminante vai ficar mais claro daqui uns dias. Boa sorte!
 
Obrigada! Tenho uma pergunta.. vamor supor que é um contaminante, pra depois eu usar o meu balde-terrário novamente é só lavar ele bem com lysoforme ou água sanitária? e o ambiente estaria propício pra mais contaminação ou não? (faço meu cultivo num quarto pequeno com 1 janela). Obrigada! Vamo que vamo!
 
pra depois eu usar o meu balde-terrário novamente é só lavar ele bem com lysoforme ou água sanitária?
Sim, se for um contaminante você só precisa lavar o balde e desinfetá-lo com água sanitária e está pronto para outra.
e o ambiente estaria propício pra mais contaminação ou não?
Nós temos milhões de esporos de bactérias e fungos em nossas casas o tempo todo. Mas é como a gente sempre diz, o micélio saudável é muito resistente a contaminações e para mantê-lo bem você tem que tomar cuidado com excesso de água, boa troca de ar (principalmente) e uma boa temperatura, ou seja, manter padrões que permitam que o micélio não enfraqueça e que não favoreçam a reprodução destes outros fungos. Se você seguir isto corretamente, seus cultivos devem contaminar apenas no fim da vida útil, porque, naturalmente, o micélio já vai estar enfraquecido e sem mais nutrientes para consumir. Então eu diria pra não se preocupar com seu quarto. Antes de começar um novo cultivo, higienize o chão com uma solução de pagua com cloro (10%) e pronto. :)
 
Parabéns pelo teu diário Beka =)
Depois de o ler fiquei com vontade de tentar novamente usar o milho como substrato e usar a tua técnica que me parece muito melhor do que tinha usado á uns anos atrás (correu muito mal... =( )
Boas viagens ;)
 
Obrigada amigo! Desejo boa sorte.:love:

E trago boas novas nessa manhã: acho que a coloração azulada não era contaminação, e sim alguma deficiência no terrário.
Menos de 1 semana da primeira colheita, 2º flush tá vindo devagar mas tá vindo hehehe.:brincalhao:
Será que é porque uso somente a vermiculita que dá menos produção e frutos pequenos?:?: espero que não =]

20160506060754 (1).jpg 20160506060754.jpg
 
Será que é porque uso somente a vermiculita que dá menos produção e frutos pequenos?:?: espero que não =]

Existem vários fatores que contribuem para uma produção alta/baixa!
No seu caso, a produção está ótima, visto que você utilizou apenas um bolo para cada procedimento (bulk / casing). Com mais micélio, haveriam mais frutos, e eles seriam maiores!
Parabéns pela colheita :)
 
Bom dia pessoal, 2º flush do baldão tá uma beleza.. tenho uma duvida, oq pode levar o fruto a não liberar esporos? esse aqui não liberou ou é só impressão?
sem esporos antes da retirada.jpg antes da retirada do maduro com chapéu aberto
sem esporos apos retirada.jpg depois da retirada
sem esporos.jpg
Algumas fotos do casing..
460b5b0f-8264-4aea-9b66-95bd3fa6a1ee.jpg 70d4914f-636a-46a1-92c2-ce03e7146c02.jpg
 
Bela colheita!

Do ponto de vista do cogumelo essa é uma mutação bem terrível para a sobrevivência da espécie, pelo menos no meio natural. Talvez em cultivos indoor, essa característica acabou sendo selecionada, tanto artificialmente como naturalmente (o que levaria muito mais tempo).

De qualquer modo, são apenas hipóteses a serem testadas algum dia.
 
Bom dia psicompanheiros! 2º Flush mais produtivo e carnudo :contente::fome:
Testando os pontos de colheita, deixei passar do ponto.
Percebi também que molhei demais perto da colheita e isso causou má formação em um ou outro chapéu.
Mas a maioria está perfeita e... parecem apetitosos.. :fome::eba:
748bf17e-b64f-4796-90d5-bbe9550d0d50.jpg 906716a0-5b07-47ad-9572-997080e6d348.jpg
3dfcbad2-aebd-4873-a17f-ceab7bbf8fcd.jpg :love::love::love:
 
Parabéns pelo cultivo Beka!
Ficaram realmente muito bonitos!

Inspirada em você, vou tentar usar o milho como substrato tambem!

Gratidão querida, boa sorte!
 
atualização. agora esperar o 3º flush! obrigada a todos pelos comentários =)
 

Anexos

  • 0a727d88-33d2-42fe-835d-579f5c9b2165.jpg
    0a727d88-33d2-42fe-835d-579f5c9b2165.jpg
    83.9 KB · Visualizações: 36
  • 0e39db47-c67b-457c-b62e-b7cdaa2fb048.jpg
    0e39db47-c67b-457c-b62e-b7cdaa2fb048.jpg
    110.1 KB · Visualizações: 36
  • 5695d51b-cd2b-42ad-a444-73d7eaefc569.jpg
    5695d51b-cd2b-42ad-a444-73d7eaefc569.jpg
    131.6 KB · Visualizações: 34
Quanta magia nessas fotos!! :eba:
Coisa linda essa sua colheita.
Parabéns pelo cultivo!
 
Back
Top