Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Cubensis - Florida White (F+) - 4 Casings

Diário de cultivo completo.
Boa noite,

Estou escrevendo esse diário de cultivo de meu primeiro cultivo com já um mês e meio de progresso e principalmente porque também preciso de um suporte, então aprecio qualquer comentário ou dica para melhoras. Vou colocar as dúvidas que surgiram do processo lá para o final.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Florida White (F+)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
-Fibra de coco nos copos (4 no total), com fotos:

-Para o casing, uma mistura de vermiculita com um pouco de fibra de coco (achei a vermiculita muito mais fácil de lidar).

Método de preparação e esterilização do substrato:

Segui quase à risca os métodos de preparação e esterilização que encontrei nos vídeos do Esporos no Ar (Youtube). Com duas grandes mudanças, apenas depois da inoculação:

-Decidi não colocar as pedras de argila expandida com água no fundo do terrário pois achei que como a umidade da minha cidade estava bem alta não era necessário.

-Ao fazer o "aniversário", montei 4 casings seguindo mais ou menos o processo do colega Calimba, postado há quase 15 anos aqui mesmo no fórum.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 07 / 06 / 2020
-------------------------------------------------

GloverBox?
( ) Sim (X ) Não

Encerrei o processo de colonização mais ou menos no dia 07/07 (não lembro da data exata, mas foi aproximadamente um mês depois), um dos copos não colonizou muito bem, um parecia ter ficado mais ou menos e dois deles pareciam estar em ótima condição. Primeira foto do anexo de um copo, as partes em marrom eram ainda "restos" da fibra de coco.

-----------
CASING:
-----------
Como disse, utilizei o processo do colega do fórum e parecia ter dado muito certo. Fiquei meio inseguro quanto à quantidade de micélio e não sabia muito bem se/como despedaçar, mas o resultado final parecia ok. A segunda foto em anexo mostra o resultado.

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: 21 / 07 / 2020
Temperatura do Terrário 20-25 °c

Agora sobre os problemas e as dúvidas:

- Depois de uma semana, um dos casings pareceu contaminado (com uma mancha esverdeada) e retirei do terrário para não correr o risco. Retirei a mancha, usei água oxigenada e deixei isolado, mas depois de meia semana a mancha voltou a crescer. Pretendo descartar com cuidado e já não está nem no mesmo ambiente.

-Não houve sinais de frutificação durante uma semana e meia depois de terminar o casing, então decidi "terminar" o terrário colocando a argila expandida com água no fundo. Para isso, deixei a argila expandida 24hrs submersa em água com água sanitária (usei Qboa), depois disso usei mais ou menos 1 litro de água mineral no fundo do terrário e coloquei as pedras. Talvez um problema foi não ter passado uma água limpa e corrente nas pedras de argila, porque no dia seguinte, quando acordei, o terrário ficou com um cheiro leve (que aumentou com o tempo) de Qboa e o micélio que esteve o tempo todo branquinho e com aparência saudável ficou bem mais escuro e acinzentado (terceira foto em anexo). No começo pensei ser Cobweb, mas não tenho certeza por três motivos: o micélio todo de 3 casings ao mesmo tempo adquiriram a mesma cor, depois de trocar a água com cheiro de cloro que ficou no fundo não teve absolutamente nenhum cheiro (pelo que li, deveria ter um cheiro de armário) e o "Cobweb" não reagiu à água oxigenada quando tentei tratar. A aparência parece ter melhorado um pouco, mas está bem mais acinzentada do que no começo. Alguém tem alguma ideia do que pode ser e se isso é um problema? Continua sem cheiro nenhum e, aparentemente, ainda é capaz de frutificar.

-Hoje de manhã (21/07) finalmente um dos casings apresentou os primeiros 3 pins (que consegui enxergar), mas não parece ter progredido nada durante o dia. Espero que amanhã esteja melhor ou com mais pins por perto.

Por falta de equipamento, não tenho controle exato da umidade, tenho um termostato (numa garrafa de vidro que pode ser vista na segunda foto) o que ajuda um pouco no controle da temperatura, mas também não tenho um termômetro que meça a temperatura dentro do terrário, então não tenho certeza do que pode estar dando errado e se está faltando alguma coisa.

Eu abro o terrário e abano (por ~1 minuto) 3x ao dia para troca de ar. Uma dúvida que tenho é sobre o ambiente: no meu caso o terrário está num quarto (que ninguém mais usa), e normalmente estou deixando as janelas abertas o dia todo para trocar o ar e entrar luz indireta o suficiente para o terrário. É recomendado deixar o quarto aberto ou na maioria do tempo deixar as janelas fechadas para ter uma temperatura mais estável (moro no Sul e a temperatura está bem instável)?

Obrigado e caso tenham qualquer dica/sugestão, por favor, podem escrever.
 

Anexos

  • IMG_20200704_190947607.jpg
    IMG_20200704_190947607.jpg
    3.8 MB · Visualizações: 46
  • IMG_20200712_084213229.jpg
    IMG_20200712_084213229.jpg
    4.5 MB · Visualizações: 46
  • IMG_20200717_073353128.jpg
    IMG_20200717_073353128.jpg
    3.8 MB · Visualizações: 43
Dale irmão, boa noite! Também moro no sul e as temperaturas andam bem instáveis mesmo. Eu deixo a janela aberta de dia e fechada à noite. Mas vai depender muito do clima diário dependendo da sua região ou do tipo de terrário que vc usa e até mesmo se há muitos insetos noturnos onde vc mora. Grande abraço irmão, acompanhando.
 
Parabéns pelo cultivo, está indo bem...
Me surgiu uma dúvida aqui... vc inoculou os copos apenas com a fibra de coco? E a montagem do casing tb?
E vc deixou a tampa da marmita fechada durante os primeiros dias da incubação do casing e depois abriu?
 
Dale irmão, boa noite! Também moro no sul e as temperaturas andam bem instáveis mesmo. Eu deixo a janela aberta de dia e fechada à noite. Mas vai depender muito do clima diário dependendo da sua região ou do tipo de terrário que vc usa e até mesmo se há muitos insetos noturnos onde vc mora. Grande abraço irmão, acompanhando.

Já estava deixando fechado de noite, acho que vou deixar metade do dia aberto e metade fechado pra ter estabilidade de temperatura. Valeu.

Parabéns pelo cultivo, está indo bem...
Me surgiu uma dúvida aqui... vc inoculou os copos apenas com a fibra de coco? E a montagem do casing tb?

Fiz os copos só com fibra de coco. Mais por que tinha procurado vermiculita em 5 lojas e não consegui achar e como o vídeo do Esporos no Ar tinha sugerido como opção a fibra de coco, acabei fazendo. Ficou meio ruim por que tinham pedaços grandes que não se desmanchavam muito facilmente, a esterilização deu tudo certo mas acho que um dos copos ficou muito compresso e o micélio não cresceu bem. Se for fazer de novo eu vou preferir ficar só com vermiculita mesmo (que consegui achar em uma loja).

Os casings eu usei bem pouco a fibra de coco e praticamente só vermiculita, ficaram bem mais fácil de montar desse jeito

E vc deixou a tampa da marmita fechada durante os primeiros dias da incubação do casing e depois abriu?

Isso era uma dúvida que eu tinha: se era necessário deixar a marmita fechada na incubadora ou se já podia colocar os casings abertos no terrário. No final acabei colocando direto no terrário já abertos. Isso é ruim? Fiquei bastante desanimado com a falta de progresso com 2 semanas no terrário sem começar a frutificação, será que esse foi um dos motivos? Os pins apareceram em apenas 1 dos casings (por enquanto), será que vale a pena fechar as marmitas e colocar por alguns dias na incubadora? Talvez já seja meio tarde. Obrigado.
 
Já estava deixando fechado de noite, acho que vou deixar metade do dia aberto e metade fechado pra ter estabilidade de temperatura. Valeu.



Fiz os copos só com fibra de coco. Mais por que tinha procurado vermiculita em 5 lojas e não consegui achar e como o vídeo do Esporos no Ar tinha sugerido como opção a fibra de coco, acabei fazendo. Ficou meio ruim por que tinham pedaços grandes que não se desmanchavam muito facilmente, a esterilização deu tudo certo mas acho que um dos copos ficou muito compresso e o micélio não cresceu bem. Se for fazer de novo eu vou preferir ficar só com vermiculita mesmo (que consegui achar em uma loja).

Os casings eu usei bem pouco a fibra de coco e praticamente só vermiculita, ficaram bem mais fácil de montar desse jeito



Isso era uma dúvida que eu tinha: se era necessário deixar a marmita fechada na incubadora ou se já podia colocar os casings abertos no terrário. No final acabei colocando direto no terrário já abertos. Isso é ruim? Fiquei bastante desanimado com a falta de progresso com 2 semanas no terrário sem começar a frutificação, será que esse foi um dos motivos? Os pins apareceram em apenas 1 dos casings (por enquanto), será que vale a pena fechar as marmitas e colocar por alguns dias na incubadora? Talvez já seja meio tarde. Obrigado.
Bom dia mano! A moral de fechar o casing é fazer o milho (spawn) colonizar todo substrato . Ao deixar a caixa aberta, a colonização é reduzida pois os fatores pra pinagem já começaram a agir. Já li em outro post que pode ser feito de um jeito ou de outro. A diferença é que, se o substrato acima do spawn não estiver bem colonizado, fica mais fácil haver contaminantes no interior do casing. Outra coisa é que se vc tentar fazer um dunk pós colheita o bolo pode se despedaçar. Abração mano. Espero ter ajudado.
 
Última edição:
Já estava deixando fechado de noite, acho que vou deixar metade do dia aberto e metade fechado pra ter estabilidade de temperatura. Valeu.



Fiz os copos só com fibra de coco. Mais por que tinha procurado vermiculita em 5 lojas e não consegui achar e como o vídeo do Esporos no Ar tinha sugerido como opção a fibra de coco, acabei fazendo. Ficou meio ruim por que tinham pedaços grandes que não se desmanchavam muito facilmente, a esterilização deu tudo certo mas acho que um dos copos ficou muito compresso e o micélio não cresceu bem. Se for fazer de novo eu vou preferir ficar só com vermiculita mesmo (que consegui achar em uma loja).

Os casings eu usei bem pouco a fibra de coco e praticamente só vermiculita, ficaram bem mais fácil de montar desse jeito



Isso era uma dúvida que eu tinha: se era necessário deixar a marmita fechada na incubadora ou se já podia colocar os casings abertos no terrário. No final acabei colocando direto no terrário já abertos. Isso é ruim? Fiquei bastante desanimado com a falta de progresso com 2 semanas no terrário sem começar a frutificação, será que esse foi um dos motivos? Os pins apareceram em apenas 1 dos casings (por enquanto), será que vale a pena fechar as marmitas e colocar por alguns dias na incubadora? Talvez já seja meio tarde. Obrigado.

Entendi, tinha ficado curiosa
Mas no caso foi Fibra de Coco com Arroz Integral ou ela pura? Isso que me confundiu! Mas o que importa é dar certo, e deu !!!

Sobre vc ter deixado eles direto no terrário aberto, li isso:

"Uma vez criado, deve ser deixado em condições de colonização para permitir que o micélio permeie o casing. Isso se chama estágio de pós-casing/pré-pinning. Deve ser deixado no escuro, com umidade relativa em 95%, temperatura de incubação (26-28°C) e sem troca de CO2 (o que significa sem troca de ar fresco)."

"É uma boa ideia manter o casing coberto para diminuir as chances de esporos de contaminantes caírem sobre a superfície. Há dois meios pra isso - você pode também criar um terrário separado umidificado só para os casings, ou pode montar o casing num recipiente alto e fechado (sobrando espaço), assim ele mesmo se tornará um terrário."

Lê esse artigo aqui: Casing | Preparação e questões
 
Bom dia,

Como update, hoje quando acordei todos os 3 casings tem pins espalhados por eles, mas todos eles ainda são bem pequenos. Mesmo os que apareceram ontem não cresceram muito, mas no geral parecem saudáveis, amanhã tento tirar uma foto do progresso. Ainda não sei o que é que fez o micélio ficar mais acinzentado, mas ou vai apenas enfraquecer os cogumelos ou não fez nada.


Bom dia mano! A moral de fechar o casing é fazer o milho (spawn) colonizar todo substrato . Ao deixar a caixa aberta, a colonização é reduzida pois os fatores pra pinagem já começaram a agir. Já li em outro post que pode ser feito de um jeito ou de outro. A diferença é que, se o substrato acima do spawn não estiver bem colonizado, fica mais fácil haver contaminantes no interior do casing. Outra coisa é que se vc tentar fazer um dunk pós colheita o bolo pode se despedaçar. Abração mano. Espero ter ajudado.

Ah sim, pretendo evitar fazer um dunk e só borrifar água suficientemente, não quero mexer muito nos casings.

Mas no caso foi Fibra de Coco com Arroz Integral ou ela pura? Isso que me confundiu! Mas o que importa é dar certo, e deu !!!

Foi fibra de coco com arroz integral mesmo, segui os vídeos do Esporos no Ar e ele usa o arroz integral nos copos.

"Uma vez criado, deve ser deixado em condições de colonização para permitir que o micélio permeie o casing. Isso se chama estágio de pós-casing/pré-pinning. Deve ser deixado no escuro, com umidade relativa em 95%, temperatura de incubação (26-28°C) e sem troca de CO2 (o que significa sem troca de ar fresco)."

"É uma boa ideia manter o casing coberto para diminuir as chances de esporos de contaminantes caírem sobre a superfície. Há dois meios pra isso - você pode também criar um terrário separado umidificado só para os casings, ou pode montar o casing num recipiente alto e fechado (sobrando espaço), assim ele mesmo se tornará um terrário."

Lê esse artigo aqui: Casing | Preparação e questões

Não tinha visto esse artigo, obrigado pela dica. Acho que não fazer esse estágio de pré-pinning e a temperatura super baixa da minha cidade foram os maiores motivos de atrasar na frutificação. Na próxima já vou ficar mais atento, só tomara que os cogumelos nasçam saudáveis nessa vez (também preciso fazer um carimbo novo hahaha).
 
Dando mais um update, com fotos dessa vez.

O primeiro pin que tinha aparecido na manhã do dia 21 (dois dias atrás) é o mais gordinho dessa primeira foto:

1.jpeg

O segundo casing também parece bem produtivo:

2.jpeg

O terceiro é o que eu tentei mais tratar o que eu achei que era Cobweb com água oxigenada. É o que menos está crescendo (até evitando a área onde eu molhei mais, mas deve nascer só atrasado), é o de baixo nessa foto:

3.jpeg

Pela aparência parecem saudáveis, mas acho que tem que esperar pra ver.
 
Os chapéus começaram a abrir, só estou em duvida se eu colho todos eles hoje à noite ou ainda espero um dia.

Eles começaram a crescer ou na terça ou na quarta feira:

5.jpeg


4.jpeg

A única coisa que eu sei é que é preciso esperar eles abrirem os chapéus, mas não tenho certeza se é melhor esperar um pouco para ver se vão crescer mais ou não. O que vocês acham?
 
Oi! Acho que agora vc que sabe. Eles estão bem abertos, eu colheria.
Ontem eu colhi os meus que só tinham rompido o véu, nem tava assim aberto :c mas foi pq tava ansiosa hehhe
 

Anexos

  • DSC03515.JPG
    DSC03515.JPG
    119.6 KB · Visualizações: 20
Oi! Acho que agora vc que sabe. Eles estão bem abertos, eu colheria.
Ontem eu colhi os meus que só tinham rompido o véu, nem tava assim aberto :c mas foi pq tava ansiosa hehhe


Tão bem bonitos os seus filhos também.

Decidi colher hoje, metade de manhã e agora vou tirar a outra metade. É uma pena que eu não tenho uma balança de precisão (vou comprar na semana que vem), então não sei exatamente quantas gramas deu antes de secar. Decidi fazer 3 carimbos:
6.jpeg

E praticamente metade (que eu já colhi) já deixei secando na frente do ventilador:

7.jpeg



Será que é uma boa ideia colocar uma nova camada de vermiculita esterilizada em cima do micélio antes de molhar pra preparar para um segundo flush?
 
Boa noite,

Só pra finalizar o primeiro flush, esse é mais ou menos metade da colheita (a outra metade não deu pra tirar foto porque tava com pressa):

8.jpeg

Deixei eles secando assim:
10.jpeg

Pretendo deixar 24hrs, será que tem algum problema deixar 48hrs? Porque preciso esperar segunda feira pra comprar um pote hermético e a sílica dessecante vai chegar só na terça feira. De qualquer maneira, ou deixo num pote temporário ou deixo 48hrs secando, vou ver ainda, mas aceito sugestões (e aprecio).

Quanto aos casings, decidi borrifar um pouco de água antes, aplicar uma camada de vermiculita esterilizada e borrifar bastante água em cima. Ficou um pouquinho de água no fundo (que, quando montei o casing, tinha uma camada de vermiculita também), em um deles até decidi tirar porque achei que ficou muito, mas deixei um pouco de água ainda. Não me sinto confiante em fazer um dunk, mas se o segundo flush acabar não vindo ou muito fraco, posso partir pra isso também. Isso é o recomendado? É melhor usar outro método? Esse é o resultado final:

9.jpeg

Caso seja necessário posso fazer um outro post em algum outro lugar do fórum para perguntar sobre isso, por que não sei se muita gente presta atenção em cultivos já "completos". Agradeço se me indicarem o lugar correto.

Obrigado.
 
Última edição:
Tão bem bonitos os seus filhos também.

Decidi colher hoje, metade de manhã e agora vou tirar a outra metade. É uma pena que eu não tenho uma balança de precisão (vou comprar na semana que vem), então não sei exatamente quantas gramas deu antes de secar. Decidi fazer 3 carimbos:
View attachment 116507

E praticamente metade (que eu já colhi) já deixei secando na frente do ventilador:

View attachment 116508



Será que é uma boa ideia colocar uma nova camada de vermiculita esterilizada em cima do micélio antes de molhar pra preparar para um segundo flush?

Show!
Cara, não entendi mt bem o que explicou mas é bom fazer dunk depois o roll, não inverter os papéis... Até pq a vermiculita sairia na água. Mas o roll é bom umedecer a verm sim.
 
Parabéns pelo cultivo.

Decidi não colocar as pedras de argila expandida com água no fundo do terrário pois achei que como a umidade da minha cidade estava bem alta não era necessário.

Isso é possível? Uma cidade inteira ser tão úmida que dispensa um sistema de umidificação no terrário? Que doidera...

Depois de uma semana, um dos casings pareceu contaminado (com uma mancha esverdeada) e retirei do terrário para não correr o risco. Retirei a mancha, usei água oxigenada e deixei isolado, mas depois de meia semana a mancha voltou a crescer. Pretendo descartar com cuidado e já não está nem no mesmo ambiente.

Verde é mofo. A água oxigenada é pra Cobweb em especial. Cortar a parte mofada e depois descascar todo o bolo e lavar bem poderia funcionar. Retirava então todas as partes que o mofo tornou molengas e estão mortas.

aparência parece ter melhorado um pouco, mas está bem mais acinzentada do que no começo. Alguém tem alguma ideia do que pode ser e se isso é um problema? Continua sem cheiro nenhum e, aparentemente, ainda é capaz de frutificar.

Esse acinzentamento do bolo é algo bem recorrente.

será que vale a pena fechar as marmitas e colocar por alguns dias na incubadora?

Não fará sentido. A incubadora é apenas para incubação: dar ao micélio a chance de colonizar sozinho sem contaminantes. Uma vez aniversariado, não é possível mais incubar nesse sentido, porque não será reposto em ambiente estéril.

Pra reestimular que o micélio retorne ao crescimento vegetativo se está frutificando eu só conheço um jeito que é tiro e queda: quebrar o micélio e botar pra ele se refazer com os pedaços juntos. Por isso os casings com pf tek quebram o bolo.

Pretendo deixar 24hrs, será que tem algum problema deixar 48hrs?

Não.

Isso é o recomendado? É melhor usar outro método?

Pode meter a mão no dunk a vontade e com força. Em especial, se ver que os bolos ressecaram.

Faz o roll também que ajuda.
 
Back
Top