Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Cambodia PF bolos pequenos

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
INOCULAÇÃO: 31/10/18
- Dia das brujas muahahaha

STRAIN: Cambodian
PROCEDÊNCIA: [editado]

- Escolhi essa strain pela suposta velocidade de desenvolvimento micelial pois tenho limitação de tempo, dia 26/12 saio de férias
(#O templo onde essa strain foi colhida é IRADO, sendo budista caiu muito bem. Vi gente nos fóruns gringos concordando que tiveram experiências de muita clareza e pouco "peso" no corpo, logo estarei testando a veracidade disso:D)


---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

- Foram utilizados 6 copos de 190ml de vidro, 1 copo de requeijão e 1 potinho de uns 100ml de vidro

- Arroz integral orgânico batido no liquidificador até ficar ~40% farinha, 60% grãos quebrados, reservei
- Coloquei uma panela por uns minutos no fogo, depois de esfriar limpei com álcool 46,2º
- Em outra panela fervi os copos por 10m na água, retirei, sequei e passei álcool 46,2º


- Na panela esterelizada, misturei 3 copos de vermiculita com 1,5 copos de água, add 1,5 copos de FAI
- Adicionei nos copos deixando 1 ou 2 dedos de espaço, esqueci um copo :whistle: então achei que tinha sobrado muito, botei tudo num copão de 400ml e descobri que não cabia na PP :facewall:, transferi para o copo restante, ainda sobrou para mais um copo de requeijão e o potinho de vidro (apenas passei álcool nesses)
- Lavei e esterelizei as mãos, mesa e utensilhos com álcool 46,2º, não usei luvas

- Selei com 3 camadas de papel alumínio, coloquei um pano no fundo da PP e os copos couberam perfeitamente
- 1h na PP, coloquei na geladeira por umas 3 horas e tirei 30min antes da inoculação

(Sobrou bastante substrato mesmo, me perguntei se não tinha errado alguma medida mas eu estava sóbrio no momento e tenho quase certeza de que não :cautious:)
------------------------
INOCULAÇÃO
------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloveBox?
( ) Sim (X) Não


- Inoculação feita na boca do fogão, janelas fechadas e rezando pros colegas de ap não aparecerem trazendo seus germes
- Procedimento realizado com máscara, luvas, touca, roupa limpa e banho tomado
- Esterilizei o ambiente todo ao redor com álcool 46,2º e todos os utensilhos com álcool de cereais 100%

- Abri a PP e fui tirando cada copo, passando álcool de cereais no copo e na tampa de alumínio e vedando a lateral do alumínio com umas 3 voltas de fita durex
- Aí queimando a ponta da seringa e inoculando menos de 1/4 de ml por furo, 4 furos equidistantes e alguns copos no meio tb
- Logo depois de inocular o copo, passava fita durex esterelizada e colocava na caixa de isopor esterelizada tb
- NÃO RECOMENDO DUREX, perdi o começo da miserável tantas vezes que tive que tirar a luva direita para continuar
- Aí fita acabou :poop: saí e peguei fita isolante e micropore, me esterelizei denovo e continuei o procedimento
- Depois de terminar todos os copos, adicionei mais uma camada de papel alumínio esterelizado (sem fita)
- Recomendo deixar uns dois paninhos/toalha de papel com álcool previamente reservados pq eles sujam muito rápido, e aparentemente tudo que se faz nessa hora acaba saindo mais desastrado

(Demorei quase 1 hora por realizar tudo com quase um TOC por limpeza, acabei sentando no chão pq a costa já não é a mesma de quando me cadastrei aqui, mas creio que deu tudo certo)


--------------------
INCUBAÇÃO
--------------------

- Caixa de isopor com termômetro, estou usando o carregador do note pra controlar o calor, funciona bem mas varia de acordo com a utilização do note, em dado momento assistindo filme a temperatura do termômetro chegou a 33 ºC
- Estou mantendo em uma média de 28 a 29 ºC
(Hoje pensei em comprar um bico de luz e passar fita isolante em uma lâmpada led que eu tenho sobrando pra gerar calor sem luz e de forma mais consistente, o que acham?)

Hoje fazem quase 5 dias completos desde a inoculação, todos os copos apresentam micélio bem visível e limpo (embora ainda ralo)

IMG_20181105_140502493.jpg IMG_20181105_140746631.jpg IMG_20181105_140814090.jpg

Vou atualizando pra vocês em formato de respostas e editando aqui para ir completando as lacunas tb, assim fica fácil de visualizar rápido os dados essenciais.

Espero que tudo flua, esse verão promete :D
Ótimas experiências pra todos vocês!


_________________________________________________________
Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____

---------
BULK/CASING: ( ) Sim (X) Não
---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
 
Última edição por um moderador:
Boa noite!! Finalmente atualizando o cultivo por aqui, aniversariei faz uns 9 dias e ainda não pinou, ontem começou a ter um cheiro estranho, um pouco azedo... E houveram alguns locais do substrato em que o arroz estava um pouco mais escuro e o micélio teve dificuldades para colonizar. A maioria tinha tamanho tipo 5% do copo, nesse aqui foi maior e estava pinando, descartei

IMG_20181128_190800912.jpg

Suspeitei de contaminação por bactéria, mas quando aniversariei não tinha nenhum cheiro estranho, só cheiro de cogumelo fresco mesmo! Embora alguns tivessem amarelados na parte do selo de vermiculita

IMG_20181128_215944042.jpg IMG_20181128_220933478.jpg
E esse também pinando no local onde antes tinha uma dessas "manchas" no arroz (colonizou com dificuldade nessa parte, ficou meio amarelado e pinou)

IMG_20181128_221456339.jpg

Por estar na dúvida, cortei fora as partes em que haviam essas manchas e coloquei no terrário

IMG_20181209_211327916.jpg IMG_20181209_211336411.jpg

Até agora estava tudo bem, nas partes cortadas eles "brotaram" e cobriram a maior parte, mas ainda haviam partes não colonizadas exteriormente.

E agora o terrário começou a ter um cheiro azedo! Tô mantendo sempre 95%+ de umidade e na faixa de 23 a 27 graus. A argila e a água não estão cheirando estranho, são os bolos mesmo.

Alguém faz ideia do que pode ser esse cheiro? Era contaminação mesmo e agr espalhou?

Obrigado pela ajuda!!
 
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
INOCULAÇÃO: 31/10/18
- Dia das brujas muahahaha

STRAIN: Cambodian
PROCEDÊNCIA: [editado]

- Escolhi essa strain pela suposta velocidade de desenvolvimento micelial pois tenho limitação de tempo, dia 26/12 saio de férias
(#O templo onde essa strain foi colhida é IRADO, sendo budista caiu muito bem. Vi gente nos fóruns gringos concordando que tiveram experiências de muita clareza e pouco "peso" no corpo, logo estarei testando a veracidade disso:D)


---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

- Foram utilizados 6 copos de 190ml de vidro, 1 copo de requeijão e 1 potinho de uns 100ml de vidro

- Arroz integral orgânico batido no liquidificador até ficar ~40% farinha, 60% grãos quebrados, reservei
- Coloquei uma panela por uns minutos no fogo, depois de esfriar limpei com álcool 46,2º
- Em outra panela fervi os copos por 10m na água, retirei, sequei e passei álcool 46,2º


- Na panela esterelizada, misturei 3 copos de vermiculita com 1,5 copos de água, add 1,5 copos de FAI
- Adicionei nos copos deixando 1 ou 2 dedos de espaço, esqueci um copo :whistle: então achei que tinha sobrado muito, botei tudo num copão de 400ml e descobri que não cabia na PP :facewall:, transferi para o copo restante, ainda sobrou para mais um copo de requeijão e o potinho de vidro (apenas passei álcool nesses)
- Lavei e esterelizei as mãos, mesa e utensilhos com álcool 46,2º, não usei luvas

- Selei com 3 camadas de papel alumínio, coloquei um pano no fundo da PP e os copos couberam perfeitamente
- 1h na PP, coloquei na geladeira por umas 3 horas e tirei 30min antes da inoculação

(Sobrou bastante substrato mesmo, me perguntei se não tinha errado alguma medida mas eu estava sóbrio no momento e tenho quase certeza de que não :cautious:)
------------------------
INOCULAÇÃO
------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloveBox?
( ) Sim (X) Não


- Inoculação feita na boca do fogão, janelas fechadas e rezando pros colegas de ap não aparecerem trazendo seus germes
- Procedimento realizado com máscara, luvas, touca, roupa limpa e banho tomado
- Esterilizei o ambiente todo ao redor com álcool 46,2º e todos os utensilhos com álcool de cereais 100%

- Abri a PP e fui tirando cada copo, passando álcool de cereais no copo e na tampa de alumínio e vedando a lateral do alumínio com umas 3 voltas de fita durex
- Aí queimando a ponta da seringa e inoculando menos de 1/4 de ml por furo, 4 furos equidistantes e alguns copos no meio tb
- Logo depois de inocular o copo, passava fita durex esterelizada e colocava na caixa de isopor esterelizada tb
- NÃO RECOMENDO DUREX, perdi o começo da miserável tantas vezes que tive que tirar a luva direita para continuar
- Aí fita acabou :poop: saí e peguei fita isolante e micropore, me esterelizei denovo e continuei o procedimento
- Depois de terminar todos os copos, adicionei mais uma camada de papel alumínio esterelizado (sem fita)
- Recomendo deixar uns dois paninhos/toalha de papel com álcool previamente reservados pq eles sujam muito rápido, e aparentemente tudo que se faz nessa hora acaba saindo mais desastrado

(Demorei quase 1 hora por realizar tudo com quase um TOC por limpeza, acabei sentando no chão pq a costa já não é a mesma de quando me cadastrei aqui, mas creio que deu tudo certo)


--------------------
INCUBAÇÃO
--------------------

- Caixa de isopor com termômetro, estou usando o carregador do note pra controlar o calor, funciona bem mas varia de acordo com a utilização do note, em dado momento assistindo filme a temperatura do termômetro chegou a 33 ºC
- Estou mantendo em uma média de 28 a 29 ºC
(Hoje pensei em comprar um bico de luz e passar fita isolante em uma lâmpada led que eu tenho sobrando pra gerar calor sem luz e de forma mais consistente, o que acham?)

Hoje fazem quase 5 dias completos desde a inoculação, todos os copos apresentam micélio bem visível e limpo (embora ainda ralo)

View attachment 103528 View attachment 103529 View attachment 103530

Vou atualizando pra vocês em formato de respostas e editando aqui para ir completando as lacunas tb, assim fica fácil de visualizar rápido os dados essenciais.

Espero que tudo flua, esse verão promete :D
Ótimas experiências pra todos vocês!


_________________________________________________________
Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____

---------
BULK/CASING: ( ) Sim (X) Não
---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:



Bom dia amigo, a ideia da fonte foi um tanto quanto criativa. Quanto ao esquema com a lampada LED, não sei se ela aquecerá o suficiente, Lampada LED é a mais fria de todas, recomendo um termostato de aquário, paguei R$35,00 ele controla a temperatura sozinho, é algo que a meu ver não ha a necessidade de se economizar nessa parte. Bom.... um ótimo cultivo pra vc e poste as atualizações, abraço.
 
E agora o terrário começou a ter um cheiro azedo! Tô mantendo sempre 95%+ de umidade e na faixa de 23 a 27 graus. A argila e a água não estão cheirando estranho, são os bolos mesmo.

Alguém faz ideia do que pode ser esse cheiro? Era contaminação mesmo e agr espalhou?

Olás!

Cheiro azedo costuma ser contaminação por bactéria mesmo.

Seu terrario é bem ventilado? Não vi buracos nas fotos...

Não sei se cortar fora a parte mais contaminada pode resolver (provavelmente não), mas se existir tal possibilidade, ela vai por água abaixo se o terrário for muito abafado.

Eu enterraria esses bolos num vaso, com uma camada fina de terra por cima, acho q tem mais chance de vc conseguir colher uns coguzitos do que mantendo no terrário. Basta manter a terra úmida borrifando por cima umas 2x por dia.

Se quiser fazer o teste enterra metade e mantém metade no terrário :)
 
Oi amigo, todos os bolos estão cheirando?
Considerando a possibilidade de ter contaminado, e considerando que cheiro azedo nos bolos nunca é um bom sinal, eu seguira da forma que a Pri comento aqui acima.

Boa sorte... e venha nos manter atualizados! :feliz:
 
Muito obrigado pela ajuda a todos vocês!

@Priscillocibina Então, as laterais do terrário têm bastante buracos tapados de micropore, e estou ventilando umas 3 ou 4 vezes por dia agora (o que parece estar diminuindo o cheiro), acho que vou fazer o que você falou sim! Enterrar metade e seguir com o experimento :D

E a propósito, tem alguma dica do que fazer para evitar esse tipo de contaminação? Pois segui o guia certinho e ficou 1h na PP :p e quase todos contaminaram

@Barba.De.Molho Aparentemente sim, mas na verdade até o único bolo que não tinha nenhum sinal de contaminação (por ser o menorzinho) pegou o cheiro então imaginei que pudesse ser por estar no mesmo terrário que os outros. Vou seguir esse conselho mesmo

- - -

@v.latorre Pois é, eu até achava termostatos fossem mais caros, para o próximo cultivo investirei certamente!
 
Então, as laterais do terrário têm bastante buracos tapados de micropore, e estou ventilando umas 3 ou 4 vezes por dia agora (o que parece estar diminuindo o cheiro),

Troquei a micropore por gaze cortada e enfiada nos buraquinhos. Melhorou demais!

E a propósito, tem alguma dica do que fazer para evitar esse tipo de contaminação? Pois segui o guia certinho e ficou 1h na PP :p e quase todos contaminaram

Em relação aos procedimentos que vc descreveu, a única coisa que percebi que pode ter sido uma brecha foi o fato de vc selar os copos com durex depois de tirar da PP.

Quando fiz pftek selei a primeira camada de alumínio com fita isolante antes de colocar na PP, e coloquei apenas uma segunda camada de alumínio solta por cima. Ela dá uma estufada mas nada mt significativo a ponto de rasgar e tal, e a fita isolante não perde a cola com a umidade da pp, não sei como seria com durex.

Pode ser tb do ambiente onde vc inoculou, mas parece q vc tomou todos os cuidados necessários.
 
Aparentemente sim, mas na verdade até o único bolo que não tinha nenhum sinal de contaminação (por ser o menorzinho) pegou o cheiro então imaginei que pudesse ser por estar no mesmo terrário que os outros. Vou seguir esse conselho mesmo
Uhmm. Pode ser isso né. De fato, o esquema de outdoor em pelo menos 2 bolos com mais odor, deve ser uma boa.
E quem sabe o cheiro não dispersa e some do terrário. \o/

Boa sorte, mano! :)
 
sobre a limpeza dos copos
Não costumo tomar tanto cuidado com a esterilização dos copos, porque eles vão passar pela PP e, como o interior da PP tá estéril depois de 1h na pressão, também não fico esterilizando os copos depois. Só dou uma lavada boa antes de usar os copos e é isso.

sobre álcool 100º
O que já li por aqui e achei que faz sentido é que o álcool 70º é mais eficaz na esterilização que o 100º, pois o 70º, por estar diluído em água, penetra melhor por entre os microorganismos, já que eles estão envoltos por umidade, que é água e, logo, tem mais afinidade por algo que já está em meio aquoso.

sobre bolos contaminado enterrados
No meu cultivo atual um dos bolos tava com uma contaminaçãozinha verde. Arranquei essa parte, esfarelei ele e misturei com 1/2 de vermiculita e 1/2 de esterco bovino sem pasteurizar, coloquei num vasinho e cobri de vermiculita. Resultado: um bulk nas coxas que já tá pinando.

sobre a led
Também acho que não esquenta muito, mas, se esquentasse, não sei o quanto a luz atrapalharia o desenvolvimento do micélio - já ouvi dizer que não atrapalha, mas nunca fiz nenhum experimento.

sobre os procedimentos no geral
Imprevistos no meio da inoculação ou outros pontos críticos em termos de contaminação, em geral, é bem ruim. Primeiro pelo aumento da probabilidade de contaminação, já que, ao sairmos de perto ou nos aproximarmos, já criamos umas correntes de ar, além de darmos mais tempo pra algum microbiozinho aterrissar no lugar certo pra ele. Segundo porque estressa a gente haha, o que além de ser ruim por si só, também aumenta a chance da gente fazer cagada.

sobre PP na geladeira
Boto fé que acelera o resfriamento, mas deve gastar uma energia danada e aumentar a chance dos alimentos estragarem com ajuda do aumento da temperatura interna da geladeira. Não acho errado, mas quando temos tempo pode ser bom dar tempo ao tempo haha. Sou contra esperar, até porque a gente pode ir fazer alguma coisa enquanto outras ficam prontas por si mesmas.

Espero não ter dado de guru do cultivo haha. Tentei compartilhar um pouco da minha experiência e leitura hehe.

Abraço e sorte!
 
Então, antes de mais nada, como eles diminuiram o cheiro decidi tentar dunkar com 1 parte de água oxigenada pra umas 9 de água, não sei julgar mas acho q eles podiam estar bem secos (azulando, duros e "leves"), se não pinar definitivamente vou enterrar metade mesmo

Tb vale comentar que comecei a usar lenços umidecidos dobrados em camadas de uns 5 lenços e molhados com água esterelizada nas paredes do terrário para manter a umidade, 4 desses têm mantido a mais de 95% por pelo menos 24h, mesmo abanando 3 ou 4x por dia

- - -

Troquei a micropore por gaze cortada e enfiada nos buraquinhos. Melhorou demais!

Olha aí, vou tentar essa! A gaze vai "dobrada" em uma bolinha e enfiada nos buracos, é isso?
Quando fiz pftek selei a primeira camada de alumínio com fita isolante antes de colocar na PP, e coloquei apenas uma segunda camada de alumínio solta por cima. Ela dá uma estufada mas nada mt significativo a ponto de rasgar e tal, e a fita isolante não perde a cola com a umidade da pp, não sei como seria com durex.

Boa, na próxima esterilização vou tentar essa também! Mto obrigado pelas dicas

- - -


E quem sabe o cheiro não dispersa e some do terrário. \o/

Boa sorte, mano!

Pois é, cara, na verdade está diminuindo o cheiro... Vamos ver, tô sem expectativas além do aprendizado! Obrigado :D

- - -


O que já li por aqui e achei que faz sentido é que o álcool 70º é mais eficaz na esterilização que o 100º, pois o 70º, por estar diluído em água, penetra melhor por entre os microorganismos, já que eles estão envoltos por umidade, que é água e, logo, tem mais afinidade por algo que já está em meio aquoso.

Faz sentido... Boa dica também!
No meu cultivo atual um dos bolos tava com uma contaminaçãozinha verde. Arranquei essa parte, esfarelei ele e misturei com 1/2 de vermiculita e 1/2 de esterco bovino sem pasteurizar, coloquei num vasinho e cobri de vermiculita. Resultado: um bulk nas coxas que já tá pinando.

Mas olha só :eek: gostei muito dessa, vou tentar fazer um de terra e um assim! Mas vermiculita tá caro por aqui, será q uma fibra de coco não rola?

Concordo com suas outras colocações tb... Teve muito de inexperiência nesse processo, mesmo hahah mas o foco é aprender e desenvolver uma relação boa com o cogu, o resto vem no seu tempo!

Mto obrigado pelas respostas!! Vou atualizando
 
Mas vermiculita tá caro por aqui, será q uma fibra de coco não rola?

Rola sim, amigo. Sou muito fã de trabalhar com a Vermiculita. Mais fácil de manter um sistema único.
Mas nem por isso significa que outras maneiras não sejam efetivas. A fibra de coco é bacana, tenho alguns traumas com elas, mas ainda assim máximo respeito pelo seu potencial e custo x benefício! hahaha
 
Mas vermiculita tá caro por aqui
Pode crer, na minha primeira tentativa de cultivo comprei aquela vermiculita de caixinha super cara haha. Depois encontrei uma lojinha de jardinagem/insumos agrícolas que vendia de saco bem mais barato, mas tem que perguntar, porque eles deixam guardado nos fundos às vezes, num saco enorme, e só embalam pequenas quantidades quando alguém pede.
 
Gente, boas notícias! Depois do dunk n roll com 10% água oxigenada, deu uma vida forte nos bolos! O cheiro foi embora, eles parecem mais "saudáveis" crescendo por cima da vermiculita e um deles começou a pinar em menos de 24h

IMG-20181216-WA0007.jpg

Pensa em realização pessoal kkkkk

Muito obrigado pela ajuda de vocês!! E descobri uma loja aqui na cidade que vende saco de 12kg de vermiculita por 45 reais... Mas é tipo super fina, será q é adequada para esse propósito? Eu nem faço ideia de quanto são 12kg, mas deve ser um sacão monstro

Longa vida ao cultivo!!!
 
Olá, pessoal! Passando para atualizar, todos os bolos pinaram saudáveis depois do dunk com h2o2, não há mais cheiro. No primeiro flush obtive 5,8g desidratadas de 5 dos bolos, ainda falta 1 que está com cogumelos gordos crescendo ainda pequenos.

IMG_20181221_204511096.jpg IMG_20181219_124032122.jpg IMG_20181221_204436974.jpg

Agora terei que sair para viajar e vou deixar o terrário aos cuidados de um amigo, em janeiro retorno com mais novidades. Obrigado mais uma vez por toda a ajuda! Boas festas e ótimas experiências a todos :D
 
Back
Top