Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Aussie & MDK

Diário de cultivo completo.
Olá camaradas, depois de muita pesquisa e de um pouco de trabalho, venho lhes apresentar meu diário.

Optei por utilizar o modelo de diário do @kinney que além de me poupar trabalho, me deu uma luz de howto.

Sem mais delongas...

STRAIN: Australian e Mexican Dutch King
PROCEDÊNCIA: Seringa de Esporos Provenientes do *****.

(Não sei devo postar de onde eu consegui, se isto estiver fora das normas por favor me avisem e re-edito)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Preparei o substrato de 2:1:1 e levei os copos a pressão por 90min e deixei a panela esfriar sozinha, o que levou algo em torno de 2h.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 23 /03 /2017 AUS
01/04/2017 MDK (Aprox)
-------------------------------------------------

(X) Seringa Multiesporos
GloverBox?
( ) Sim (X) Não
IMG-20170403-WA0020.jpeg IMG-20170403-WA0022.jpeg

Infelizmente só fiz estas 2 imagens, que são os micélios do AUS, logo mais estarei postando os dos MDKs

No caso, O Micélio da primeira foto eu Aniversariei no dia 15/04 (aprox), fiz dunk 18h e roll.

Mas cometi alguns erros, primeiramente eu fiz roll na vermiculita seca, o que acarretou que o micélio perdeu
uma parte da água para a própria vermiculita.

Outro erro foi no setup do terrario, não estava acertando na proporção de água no fundo do terrario sempre acabava colocando mais que deveria e o micélio acabava entrando em contato com a água.

Também em relação a temperatura, aqui a média é sempre entre 25-30 (25 minima e maxima 30) com umidade relativa de 90% na maior parte do dia, tendo uma pequena variação durante o meio dia onde a umidade atinge uns 60~70% mas logo re estabelece, enfim, acabei percebendo que o micélio permanecia em estado vegetativo, introduzi a luz e fazia troca manual do ar da caixa abanando e dando um spray com água fria, mas só resolveu quando fiz os furos na caixa, e comecei a colocar uma garrafa de 500ml congelada no fundo do terrário, revesando entre 2 garrafas, durante o dia.

Na ausência de um compressor de ar de aquario, estou utilizando uma maquina de nebulização e esta funcionando.

Depois de o set up do terrario estar pronto, decidi aniversáriar o segundo bolo da imagem (que ja estava completamente colonizado a 5 dias) e fazer meu primeiro casing teste, coloquei uma camada ao fundo com vermiculita levemente umedecida seguida do spawn e por fim
uma camada de vermiculita úmida e aniversariei no dia 23/04 junto com 3 cakes de MDK

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------

Data do surgimento do PIN: 22 /04 /2017 AUS

20170423_121946.jpg

Este foi o primeiro PIN!

Fotos atuais: 24/04
20170423_122004.jpg 20170424_131546.jpg 20170424_131606.jpg

Desde ja agradeço a paciência na leitura, Gratidão!
 
Última edição por um moderador:
Belo cultivo, seria bom você colocar um pratinho embaixo dos bolos pra evitar possíveis quedas e sempre os deixe com espaço, não deixando encostados.

Estou no aguardo da minha seringa de DMK há exatos 31 dias do mesmo lugar, que bom que você recebeu.

E uma duvida, como foi feito sua incubadora, pois foi bem rápida a colonização dos bolos.

Bons cultivos!
Acompanhando.
 
Olá amigo, minha incubadora foi uma caixa termica de 50l! Creio que a colonização foi rapida pelas condições favoraveis, ja que a temperatura e relativamente estavel.
vou adotar sua dica dos pratos, valeu!
então, achei que tinha sido furada esta compra, na verdade eu pedi um carimbo de MDK em nov do ano passado e eles so me enviaram em fev deste ano, creio que você vai dar uma esperadinha legal também! não recomendo a ninguém.
Se eu tiver sucesso com minha empreitada, posso tentar te enviar um carimbo :)
Sucesso a você em suas empreitadas também, abraço!
 
bom dia meus queridos!
Seguem fotos dos Cogumelos em frutificação desde o dia 22!
20170425_080036.jpg 20170425_080041.jpg
Segui a dica do amigo @DougFunnie (Muito obrigado pela dica irmão!)
E organizei o fundo do terrario com umas tampas tuppeware
ficou assim ó:
20170425_081437.jpg 20170425_081431.jpg
E Este aqui é minha tentativa de casing de Aussie:
20170425_080758.jpg 20170425_080822.jpg
Esta com uma cara boa?
Por favor, aceito opiniões e sugestões principalmente em relação ao casing, tenho pesquisado muito neste forum mas sinto que só com uma
experiência prática e uns tapas na cara que eu vou aprender algo.
 
Parece-me que o roll é feito com vermiculita seca mesmo (do contrário a vermiculita não gruda no bolo) e depois de feito, pode umedecer a vermiculita borrifando água no bolo.

Concordo com @DougFunnie, sobre colocar "um pratinho" ou algo que equivalha sob os bolos.

Boa sorte!
 
Pessoalmente acho que as tampas de tupperware que usas estão a ocupar demasiada área da Argila, o que pode comprometer a humidade...

Recomendo utilizar folha de aluminio de cozinha (parte mais espelhada em contacto com o bolo), cortada à medida de cada bolo (deixar 1 cm em toda a volta)
 
Parabéns pelo cultivo, brother, estão realmente dando belos frutos. Eu não sabia que poderia haver interferência na umidade do terrário se o prato fosse muito grande. Gostei muito dessa dica do @Mindfulness irei trocar hoje o suporte que o meu bolo está.

Em relação ao seu casing como você preparou ele?
 
Parece-me que o roll é feito com vermiculita seca mesmo (do contrário a vermiculita não gruda no bolo) e depois de feito, pode umedecer a vermiculita borrifando água no bolo.

Concordo com @DougFunnie, sobre colocar "um pratinho" ou algo que equivalha sob os bolos.

Boa sorte!
Então, eu tinha feito isso no inicio e não tinha borrifado, mas depois eu borrifei e ficou sossegado.
Aniversariei os outros sem roll nem dunk para comparar.

Pessoalmente acho que as tampas de tupperware que usas estão a ocupar demasiada área da Argila, o que pode comprometer a humidade...

Recomendo utilizar folha de aluminio de cozinha (parte mais espelhada em contacto com o bolo), cortada à medida de cada bolo (deixar 1 cm em toda a volta)
Obrigado pela dica, verifiquei o terrario e realmente deu uma caida na umidade, por isso ja ate mudei.

20170425_174222.jpg 20170425_174306.jpg
Parabéns pelo cultivo, brother, estão realmente dando belos frutos. Eu não sabia que poderia haver interferência na umidade do terrário se o prato fosse muito grande. Gostei muito dessa dica do @Mindfulness irei trocar hoje o suporte que o meu bolo está.

Em relação ao seu casing como você preparou ele?
20170425_173634.jpg 20170425_173639.jpg
Então, coloquei no fundo uma camada fina de vermiculita levemente umida, seguida da camada do spawn bem quebrado e mais uma camada de vermiculita um pouco mais saturada. O que você acha, esta o suficiente?

Segue fotos dos frutos agora a noite:
20170425_173503.jpg

teve um que nasceu com um shape particularmente torto e ta mais desenvolvido que todos, gostaria de colher ele primeiro para tirar um carimbo
ao que me parece o veu ja rompeu, vocês acham sensato eu ja tirar e tentar fazer o carimbo?
20170425_173521.jpg

Abrass!!
 
Última edição:
Então, coloquei no fundo uma camada fina de vermiculita levemente umida, seguida da camada do spawn bem quebrado e mais uma camada de vermiculita um pouco mais saturada. O que você acha, esta o suficiente?

Ao meu ver você fez correto o seu casing. Eu perguntei para saber se vc fez de alguma maneira diferente para entender a sua técnica, pois eu fiz um casing no sábado do mesmo método. Mas ao meu ver o seu casing está bem feito

ao que me parece o veu ja rompeu, vocês acham sensato eu ja tirar e tentar fazer o carimbo

Em relação a isso, se o véu do cogu já foi rompido completamente eu creio que você já pode retira-lo para carimbar

@ceejayjohnson acabei fazendo uma confusão aqui nas mensagens, e estou respondendo sua pergunta aqui. O spawn vc se referiu a um bolo pf 100% colonizado pra mim essa afirmação está correta, é que eu achei que você havia feito outro meio de spawn, peço desculpas por toda a confusão

Sucesso no seu cultivo :D
 
Última edição por um moderador:
Eu perguntei pois eu realizei um casing similar ao seu, mas a partir de um bolo PF colonizado 100% e queria saber o seu método para posteriormente tentar aplica-lo. Mas eu gostei do seu casing e parece muito promissor e ao meu ver está muito bem executado



Se o véu do cogu rompeu completamente eu creio que vc já pode colher para carimba-lo

Sucesso no seu cultivo :D
Eu me referi ao spawn no caso um Bolo PF 100% colonizado e estabelecido a 7 dias.
Spawn só serve para referencia de grãos colonizados?
 
Mas cometi alguns erros, primeiramente eu fiz roll na vermiculita seca, o que acarretou que o micélio perdeu
uma parte da água para a própria vermiculita.

Não é tanta perda quanto a vermiculita irá ajudar a reter a perda de umidade. Fazer roll nela seca inclusive é melhor pra fazer grudar, depois do dunk em especial, ou se o bolo estiver já úmido ao ser aniversariado.

ao que me parece o veu ja rompeu, vocês acham sensato eu ja tirar e tentar fazer o carimbo?
se o véu do cogu já foi rompido completamente eu creio que você já pode retira-lo para carimbar

Nobres membros, o melhor critério pra saber se pode tirar pra carimbar é esperar por sinais de que o cogumelo já está esporulando de fato. Como disse em outro diário, cogumelos podem esporular antes de romper o véu, durante o rompimento, após o rompimento, ou nunca.

@ceejajohnson, aguarde então pela "sujeirinha" dos esporos ficar visível no cogumelo ou sobre o micélio, e evite deixar que esporule demais. Isso porque se colher antes de esporular, ele jamais esporulará. Quem envia a mensagem pra esporular é o micélio, então não deve ser colhido antes que comece. :coffee:

Spawn só serve para referencia de grãos colonizados?

Sim, spawn sempre se refere a grãos. Veja no verbete da Biblioteca os significados de spawn: Spawn. :bigode:

------

E parabéns pelo cultivo. :)
 
Nobres membros, o melhor critério pra saber se pode tirar pra carimbar é esperar por sinais de que o cogumelo já está esporulando de fato. Como disse em outro diário, cogumelos podem esporular antes de romper o véu, durante o rompimento, após o rompimento, ou nunca.

@ceejajohnson, aguarde então pela "sujeirinha" dos esporos ficar visível no cogumelo ou sobre o micélio, e evite deixar que esporule demais. Isso porque se colher antes de esporular, ele jamais esporulará. Quem envia a mensagem pra esporular é o micélio, então não deve ser colhido antes que comece. :coffee:



Sim, spawn sempre se refere a grãos. Veja no verbete da Biblioteca os significados de spawn: Spawn. :bigode:

------

E parabéns pelo cultivo. :)
Grande ExPoro, obrigado pelo esclarecimento quanto a questão do spawn! Existiria algum termo apropriado para um pf cake que fora utilizado
como um spawn?
20170426_122406.jpg
Segui seu conselho, notei que este tinha soltado uma "sujeirinha" no papel aluminio e coloquei para tirar um print de esporos, as 13h completará 24h dai eu postarei uma foto do print.
O primeiro flush deste cake ja foi!
20170426_122109.jpg 20170426_122713.jpg
Depois da colheita eu e minha companheira pegamos uma caroninha neles, uma ótima experiência, pretendo relatar em algum momento.
Mantive um cogumelinho que ainda estava pequeno para ver se eles ainda continuariam desenvolvendo-se, junto com alguns pins.
Hoje, eles não apresentaram sinal de desenvolvimento então irei colher o que tiver para tentar a minha primeira secagem (a quantidade será insiginificante eu sei, mas é só para aprender um pouco mais sobre o processo)

Uma boa noticia, o primeiro cake de MDK Pinou!! Estou muito feliz :D
20170426_122738.jpg

Um bolo de aussie que coloquei em um pote maior contaminou por uma bacteria, notei que ele havia parado de crescer e quando abri tava aquele cheiro, descartei as partes podres e o micélio vivo coloquei em uma caqueira na sombra no meu quintal (bem longe do meu terrario kkkk)
só pela experiência, nem espero frutos deste out, só para não descartar uma parte do micélio que estava bem vivo e consolidado.
20170425_111229.jpg
EDIT:
Notei que o PF do aussie do primeiro flush esta um pouco azulado, sei que isso é normal por ele estar estressado pelo seu primeiro flush, mas no caso um dos pfs de MDK também apresenta uma cor azulada, ele esta com suas primeiras Hifas e aparentemente saudavel, devo me preocupar?

Gratidão pela força de todos vocês amigos! Abraço coletivo!
 
Acho que quando se usa o bolo PF como spawn, só dizer isso mesmo pra indicar que usou substrato colonizado para inocular. Mas não tem termo específico. :coffee:

E esperamos pelo(s) seu(s) relatos. :)
 
Back
Top