Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - Aceito dicas!

Diário de cultivo completo.
Olá camaradas,

Já há muito tempo venho pesquisando e tentando cultivar (nas primeiras vezes não possuía todo o equipamento necessário e mesmo assim tentei; total fracasso). Agora acredito que tenho tudo para continuar exceto o terrário; no qual ando pesquisando os materiais.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: AKM
PROCEDÊNCIA: Veio de uma ong da Espanha que vi aqui no fórum. (ótima qualidade!!!)

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Preparei-o com vermiculita esterilizada em microondas por aproximadamente 5 minutos em potência máxima. Logo depois misturei tudo em uma bacia e montei os copos com os selos de vermiculita em baixo do substrato e em cima; tal como vi em alguns lugares do fórum. Logo depois foi à 1h20min em panela de pressão; esfriou por 24 horas e depois a próxima etapa.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 24/08/2019
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
(X ) Sim ( ) Não
Dia 29/09/2019
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    97.3 KB · Visualizações: 28
  • 2.jpg
    2.jpg
    96.6 KB · Visualizações: 29
  • 3.jpg
    3.jpg
    63.4 KB · Visualizações: 33
  • 4.jpg
    4.jpg
    76.4 KB · Visualizações: 33
  • 5.jpg
    5.jpg
    83.2 KB · Visualizações: 35
  • 6.jpg
    6.jpg
    86.4 KB · Visualizações: 30
  • 999.jpg
    999.jpg
    81.1 KB · Visualizações: 26
  • 99.jpg
    99.jpg
    74.6 KB · Visualizações: 25
  • 88.jpg
    88.jpg
    81.8 KB · Visualizações: 25
Última edição:
Ótimo começo.
Da pra perceber que leu bastante antes.
Lembrando que esterilizar a vermiculita antes da panela de pressão não é necessário, mas na dúvida é sempre uma segurança a mais.

Como ainda não possue o terrário vou tentar dar umas dicas.
Atualmente o mais utilizado na gringa é o shotgun fruiting chamber, mas tem o trabalho de furar a caixa inteira. A desvantagem é precisar um local limpo, com ventilação e sem insetos.

Aqui a maior parte que vi usa o Poor Man's Pod (inclusive eu), que é o pioneiro e queridinho, mas a ventilação ainda precisa de umas abanadas manuais, mesmo utilizando o borbulhador. É o basicão, não vai dar problemas mas possivelmente vai querer ter mais de um terrário se gostar do cultivo.

Depois de ter comprado 50l de perlita e usado quase tudo, decidi que quando acabar vou testar argila expandida. A maior dificuldade é lavar ela, não importa o quanto de água colocar ela boia, gruda tudo na mão e entope os ralos.

Não sei se ela gera mais umidade, mas a vantagem é poder usar a quantidade que quiser e vai continuar uma superfície plaina, sem precisar equilibrar os bolos.

Eu não consigo reutilizar a perlita, preciso trocar a cada limpeza, é muito trabalhoso sanitizar ela.
Mas vale a pena testar por conta se tiver acesso. Só não respire o pó que sai dela, use máscara se optar por perlita.

Prefira tampar os furos com perlom ou TNT, micropore passa muito pouco ar.

Acho que terrário é a parte mais tranquila, até em saco frutifica.
 
Perlita e uma pedra no zapato !
Melhor deixar para misturar na terra e ser usado com outros fins !:cool:
 
12 dias na incubadora... Acredito que eles estão bem até o momento! Apenas 1 dos copos apresentou um crescimento mais lento. A temperatura dentro da incubadora varia entre os 24.5 e os 26.5; umidade entre 90%-95%*.

*Gostaria de perguntar algo. Essa incubadora que eu tenho eu coloco água no cooler (por isso a alta umidade) até a metade e coloco o termostato (uma vez que ele é o maior que tinha e não cabe numa garrafa direito). Com esse método consigo aguentar o inverno daqui de Portugal, todavia gostaria de ter mais espaço para conseguir incubar mais copos já que não sei quantos cogumelos vou conseguir tirar para ter aqui comigo. Vocês teriam alguma informação sobre o assunto?

Ótimo começo.
Da pra perceber que leu bastante antes.
Lembrando que esterilizar a vermiculita antes da panela de pressão não é necessário, mas na dúvida é sempre uma segurança a mais.

Como ainda não possue o terrário vou tentar dar umas dicas.
Atualmente o mais utilizado na gringa é o shotgun fruiting chamber, mas tem o trabalho de furar a caixa inteira. A desvantagem é precisar um local limpo, com ventilação e sem insetos.

Aqui a maior parte que vi usa o Poor Man's Pod (inclusive eu), que é o pioneiro e queridinho, mas a ventilação ainda precisa de umas abanadas manuais, mesmo utilizando o borbulhador. É o basicão, não vai dar problemas mas possivelmente vai querer ter mais de um terrário se gostar do cultivo.

Depois de ter comprado 50l de perlita e usado quase tudo, decidi que quando acabar vou testar argila expandida. A maior dificuldade é lavar ela, não importa o quanto de água colocar ela boia, gruda tudo na mão e entope os ralos.

Não sei se ela gera mais umidade, mas a vantagem é poder usar a quantidade que quiser e vai continuar uma superfície plaina, sem precisar equilibrar os bolos.

Eu não consigo reutilizar a perlita, preciso trocar a cada limpeza, é muito trabalhoso sanitizar ela.
Mas vale a pena testar por conta se tiver acesso. Só não respire o pó que sai dela, use máscara se optar por perlita.

Prefira tampar os furos com perlom ou TNT, micropore passa muito pouco ar.

Acho que terrário é a parte mais tranquila, até em saco frutifica.

Obrigado, estive muito tempo tentando cultivar e por isso li bastante! No Brasil eu sempre ia para os pastos, aqui eu já terei de cultiva-los; está sendo um grande aprendizado e uma ótima ocupação que sempre me traz mais conhecimento. Vou pesquisar sobre esse chamber, se não for muito difícil e me der mais segurança quem sabe? Fora o dinheiro também... Mas primeiro farei o Poor Man's que deve aguentar. Só estou pensando no inverno, como já terei de ver uma incubadora melhor, também estou pensando em fazer essa versão do Poor Man's dentro de uma caixa de isopor com os furos para ventilar e com luz artificial para orientar o crescimento. Será que é uma boa?
Sobre o terrário eu vou utilizar a perlita para outras necessidades tal como:

Perlita e uma pedra no zapato !
Melhor deixar para misturar na terra e ser usado com outros fins !:cool:

Assim pretenderei comprar as pedras de argila expandida para tentar, mas se ficar muito complicado então tentarei a perlita.

Obrigado por acompanharem!!!! Estou muito feliz!!!!
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    64 KB · Visualizações: 14
  • 2.jpg
    2.jpg
    63.2 KB · Visualizações: 13
  • 3.jpg
    3.jpg
    73.1 KB · Visualizações: 14
Já passaram mais de um mês e os copos estão 100% colonizados, exceto 1 (que está nos 99%). A seguir estarão as fotos.

Ainda não fiz a incubadora uma vez que a argila expandida que eu encontrei à venda só tem disponível num lugar um pouco longe, mas nada demais (a faculdade é puxada kkkkk). Bom... essa semana irei lá e comprarei! Irei comprar outro termostato de aquário, pois o que uso na incubadora é muito grande! Errei na compra... acho que era 200 watts. A caixa já possuo, já a lã acrílica estou pensando em comprar uma pelúcia, pois acho que dentro deles tem, mas vou procurar melhor. A caixa eu já tenho, e a luz artificial também (aqui em casa não anda fazendo muito sol). Construo em 1 dia.

Acham que foi muito ou pouco tempo de incubação? Não tenho a intenção de acelerar o processo, mas gostaria de me dedicar mais nesse hobby maravilhoso.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    177.1 KB · Visualizações: 12
  • 3.jpg
    3.jpg
    242.6 KB · Visualizações: 10
  • 2.jpg
    2.jpg
    234 KB · Visualizações: 10
Eu tenho um de 25w e dois de 50w.
Como é utilizado 1w/litro normalmente o de 25 é mais do que o suficiente. Eles quase não ligam depois que esquentam a água.

Com frio de 0C aqui o terrário chega apenas a 15 com um aquecedor regulado no 30.

O foco não é nos watts, mas na dissipação do calor, pois mesmo o de 25w aquece rapidamente a água, porém, não passa muito bem para o ambiente.

Minha sugestão é trabalhar com mais aquecedores, em vez de mais potência.
Para "espalhar" melhor o calor.

Ou com técnicas como tube in tube, ou adaptar o aquecedor embaixo de um terrário alto, algo assim.

Ainda o jeito mais fácil é ter as épocas propícias para o cultivo e armazenar para as outras.

Como o preço é parecido para as diferentes potências, as vezes compensa mais investir em um aquecedor de ar (100 reais) e termostato avulso dentro do terrário. Mas aí vai das habilidades elétrica/eletrônica.
 
Eu tenho um de 25w e dois de 50w.
Como é utilizado 1w/litro normalmente o de 25 é mais do que o suficiente. Eles quase não ligam depois que esquentam a água.

Com frio de 0C aqui o terrário chega apenas a 15 com um aquecedor regulado no 30.

O foco não é nos watts, mas na dissipação do calor, pois mesmo o de 25w aquece rapidamente a água, porém, não passa muito bem para o ambiente.

Minha sugestão é trabalhar com mais aquecedores, em vez de mais potência.
Para "espalhar" melhor o calor.

Ou com técnicas como tube in tube, ou adaptar o aquecedor embaixo de um terrário alto, algo assim.

Ainda o jeito mais fácil é ter as épocas propícias para o cultivo e armazenar para as outras.

Como o preço é parecido para as diferentes potências, as vezes compensa mais investir em um aquecedor de ar (100 reais) e termostato avulso dentro do terrário. Mas aí vai das habilidades elétrica/eletrônica.

Uma ótima resposta meu camarada. Pro terrário eu pensei em deixar o termostato submerso na agua do fundo. Pensando em colocar uma camada maior de agua e argila e uma bandeja com perninhas por cima d'agua. Creio que o calor ficaria dividido de uma forma mais homogenia.

Já pra encubadora em pensei em criar uma estilo encubadora de ovos. Uma pena que só funciona a seco né. Se não seria o ideal pro terrário tbm
 
E aí pessoal!

Já construí meu terrário e já aniversariei! Segue as fotos!

Eu consigo manter a temperatura em 23-26 (estou com dois termostatos; um debaixo da argila e o outro na garrafa de vidro), todavia a umidade nunca chega nos 95%, apenas 80-90%. Já tentei borrifar água nas paredes e nada. Comprei uma bomba de ar de aquário, só que veio sem a mangueirinha, sabem onde eu consigo? Isso me ajudaria no nível de umidade?
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    297.2 KB · Visualizações: 40
  • 2.jpg
    2.jpg
    286.5 KB · Visualizações: 42
  • 3.jpg
    3.jpg
    148.7 KB · Visualizações: 42
  • 4.jpg
    4.jpg
    296.5 KB · Visualizações: 42
  • 5.jpg
    5.jpg
    261 KB · Visualizações: 39
  • 6.jpg
    6.jpg
    311.5 KB · Visualizações: 36
  • 7.jpg
    7.jpg
    266.3 KB · Visualizações: 36
  • 8.jpg
    8.jpg
    470.1 KB · Visualizações: 40
  • 9.jpg
    9.jpg
    188.2 KB · Visualizações: 37
Estranho não estar conseguindo umidade mais elevada. Como vc está fazendo a troca de ar?
A mangueira do borbulhador vc encontra em qqr loja de artigos para aquário ou petshop. Acompanhando. Abração.
 
Estranho não estar conseguindo umidade mais elevada. Como vc está fazendo a troca de ar?
A mangueira do borbulhador vc encontra em qqr loja de artigos para aquário ou petshop. Acompanhando. Abração.
Também achei estranho. Faço a troca de ar por furos na caixa com cicatrisan (aqueles tecidos para fazer curativo) e abano. Agora que já sei onde conseguir a mangueira, vou fazer a troca de ar com a bomba de ar. Mas mesmo a 80% de umidade os pins podem nascer?
 
Também achei estranho. Faço a troca de ar por furos na caixa com cicatrisan (aqueles tecidos para fazer curativo) e abano. Agora que já sei onde conseguir a mangueira, vou fazer a troca de ar com a bomba de ar. Mas mesmo a 80% de umidade os pins podem nascer?
Antes da Pinagem seria bom manter acima de 95%, depois disso até seria bom manter um pouco mais baixo tipo uns 85% a 90%. Vc vai perceber que mangueira do borbulhador vai ficando escura com o tempo, por isso o melhor é trocar ela de tempos em tempos.
 
Antes da Pinagem seria bom manter acima de 95%, depois disso até seria bom manter um pouco mais baixo tipo uns 85% a 90%. Vc vai perceber que mangueira do borbulhador vai ficando escura com o tempo, por isso o melhor é trocar ela de tempos em tempos.

Então, coloquei um segundo termohigrômetro que utilizo no meu cultivo de canna e ele mostrou dados diferentes deste mais antigo que comprei para os cubensis (enquanto um mostra 25º C e 68% de umidade, o outro, mais novo, mostra 23-24º C e 91% de umidade). Você sabe se tem como calibrar esse negócio?

Uma dica para aumentar a umidade e aumentar a quantidade de bolos...:cool:

Queria!!! Mas a vermiculita acabou na hora, era pra ser 6 bolos. Mas agora comprei dois sacos enormes de vermiculita e nunca mais vou passar por isso.
 
Pago quanto o saco ?
Regiao ?
Quantidade em peso ou litros ?
Abz
 
Acredito que deve ter sim uma maneira. Mas se as paredes estiverem com gotículas é bem difícil que esteja 68%. Estou confiando mais no que está marcando 91%.
Estão pingando sim! Até o teto está pingando! Vou ter que ver o que está acontecendo com o outro termohigrometro já que utilizarei os dois. Talvez para este cultivo eu compre um com sonda.

Pago quanto o saco ?
Regiao ?
Quantidade em peso ou litros ?
Abz
Eu moro em Portugal agora, mas compro 5L de vermiculita por 3,95 euros. Acredito que seja barato...
 
Seguem as fotos dos bolos 5 dias após o aniversário. Ele está saudável? O que acham? Luzes por 24h ou faço ciclo? (temperatura 25,3ºC 85-95% umidade)

Outra coisa, acham que demora para pinar? Quanto tempo em média?
 

Anexos

  • a.jpg
    a.jpg
    350 KB · Visualizações: 27
  • b.jpg
    b.jpg
    365.6 KB · Visualizações: 27
  • c.jpg
    c.jpg
    255.8 KB · Visualizações: 29
  • d.jpg
    d.jpg
    343.3 KB · Visualizações: 29
Back
Top