Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1°Cultivo - Selvagens(cubensis)

Diário de cultivo completo.
Bom dia galera! eu como todo novato, que esta começando seu primeiro cultivo, gostaria que alguem me guiace da maneira certa.
Cultivo: bolos PF
Sbtrato: em vez de arroz integral, estou itilizando semola de trigo (granulado de trigo importado) meu tio trouse, não sei se tem no Brasil acho que sim!.
Potes: os potes são pequenos em média 10 cm, forão preparados corretamentes com a mistura de semola de trigo com vermiculita, coloquei 2 cm de vemiculita umida no fundo dos potes, depois 3 cm da mistura, depois cubri com vermiculita seca 2 cm, em seguida tampei os potes com 3 folhas de aluminio cada. OBS: TODO O PROCEDIMENTO FOI ESTERELIZADO COM ÁGUA SÂNITARIA.
Esterelizar: os potes foram colocados na panela de pressão esterelizada, e levado ao fogo por 1 hora. apos uma hora foi reesfriada em temperatura ambiente( sem abrir a tampa da panela).
Seringa: o carimbo no meu caso, eu consegui de alguns cogumelos que estava na bosta da vaca, que eu trouse para casa,e até hoje brota alguns frutos lá ;).
A agua que utilizei foi agua fervida, depois de fria misturei com o carimbo, e suguei para a seringa, tudo esterelizado e deichei de repouso 12h.
Inoculação: apos a panela bem fria abri a tampa e peguei os potes tudo sempre com luvas, e esterelizei os potes, depois fiz a inoculação nos potes e os tampei rapidamente com fica crep.
Repouso: os potes eu guardei dentro de um armario de aluminio, todo esterelizado e livre de ventilação.

bom galera é isso ai depois de ums 10 a 15 dias irei retiralos do armario e mandarei fotos de como esta sendo o proceso.....vlwww:)
 
Última edição:
os potes forão preparados corretamentes com a mistura de semola de trigo com Vermiculita, coloquei 0,5 cm de vemiculita umida no fundo dos potes, depois 1,0 cm +/- da mistura, depois cubri com Vermiculita seca +/- 0,5 cm em seguida tampei os potes com 3 folhas de aluminio cada

Não entendi bem. O substrato mesmo só tem 1cm da mistura sêmola maios vermiculita? E fora isso só a camada inferior e superior de vermiculita?

o carimbo no meu caso, eu consegui de alguns cogumelos que estava na bosta da vaca, que eu trouse para casa,e até hoje brota ums fruto lá

Foram identificados como cubensis? O cultivo com esporos selvagens geralmente é bem mais difícil.


Além disso o fato de você começar inventando um substrato não deve ajudar também.
 
Não entendi bem. O substrato mesmo só tem 1cm da mistura sêmola maios vermiculita? E fora isso só a camada inferior e superior de vermiculita?



Foram identificados como cubensis? O cultivo com esporos selvagens geralmente é bem mais difícil.


Além disso o fato de você começar inventando um substrato não deve ajudar também.
Sim o sbstrato é a mistura de semola com vermiculita juntos e umidos, inferior dos potes foi posto vermiculita umida e superior da mistura vermiculita seca
são cubensis sim asim que os pegue rapidamentes eles ficarão roxo meio azulado
mas é posivel da serto a invensão?
 
vlw brow!! vou tentar desse jeito ai, mas mesmo assim irei esperar para ver se vai da certo.
mandarei fotos assim que colonizarem :)
 
Com carimbo da bosta acho difícil que consiga fazer alguma inoculação sem contaminante. Mas o cubensis é lutador.. Dependendo da contaminação.
Eu recomendaria tentar deixar alguns copos em temperaturas mais baixas caso possível, na base dos 24 ou 25 graus, até menos. Menos atividade metabólica favorece o fato de ter muitos esporos de cubensis e poucos de contaminantes, então acho interessante tentar fazer isso no início.

Boa sorte da mesma forma.
 
mas é posivel da serto a invensão?

Esteja preparado psicologicamente, pois as suas chances de sucesso são relativamente baixas. Carimbos de cogumelos selvagens estão cheios de contaminantes, o cultivador tem que saber bem o que está fazendo para diminuir os riscos. Geralmente é necessário trabalhar com isolamento ou no mínimo inocular alguns grãos e a partir daí tentar um G2G.
 
3cm de substrato?
sim porque o meu pote é pequeno

Eu recomendaria tentar deixar alguns copos em temperaturas mais baixas caso possível, na base dos 24 ou 25 graus, até menos. Menos atividade metabólica favorece o fato de ter muitos esporos de cubensis e poucos de contaminantes, então acho interessante tentar fazer isso no início.
vlw pela dica Anão , os potes onde deixei tem em media 22° á 24° graus uma temperatura boa para fungar

Esteja preparado psicologicamente, pois as suas chances de sucesso são relativamente baixas. Carimbos de cogumelos selvagens estão cheios de contaminantes, o cultivador tem que saber bem o que está fazendo para diminuir os riscos. Geralmente é necessário trabalhar com isolamento ou no mínimo inocular alguns grãos e a partir daí tentar um G2G.
Obrigado pela dica, to torcendo para que de certo, assim que possivel mandarei fotos para serem analizadas se realmente é oque eu esperava:)
 
Última edição:
Olá galera da Comunidade,o strain retirado é de um estrume que eu levei para casa, para ter os devidos cuidados para não contaminar,pois são geralmente contaminadas.Estou realizando esse cultivo por que não chegou meus esporos que pedi,com muito cuidado consegui retirar um carimbo sem contaminação.

STRAIN:
Selvagens
TÉCNICA: PF Bolos
SUBSTRATO: Sêmola de trigo/Vermiculita 50/50
Inoculação: 02/03 (2 copos) 06/03 (2 copos)

RELATÓRIO:

No dia 02/03, peguei os ingredientes e comecei a preparar o substrato.

MATERIAL:
  • Tigéla de plastico
  • Colher de alumínio
  • Luvas
  • Copos de vidro
  • Água sânitaria
  • Água
  • Papel de alumínio
  • Panela de pressão
  • Sêmola de trigo
  • Vermiculita
Primeiro com as luvas esterelizei todo o ambiente e a mesa,tudo limpo esterelizei a tigéla e a colher,em seguida coloquei 50% de sêmola e 50% de vermiculita na tigéla adicionando água filtrada e misturando sem deichar agua no fundo até ficar bem umida misturada.Com o substrato pronto,esterelizei os copos,panela e o papel alumínio, para dois copos de 250ml coloquei 0,5cm de vermiculita no fundo,4 cm da mistura e 1,0cm de vermiculita na superfície, limpei as borda dos copos e tampei cada um com três papel alumínio apertando nas bordas sem fita.Coloquei os copos com cuidado na panela com água pouco menos da metade do copo,tampei,e deixei 50m em fogo alto em média 190°C ( meu fogão tem chamas grande,tipo industrial).Enquanto a panela esfriava,preparava a seringa com o esporo.

MATERIAL:
  • Seringa 20ml
  • Agulha 4cm
  • Copinho(tipo de pinga)
  • Água fervida
  • Água sânitaria
  • Faca cirúgica
  • Esporos
Primeiro fervi a água com umas gotas de água sânitaria.com uma sacola plastica coloquei no bico do bule,acumulando vapor e gerando água destilada e deixei esfriando.Com as luvas esterelizei o copinho,seringa,agulha e a faca,coloquei a água já fria(10ml) e destilada no copinho e com cuidado peguei a faca e raspei menos de 1/4 do carimbo no copinho,com a seringa com a agulha sugava e depositava a água junto com os esporos varias vezes,até obiter uma mistura homgênica.Guardei a seringa com a tampa da agulha dentro de um saco zip,e deixei repousando.Com a panela já fria depois de 6h, retirei os copos e rapidamente passei uma fita em volta do alumínio,em seguida os inoculei com dois furos em cada copo(2ml por furo).tampei os furo e os coloquei para colonizar dentro do fôro que é quente e escuro.No dia 06/03 o procedimento foi o mesmo até á inoculacão. Onte 24/03 retirei os dois copos do dia 02/03,já colonizados,então os coloquei no terário.

MATERIAL:
  • Caixa Glovebox
  • Algodão
  • Água Filtrada
  • Isopor como base
Um pote do dia 06/03 contaminou(n) e discartei, o outro está colonizando ainda:whistle:

19032015242.jpg
(copo 1, já colonizado)

19032015244.jpg
(copo 2, colonizado)
OBS: Confeso que a massa do micélio ficou pequena,podia ter posto mas substrato.

19032015246.jpg
(pote do dia 06/03,ainda colonizando)

19032015248.jpg
(pote do dia 06/03, contaminado)

25032015258.jpg 25032015259.jpg
(fôro, onde o micélio crescer forte:):

25032015260.jpg
(pote do dia 06/03,junto com o milho colonizando no fôro)

25032015263.jpg 25032015264.jpg 25032015265.jpg
(terário onde iram frutificar 24/03)

1° primórdio.jpg 01042015290.jpg 01042015291.jpg 01042015289.jpg
(primordiais 28/03) (Ocoreu uma má formação no 1°bolo 01/04)

01042015301.jpg
(2°bolo sem reação por enquanto...01/04)
 
Última edição:
(terário onde iram frutificar)

Isso é vermiculita no fundo do terrário?

Se for eu pensaria seriamente em tirar, pois não vai ajudar na umidade. Se você não for usar perlita ou argila expandida melhor deixar sem nada no fundo.

Furos para aeração somente na tampa não são suficientes. Veja se consegue fazer uns furos no nível inferior do terrário, alinhados com a parte de baixo dos bolos. Cuidado para não tampar completamente os furos e impedir a troca de ar.
 
creio eu que vermiculita serve para reter a agua, no caso a argila/perlita serve para evaporação da agua, que dentro de um ambiente fechado faz aumentar a umidade relativa. não vejo propósito nenhum em usar vermiculita, há mais desvantagens nisso do que vantagens, limpeza do terrário, desperdício,etc... e há alguns tipos de vermiculita que se usa para construção que precisam ser esterilizados pois vem contaminados, tem um tópico do tupy sobre isso. eu recomendo na falta de algo, usar apenas agua, forrar o fundo com agua e isolar os pfs do contato com a agua, ou um compressor com a mangueira em um pote com agua,já ajuda um pouco a umidade.
 
Isso é vermiculita no fundo do terrário?

Se for eu pensaria seriamente em tirar, pois não vai ajudar na umidade. Se você não for usar perlita ou argila expandida melhor deixar sem nada no fundo.

Furos para aeração somente na tampa não são suficientes. Veja se consegue fazer uns furos no nível inferior do terrário, alinhados com a parte de baixo dos bolos. Cuidado para não tampar completamente os furos e impedir a troca de ar.
é sim... vlw pela dica,pensei mesmo em tirar a vermiculita e por umas pedrinhas de jardin ou deixar só na água mineral izolando os pfs da água ,realmente tem pouco furo irei fazer uns maior.:)
 
Como lhe disse, acompanhando e torcendo! Acho cultivo de selvagens muito bacana.
É um grande desafio lidar com os possíveis contaminantes na hora da coleta e ainda assim fazê-lo frutificar.
Parabéns. ;)
 
Muito legal @coguvaazulin mais uns diazinhos, tenta fazer um casing, coloque esterco e vermi, selvagens adoram!
 
Galera.....desculpas, mas meu cultivo ésta ficando mei complicado,mas estou fazendo de tudo para recuperá-los(bolos).onte retirei as anomalias ou "alienígenas",por segurança eu os discartei.E estou realizando um DUNK TEK nos bolos,eles estavam bem secos...tampei um pouco mais as laterais do terário com algodão...e mais água.
01042015302.jpg 01042015303.jpg 01042015305.jpg 01042015306.jpg
( Alienígenas ? )

01042015304.jpg
(Dunk tek (01/04)
02042015307.jpg 02042015308.jpg
1° Bolo após o Dunk tek (02/04)
 
Back
Top