Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo Mister K ( B+ e Cambodian )

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal.

É uma alegria imensa estar postando nesta sessão do fórum pela primeira vez. Acompanho o mundo dos cogumelos mágicos a algum tempo, sempre tive curiosidade, porém nunca me senti seguro de consumir eles nos contextos onde eu me encontra antes, sem informação, em festas ou em locais com muitas pessoas.

Agora em outra fase da vida, com um pouco de mais de conhecimento adquirido, uma boa introdução dada pela Ayahuasca, me sinto seguro de chegar até eles.

Para minha primeira experiência optei por cultiva-los ao invés de compra-los, por questões pessoais. Depois de ler bastante, conversar com amigos, ver alguns vídeos, saí na caça dos materiais e montei a estufa para colonização e o terrário.

Com tudo pronto fui no google procurar onde achar os esporos para começar o cultivo. Como eu queria fazer todas as etapas desde o início e estava com tempo optei por comprar um casing pronto ao invés do carimbo. Mas Calma, esse diário não é do Casing, comprei o casing para ter cogumelos vivos e depois começar o cultivo desde a confecção do carimbo.

Resultado, o casing chegou, coloquei no terrário, mas fiquei tão empolgado lendo os cultivos que não aguentei esperar fazer o carimbo e acabei pegando um carimbo de Cambodian enquanto o B+ frutifica.

Segui todo o passo a passo aqui do fórum esterilizei os copos em panela de pressão elétrica por 45 minutos ( Vamos ver se vai dar boa).

- Inoculei 4 copos 3 grds e 1 pequeno para ver qual vai melhor.
- 3 fechei com micropore 1 com fita isolante ( ver se da diferença)
- Os 4 estão numa caixa de isopor de 18 L a 29°C (INOCULADO DIA 07/05)

Neste procedimento de inoculação não tirei fotos devido a tensão de não contamir tudo, rsrsrs. Mas espero postar fotos daqui alguns dias do resultado da inoculação. E o resultado de esterilizar na panela elétrica.

DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Cambodian
PROCEDÊNCIA: Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( X ) PF TEK com trigo para kibe (2 V + 1,5 TPK + 1,5A)
Selo com Vermiculita
( X ) Sim ( ) Não

GRÃOS:

(X ) Trigo para Kibe


Método de preparação e esterilização do substrato:

Panela Pressão Elétrica 45 minutos de pressão
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data _07/ 05 / 2020
-------------------------------------------------
(X ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Glove Box?
( ) Sim (x ) Não

-Abaixo segue a foto da seringa com os esporos que sobraram, guardei na geladeira, está certo ? preciso proteger da luz da geladeira ?

Agora é aguardar, se der certo detalho com carinho aqui pra vocês os procedimentos utilizados, se não der eu faço de novo, melhor e volto aqui pra falar. hahahhah

Agradeço a atenção do pessoal que sempre responde as perguntas e ajuda muito com o conhecimento pessoal e o compartilhamento de informações.

Vamo que vamo, que venham os sagrados cogumelos mágicos.

Forte abraço a todos
 

Anexos

  • 20200508_003746.jpg
    20200508_003746.jpg
    957.3 KB · Visualizações: 12
Última edição:
Boa noite pessoal,

Segue as atualizações, apareceram os primeiros sinais depois da inoculação.

Segue as fotos.
Inoculado dia 07/05

20200512_200117.jpg20200512_200024.jpg

Um forte abraço a todos.

Mister K
 
Carimbo feito a partir do casing comprado.
Agora começa realmente o meu do esporo ao esporo.

20200514_134945.jpg20200517_124415.jpg
Acho bonito demais o carimbo hehehehe

Valeu rapaziada.

Forte abraço

Mister K
 
Atualizando
O que acham da velocidade da colonização?
Aparenta estar tudo ok, né?
Essas gotículas formando na lateral do copo, pode ser problema?

Muito obrigado
Abraços

Mister K
20200519_154631.jpg20200519_154633.jpg20200519_154620.jpg
 
Obrigado queridos irmãos pela atenção e um pouco do tempo de vocês para acompanharem minha primeira empreitada. Fico feliz de ver amigos por aqui. 🙏

Obrigado

Mister K
 
Mais uma atualização.
Alguém chutaria quantos dias mais ? Strain Cambodian, alguém que está acompanhando aqui já cultivou?
To feliz pra caramba que está desenvolvendo. Obrigado a esse fórum e todos que estão sempre nos ajudando.
Screenshot_20200524-231347_Video Player.jpgScreenshot_20200524-231323_Video Player.jpgScreenshot_20200524-231418_Video Player.jpgScreenshot_20200524-231305_Video Player.jpgScreenshot_20200524-231357_Video Player.jpg

Abraços

Mister K
 
Mais uma atualização.
Alguém chutaria quantos dias mais ? Strain Cambodian, alguém que está acompanhando aqui já cultivou?
To feliz pra caramba que está desenvolvendo. Obrigado a esse fórum e todos que estão sempre nos ajudando.
View attachment 113659View attachment 113660View attachment 113661View attachment 113662View attachment 113663

Abraços

Mister K
E ai cara eu diria que vai mais uma semana ai pra ficar bonito... mas minha opinião é de iniciante. Os meus começaram a pinar tudo dentro do pote antes de terminar a colonização... acho que acabou ficando meio frio demais no fundo da incubadora e isso afetou o desenvolvimento.
Tá massa e vamo que vamos... nosso cultivo está quase no mesmo tempo kkk
 
E ai cara eu diria que vai mais uma semana ai pra ficar bonito... mas minha opinião é de iniciante. Os meus começaram a pinar tudo dentro do pote antes de terminar a colonização... acho que acabou ficando meio frio demais no fundo da incubadora e isso afetou o desenvolvimento.
Tá massa e vamo que vamos... nosso cultivo está quase no mesmo tempo kkk
Showww de bola, irmão, vou passar pra ver os seus, tem diário? Abracos e obrigado por acompanhar aqui. Tmj
 
Fala pessoal, tranquilos?

Demorei pra colocar os resultados, mas aqui estão, levaram mais de 30 dias para finalizar a colonização. Provavelmente errei algo, ou tem algo a aprimorar ainda.

Um dos copos amarelou e acabei descartando. Os outros foram bem.

20200624_234325.jpg20200624_234332.jpg20200625_115518.jpg20200707_132559.jpg
Alguem sabe me dizer porque parecem tão diferentes os cogus dos dois bolos, sendo que são do mesmo carimbo os esporos ?
 

Anexos

  • 20200707_132602.jpg
    20200707_132602.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 29
  • 20200707_132557.jpg
    20200707_132557.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 25
Fala pessoal, tranquilos?

Demorei pra colocar os resultados, mas aqui estão, levaram mais de 30 dias para finalizar a colonização. Provavelmente errei algo, ou tem algo a aprimorar ainda.

Um dos copos amarelou e acabei descartando. Os outros foram bem.

View attachment 115640View attachment 115641View attachment 115642View attachment 115643
Alguem sabe me dizer porque parecem tão diferentes os cogus dos dois bolos, sendo que são do mesmo carimbo os esporos ?

Parabéns, irmão!

Então, esses são os Cambodians, eu estava curioso pra vê-los. Parece que ele dá muitos frutos por vez.
Eu tenho um carimbo deles aqui mas ainda não os cultivei. Estou cultivando TKSSS agora.

Normalmente, cogumelos vindos de carimbo de esporos têm genéticas variadas, por isso essa diferença entre eles. Se você quiser cogumelos todos iguais, tem que fazer clonagem ou seleção no ágar.
 
Parabéns, irmão!

Então, esses são os Cambodians, eu estava curioso pra vê-los. Parece que ele dá muitos frutos por vez.
Eu tenho um carimbo deles aqui mas ainda não os cultivei. Estou cultivando TKSSS agora.

Normalmente, cogumelos vindos de carimbo de esporos têm genéticas variadas, por isso essa diferença entre eles. Se você quiser cogumelos todos iguais, tem que fazer clonagem ou seleção no ágar.
Obrigado irmão, fico feliz demais de ter conseguido.

Obrigado a todos por acompanharem.

Esse TKSSS você gostou?

Estou interessado agora em GT e TKSSS

Abraços a todos
 
Alguem sabe me dizer porque parecem tão diferentes os cogus dos dois bolos, sendo que são do mesmo carimbo os esporos ?
Fala Mister, isso ocorre por que é feito de uma seringa de multiesporos, ao utilizar um carimbo pra fazer a seringa você está criando uma solução de multi esporos.
Imagina, uma mulher ovulando, somente 1 espermatozoide consegue fecundá-la, apesar de conter milhares na luta pra isso. Igual os esporos, são todos do mesmo fruto, mas são diferentes, tem geneticas difentes, igual irmaos dos mesmos pais ;)
Para controlar isso, somente utilizando Clones ou o mesmo Micélio
 
Obrigado irmão, fico feliz demais de ter conseguido.

Obrigado a todos por acompanharem.

Esse TKSSS você gostou?

Estou interessado agora em GT e TKSSS

Abraços a todos

Gostei muito do TKSSS! Eles parecem pinar rápido e dar frutos grandes. Eu sei que deve ter sido pura sorte mas, alguns dos meus bolos pinaram em apenas 1 dia depois do aniversário e consegui um fruto de 32,2 gramas deles.

Se quiser, futuramente lá no fórum "Compartilhando & trocando" a gente troca um carimbo de TKSSS meu com um de B+ seu. Também tem outro cultivador aqui que tem carimobs de GT, você pode conversar com ele também por lá.

Não sei se eu posso indicar link de cultivo de outras pessoas em um cultivo alheio (que algum moderador ou outro alguém me informe se eu estiver errado) mas,
segue o meu link: Completo - 1o Cultivo - TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain) em bolo PF-TEK
e o link do GT: Completo - 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK
 
Fala pessoal, tranquilos?

Demorei pra colocar os resultados, mas aqui estão, levaram mais de 30 dias para finalizar a colonização. Provavelmente errei algo, ou tem algo a aprimorar ainda.

Um dos copos amarelou e acabei descartando. Os outros foram bem.

View attachment 115640View attachment 115641View attachment 115642View attachment 115643
Alguem sabe me dizer porque parecem tão diferentes os cogus dos dois bolos, sendo que são do mesmo carimbo os esporos ?
Tem alguns ali bem bonitos, ein? Chapeludos e suculentos hahaha.

Queria te perguntar sobre o aquecedor na garrafa de vidro.. Sente diferença de calor propagado quando em relação à garrafas PET?
Se mais alguém tiver informações, agradeço!

Abbs
 
Fala Mister, isso ocorre por que é feito de uma seringa de multiesporos, ao utilizar um carimbo pra fazer a seringa você está criando uma solução de multi esporos.
Imagina, uma mulher ovulando, somente 1 espermatozoide consegue fecundá-la, apesar de conter milhares na luta pra isso. Igual os esporos, são todos do mesmo fruto, mas são diferentes, tem geneticas difentes, igual irmaos dos mesmos pais ;)
Para controlar isso, somente utilizando Clones ou o mesmo Micélio

Valeu pela explicação irmão, vou dar uma olhada mekhor nas tecnicas jejehe. Tmj
Gostei muito do TKSSS! Eles parecem pinar rápido e dar frutos grandes. Eu sei que deve ter sido pura sorte mas, alguns dos meus bolos pinaram em apenas 1 dia depois do aniversário e consegui um fruto de 32,2 gramas deles.

Se quiser, futuramente lá no fórum "Compartilhando & trocando" a gente troca um carimbo de TKSSS meu com um de B+ seu. Também tem outro cultivador aqui que tem carimobs de GT, você pode conversar com ele também por lá.

Não sei se eu posso indicar link de cultivo de outras pessoas em um cultivo alheio (que algum moderador ou outro alguém me informe se eu estiver errado) mas,
segue o meu link: Completo - 1o Cultivo - TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain) em bolo PF-TEK
e o link do GT: Completo - 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK
Opa, vou dar uma olhada la no seu.
To so esperando a autorização pra entrar nessa parte do fórum, ja tenhomums carimbos pra troca aqui. Obrigado irmão.

Tem alguns ali bem bonitos, ein? Chapeludos e suculentos hahaha.

Queria te perguntar sobre o aquecedor na garrafa de vidro.. Sente diferença de calor propagado quando em relação à garrafas PET?
Se mais alguém tiver informações, agradeço!

Abbs

Salve irmão, não reparei pra dizer a verdade. Mas vou reparar na próxima pois tenho um no vidro e um na pet. Bem observado.

Tmj

Obrigado a todos que passaram por aqui e a todo conhecimento adquirido no fórum.

Vivaaaaa
 
olá amigo, poderia me dizer como fez a esterilização da argila expandida? optei por usar a mesma no fundo do terrário, mas tô inseguro com relação a esterilização. grato por sua atenção.
 
Pessoal, argila expandida é coisa do passado, usem um fiozinho d'agua. Argila por ser porosa acaba virando vetor para contaminação independente da sua esterilização.
um abraço!
 
Back
Top