Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo do InCubes

Diário de cultivo completo.
Queridos, agradeço por todos os anos dedicados no fórum e todo o vasto material gerado com esse esforço. Muito obrigado!

Vamos lá, Tive um começo meio desajeitado no cultivo dos cubes, carimbos contaminados e seringas que nao viraram nada. Claro que um pouco disso se deve a minha falta de experiência.
Mas consegui um carimbinho que me permitiu dar inicio, fiz a seringa e deu tudo certo \o/.

Substrato para colonização: PFtek, com selo de perlita.

27/12/2019 - Inoculação com seringa de esporos
Cepa: GT

Quatro copos estão sadios e com o micélio bem Rizo.
ImgMicelioPf.jpg
Esta foto é de alguns dias atráz, hj o mícelio ja está bem mais desenvolvido

Com os contratempo e os esporos escasseando, tive que tentar alguns meios alterntaivos então me sobrou um copo com substrato de milho de pipoca que eu havia inoculado, mas eu realmente nao sei se esse branco é micélio ou algum contaminante.
ImgMicelioMilho.jpg

Uma experiência que estou tentando: De um os copos de PFtek que contaminou, eu retirei algumas amostras do micélio que estavam distantes da contaminação e coloquei em placas petri com papelão.
ImgPeltierPapelao.jpg
fotos tiradas no dia 3/1/2020
Tenho algumas duvidas sobre a viabilidade de usar essas amostras como inoculantes. Mas penso em ir replicando em papelão, e ver se consigo obter somente o micélio sem contaminantes. Ainda preciso comprar agar para ter certeza da sanidade das amostras.

Fico por aqui, dicas e sugestões sempre são bem vindas para um psiconauta perdido no universo da micologia. Abraços.
 
Saudações Psiconautas !!!

Hoje olhei os 4 copos que estão com 11 dias e fluindo, já estao em media 90% colonizados. Não vejo a hora de colocá-los no terrário.
P_20200107_192146.jpg

Estou empolgado com meus minhas amostras de micélio, estão evoluindo muito bem.
P_20200107_191959.jpg

Então comprei os materiais para BDA para testar se as amostras estão contaminadas. acabei fazendo o BDA com batata doce.
Usei a seguinte receita: 1litro de agua, 200g de batata doce, 15g de agar e 17g de dextrose.

Como eu não tinha um frasco de vidro apropriado pra por na PP, utilizei 6 desses potinhos plásticos da foto abaixo , coloquei o agar antes de esterilizar, envolvi com papel alumínio e mandei pra PP 30 min.
P_20200107_192358.jpg

Amanhã pretendo transferir o micélio para o BDA ,e ver se aparecem contaminação das amostras.
Estou me divertindo muito, nunca achei que fosse gostar desse tipo de atividade meticulosa. ✌:alien:.

Paz!!!

Edited: O Agar que eu comprei nao solidificou com a medida de 15g. Tive que colocar 50g para 500Ml de agua. acredito que me venderam um produto de péssima qualidade. Comprei em uma loja de produtos naturais. Alguem indica algum lugar para comprar online?
 
Última edição:
Salve,
19 dias após a inoculação Apenas 2 bolos colonizaram mais rápido (10 dias), os outros 2 estão mais lentos e ainda continuam incubando.

Nos 2 bolos que visualmente colonizaram com 10 dias, esperei mais 9 dias para colonizar o interior do substrato. Hoje estou fazendo o Dunk e Cold Shock para por no terrário. ( estou testando ele e está com 99% de umidade, e 28° celsius. Estou congelando uma pet pra colocar no terrário e tentar baixar um pouco a temperatura.
P_20200115_151819.jpg P_20200115_151655.jpg

Fiz uma CL com dextrose há alguns dias, com 1 ml que sobrou da seringa de esporos. E fui feliz :love:
P_20200115_152055.jpg

Com um pouco da CL, inoculei cinco potes PP de 250 ml no dia 11 de janeiro(4 dias). E já apresentaram crescimento do micélio, até agora sem contaminações.
P_20200115_151635.jpg

Quanto às minhas experiências com papelão, elas cresceram bem e colonizaram toda a superficie, mas estavam contaminadas (fiz teste em CL), eu já esperava por isso. Mas valeu como aprendizado. Vou dar um tempo com agar, pois nao achei um de qualidade nas lojas de produtos naturais, pensei em comprar o agar que é usado em laboratório, mas o preço me tirou do jogo por enquanto. Vida que segue.

Marinheiro de primeira viagem, dicas sao sempre bem vindas. Obrigado aos amigos do Teonanacatl !!!
 
Salve,
19 dias após a inoculação Apenas 2 bolos colonizaram mais rápido (10 dias), os outros 2 estão mais lentos e ainda continuam incubando.

Nos 2 bolos que visualmente colonizaram com 10 dias, esperei mais 9 dias para colonizar o interior do substrato. Hoje estou fazendo o Dunk e Cold Shock para por no terrário. ( estou testando ele e está com 99% de umidade, e 28° celsius. Estou congelando uma pet pra colocar no terrário e tentar baixar um pouco a temperatura.
View attachment 111815 View attachment 111814

Fiz uma CL com dextrose há alguns dias, com 1 ml que sobrou da seringa de esporos. E fui feliz :love:
View attachment 111816

Com um pouco da CL, inoculei cinco potes PP de 250 ml no dia 11 de janeiro(4 dias). E já apresentaram crescimento do micélio, até agora sem contaminações.
View attachment 111813

Quanto às minhas experiências com papelão, elas cresceram bem e colonizaram toda a superficie, mas estavam contaminadas (fiz teste em CL), eu já esperava por isso. Mas valeu como aprendizado. Vou dar um tempo com agar, pois nao achei um de qualidade nas lojas de produtos naturais, pensei em comprar o agar que é usado em laboratório, mas o preço me tirou do jogo por enquanto. Vida que segue.

Marinheiro de primeira viagem, dicas sao sempre bem vindas. Obrigado aos amigos do Teonanacatl !!!

Eu comprei ágar na internet, de uso culinário, ele não fica sólido como uma gelatina, mas consigo usar tranquilo, qual as dificuldades que você teve com o que você comprou nessa loja aí?
 
Eu comprei ágar na internet, de uso culinário, ele não fica sólido como uma gelatina, mas consigo usar tranquilo, qual as dificuldades que você teve com o que você comprou nessa loja aí?

Obrigado pela resposta Ankardo
O agar que comprei nao solidificava e tinha um cheiro estranho, tipo tempero... eu nao sabia que dava pra fazer placas petri com agar sem solidificar. Nesse caso eu poderia usar gelatina sem sabor? mas estou tão perdido nesse assunto, que sou obrigado a perguntar se vc teria um link que me ajudasse a entender melhor esse processo.
 
Obrigado pela resposta Ankardo
O agar que comprei nao solidificava e tinha um cheiro estranho, tipo tempero... eu nao sabia que dava pra fazer placas petri com agar sem solidificar. Nesse caso eu poderia usar gelatina sem sabor? mas estou tão perdido nesse assunto, que sou obrigado a perguntar se vc teria um link que me ajudasse a entender melhor esse processo.

Se não solidificou nada aí é problema mesmo, eu comprei na internet procurando o nome da alga que é Gracilaria Confervóides.

Gelatina não vai solidificar nada, então é o mesmo que fazer uma cultura líquida.
 
Última edição:
Se não solidificou nada aí é problema mesmo, eu comprei na internet procurando o nome da alga que é Gracilaria Confervóides.
Gelatina não vai solidificar nada, então é o mesmo que fazer uma cultura líquida.
Consegui fazer o agar solidificar, mas ficou muito estranho, nao tem nada a ver com os que eu vejo nos vídeos gringos, que são claros.

Usei 50g de agar pra 250ml de agua, e ficou uma cor bem acastanhada nada translucido e uma textura pastosa, acredito que nao seja viável. Vou dar um tempo nas experiências com agar até poder adquirir um produto bom.

Agradeço muito por ter me esclarecido algumas dúvidas.

Interessante, nunca pensei numa inoculação ME de CL.
Sim foi uma solução que sem querer acabou dando certo aqui, foi uma medida desesperada pra salvar o ultimo ML de esporos.
Dessa CL ja fiz outras, agora tenho micélio pra muitas inoculações.

Tenho uma questão.
Minha primeira CL já se desenvolveu bastante, Agora eu posso armazena-la na geladeira? E, por quanto tempo?

logo mais faço um up do cultivo, Hj está completando 5 dias de aniversário, e ainda nem sinal de frutificação. :sleep:
 
Salve.

Falei que ia voltar quando pinassem, pois é, pinaram, cresceram e ja abriram o chapéu, td muito rápido

Mas , acho que devo ter errado em algum parâmetro do cultivo, não sei se foi a temperatura alta demais na média 28°c - 29°c. Até tentei colocar garrafa de gelo mas é dificil controlar pq nao posso ficar o dia todo cuidando do terrário.

Bem ontem pela manhã eu olhei um dos 2 bolos ( o que se adiantou mais) e estava assim:
cod1.jpg

De tarde quando cheguei do trampo, ja me deparei com eles rasgando o véu, e como eu nao tenho a intenção de tirar carimbo, colhi a maioria. Mas fiquei sem entender o porque deles terem crescido tão pouco. pesaram 14gramas no total
cod2.jpg

ainda ficaram alguns pins que parecem que vao se desenvolver, então eu devolvi o bolo ao terrário antes de fazer o dunk para o segundo flush (fiz certo?) . Percebi que o bolo apresentou algumas manchas azuis mesmo antes de eu tocar nele pra colher os frutos. O que pode ser ?
cod6.jpg


ainda tenho um bolo que aniversariou no mesmo dia ( que começou a pinagem 2 dias depois do outro). e está assim, mas acredito que os cogumelos se desenvolverão pouco em questão de tamanho tbm
cod3.jpg

alguém ja obteve esse tipo de resultado, sabem me explicar o motivo deles nao terem crescido?

Bom, não era o que eu esperava , mas ainda assim é um começo....
Não posso deixar de ser grato, mesmo o resultado não sendo dos melhores.

dia 22-1 eu aniversariei mais um bolo, fiz a experiencia de envolve-lo com bastanter perlita, e ficou assim
cod5.jpg

No mesdo dia (22-1) resolvi inocular alguns potes com o Mugunza tek, na intenção de aprender a fazer casing,
cod4.jpg
Mas numa próxima postagem eu coloco os dados detalhados sobre, pois hj estou sem tempo para mais explanações.
Forte abraço a todos. PAZ !!!
 
Última edição:
porque deles terem crescido tão pouco. pesaram 14gramas no total

Genética. Não ligue pro tamanho. Casings e bulks profundos podem "forçar" cogumelos grandes, mas à custa pequena da potência.

Você quis dizer 140 gramas frescas?

ainda ficaram alguns pins que parecem que vao se desenvolver, então eu devolvi o bolo ao terrário antes de fazer o dunk para o segundo flush (fiz certo?)

Sim.

Percebi que o bolo apresentou algumas manchas azuis mesmo ant

Azulamento por sequidão.

envolve-lo com bastanter perlita

Vermiculita vc quis dizer? Ou perlita mesmo?

A tek de roll é com verm.
 
pesaram 14gramas no total


Para o primeiro flush não está fora do esperado:

"um bolo PF tek frutificado diretamente pode produzir entre 3 e 7 gramas secos por bolo half-pint (bolo de aproximadamente 237 ml)."

14 gramas vão dar umas 1,2 gramas secos. Juntando com os próximos flushes pode chegar e passar de 3 gramas.

 
Obrigado pelas respostas Exporo e Ecuador , demorei a responder, pois estava me mudando de residencia...

Genética. Não ligue pro tamanho. Casings e bulks profundos podem "forçar" cogumelos grandes, mas à custa pequena da potência.

Você quis dizer 140 gramas frescas?
Valew Exporo, foram 14 gramas frescas mesmo, mas de um bolo só... os dois bolos juntos renderam 30g frescas.
Vermiculita vc quis dizer? Ou perlita mesmo?
Me expressei errado... é com vermiculita que fiz a TekRoll✌
Obrigado pela correção!!!

Para o primeiro flush não está fora do esperado:

"um bolo PF tek frutificado diretamente pode produzir entre 3 e 7 gramas secos por bolo half-pint (bolo de aproximadamente 237 ml)."

14 gramas vão dar umas 1,2 gramas secos. Juntando com os próximos flushes pode chegar e passar de 3 gramas.


obrigado Ecuador, meus bolos são em copo americano de 150ml, então pelas suas explicações,me parece td certo.
Agora o segundo flush ja mostra que cogumelos maiores estao vindo. :)

Obrigado pessoal, logo mais subo novas fotos do cultivo que aparentemente nao sofreram com o processo de mudança.
Muita Paz e Bons cultivos a todos nós 🤩
 
Olá´a todos.
Nesse processo de mudança eu me perdi um pouco com as datas, Mas vou postar as fotos do segundo flush.
Me perdoem pela falta de precisão nos dados do cultivo.

Fiz o dunk e shock por 8 horas, e roll em vermiculita... mas eu vacilei e rolei os bolos na vermiculita sem esterelizar...espero que não contamine tudo nos proximos flushs. :poop:

bolo 1 cod7.jpg
Esse bolo rendeu cogumelos bem maiores que no primeiro flush,, mas em questão de peso foi quase a mesma coisa, apenas 15g de cogumelos frescos

bolo2 cod8.jpg
Neste, os cogumelos foram maiores mas pinou apenas 4 cogumelos. Aproveitei por serem maiores e fiz carimbos, logo após rasgarem o véu.

Iniciei o terceiro flush hoje. Já nao acho que terei melhores resultados com esses bolos. Mas me serviram de aprendizado para os próximos ciclos.


Tenho alguns potes de mugunza inoculados, tem problema eu dar sequencia nesse mesmo diário, ou devo iniciar outro diario no fim desse ciclo?
 
Back
Top