Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° cultivo - Arroz, quirera e terra

Diário de cultivo completo.
Raças
TKSSS
Inoculação
02/03/2021
Inoculação via
Seringa com esporos
Assepsia (Inoculação)
Banheiro higienizado
Aniversário
09/04/2021
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF tek
Substratos
Arroz integral + quirera
Arroz integral + composto organico de jardinagem
Arroz integral + composto organico + quirera
Fala galerinha do cogu, tudo beleza? Depois de entrar infinitas vezes nesse fórum maravilhoso decidi iniciar meu primeiro cultivo. Então vamos lá:

IMG-20210302-WA0035.jpeg
Preparei esses 6 potes de 220ml, da esquerda pra direita:
1 arroz integral + 1 quirera + 1 água ;
1 arroz integral + 1 terra + ? água ;
Mistura dos dois substratos anteriores

A mistura de arroz e quirera dei uma cozida durante pouco menos de 10 minutos para que os grãos absorvessem a água. Essa terra que usei é na verdade um composto orgânico proprio para jardinagem que encontrei encostado aqui em casa. A ssegunda mistura ficou muito aguada, entao simplesmente deixei escorrer o excesso.

Os potes foram então para a panela de pressão por 40 minutos e após esfriar inoculados usando seringa de esporos TKSSS comprada. Vi anteriormente um video de um produtor de shimeji que usava velas acesas na mesa onde faz a inoculação e resolvi adicionar esse cuidado além de todos os outros como fechar o ambiente antes e higienizar tudo com lysoform, usar touca, luvas e tudo mais.
Um dos potes de quirera e arroz se abriu dentro da panela de pressao, espero que não prejudique em nada 🤣

IMG-20210302-WA0018.jpegIMG-20210302-WA0033.jpeg

Por hora é basicamente isso, dia 20 vou abrir o isopor onde deixei incubando com um termostato em 27~28°C e ver no que deu ou se deu em nada kkkkkkkk. Sugestões e críticas são sempre muito bem vindas!
 

Anexos

  • 20210303_095036.jpg
    4.2 MB · Visualizações: 14
Legal a sua tentativa fora do padrão.

Como é seu primeiro cultivo, preciso fazer o papel de lembrar que o ideal é seguir a receita: arroz integral, vermiculita e agual.
(Na falta de vermiculita, pó de coco).

O modo que você fez, seria mais proveitoso fazer apenas o arroz como spawn.
Depois fazer um bulk.

Maaaas, a esperança nunca morre.
 
Legal a sua tentativa fora do padrão.

Como é seu primeiro cultivo, preciso fazer o papel de lembrar que o ideal é seguir a receita: arroz integral, vermiculita e agual.
(Na falta de vermiculita, pó de coco).

O modo que você fez, seria mais proveitoso fazer apenas o arroz como spawn.
Depois fazer um bulk.

Maaaas, a esperança nunca morre.
Valeu Texugo! Pretendo fazer varios outros experimentos ainda fora do padrão para ver no que dá, mas tenho 6 outros potes que vou fazer a receita recomendada pra garantir o produto final 😋. Gostei da ideia do bulk, dependendo arrumo outra caixa pra seguir nessa linha!
 
Atualizando

Hoje tive que abrir a incubadora pois iniciei outro cultivo de 6 potes (devo iniciar outro diário pra eles?) e aproveitei pra ver em que pé estavam os bichinhos. Os de arroz e quirera estão colonizando legal eu acho, ja os só com o arroz e a terra estão mais devagar, porém aparecendo também.
 

Anexos

  • 20210309_163506.jpg
    4.6 MB · Visualizações: 35
  • 20210309_163827.jpg
    4.1 MB · Visualizações: 16
  • 20210309_163848.jpg
    4 MB · Visualizações: 11
  • 20210309_163936.jpg
    4.2 MB · Visualizações: 12
  • 20210309_164052.jpg
    4.5 MB · Visualizações: 11
  • 20210309_164104.jpg
    4.7 MB · Visualizações: 23
Atualizando. Tudo indo bem, 0 sinais de contaminação. Os potes com milho estão quase lá e vão acabar indo antes pro terrário. Pela diferença na velocidade da colonização to sentindo que vale a pena sempre colocar um pouquinho de quirera na mistura do substrato. Próxima agora quando passar eles pro terrário.

IMG-20210320-WA0025.jpegIMG-20210321-WA0000.jpegIMG-20210321-WA0002.jpeg
 
Atualização:

Galera, 4 dias atrás alguns potes terminaram 100% a colonização (1 dos substratos com terra e 3 dos de quirera e arroz), então resolvi passar eles para o terrário hoje. Fiz uma adaptação na parede do terrario pra acoplar um inalador para manutenção da umidade com névoa. Não fiz dunk. Por hora é isso 😁

20210409_175240.jpg20210409_175221.jpg20210409_175149.jpg20210409_175109.jpg
 
Pessoal, os bolos parecem fortes e bonitos, mas até agora nada de pinar. Lembrei do toque que o Texugo deu e vou deixar mais alguns dias só. Caso não comecem a pinar vai tudo virar spawn pra casing (já retirei um deles inclusive e fiz o casing hoje, mas aí não faz mais parte deste diario, certo?). O micelio esta inclusive avançando na vermiculita da base e criando pequenos apêndices parecendo espinhos em toda superfície dos bolos, mas minha camera nao consegue pegar bem esses detalhes.

IMG-20210417-WA0111.jpeg
 
Pessoal, os bolos parecem fortes e bonitos, mas até agora nada de pinar. Lembrei do toque que o Texugo deu e vou deixar mais alguns dias só. Caso não comecem a pinar vai tudo virar spawn pra casing (já retirei um deles inclusive e fiz o casing hoje, mas aí não faz mais parte deste diario, certo?). O micelio esta inclusive avançando na vermiculita da base e criando pequenos apêndices parecendo espinhos em toda superfície dos bolos, mas minha camera nao consegue pegar bem esses detalhes.

View attachment 199606

Aparentemente, a vermiculita no pé dos bolos está "encharcada" e o ar está com baixa umidade.

A tampa ocupando praticamente o fundo inteiro inutiliza a argila.

Nunca testei, mas lembrando do inalador no meu nariz, ele jogava muita água de uma vez que logo condensava, com gotas grandes.

Mas acho que ajuda sim, mas como deixa pouco tempo ligado, se não fica exagerado, precisa liberar as argilas.

Se fosse meu terrário, também faria mais furos, menores com a parafusadeira ou com uma faca/chave de fenda quente (só usa se for velha, porque estraga a chave).

Mas o bolo está bonito.
 
Galera, segui as dica de vocês e surgiram pins em questão de dois dias! Hoje os primeiros ja rasgaram o véu e foram colhidos. Cresceram pouco, mas tem muitos outros pins surgindo ainda. Agradeço muito a ajuda de vocês!
Screenshot_20210428-144904_Gallery.jpgScreenshot_20210428-144938_Gallery.jpgIMG-20210428-WA0051.jpeg
 
Pessoal, só pra deixar registrado, achei que seria legal. Fiz tambem a ideia do @Texugo de usar os bolos de spawn pra bulk e deu super certo. Metade turfa, metade vermiculita e um tequinho de giz branco. Primeiro flush que deu: IMG-20210510-WA0014.jpeg

Fiz outros bulks a medida que os bolos foram cansando após alguns flushes e deu super certo! É isso aí galera, muito obrigado por tudo.
 
Back
Top