Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Cubensis - Strain SYZYGY - PFTek

Diário de cultivo completo.
Pessoal, boa noite a todos.
Depois da maravilhosa experiência que tive no primeiro uso dos cubes (comprados), resolvi que queria repetir isso, porém cultivando meus próprios cogumelos, se assim eles me permitirem.
Andei pesquisando muito sobre, primeiro assisti ao canal "Esporos no Ar" do Youtube, que creio ser de alguém daqui, e também li muitos artigos, guias e tópicos aqui do fórum.
Consegui um carimbo de uma pessoa muito boa em um grupo de cultivo no Watsapp chamada Diana, porém não tenho mais o contato dela para dizer o quanto fiquei agradecido, ela me doou, apenas paguei o frete, espero que ela acompanhe o fórum e possa ler isso. Sei que posso ter cometidos erros, vou tentar explicar o mais detalhadamente o que eu fiz, mas pra primeira vez acho que foi ok.

=======================================================================================
Strain: SYZYGY
Procedência: Doada por outra cultivadora

Substrato:

PF Tek padrão, 2V - 1FAI - 1A
Com uma fina lâmina de vermiculita seca na parte de baixo do copo e uma camada de selo de vermiculita seca em cima do substrato.

Inoculação foi ontem, 09/06/2020 por volta de 19h.
Está em uma incubadora de caixa térmica de isopor com um termostato de aquário dentro de uma garrafa PET com água, a 26º.
=======================================================================================

Os materiais que comprei foram:

- 2 seringas com agulha de 10ml
- Papel alumínio
- 6 copos de 260 ml de vidro (depois usei mais 1 copo de vidro que tinha aqui de uns 300ml)
- 1 caixa de isopor térmica
- 1 caixa organizadora de uns 36l
- 1 termostato de aquário (dos mais simples)
- 1 daquelas bombinhas de aquário para trocar o ar futuramente do terrário (compressora)
- 1 kg de arroz integral (não achei com casca)
- 100l de vermiculita (hahahaha eu agora tenho um saco gigante de vermiculita que vai durar uns 5 anos de cultivo creio, mas eu não achava a caixinha da Dimmy aqui e achei esse saco no OLX do lado da minha casa por 45 reais, nem pensei 2x, inclusive futuramente se tiver alguém no fórum do RJ, posso doar vermiculita sem problemas)
- Fita Micropore
- Fita Isolante
- Estilete
- 1 saco de argila expandida e 1 balde para depois esterilizar
- Borrifadoras, alcool 70, desinfetante com cloro spray, luvas de borracha.
- 1 Caixa de velas para flambar a seringa

Falta:

- 1 termohigrômetro para o terrário
- Sílica para secagem (ainda pensando em tentar secar com sal grosso e arroz depois)
- 1 balança de precisão
- Lã acrílica (pensando em fazer o terrário usando filtros de café)

Fases do meu cultivo:

Fase 1 - Seringa de esporos e hidratação (07/06/19)

Meu carimbo tinha +- 6 meses desde que tinha sido extraído, então lendo o fórum decidi hidratar eles na seringa por 48h. Primeiro joguei desinfetante no banheiro todo e deixei agindo por uns 5 minutos, depois coloquei máscara e luvas e fui ao banheiro trabalhar. Primeiro eu fervi água mineral (não achei destilada) até o ponto de ebulição e coloquei em um copo pequeno, esterilizei mais as seringas (que eram novas) com a própria água quente e também o copo, e esperei esfriar. Após esfriar, raspei os esporos jogando-os na água com uma tesoura esterilizada com alcool 70. Misturei bem puxando e colocando a água, depois enchi duas seringas, embrulhei no papel laminado esterilizado com alcool 70 e deixei 48h na geladeira (gaveta próxima ao freezer), virando ela frequentemente para não grudar.

Fase 2 - Substrato, montagem dos copos e bolos e esterlização em pp (08/06/19)

1 dia após começar a hidratar os esporos, iniciei a montagem dos copos. Fiz o substrato na proporção padrão de vermiculta, farinha de arroz e água mineral, misturei bem. Antes de por o subtrato nos copos, lavei eles bem com alcool 70 e após secar, coloquei uma lâmina fininha de vermiculita em baixo. Preenchi com o substrato até faltar 1 dedo, limpei a parte de cima do copo e preenchi com o selo de vermiculita. Eu não esterilizei a vermiculita no microondas, alguns colegas do grupo de cultivo me falaram que era desncessário pois iria para a PP depois.
Após a montar e lacrar os copos com papel laminado e fita isolante, coloquei todos na PP por cerca de 1h após ela pegar pressão. Ao fim deixei os copos descansando e esfriando por 1 dia.

Fase 3 - Inoculação e incubação (09/06/19)

Após 48h de hidratação dos esporos e com os copos totalmente frios, realizei o mesmo processo de esterilização do ambiente do dia de fazer as seringas, e inoculei os copos. Fiz 4 furos equidistantes em cada copo, inoculando cerca de 0,5ml em cada furo, cobrindo-os com fita micropore e depois recolocando a tampa extra de papel alumínio por cima.
Flambei a seringa a cada furo no fogo da vela. Após a inoculação de todos os copos, coloquei-os em uma caixa térmica de isopor com um termostato de aquário dentro de uma garrafa pet cheia de água a 26º, isso 09/06 por volta de 19h.

Agora irei esperar 20 dias para olhar os bolos.

- Considerações Finais:

- Irei atualizando o diário após verificar os bolos.
- Em anexo algumas fotos do processo e dos materiais que comprei.

- Acham que 48h de hidratação foi pouco ou foi suficiente para um carimbo de 6 meses?
- Eu flambei a seringa, mas fiquei com medo de que isso possa matar os esporos ali durante o processo, tendo em vista que a agulha ainda fica quente quando furei os copos, o que acham, faz sentido?
- O termostato é necessário na caixa de incubação? 26º é suficiente?
- Alguém conhece essa strain? Achei muito pouca informação sobre.

Obrigado a todos e espero que acompanhem!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.29.25.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.29.25.jpeg
    146.9 KB · Visualizações: 37
  • WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.34 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.34 (2).jpeg
    207.6 KB · Visualizações: 38
  • WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.34 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.34 (1).jpeg
    111.8 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.34.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.34.jpeg
    128.5 KB · Visualizações: 39
  • WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.33.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-10 at 22.27.33.jpeg
    146 KB · Visualizações: 38
A minha também é do tipo super fino, espero que dê certo.

Boa noite Pedro, parabéns pelo cultivo! tbm sou aqui do RJ e comprei o saco de vermiculita 100l em cascadura, direto da distribuidora, foi 65 reais o saco da média. um amigo comprou a super fina e teve sucesso com elas também, pelo que já vi, a unica diferença é que a média propõe uma melhor aeração pro substrato
 
Boa noite rapazeada!
Trago boas novas.
Dei uma olhada hoje novamente na minha incubadora e o micélio parece estar se desenvolvendo bem.
Hoje fazem exatos 10 dias do dia que inoculei.
O copo mais colonizado da foto é um só (com 2 fotos) e tá muito mais avançado que o restante, sabe-se lá porque.
Os outros, a maioria está como as duas primeiras fotos de cima, todos com sinal de micélio mais forte, mas ainda longe da colonização total.
Não sei porque esse das 2 últimas fotos resolveu colonizar mais hahahaha
Enfim, to feliz, espero que daqui a uns 10 dias os outros estejam também bem brancos e que com uns 25 dias no total eu já possa aniversariar.

Ansioso!!!!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.31 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.31 (2).jpeg
    144.4 KB · Visualizações: 56
  • WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.31 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.31 (1).jpeg
    115.7 KB · Visualizações: 60
  • WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.31.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.31.jpeg
    102.2 KB · Visualizações: 60
  • WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.30.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-19 at 18.57.30.jpeg
    115.8 KB · Visualizações: 59
Boa noite rapazeada!
Trago boas novas.
Dei uma olhada hoje novamente na minha incubadora e o micélio parece estar se desenvolvendo bem.
Hoje fazem exatos 10 dias do dia que inoculei.
O copo mais colonizado da foto é um só (com 2 fotos) e tá muito mais avançado que o restante, sabe-se lá porque.
Os outros, a maioria está como as duas primeiras fotos de cima, todos com sinal de micélio mais forte, mas ainda longe da colonização total.
Não sei porque esse das 2 últimas fotos resolveu colonizar mais hahahaha
Enfim, to feliz, espero que daqui a uns 10 dias os outros estejam também bem brancos e que com uns 25 dias no total eu já possa aniversariar.

Ansioso!!!!

Boa tarde! Tenho acompanhado por aqui, e as 2 ultimas fotos não parecem micélio.... as 2 primeiras parecem legais! tomara que não seja um contaminante!
 
Bom dia galera.
IZDIHAR e o Musroom estavam corretos. Perdi esse copo para contaminação, não sei exatamente o que tinha mas qd descarte no canteiro longe de casa, percebi até doende verde no copo, também estava cheirando bem mau. Fotos abaixo dele já contaminado.
Os outros 6 seguem evoluindo bem, eu dei uma aumentada na temperatura da incubadora e deu uma pequena acelerada, chegando em casa hoje mando algumas fotos aqui.

Estou pensando em separar um dos 6 copos quando colonizar tudo para fazer grain to grain em outros depois, o que acham? Aparentemente é muito mais rápido para colonizar novamente do que seringa de esporos.
 

Anexos

  • Screenshot_2020-06-29-11-58-43-915_com.whatsapp.jpg
    Screenshot_2020-06-29-11-58-43-915_com.whatsapp.jpg
    909.6 KB · Visualizações: 36
  • Screenshot_2020-06-29-11-58-49-616_com.whatsapp.jpg
    Screenshot_2020-06-29-11-58-49-616_com.whatsapp.jpg
    861.8 KB · Visualizações: 36
Bom dia galera.
IZDIHAR e o Musroom estavam corretos. Perdi esse copo para contaminação, não sei exatamente o que tinha mas qd descarte no canteiro longe de casa, percebi até doende verde no copo, também estava cheirando bem mau. Fotos abaixo dele já contaminado.
Os outros 6 seguem evoluindo bem, eu dei uma aumentada na temperatura da incubadora e deu uma pequena acelerada, chegando em casa hoje mando algumas fotos aqui.

Estou pensando em separar um dos 6 copos quando colonizar tudo para fazer grain to grain em outros depois, o que acham? Aparentemente é muito mais rápido para colonizar novamente do que seringa de esporos.
Boa Pedro, contaminaçao nos cultivos dos magicos acontecem ... agora eh bola pra frente. Sobre fazer o grain to grain eu ja utilizei dessa tek com milho mas acredito que com bolo pf tb da certo !!!
 
Boa noite Pedro, parabéns pelo cultivo! tbm sou aqui do RJ e comprei o saco de vermiculita 100l em cascadura, direto da distribuidora, foi 65 reais o saco da média. um amigo comprou a super fina e teve sucesso com elas também, pelo que já vi, a unica diferença é que a média propõe uma melhor aeração pro substrato

Oi, caro @Cebolo, a recomendação é usar a fina. Ela funciona melhor, em tese. Mas vai funcionar qq grão de verm.
 
Bom galera, boa tarde.
Atualizando o diário.

Hoje dia 08/07, dos 7 corpos, 1 contaminou como já disse e 6 deram futuro.
Desses 6, 5 já estavam completamente colonizados e 1 ainda falta um pouco. Deixei esse 1 que falta para minha experiência de G2G daqui a uns dias e decidi desencopar os outros 5.

Tirei os 5 tranquilamente e coloquei todos em um pirex tampado para o dunk. Deixarei o pirex na geladeira por 24h e amanhã vão os 5 aniversariar.

Em paralelo estou montando também meu terrário, coloquei a argila expandida para esterilizar na água sanitária por também 24h, amanhã posto fotos do terrário montado.

Estou animado!!!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-08 at 16.53.53.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-08 at 16.53.53.jpeg
    62.5 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2020-07-08 at 16.53.52.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-08 at 16.53.52.jpeg
    75.2 KB · Visualizações: 26
Atualizando galera.
Depois de 24h imerso na água e na geladeira, montei o terrário e mandei pro aniversário. Agora é aguardar.

Prendi o termohigrometro ali pra ficar controlando os parâmetros de temp e umidade, dentro tb tem um termostato dentro de garrafa pet com água e um borbulhador pra troca automática de ar.

Agora é esperar. Fé.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.29.06 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.29.06 (2).jpeg
    35.5 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.29.06 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.29.06 (1).jpeg
    30.8 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.29.06.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.29.06.jpeg
    40.8 KB · Visualizações: 27
Atualizando galera.
Depois de 24h imerso na água e na geladeira, montei o terrário e mandei pro aniversário. Agora é aguardar.

Prendi o termohigrometro ali pra ficar controlando os parâmetros de temp e umidade, dentro tb tem um termostato dentro de garrafa pet com água e um borbulhador pra troca automática de ar.

Agora é esperar. Fé.

Parabéns, @pedrocrf !

Daqui a pouco a mágica começa a acontecer. Parece que os bolos ficaram bem cobertos pela vermiculita. Estou acompanhando aqui, espero ver muitos cogus brotando aí.

Abraços!
 
Desculpem a ignorância, mas porque tem que fazer o dunk antes de aniversariar? É necessário? Sei que é necessário para os flushs seguintes, mas nunca tinha visto logo no início. Valeu!
Fala Tupac,
Sei que o tópico não é meu mas irei responder sua pergunta, segundo a própria biblioteca do fórum
Dunk ou Imersão.
Técnica de submergir em água um Bolo ou Casing por várias horas, para hidratá-lo e promover maior produção. Pode ser feito simultaneamente a um cold shock, ou separado.

Uma técnica complementar é o Roll.

O dunk pode ser feito antes ou depois do primeiro Flush, e depois a cada 2 ou 4 flushes, ou quando o Bolo ou Casing estiver com aparência de ressecado.

O tempo de dunk mais citado atualmente é de 12 horas, mas há quem defenda 24 horas.

Ou seja, dunk é para hidratar seu bolo, somente isso. Não é obrigatório realizar dunk em nenhum momento, porém é recomendado realiza-lo sempre antes de um flush.

Já tive bolos onde não realizei dunk em nenhum momento e deram 4 flush, porém o ultimo deu somente 1 cogumelo muito pequeno.

Sobre realizar antes de aniversariar, tem controvérsias, depende do estado do seu bolo, se ele estiver bem seco, é recomendado, mas na maioria das vezes ele está umido assim que acaba de colonizar
 
Back
Top