Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

É possível fazer a secagem apenas com antimofo?

Kashmir

Hifa
Cadastrado
29/01/2016
4
8
Não tenho como deixar no túnel de vento, já li de pessoas que fazem a secagem ao ar livre, fazendo ao ar livre não vai pousar mosquitos e moscas?
Então eu pergunto aos senhores, é possível fazer a secagem apenas com antimofo?

Eu usaria este aqui:
images?q=tbn:ANd9GcQWAUzjZPiNsHTEXHD5aDbe4Q3eCgTtiXTr03zXwCAGqf5SKx5tn-B2aMx_.jpg

Boas vibes.
 
Olha na FAQ de Secagem da Biblioteca que tem a resposta para o uso apenas de dessecante na secagem: Secagem e Conservação. :coffee:

Só não sei se antimofo tem o mesmo poder dessecante que a sílica...

Bota os cogus pendurados na grade de um ventilador que já funfa.
 
E onde eu poderia adquirir sílica gel, amigo?


Edit: essa sílica para gatos encontrado em petshop funciona da mesma forma?
images?q=tbn:ANd9GcSf7acBBFvr-sk6zzTTYWTzn2FBiuvcPTqAtQ8r3usdj3EsO8bGvzpFQ53Hew.jpg
 
Última edição:
Acho que eu vou fazer assim, vou retirar os cogumelos, amarrar ele com fio dental e amarrar no ventilador, vou procurar aqui aqueles saquinhos de sílica que vem em remédios e armazenar eles depois de secos num pote de vidro.
 
Funciona com cloreto de calcio, o NEUTRO.
Aproveitando esta subida de tópico quero mostrar lhes minha desidratadora hermetica ventilada e com dissecante cloreto de calcio.

Em realidade o modelo da imagem não está pronto, porém já foi testado, desculpem a carência de registro mas podem fazer que funciona.
24h seco e crocante.

Passos:
1-Forrar o fundo da caixa com papel toalha para absorver a agua que o dissecante libera quando seca os cogus, isso resulta em economia de cloreto de calcio.

2-Despejar o dissecante uniformemente (500 gramas minimo)

3- os cogus não podem ter contato direto com o dissecante, por isso, use uma saladeira (porque tem furos) ou uma tela que suspenda os cogus por alguns centímetros longe do dissecante (pode ser tecido de roal em uma armação de arames).

Material sumariamente posto na caixa, montar a ventilação interna.

Um cooler 12v faz o trabalho em 24h aproximadamente. Acredito que com 2 coolers a coisa acontece antes.

O cooler deve ser fixado na parte interna da tampa, centralizado e com a direção do vento apontando para os cogus.
O fio sai por um furo que deve ser vedado para nao entrar ar externo.

Princípio de funcionamento

O ar que o cooler circula dentro da caixa hermética se tornará extremamente seco e passará pelos cogumelos carregando a umidade até o dissecante.

Assim fatores externos como umidade do ar, contaminantes voadores e outros não terão contato com os cogus.

Obs: infelizmente as caixas organizadoras não são completamente herméticas, eu coloquei a caixa dentro de um saco preto e amarrei muito bem.

Com esse método consegui desidratar 200g de cogu fresco e observei que o dissecante ainda estava em maior parte sólido (500g).

Esse método eu achei o mais ideal porque na região onde moro a umidade relativa do ar chega a 80% com tranquilidade e isso inviabiliza o túnel de vento.

Esta caixa pode funcionar com outros dissecantes, eu quero tentar com sal grosso assim que eu tiver cogumelos.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou disposto a ajudar.
Abraços Psicodélicos!
 

Anexos

  • IMG_20170524_195225.jpg
    IMG_20170524_195225.jpg
    345.3 KB · Visualizações: 48
  • IMG_20170524_195246.jpg
    IMG_20170524_195246.jpg
    250.7 KB · Visualizações: 46
@Kashmir, areia de gato não funciona para dessecar o ar. Apenas absorve líquidos.

Compra no Mercado Livre sílica gel que muda de cor quando saturada que vale a pena.
 
Cara, já usei um antimofo parecido com este aí do seu post, mas achei muito ruim. Desde então, tenho secado somente com o sol.
 
Faltou fazer a pedicure da estirpe. Retire os pedaços de micélio e aquele algodão branco também.
Ambos contém muita agua e isso dificulta a desidratação do cogu.

Outra dica, limpe esse ventilador ou você comerá muitos esporos, micélios estranhos, bactérias e acaros que estão envolvidos no aparato.
Sorte na próxima!
 
Back
Top