Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

É contaminação?

GabrielR

Esporo
Cadastrado
01/05/2022
13
2
25
Boa noite,
Aniversariei 4 casings ontem, sendo 2 australian e 2 cambodian. Até hoje a tarde tudo normal, sai pra ir pra faculdade 18H e voltei 21h. Nesse periodo de tempo, surgiu uma formação branca esquisita, meio algodoada. Ta um cheiro diferente, não é um cheiro ruim, apenas diferente, não me remete a nada que eu conheça.
Segue fotos
WhatsApp Image 2022-05-25 at 00.34.00.jpegWhatsApp Image 2022-05-25 at 00.34.01 (1).jpegWhatsApp Image 2022-05-25 at 00.34.02 (3).jpegWhatsApp Image 2022-05-25 at 00.34.02 (1).jpegWhatsApp Image 2022-05-25 at 00.34.02.jpeg

Ta assim, seria contaminação?

WhatsApp Image 2022-05-25 at 00.34.02 (2).jpeg

No circulo azul ta o micelio como ele tava quando aniversariei, em vermelho ta essa formação esquisita que não consigo indentificar o que é.
As fotos não ficaram muito boas porque usei um saco de mergulho pra evitar que o celular contamine mais.
O que me espantou foi a velocidade, em pouco mais de 3 horas desenvolveu isso tudo. Não sei se é o micelio desenvolvendo mais ou é algum contaminante.

Obs.: aquele verde ali no alumino é só um reflexo da capa do meu celular, que é verde.
 
Já que os 4 estão iguais espere. Pode ser um micélio mais algodoado; não sei se é o caso mas leia tbm sobre estroma e overlay; ou na pior das hipóteses pode ser Trichoderma na sua primeira fase, se mudar de cor para verde ou outras diferentes aí vc joga fora
 
Upvote 0
me espantou foi a velocidade, em pouco mais de 3 horas desenvolveu isso tudo

De fato, uma velocidade muito grande pra um cubensis. Mas pode ser coincidência visual de terem subido ao mesmo tempo em área da camada mais profunda.

É o que o nobre @SpiritualMind disse mesmo.

E aproveita pra aprender a ver como é o micélio de tricho antes de ficar verde, se for o caso. ;)
 
Upvote 0
Atualizando aqui:
Quando reparei que podia estar contaminado, coloquei em outro terrario pra evitar que contaminasse os outros casings, que até então nao mostraram nenhum sinal de contaminação.
Em relação a formação branca algodoada que mandei nas fotos, não houve expansão, ainda está no mesmo tamanho. Não houve mudança de cor. Acho que o cheiro é apenas um cheiro de micelio mais forte.
Ja tive problema com tricoderma, no segundo dia já tava ficando esvedeado.
 
Upvote 0
Gente, de ontem pra hoje apareceram essas "bolinhas" escuras, seria contaminação? Da outra vez que tive problemas com contaminação, era apenas um ponto verde claro que foi irradiando até crescer, nunca vi nada do tipo.

Contaminação.jpeg
 
Upvote 0
Não, esse pontos da foto não cresceram e o micelio deu uma expandida/desenvolvida, mas continua branco/azulado.
 
Upvote 0
Upvote 0
Gente, de ontem pra hoje apareceram essas "bolinhas" escuras, seria contaminação? Da outra vez que tive problemas com contaminação, era apenas um ponto verde claro que foi irradiando até crescer, nunca vi nada do tipo.

View attachment 205288
parece excreta de metais viu man. nao contaminaçao, fala o substrato?
composiçao vermi :
(Mg, Fe)3 [(Si, Al)4 O10] [OH]2 4H2O, é um silicato hidratado de magnésio (pode ter amianto, e o cubensis excreta o amianto como fezes mesmo,geralmente marrom ou preto quando contaminada.)
edit3 = amianto é altamente carcinogeno, eu nao consumiria cogumelos deste cultivo bro. ja tive algumas contaminaçoes de vermiculita por amianto, descartei tudo.
 
Upvote 0
Back
Top