Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

E-Book Fungos Macroscópicos Comuns no Rio Grande do Sul - Guia para Identificação (Rosa Guerrero, Maria Homrich - 1999, 2ª Edição)

Artigos & Livros details

Se trata de uma obra de referência bastante corrente entre profissionais e estudantes da Biologia gaúcha, sendo ambas autoras professoras atualmente aposentadas da UFRGS. Vou avaliar em prós e contras.

Contras:

- Terminologia específica
O livro parece ter sido construído a partir de planos de aula, contendo diversos termos específicos e carecendo de um glossário. Logo, não é voltado para o estudo de amadores, embora seja indispensável para qualquer pessoa residente no Rio Grande do Sul ou região Sul. O estudo por parte de amantes da micologia exige a construção de um glossário; processo lento.
- Ilustrações
São desenhos, que buscam preservar o sistema de chaves de identificação. Enquanto isto é útil para a sistematização (tipos de lamelas, presença de volva, anéis...), as imagens de espécies não são claras, mesmo que sejam bons desenhos técnicos. O ideal, ao menos no tocante às espécies, seriam fotografias. Talvez isto não tenha ocorrido por conta do valor que agregaria ao livro físico, sendo esta outra razão para se considerar um volume para estudantes específicos da Biologia.

Prós:

- Chaves de ID
O livro conta com sete chaves apuradas que têm uso básico até hoje, mesmo já ultrapassadas em questões de clade ou reorganização cladística moderna. Uma vez que se aprenda a navegar por elas, ao menos uma identificação aproximada (cff.) pode ser obtida de modo geral.
- Ficha Descritiva
Como parte de um manual de campo, há uma sugestão das características que devem ser anotadas ao se coletar um espécime. Isto cria uma sensação de se estar em pé de igualdade com "micologistas" com anos de carreira - já que mesmo estas pessoas poderiam efeutar correções em ids, dado que as descrições das espécies são universais por conta da terminologia.

Avaliação geral:

Se trata de obra essencial para se entender e aplicar uma identificação de fungos macroscópicos, mesmo que já um tanto ultrapassada. É um livro sucinto, apesar de denso, e uma vez superada a barreira terminológica, se têm a impressão de que se sabe mais sobre cogumelos em geral do que se queria saber inicialmente ao adquirir a obra. Isto fortalece a curiosidade de quem lê e incita a realmente levar à prática o conhecimento adquirido - ir para campo e realizar a bela tarefa de estudar os cogumelos. Uma terceira edição totalmente revisada daria maior luz a essa obra tão obscura para amadores e amantes da micofilia.

Informação do Artigos & Livros

Categoria
Artigos & Livros
Added by
EremitaMarrom
Visualizações
361
Última atualização

Downloads

  • 1999_Guerrero & Homrich_Fungos macroscópicos RS.pdf
    4.6 MB · Visualizações: 108

Mais em Artigos & Livros

Share this Artigos & Livros

Top