Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Amanita phalloides - primeiro registro no Brasil

Artigos & Livros details

Amanita phalloides - primeiro registro no Brasil.

Apesar da espécie ter sido registrada na Argentina, e intoxicações serem conhecidas por lá (ver por exemplo Intoxicación con Amanita phalloides: serie de tres casos), e dos cogumelos suspeitos de serem A. phalloides encontrados pelos coletores informais brasileiros, este é o primeiro registro da espécie, identificado por um micologista, no país.

Anexo o resumo apresentado em um congresso em 09/2016. Um artigo mais completo deve sair à medida que mais dados de coleta se acumularem.



ESTUDOS EM AMANITA PERS. (AMANITACEAE, AGARICALES) NO SUL DO BRASIL

Gisele Scheibler ¹, Altielys Casale Magnago (coorient.) ² e Rosa Mara Borges da Silveira (orient.) ³

¹ Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: gisele_scheibler@hotmail.com
² Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: altielys@gmail.com
³ Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: rosa.silveira@ufrgs.br

A diversidade de fungos no mundo é estimada em 1,5 milhões de espécies, no entanto aproximadamente 8% são conhecidas. Para o Brasil esta diversidade ainda é bastante subestimada, apesar de nas últimas décadas ter ocorrido um grande avanço nas pesquisas envolvendo a diversidade micológica. Amanita Pers. é um gênero de fácil identificação pelo seu hábito agaricoide (pileadoestipitado), lamelas de coloração esbranquiçada e inserção livres, geralmente com presença de escamas, anel e volva. É considerado um gênero capaz de realizar interações ectomicorrízicas, se associando com uma grande diversidade de plantas, atingindo uma ampla distribuição geográfica. Compreende cerca de 500 espécies, sendo apenas 20 registradas para o Brasil. Possui representantes comestíveis, no entanto a maioria das espécies é tóxica e/ou alucinógena, tendo como destaque a popular Amanita muscaria (L.) Lam. Este trabalho objetiva conhecer as espécies deste gênero ocorrentes na região Sul do Brasil. Os espécimes em estudo foram coletados em períodos de alta pluviosidade em áreas nativas de Mata Atlântica em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de coletas em plantações exóticas de Castanea sativa Mill. (Fagaceae) e Pinus L. (Pinaceae) também no Rio Grande do Sul. As expedições realizaram-se entre os meses de abril de 2013 e janeiro de 2016. Após as coletas, os materiais foram descritos macroscopicamente ainda frescos e posteriormente desidratados para realização das análises microscópicas, seguindo a metodologia tradicional empregada em micologia. Foram coletados 27 espécimes identificados em 9 espécies distintas, sendo 18 em Mata Atlântica e 9 em áreas de plantações exóticas. São elas: Amanita aureofloccosa Bas, A. campinaranae Bas, A. coacta Bas, A. crebresulcata Bas, A. dunicola Guzmán, A. muscaria (L.) Lam., A. phalloides (Fr.) Link, A. rubescens Pers. e A. viscidolutea Menolli, Capelari & Baseia. Dentre estas, A. aureofloccosa, A. dunicola e A. phalloides são novos registros para o Brasil. A. campinaranae, A. coacta e A. viscidolutea são novas citações para a região Sul do país. Já A. crebresulcata é uma nova citação para o estado de Santa Catarina. Devido à escassez de dados, sugere-se a continuidade das expedições de coleta em novas áreas, principalmente em áreas nativas, a fim de ampliar o conhecimento sobre as espécies de Amanita para a região Sul do Brasil. (PIBIC – CAPES)

Informação do Artigos & Livros

Categoria
Artigos & Livros
Added by
Ecuador
Visualizações
1,080
Última atualização

Downloads

  • 0 bytes · Visualizações: 61
  • resAnexo1-0540-0072-90440e6bbefcd333eec1ff19c9983467.pdf
    404.1 KB · Visualizações: 222

Mais em Artigos & Livros

Mais do(a) Ecuador

Share this Artigos & Livros

Back
Top