Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Retornando aos cultivos - Golden Halo

Diário de cultivo completo.

Informação geral

Raça(s)
Golden Halo
Inoculação
17/07/2022
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Compartimento do armário
Terrário
Caixa organizadora
Técnica(s)
Pftek
Substratos
Arroz integral
Então galera, primeiramente queria agradecer ao @SpiritualMind e ao @Texugo por me conseguirem esses esporos. Estou passando por uns apertos aqui em casa e eles foram de grande ajuda com isso ^^
Optei por deixar o diário bem detalhado pois pequenos passos as vezes podem ser as grandes dúvidas de novatos e quanto mais informação melhor :)

Preparativos

A primeira coisa que fiz foi limpar e organizar o espaço que geralmente utilizo para fazer as seringas e inoculações que é um compartimento de baixo do meu armário que irá servi como uma espécie de SAB.

A limpeza foi feita com água sanitária diluída em água na proporção 50/50 e após isso utilizei várias borrifadas de álcool 70 e deixei a porta fechada por um tempo com os materiais já lá dentro como aparece na imagem a seguir. Resolvi ser mais rígido com a limpeza devido a diversas contaminações que tive nos últimos tempos mesmo sendo bem vigilante a respeito.

1658082388641.png

Confecção da seringa de esporos

A seringa utilizada foi uma de 20 ml que irá inocular 6 copos, cada um com 3 furos.

Antes de começar joguei mais uma borrifada de álcool no armário e depois de um tempinho ascendi a vela para os espírit... quer dizer, para criar uma corrente de ar quente pra fora do armário e ainda esquentar a ponta da faca utilizada pra raspagem do carimbo kk

Coloquei uma máscara para não respirar em cima dos objetos e então comecei a raspagem de 1/4 do carimbo dentro de um recipiente de vidro previamente esterilizado. Em seguida abrir o pacote da seringa e a garrafa de água mineral. Suguei a água para dentro da seringa o mais rápido possível e em seguida derramei ela dentro do recipiente com os esporos. Então novamente suguei a mistura de água com esporos e despejei no recipiente novamente a fim de que tudo ficasse bem misturado. Ao final coletei a mistura uma última vez, deixando certa quantidade de ar dentro para facilitar agitar os esporos depois, e enrolei a seringa em plástico filme a fim de levar ela para geladeira e deixa os esporos hidratando por cerca de 24 horas.

1658084538402.png

Confecção dos copos de substrato

Os copos utilizados são de 350 ml e a confecção do substrato foi feita da seguinte forma:

- 2 copos de arroz integral (estou usando o integral que na embalagem fala ser do subtipo parbolizado pela primeira vez pois é mais barato e soube de alguns membro do fórum, como o digníssimo @ExPoro que fazer com ele também é sucesso :D )

- 2 copos de água mineral de garrafa lacrada

- 4 copos de vermiculita do tipo grossa

Primeiramente coloquei os 2 copos de arroz no liquidificador por um tempo a fim de produzir um pouco de farinha e quebrar parte dos grãos. Em seguida, em uma vasilha grande, misturei primeiro a vermiculita com a água. Depois de bem misturado é que acrescentei o arroz semi-triturado. As leituras indicam que realizar o processo nessa ordem auxilia a deixar o substrato mais aerado.

1658084611533.png

Essa mistura irá preencher os 6 copos e ainda sobrará um pouco que acabo utilizando nas plantas (ainda não descobri uma medida boa que desse exatamente a conta dos 6 copos :s ).

A confecção dos copos em si é feita com pouco esmero na questão de contaminação, já que tudo ali irá para a panela de pressão ser esterilizado. Também não utilizei o selo de vermiculita pois já havia feito antes sem ele e funcionou normalmente. Os copos são vedados com papel alumínio e fita isolante. No momento de colocar eles na panela eu também adiciono mais um pedaço de papel alumínio por cima que funciona como uma tampinha para proteger a fita isolante.

1658084850309.png 1658084869103.png

Junto dos copos eu acabei colocando junto uma garrafinha de vidro de leite de coco com uma mistura de água e mel pra segurar os copos no lugar e ainda servir para futuras culturas líquidas. :)

Lembrando que é importante que a tampa de qualquer coisa que vá na panela esteja ou um pouco solta da rosca, ou com um furinho tapado com micropore a fim de que a pressão não faça o recipiente quebrar. No caso dos copos isso não é necessário pois o papel alumínio é flexível e também um pouco do vapor escapa pelas laterais entre a fita e o copo.

Optei por esterilizar os copos em duas etapas só para garantir. Eles ficaram na panela em duas seções de 1 hora com um intervalo para resfriar um pouco e repor a água da panela.

Alias é importante citar que eu utilizei um pano de prato no fundo, mas existe o risco disso pois se esse pano for um pouco velho ele pode soltar fiapos que podem subir e entupir a válvula de escape da panela. Sigo usando ele pois na minha panela não cabe um suporte, então o melhor que posso fazer é usar um pano que é só para isso e que não solte fiapos... além disso é ficar com o ouvido atento pois enquanto a panela seguir chiando quer dizer que a válvula está funcionando normalmente.

Inoculação

No dia da inoculação segui com o mesmo procedimento de limpeza do espaço e deixei tudo ao alcance logo.

1658085875785.png

Uma ótima técnica pra facilitar a inoculação é colocar um pequeno pedaço de fita isolante em cima de cada local da perfuração. isso faz com que a seringa fique mais firmemente posicionada e evita que se rasgue um orifício maior do que precisa

1658085992861.png

Coloquei um pouco mais de 1 ml em cada furo e ao final ainda sobrou cerca de 4 ml de solução que acabei colocando em um quarto furo em um dos copos e também em um pequeno frasco de canjica que tinha guardado na geladeira para futuras transferências :)

1658086176511.png

Após tudo pronto, levei todos os recipientes para a incubadora. Agora é aguardar e torcer :sorrisão:

Em algumas semanas provavelmente irei criar outro diário pois pretendo pegar um pedaço do micélio que crescer em algum dos copos e transferir pra jarras com canjica a fim de fazer um monotube :)

Em alguns dias atualizo o diário para mostrar o progresso do micélio dentro dos copos!


21/07/2022

Hoje fui dar uma olhada nos 6 copos e 5 deles estão se desenvolvendo muito bem como nessa foto (alguns um pouquinho mais avançado até). Só um copo que aparenta estar sem nada ainda e que por coincidência foi justamente o primeiro copo que inoculei e acabei esquecendo de colocar os pedacinhos de fita pra facilitar o furo hehe

1658398648104.png

Daqui mais uns dias retorno com outra atualização :)


23/07/2022

O copo que não apresentava desenvolvimento começou a crescer também :D
Todos os 6 copos estão se desenvolvendo de forma muito saudável e rapidamente assim como se pode ver no copo a seguir

1658578574476.png

Acho que dessa vez vai heim galera! Essa noite até sonhei com meus cogus bem crescidinhos hihi


31/07/2022

Então pessoal, todos os copos estão se desenvolvendo muito bem e já estão uns 80% colonizados! Aquele que estava mais lentinho segue crescendo. Acho que o problema com ele foi que todos os esporos ficaram presos na superfície como da pra notar hehe
Aproveitei também pra mostrar o potinho de canjica que acho que já está todo colonizado! Com ele eu vou fazer uma transferência g2g depois a fim de novamente tentar montar um monotube :)

1659269897051.png 1659269925417.png 1659270137673.png


12/08/2022

Então pessoal, todos os copos estão quase fechando assim. (menos o que estava crescendo de cima pra baixo que ainda tem um certo caminho pra terminar)
Não vou negar que me deixa um pouco preocupado que depois de todo esse tempo eles ainda não tenham fechado mas vou tentar não pensar nas falhas do passado e acreditar que até o fim de semana eles fecham :s

1660312252635.png 1660312259500.png 1660312264692.png 1660312269928.png 1660312275737.png


20/08/2022


Então pessoal, hoje resolvi aniversariar 3 dos 6 copos :D
O restante vou deixar mais uns dias colonizando e pra tentar ajudar com isso furei pequenos buracos na superfície do alumínio dos copos e creio que isso ta ajudando com essas etapas finais :)

Resolvi tomar todo cuidado possível dessa vez e até usei luvas pra manusear o bolo hehe
Eles saíram do copo com um cheiro muito agradável e um branco bem saudável! To realmente esperançoso dessa vez! :sorrisão:

1661015417791.png 1661015426268.png

Resolvi não colocar argila expandida no meu terrário pois sempre noto que se forma um pouco de lodo por conta dela na superfície da água. É pouco mas é possível notar a cor e o cheiro. Como por aqui é muito quente, a taxa de evaporação ja é naturalmente alta e então deixei meu terrário assim mesmo :)

1661015433921.png

Agora é torcer e aguardar os outros 3 aniversários 🍄🍄🍄

22/08/2022

Hoje fui dar uma conferida no terrário e ele está com um cheiro ótimo e uma aparência bem saudável :D
Como podem observar, ele ta esticando vários bracinhos pra fora e ficam com essa aparência algodoada. Isso é algo que sempre ocorreu nos meus cultivos mais bem sucedidos até não importa o quanto eu ventile. Suspeito que talvez seja por conta do calor daqui mas pelo menos isso pra mim é sempre um bom sinal pois da pra observar que ele está firme e forte se desenvolvendo :)

1661201662423.png

Hoje também verifiquei os outros 3 copos e eles estão quase terminando de colonizar finalmente! Talvez amanhã ou depois já coloque eles no terrário :sorrisão:


24/08/2022


Então pessoal, infelizmente ontem um dos bolos pegou um cobweb gigante do dia pra noite e ficou cabeludinho assim

1661349160332.png

Eu separei logo ele do resto e tentei salvar o bichim tirando toda a teia e aplicando bastante água oxigenada. Como peguei o desenvolvimento disso bem no começo, tenho esperanças que ele possa dar em algo na garrafa pet :s

1661349167472.png

Hoje resolvi aniversariar os 3 copos restantes e todos parecem muito bem, apesar de que um deles eu senti um cheiro levemente estranho mas acredito que foi estresse desse em específico por passar tempo d+ no copos pois a aparência dele ainda estava boa!
Os 5 bolos estão no terrário e agora resta só aguardar :)

1661349175652.png


29/08/2022


Então pessoal, eu to feliz e triste ao mesmo tempo... o bolo que contaminou e tentei salvar, aparentemente, venceu a contaminação e já está com vários pins! Mas nenhum dos 5 que estão no terrário começaram a pinar de forma visível e eu não sei por que disso :/

1661800558427.png

Será que é a ventilação? Esse da garrafa está quase que abandonado ali no quintal e conseguiu frutificar e o do terrário nada ainda... tem umas coisinhas em um dos bolos do terrario mas eu só suspeito que seja um pin sem garantir muita certeza :/


1661800564726.png

Tanto o do terrário quanto o da garrafa ficaram bem algodoados então acho que seja algo da genética deles apenas.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar atrasando? Alias aqui continua muito quente... média de 29 todo dia :/


01/09/2022


FRUTIFICOU!!! :D
Então galera, finalmente deu certo hehe
Por incrível que pareça o bolo que se curou da contaminação é agora o mais saudável e vigoroso de todos kkk
Vou deixar aqui um antes, durante e depois dele :)

1662031515713.png 1662031524612.png 1662031534648.png

Depois dessa experiência eu realmente acredito no poder milagroso de se aplicar agua oxigenada hehe
Vou inclusive tentar clonar esse grandão pois se ele venceu uma contaminação forte assim deve existir certa resistência na genética :)

Enquanto isso os bolos que estão no terrário vão indo muito bem também! Todos não pinaram ainda pois foram colocados em períodos diferentes ali dentro mas estão muito saudáveis :)

1662031541262.png

Hoje a noite talvez eu colha e faça a clonagem desse da garrafa e falo aqui quanto deu a pesagem!
Alias, muito grato mesmo pela dica de ventilar mais pra diminuir a umidade gente, acho que era justamente o que faltava!

06/09/2022


Então pessoal, terminei de colher a primeira safra e vou deixar aqui quanto deu cada bolo :)

1662512225440.png

Por incrível que pareça o bolo contaminado de longe foi o que rendeu mais dando um total de 40 gramas!!

1662512075208.png

os outros 4 renderam em média 11 gramas cada e eu creio que isso seja pq tiveram MUITOS abortos e muita produção de micélio algodoado, diferentemente do que estava na garrafa.

1662512086557.png 1662512093559.png

Um dos bolos só produziu micélio algodoado e nada de cogus, dai quando fui limpar a caixa agr senti um cheiro meio azedo dele e resolvi descartar no canteiro.

Já fiz o dunk em todos! Os da garrafa foram saíram do dunk ontem e hoje ja dava pra ver uns pins grandões! Sério esse sobrevivente é brabo d+ kkk
Os outros 4 voltam pro terrário amanhã!

14/09/2022

Então pessoal, o sobrevivente da contaminação segue sendo o mais bem formado e com mais rendimento hehe

1663167464814.png

Os outros do terrários estão feinhos mas bem produtivos! Creio que o segundo flush ta vindo bem melhor :)

1663167475413.png

Acho que com esses resultados vou alterar o diário para concluído e apenas segui atualizando sobre os próximos flushs até que a produção termine :sorrisão:


19/09/2022


Deixar aqui mais uma produção do sobrevivente da contaminação hehe
Os flushs seguem vindo fortes :)

1663617582807.png



25/09/2022

Outro flush e acho que aprendi uma lição com esse hehe
Lembram de como os bolos do terrario estavam feinhos em relação aos da garrafa? Dessa vez decidi então esperar esse flush com o terrario também do lado de fora da casa e sem o perlon nos buraquinhos menores e olha o resultado :D

1664134847383.png 1664134853141.png

Ficaram MUUUITO maiores e mais bem formados :D
Realmente ventilação é um fator extremamente importante no cultivos amigos e as vezes é preciso não ter medo de contaminar pra que o fluxo de ar realize melhor o seu trabalho hehe
E pela força de agora eu sinto que os flushs vão continuar vindo :)


26/09/2022

Colheita de hoje das crianças que faltavam abrir o chapéu

1664197887350.png1664197895086.png

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
Grako
Visualizações
1,245
Monitoradores
1
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Mais do(a) Grako

Compartilhar este diário

Back
Top