Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Produção caseira "low cost" de Pleurotus ostreatus

Diário de cultivo completo.

General Information

Raça(s)
Pleurotus ostreatus
Técnica(s)
Cultura Líquida
Esterilização
Substratos
BDA
Serragem (proporção em volume) - 75%
Lascas de madeira sem resina 25%
Arroz cru - 2,5%
Farinha de trigo - 2,5%
Olá pessoal, apresento o relato de um experimento que fiz em casa visando o aproveitamento de material que iria para o lixo para produzir os cogumelos comestíveis Pleurotus ostreatus.

Para produzir as "sementes" eu fiz o meio BDA (batata (200g)-dextrose(20g)-ágar(20g) para 1 litro de água), a dextrose pode ser substituída por sacarose (açúcar branco) e o ágar por gelatina neutra (colocar quantidade suficiente para tornar o meio sólido mas não muito duro). Coloquei em placas de petri mas pode ser colocado em pequenos potes de vidro tampados somente com papel alumínio. Esterilizei em uma autoclave mas isso pode ser feito em panela de pressão, só tendo cuidado para a água não entrar dentro dos potes. Em uma chama(Ex.:boca do fogão, fogareiros para acampamento) eu cortei as lamelas mais internas de um cogumelo que comprei no mercado e inoculei no meio. Deixei em ambiente escuro, a 25ºC por 7 dias. O micélio tinha tomado toda a placa. As "sementes" foram pequenos "spots" cortados dessa cultura.

O substrato utilizado foi serragem (proporção em volume)- 75%, lascas de madeira sem resina 25%, arroz cru-2,5% e farinha de trigo-2,5%. Esterilizei em autoclave dentro de potes grandes de vidro tapados com papel alumínio somente, isso também pode ser feito na panela de pressão. Quando estavam frios coloquei dentro de sacos previamente esterilizados com álcool 70% em um ambiente descontaminado (forno quente ligado com a tampa aberta, a tampa pode ser sua mesa de trabalho). A cada 1/4 de substrato que eu colocava nos saquinhos colocava 4 "spots" da cultura micelial(BDA). Lacrei os saquinhos deixando uma quantidade de ar dentro. Ficaram 15 dias em ambiente totalmente escuro e o micélio tomou por completo o substrato, transformando ele em um bloco branco duro e compacto. Para simular uma estufa úmida eu utilizei garrafões de 6 L de água esteriziados e lacrados, com uma pequena quantidade de água no fundo para manter a umidade. Fiz alguns furos nas laterais dos sacos para terem oxigênio e para crescerem por eles. Um dos saquinhos apresentou contaminação com Trichoderma (mofo verde) e foi eliminado. Depois de 8 dias surgiram os primeiros primórdios que não cresceram muito, cortei com uma tesoura esterilizada e fritei com alho. Voltei os blocos para as "estufas" e depois de 4 dias voltaram a crescer os cogumelos, dessa vez mais fortes e em quantidades maiores, em todos os sacos que fiz. Mas ainda não estão ficando grandes como eu queria, então fiz um saco com 2 kg de substrato (sem as lascas de madeira) e estou aguardando os resultados, nesse substrato os micélios estão crescendo mais rápido. Espero fazer colheitas por 2 ou 3 meses ainda. Envio algumas fotos.

Abraços.

po-mb01.jpgpo-mb02.jpgpo-mb03.jpgpo-mb04.jpgpo-mb05.jpgpo-mb06.jpgpo-mb07.jpgpo-mb08.jpgpo-mb09.jpg

Já estou na terceira colheira e ainda não estão da forma como queria(fotos), mas já dá pra fazer um tira gosto... Imagino que seja por causa da pouca quantidade de substrato. O substrato de 2 kg já está iniciando a fase de brotamento.
Abs...

po-mb10.jpgpo-mb11.jpg

Depois de quase 50 dias após a inoculação o Shiitake (Lentinula edodes) brotou... E me parece que, apesar da demora, gostaram mais desse substrato que o Pleorotus pois brotaram tantos corpos de frutificação que fica difícil contá-los. Levando em conta que o shiitake é mais carnudo e saboroso que o Pleororus, fico feliz que tenha rendido tanto assim, posso afirmar com um certo orgulho que o meu teste deu certo. Espero que fiquem grandes. Abraços

po-mb12.jpg

As últimas fotos eu tirei no último domingo, hoje (quinta feira) depois de 4 dias, olhem como os "meninos" cresceram. Apesar da vontade de devorá-los vou deixar mais uns 2 dias para crescerem mais. Sem sombra de dúvidas esse substrato é perfeito para o shiitake, mas não tão bom para o shimeji (Pleorotus).

po-mb13.jpgpo-mb14.jpgpo-mb15.jpg

é impressionante a velocidade de crescimento deles, envio duas fotos com 2 dias de diferença, olhem como eles cresceram nesse outro saquinho. Outro fator foi a proporção entre a quantidade de substrato e a produção de shiitake, nesse saco não tem nem 200 gramas de substrato.

po-mb16.jpgpo-mb17.jpg

Se eu soubesse que iria produzir tanto teria feito bem mais, heheh. Mas a próxima safra já está na fase de crescimento. A primeira foto tem 4 dias de diferença pra segunda, a terceira foi da colheita 2 dias depois de tirar a segunda foto.

po-mb18.jpgpo-mb19.jpgpo-mb20.jpg

Olha a segunda safra brotando...

po-mb21.jpg

Entendi, eu estava providenciando serragem em petshop pq foi a que eu achei... Quando for jogar a semente no saco de serragem, essa serragem com farinha de arroz e etc, precisa ser esterelizada ? vou esterelizar na panela de pressão igual faço com substrato dos cubensis.... e no caso de cobrir a semente com substrato bulk, ELE tem que ser Esterelizado ou pode ser Pasteurizado a 80°% igual o processo do bulk de cubensis ? Pelo que estou vendo não é dificil, pra mim o mais dificil vai ser arrumar um fruto fresco pra fazer a clonagem, vai ser minha primeira clonagem hehe! Muito Obrigado :D

PS: a penúltima foto postada, estão demais, um saquinho simples com pouco substrato e varios cogus bonitos. pena que só achei saco de 20litros pra comprar. vai dar uns blocos grandes de substrato hehe

Essa serragem de hamster é ideal, mas se puder colocar um pouco de casca de árvore também é bom. O processo de pasteurização pode funcionar também, nunca testei. Esse fresco você pode comprar no mercado mesmo. Não é nada difícil, o processo é praticamente o mesmo do cubensis, só muda o substrato mesmo. Os shiitakes que postei terça feira já estão grandes, vou comer alguns hoje, heheh. Mas antes vou postar uma foto, cresceram pra caramba nesses 3 dias e o terceiro substrato já está mostrando os corpos de frutificação.

po-mb22.jpgpo-mb23.jpg

Esse bombou, e já é a terceira safra...

po-mb24.jpg

Como eu disse, paciência é tudo para produzir os cogumelos. Depois de 2 meses e meio o Pleurotus no substrato de 2 kg brotou e brotou bem... A primeira foto foi com 1 semana de inoculação, o micélio estava colonizando o substrato. A segunda e terceira foto são dele produzindo, tiradas ontem. E foi pra panela hoje.

po-mb25.jpgpo-mb26.jpgpo-mb27.jpg

Informação do Diário

Categoria
Cogumelos Comestíveis
Adicionado por
MicoBiotech
Visualizações
620
Monitoradores
1
Última atualização
Rating do autor
5.00 strela(s)

Mais em Cogumelos Comestíveis

Compartilhar este diário

Back
Top