Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Shimeji)

Diário de cultivo completo.

General Information

Raça(s)
Pleurotus Ostreatus (Shimeji)
Técnica(s)
Cultura Líquida
Clonagem
Substratos
BDA
Milho
Fibra de coco
Boa Tarde Cm´s. Eu tentei um cultivo de shitake e não deu mto certo. Clonei ele em CL, deram sinais minúsculos mas não desenvolveram na serragem, creio q por ser serragem de pet shop para animais de estimação deveria conter algumas coisas tipo Fungicida...

Então resolvi comprar um agar comestível e montar um BDA, assim daria pra ter mais ctza quanto ao micélio ser sadio ou não. Então comprei uma bandeja de Shimeji dessa vez e fiz clonagem em BDA, e com a BDA saudável passei pra outras placas e pra algumas CL´s.. A BDA eu tive a idéia de usar aquelas folhas de celulose que pessoas usam para fumar, chama A LEDA. coloquei uma folha dessa em casa pote de BDA.
cdd-pos001.jpg

Inoculei 3 ''potes'' de milho com a CL... 1 contaminou com tricho , a contaminação veio do grão... o outro pote está com sinal de micélio de shimeji apenas

Contaminado

cdd-pos002.jpg

Pote com sinal saudável

cdd-pos003.jpgcdd-pos004.jpg

O mestre @Anatman montou um arquivo em PDF muito bom, sobre frutificação em fibra de coco, e resolvi fazer isso.

Como eu não tinha grãos prontos, resolvi usar a Placa de BDA que eu tinha usado para repicar, essa á a placa matriz de onde clonei o cogumelo.

Quando fiz as repicagens ela ficou assim

cdd-pos005.jpg

E alguns dias depois ela começou a ficar com o micélio bonito, e se desenvolvendo muito nas laterais onde tinham a folha de celulose eles ficaram bem fortes

cdd-pos006.jpgcdd-pos007.jpg

Fiz o procedimento todo na GloveBox seguindo as normas de esterilização e etc.

Bisturi e Extrator de Tártaro esterilizados na PP. com o bisturi eu corte o bda e com o extrator eu peguei e passei pro saco de PP com o pó de coco, depois misturei bem, coloquei um filtro de café no algodão da ponta para proteger mais de contaminantes e mandei pra incubadora.

cdd-pos008.jpgcdd-pos009.jpgcdd-pos010.jpgcdd-pos011.jpgcdd-pos012.jpg

Quase 400g de substrato.

cdd-pos013.jpg

Fiz um Time-Lapse do Procedimento, não deu pra filmar a glove toda, mas a parte principal está aí.
**VIDEO REMOVIDO DO YOUTUBE**

Logo volto com atualizações.

Boa Noite pessoal, estou atualizando com fotos. Mesmo usando Agar comestível pra fazer o BDA eu gostei mto do resultado do Shimeji clonado. Acho q ficou um micélio muito bonito.( imagino em um BDA profissional )

cdd-pos014.jpgcdd-pos015.jpgcdd-pos016.jpg

Bda ficou grosso

cdd-pos017.jpgcdd-pos018.jpgcdd-pos019.jpgcdd-pos020.jpg

E o BDA no pó de coco ta começando a dar sinal de vida

cdd-pos021.jpg

Boa Noite. O BDA cortado com micélio de Shimeji transferido pro milho, já está com sinal de colonização nos grãos.

Esse BDA foi feito com AGAR comestivel. Estou ansioso pra usar o BDA novo q comprei pra fazer as sementes... ontem repiquei Shimeji e Flórida pras placas, e o de flóida ja possui sinal no BDA novo. to botando muita fé neles, logo vou começar preparar uns milhos pra ver se fica mais bonito na colonização da semente.

Foto dos 4 potes de milho.

cdd-pos022.jpgcdd-pos023.jpgcdd-pos024.jpgcdd-pos025.jpgcdd-pos026.jpgcdd-pos027.jpgcdd-pos028.jpgcdd-pos029.jpgcdd-pos030.jpg

Atualizando... A colonização da ''semente'' inoculada com BDA colonizado, está indo mto bem... o pote menor está quase 100%, esse fds devo fazer a preparação do substrato, pra inocular com esse pote de semente menor.

cdd-pos031.jpgcdd-pos032.jpgcdd-pos033.jpgcdd-pos034.jpg

Pote menor quase pronto

cdd-pos035.jpgcdd-pos036.jpgcdd-pos037.jpgcdd-pos038.jpg

Logo atualizo com a preparação do substrato :)

Cara Faz muitos anos que cultivei comestíveis perdi as fotos no HD do pc velho. :(

O preparo do substrato não fiz nada sofisticado porem segui aquilo que ja é comprovado dar certo pra não ficar perdendo tempo e dinheiro:
http://www.cogumelohobby.com/serragem preparacao.htm

Gosto de cultivar o ostra dourado pois ele frutifica mais fácil em temperaturas mais altas em comparação ao Shimeji.
Costumo usar bags e cultura liquida para inocular pois coloniza mais rápido
O Terraio é uma caixa térmica
Oxigenação faço com um compressor com duas saídas acopladas a Mangueira porosa (cortina de ar) submersas na agua do fundo do terrário coberto por uma camada de perlita
O ar é filtrado por mascaras flexíveis N95
A temperatura tenho um termostato digital para controlar a temperatura do ar (quando usava outros métodos como serpentina com água gelada causava muitos abortos por conta das quedas bruscas de umidade condensada na serpentina)
Para regar eu faço quatro furos um em cada lateral cobertos por micropore ou perlon pra poder regar sem abrir a tampa do terrárioque so abro na hora da rega evitando variações bruscas
Para assepsia do terrário eu uso um pequeno ozonizador

Infelizmente no momento não estou podendo cultivar nada porque estou com criança recém nascida por aqui e pelo visto num vou nem tão cedo.

Vai na fé irmão!

Poxa, por um lado q pena nao poder cultivar, mas por outro lado está cuidado de uma vida recém nascida! Meu terrário o esquema é mais ou menos esse tbm, mas como aqui é muito quente eu uso garrafa de 250ml congelada... meu terrário é de 80litros, oq faz a temperatura cair pra 23°24°c, ai o umidificador fica ligado no timer, mas como o timer é analógico a menor opção é ficar ligado 15 minutos, oq causa inundação no terrário, então oq eu faço é ligar manualmente mesmo quando está com a umidade pra baixo dos 75% ... Mas eu tbm uso compressor de ar com pedra porosa, mas o gelo faz cair a umidade demais por isso uso o umidificador. Mas Valeu pelas dicas cara, acabei de montar o Primeiro saco com substrato e inoculei com as sementes prontas. agora vou ficar no aguardo! Logo vou atualizar aqui com o processo todo que fiz e utilizei.

Bom Dia, 1 dos potes de Semente estava pronto, então ontem esterilizei o substrato e hj fiz a inoculação. Acabei usando bastante semente, não tinha mta noção de quanto daria, mas usei 1pote de semente pra 2 sacos de substrato.. daria pra ter usado pra 3, ou até 4 sacos... mas como foi primeira vez resolvi fazer assim, tbm a colonização será mais rápida.

Material usado foi oque eu consegui arrumar. Um amigo me arrumou pó de madeira e palha da fazenda dele. Ele não sabia dizer ao certo do q era a palha, mas tudo indica que seja de coqueiro...

Misturei palha com pó de coco e acrescentei o pó de madeira depois joguei um pouco de arroz integral batido no liquidificador, coloquei bastante calcário de conchas, umidifiquei e levei pra Esterilização por 1hora em PP. As proporções, não sei dizer ao certo, pq não foi medida, Usei pó de coco e Palha em maior quantidade e pó de madeira com pó de arroz em menos quantidade.

Pote com semente de Shimeji.. Um cheiro delicioso de Shimeji fresco, quando comecei a desgrudar as sementes...

cdd-pos039.jpg

Glove Preparada

cdd-pos040.jpg

Sacos prontos...

cdd-pos041.jpgcdd-pos042.jpgcdd-pos043.jpgcdd-pos044.jpg

Procedimento. O vídeo ficou invertido, procedimento(cortar, e pegar as sementes) foi feito com a mão direita e não esquerda hehe
**VIDEO REMOVIDO DO YOUTUBE**

Abraços :)

Enquanto tudo está na incubadora dando o devido tempo ao micélio, resolvi preparar uma Cultura liquida, picando direto do BDA pra CL... Esse BDA foi feito com agar comestível, já piquei dessa placa, pra 3 placas com o PDA novo e eles estão se desenvolvendo bem... Muito legal esse esquema do BDA, eu ja usei esse pote pra picar pra 6 potes novos e pra algumas cultura liquidas, e é só deixar na incubadora que o micélio vai avançando sobre a camada de BDA q fica exposta, ou seja... meu BDA é camada bem grossa, então da pra ir usando pra muita coisa.

Essa é a placa...

cdd-pos045.jpg

Essa é a Cultura Liquida que eu fiz hoje, picando da placa de cima, da pra ver na placa um quadradinho aberto...

Foram feitas 3 Culturas Liquidas...

cdd-pos046.jpgcdd-pos047.jpg

Só aguardar, quando tiver mais notícias eu atualizo. Abraço a todos :D

Bom Dia galera do cogumelo. Tirei umas fotos dos potes de sementes, q estão evoluindo lindamente... creio q dará pra fazer muitas experiencias com esse monte de semente, e estou com umas culturas liquidas e placas de PDA prontas... Eu não gostei de usar Cultura Liquida pros comestíveis, a CL foi aplicada a uns dias tanto no milho quanto no PFTEK, o pftek apareceu sinal bem pqno e bem lento e no milho nada ainda... Com ctza a melhor maneira é cortando a placa em vários ''spots'' e jogando o pda colonizado nos grãos... que daqui pra frente vou fazer apenas assim, quero achar centeio e trigo agora pra sair um pouco do milho q precisa de 3 dias de preparação.

Pote1
falta pouquinho...

cdd-pos048.jpgcdd-pos049.jpg

Pote2
falta um pouco mais...

cdd-pos050.jpgcdd-pos051.jpg

Pote3
falta pouco também...

cdd-pos052.jpgcdd-pos053.jpgcdd-pos054.jpg

Próximas experiências vão incluir Grama seca, pedaço de madeira, madeira em pó, arroz integral, pó de coco, palha e oque mais tiver disponível ao meu alcance... Até papelão picado misturado estou pensando em usar, depois que vi o diário em q foi feito apenas com papelão e papel picado... Afinal, eu to aqui pra isso :).

Preparei Cl´s de Shimeji e flórida, mesmo n tendo resultado positivo com CL de shimeji, resolvi tentar noavmente... retirei o micélio do pda passei pra água e dextrose.

**VIDEO REMOVIDO DO YOUTUBE**

@tupy Mais um micélio espertinho, subindo pelo pote, querendo fugir pela tampa já ! amanha vou corta-lo e preparar mais sementes de Shimeji. Feito com Agar comestível, na receita normal de BDA caseiro, acrescentando a folha de celulose pura e cremogema. não sei se é viagem minha, mas estou com 6 placas de shimeji no PDA profissional, e nem um ficou agressivo com umas partes rizos igual a esse no bda caseiro com celulose. estou pensando em acrescentar a folha de celulose na placa com o PDA profissional tbm, pra ver se vai ter diferença.

cdd-pos055.jpg

Atualizando...
colonização do substrato de Shimeji.

Substrato feito com: Pó de coco, Pó de madeira, Palha e Calcário de conchas.

cdd-pos056.jpgcdd-pos057.jpgcdd-pos058.jpgcdd-pos059.jpg

A palha ficou por cima, e está sendo colonizada bem forte.

cdd-pos060.jpg
______________________________________________________________________

Substrato feito com Apenas Palha, preparado ontem! Micélio já está passando do milho pra palha, em apenas 1 dia. Esse acabo sendo exageradíssimo a quantidade de Semente... daria pra ter feito uns 8 ou 10 sacos, eu fiz apenas 2.. Pensei que a palha fosse suficiente e acabei usando toda semente, fiquei com medo de usar um pouco e guardar o resto... mas da proxima será feito isso, ja q eu trabalho na glove seguindo a assepsia, e utiliza colher esterilizada na PP, vou tirar a quantidade certa de semente e guardar o resto, afinal, vou usar dentro de 1 ou 2 dias.

Logo atualizo esse, creio que será colonizado rápido, pelo excesso de semente.

cdd-pos061.jpgcdd-pos062.jpg
________________________________________________________________________

Copos de PFtek com pó de coco, inoculados com cultura liquida de Pleurotus Ostreatus, feita com pda cortado e jogado em cultura liquida.

cdd-pos063.jpgcdd-pos064.jpg

_________________________________________________________________________
Também tenho 2 potes de sementes prontos... Estou preparando milho aqui, pra fazer mais sementes com o PDA que está bonito, vou cortar e jogar no milho, igual tenho feito.

cdd-pos065.jpg

Muito interessante a tabela, @cubensisdedread

qual o nome do livro/articulo em especifico?

abs

Boa noite insider, o livro diz ter direitos autorais e tal, sera que tem problema mostrar qual é ? é um livro que comprei pela internet elaborado pela unesp de Botucatu, é meio q um curso online que vem com o livro e o dvd, é bem completo e com muita informação boa, tem sobre todos os cogumelos, inclusive toda informação pra quem tem interesse em produzir em larga escala e etc... na tabela esta escrito Fonte: Eira 2003.

Acabei de editar as fotos, coloquei a foto com a tabela inteira, aparecendo a parte nutricional do composto. Abraços

Shimeji preparado na Palha de Coco(creio que seja palha de coco) está indo muito bem, em apenas um dia as ''sementes'' se recuperaram da transferência do pote pro substrato, e já está colonizando a palha... Por ter colocado mta semente, o substrato ja foi quase 50% colonizado, creio que rapidinho estará pronto.

O Substrato inoculado com Cultura Liquida também está ''crescendo'' cada dia mais.

Shimeji na Palha (Um pouco mais de 1 dia)

cdd-pos066.jpgcdd-pos067.jpgcdd-pos068.jpgcdd-pos069.jpgcdd-pos070.jpg

Cl´s

cdd-pos071.jpgcdd-pos072.jpg

Dei uma pequena lida pra frente e encontrei falando algo a respeito, dizendo que a relação carbono/nitrogênio é responsavel parece que pela quantidade de proteína do cogumelo, cita como exemplo o shitake em toras em que a relação é 180/1, e o pleurotus em cultivo axênico e tora a relação fica em 80/1 algo assim, e o shitake possui mais proteína que o pleurotus.... seria mais ou menos isso certo ? li apenas o paragrafo rapidamente, logo vou pegar esse livro com mais atenção.

Atualizando a situação do micélio de shimeji... Estou com algumas placas, umas estão tão completas que ja ocuparam o vidro todo do pote... Vou cortar algumas em uns potes de milho, porém vai ser muita coisa e vai acabar sobrando algumas plaquinhas, então vou guardar na geladeira, junto com as culturas liquidas que tem bastante, é tanto micélio q to perdido no meio dele. Isso aconteceu pelo fato de o PDA render bastante, eu deveria ter deixado ele esterilizado ao invés de picar micélio em todos os potes, agora to sem pote pra continuar o repiq e to cheio de micélio pronto hehe. Mas sem entrar em Pânico, vou conseguir usar todo ele e pasar pra outros potes, pelo menos vai ter semente pra fazer muito teste e muito estudo.

Por enquanto estou com 2 potes prontos de semente, que serão montados logo logo.

cdd-pos073.jpgcdd-pos074.jpg

Os 3 copos, inoculados com CL, estão desenvolvendo bem. Logo, vou preparar mais uns desses.

cdd-pos075.jpg

E aqui alguns dos potes de PDA com micélio de Shimeji.
Estou com 4 potes assim, com micéliop querendo sair pela tampa

cdd-pos076.jpgcdd-pos077.jpgcdd-pos078.jpgcdd-pos079.jpgcdd-pos080.jpg

E estou com 5 potes assim, em crescimento.

cdd-pos081.jpg

Esse aqui eu fiz pra testar, usei um pote de polipropileno que veio comida chinesa, quis testar pq vendem potes assim transparente, e acho q seria uma economia pra quem não quer ou n pode comprar as petris.

cdd-pos082.jpg

Os sacos de PP estão indo bem na colonização, logo atualizo eles.

Boa Tarde, atualizando os Shimejitos lokidoido´s. Os sacos de PP estão indo mto bem e rápidos. Os copos inoculados com a CL está quase pronto também, cm um micélio bonito !

Sacos de PP com substrato Pó de coco, Pó de madeira, e Arroz integral. Inoculados com Milho colonizado por Shimeji.

Esse está quase lá.

cdd-pos083.jpgcdd-pos084.jpg

Esse está mais lento, mas está indo.

cdd-pos085.jpgcdd-pos086.jpg

Sacos de PP substrato PALHA pura. Foi inoculado com milho colonizado por Shimeji, inoculados DEPOIS do substrato a cima, e ja está mais evoluido.

cdd-pos087.jpgcdd-pos088.jpgcdd-pos089.jpgcdd-pos090.jpg

E aqui as culturas liquidas que estão lindas. Vou encapar os copos com fita isolante e deixar frutificar pela boca do copo, após um cold-shock de 24horas.

3 copos assim.
cdd-pos091.jpgcdd-pos092.jpg

Abraços

Mais uma pronta pro repique!

cdd-pos093.jpgcdd-pos094.jpgcdd-pos095.jpg

Bom Dia, Atualizando o 1° Aniversário dos Shimejis. O primeiro a ser aniversariado foram os copos americanos de 150ml´s, inoculados com Cultura Líquida. Logo vou inocular mais copos no mesmo esquema. Foi usado Pó de coco, Arozz integral (metade grão inteiro e metade batido no liquidificador) e foi usado um pouqinho de pó de madeira, com calcário...

Os copos depois de 100% foram pra Coldshocking de 24horas... tirei eles da geladeira limpei bem com alcool e encapei com fita isolante, limpei bem com alcool e tirei o tampão de papel aluminio e levei p/ o terrário !

cdd-pos096.jpgcdd-pos097.jpgcdd-pos098.jpgcdd-pos099.jpgcdd-pos100.jpgcdd-pos101.jpgcdd-pos102.jpgcdd-pos103.jpgcdd-pos104.jpg

Gelo de 1 litro, pra descer a temperatura pros 20°c, fazendo testes, pra manter a temperatura ideal o melhor é usar gelo de 1litro e 1,5. meu terrário tem 80litros. a bomba faz 6 trocas de ar por hora. Aquele burcado do lado esquerdo na parte alta do isopor, é a entrada do umidificador, que ligo de vez enquando)

( a umidade n prevalece o tempo todo em 99%, ela cai pros 88% 90% tenho usado o umidificador bem pouco)
cdd-pos105.jpg

Só Aguardar :)

Os sacos de PP estão indo muito bem

Esse aqui é pó de coco palha e pó de madeira, está duro igual madeira , quando bate o dedo nele faz um som tipo quando bate em um coco verde. Vou deixar mais uns dias colonizando e logo vai pra choque-térmico e pra aniversário.
cdd-pos106.jpgcdd-pos107.jpg

Esse é na palha, ta indo muito bem tbm, substrato ficando semelhante ao de cima.

cdd-pos108.jpg

Coloquei algumas placas na geladeira, e estou com 2 fora, q vou continuar fazendo umas sementes separando as partes mais fortes.

Boa Noite, atualizando o desenvolvimento dos Shimejis. Coloquei as placas matrizes na geladeira, achei mto massa, fui la olhar pra repicar e elas ficam do mesmo tamanho, ja repiquei mais algumas placas enquanto as matrizes estão saudáveis na geladeira. Micélio infinito.

Os copos que eu aniversáriei está prestes a pinar... Ele ja compactou bastante, o vão entre o copo e o substrato ficou grande, pra impedir q entre luz nesse vão e nasca cogumelos no canto do copo, eu coloquei vermiculita esterilizada no vão

cdd-pos109.jpg

Aniversariei um dos sacos de PP tbm, feito com palha pó de coco e pó de madeira

cdd-pos110.jpg

Estou com um pote de Sementes em milho guardada na geladeira, arrumei umas folhas de bananeira e loogo vou montar o cultivo nela.
Enquanto isso tem mais 3 sacos de PP ficando pronto.

2 feitos em apenas Palha

cdd-pos111.jpgcdd-pos112.jpgcdd-pos113.jpg

Aproveitei e fiz masi sementes, picando direto do PDA e jogando em milho. Em exatamente 7 dias as sementes ficaram prontas, tanto no pote de vidro, quanto no pote de PP grande. Da pra sentir o cheiro de shimeji fresco pela tampa, q está envolta de plástico filme e durex.
cdd-pos114.jpgcdd-pos115.jpgcdd-pos116.jpg

Boa Noite.

Os Shimejis estão botando a cara nos copos inoculados com Cultura Líquida...

cdd-pos117.jpgcdd-pos118.jpg

Bom dia, hj pela manha já começou ganhar as características do Blue Oyster Mushrooms! Ansioso pelo crescimento... Ontem eu comprei Shimejis Pretos para fazer clonagem, esse ai da foto eram Shimejis Brancos, com o tempo eles vao começar a ficar branquinhos...

cdd-pos119.jpg

Evolução da mulecada! Já tem outro copo pinando tbm :)

cdd-pos120.jpgcdd-pos121.jpgcdd-pos122.jpgcdd-pos123.jpg

Pinagem no outro copo

cdd-pos124.jpg

Atualizando. Frutificação agora em sacos de PP. Substrato: Pó de coco, pedaços de Palha de coqueiro e um pouco de pó de madeira. Logo tem os sacos de PP com 100% Palha de coqueiro.

cdd-pos125.jpgcdd-pos126.jpgcdd-pos127.jpg

Calor demais, mas estou fazendo de tudo pra manter os parametros.

cdd-pos128.jpg

Sacos de PP prontos pra choque térmico e Aniversário (y). E o 2°copo já desenvolveram bem os pins :fotos:. Estou muito em duvida no seguinte e queria muito o comentário de alguem :unhas:.... @Cosmik vc saberia dizer oq pode ter ocorrido ? Eu fiz a clonagem do Shimeji branco, era totalmente branco a estipe e chapéu, e na etiqueta vinha falando Shimeji Branco:geek: ... Mas acontece q estão crescendo assim, ó , tipo shimeji Preto:eek:... Será q ainda ficará branco :eek:h: ? pq acho q logo tem q colher né... mas to muito encucado com isso :cautious: .. Ontem sim eu clonei o SHIMEJI PRETO e é totamente diferente do shimeji Branco :vesgo:.

Aqui vai as fotos tiradas exatamente agora. E ai, será q fica branco ?

cdd-pos129.jpgcdd-pos130.jpgcdd-pos131.jpgcdd-pos132.jpgcdd-pos133.jpgcdd-pos134.jpg

Sacos de PP. Substrato? 100% Palha de Coqueiro.

cdd-pos135.jpgcdd-pos136.jpg

Saco de PP. Substrato: Pó de coco(maior quantidade) Palha de coqueiro, e pó de madeira, com calcário.

cdd-pos137.jpgcdd-pos138.jpg

O saco de PP que está pinando no terrário é com o mesmo substrato do de cima. O 100% Palha a colonização foi melhor e mais rápida. Com ctza Palha é um ótimo Substrato.

Pode ser sim Cesto, pelo que falei com o cara q cultiva ele diz q temperatura alta e pouca troca de co2 fazem os ostras ficarem brancos.

Quase na hora de colher :coffee:

cdd-pos139.jpgcdd-pos140.jpg

Dia

cdd-pos141.jpgcdd-pos142.jpgcdd-pos143.jpgcdd-pos144.jpgcdd-pos145.jpgcdd-pos146.jpg

Mais um copo Pinando

cdd-pos147.jpgcdd-pos148.jpg

1° Saco de PP aniversariado.

cdd-pos149.jpgcdd-pos150.jpg

Boa noite, atualizando o estado deles. Nasceram apenas alguns frutos grandes, e a pinagem n foi tão grande, eu creio que seja pelo substrato usado de arroz e pó de coco, fiz assim pra testar a cultura liquida. Creio que os outros substratos vão ter resultado melhor. Só aguardar.

cdd-pos151.jpgcdd-pos152.jpgcdd-pos153.jpgcdd-pos154.jpgcdd-pos155.jpgcdd-pos156.jpgcdd-pos157.jpg

Valeu tchescko, tomara que consiga chegar em alguma conclusao pq eu fiquei curioso tbm.

Shimeji em saco de pp evoluindo bem, o substrato é pó de coco com palha de coqueiro e um pouco de pó de madeira. O outro copo começou a pinar, estou tentando fazer um time lapse, esse substrato de pó de coco e arroz integral. Eb pra perceber q da pra quebrar um galoho, porem nao frutifica tao brm... Hoje eu aniversariei os sacos de PP com 100% palha de coqueiro q a colonizaçao estava perfeita. E també aniversariei o saco de PP com palha de coqueiro pó de coco e pó de madeira.

cdd-pos158.jpgcdd-pos159.jpgcdd-pos160.jpgcdd-pos161.jpgcdd-pos162.jpg

Saco de PP e bolos de 140ml

cdd-pos163.jpgcdd-pos164.jpg

Quase lá! Agora acabei de comer os Shimejis colhidos dos boloinhos, deram 15g ao todo fiz com bacon e cebola, eles sumiram no meio da mistura.
Bolo feito no copo americano com 140ml de spawn. estou fazendo time lapse

cdd-pos165.jpg

E aqui o saco de PP. O Peso dele é de 280g, Pó de coco Palha de coqueiro e pó de madeira. Creio que é um substrato bem leve, levando com consideração a maioria que utilizam bags de 1kilo ou mais. Então acho q esse resultado está sendo ótimo pra esse substrato, o que acham ??

cdd-pos166.jpgcdd-pos167.jpgcdd-pos168.jpg

Time Lapse do bolo que estava desenvolvendo.
** VIDEO REMOVIDO DO YOUTUBE **

Aqui as fotos do desenvolvimento dos Sacos de PP.

cdd-pos169.jpgcdd-pos170.jpgcdd-pos171.jpgcdd-pos172.jpgcdd-pos173.jpgcdd-pos174.jpgcdd-pos175.jpg

Acho que eu posso dizer que tive sucesso em meu Primeiro cultivo de Comestíveis... Nasceram dos copos americanos feito com cultura liquida, a garrafa pet está pinando, e os sacos de PP tbm. Esse aqui foi o primeiro feito, com apenas 280g de substrato, e rendeu cogumelos grandes e bonitos, estou mto feliz, fiz o cultivo com material que eu tinha em mãos inclusive o BDA caseiro, unica coisa q precisei a mais foi comprar a bandeja de shimeji do mercado, e ai estão os resultados.

cdd-pos176.jpgcdd-pos177.jpgcdd-pos178.jpg

Hoje eu colhi os frutos, tiveram apenas 21.4gramas... quase 10% do substrato.

cdd-pos179.jpgcdd-pos180.jpgcdd-pos181.jpg

Bom dia amigo, estou testando cevadinha em graos, q eu tinha aqui no armario. Usei um micelio bem forte de shimeji, que esta no 3* repiq. A preocupaçao eh apenas q tinhamuma mancha leve laranja no miçelio de pleurotus, era no micelio e nao no pda, entao eu afho q era por estar na incubadora esquefido ate hoje. Mas msm asim fiz d tudo pra repicar so a parte branca forte.

cdd-pos182.jpgcdd-pos183.jpg

Boa tarde, atualizando a cevadinha em grãos.
cdd-pos184.jpgcdd-pos185.jpgcdd-pos186.jpgcdd-pos187.jpg

E aqui o repiq do pleurotus em pda, 2 dias.

cdd-pos188.jpg

Fiz um pda com corante preto, pra dar um destaque no micelio, nesse pda eu açrescente cremogema pra dar um up no micelio q ta no repiq pela 4 vez.

cdd-pos189.jpgcdd-pos190.jpgcdd-pos191.jpg

Boa tarde, aqui uma evoluçao na petri colorida. @tupy esse corante eu achei em mercado, na parte p festas, é corante alimenticio.
No corante azul, colocando pouco.
cdd-pos192.jpg
No PDA que ficou preto.

Shimeji

cdd-pos193.jpgcdd-pos194.jpg

Cubensis, florida 4 repiq

cdd-pos195.jpg

Se der algo errado, acho q eh isso. Parece ser uma bactéria, q ficou da cor do corante. Mas o micelio fica bem bonito em cima desse pda preto. Eu usei cremogema tbm.

cdd-pos196.jpg

Boa noite, tirei algumas fotos do pda colorido, usei a camera do tablet, tirei com a camera melhor mas to sem pc pra passar.

No PDA com corante Preto.

cdd-pos197.jpgcdd-pos198.jpg

Pleurotus ostreatus.
cdd-pos199.jpg

Contaminação, ficou colorida com o PDA. N sei distinguir oq é. Alguem arrisca ?

cdd-pos200.jpgcdd-pos201.jpg

Cubensis 4 Repiq. Ao lado cobweb que cresceu em um dia.

No PDA azul, q ficou claro.

cdd-pos202.jpgcdd-pos203.jpgcdd-pos204.jpg

Placa inteira que cortei e joguei em grãos.

cdd-pos205.jpg

Boa noite, postando umas fotos q tirei agora pouco.

cdd-pos206.jpg

Cubensis e cobweb

cdd-pos207.jpg

Pleurotus

cdd-pos208.jpgcdd-pos209.jpg

Flórida 4repiq.

cdd-pos210.jpg

Potes de cevadinha colonizada com Pleurotus ostreatus.

cdd-pos211.jpgcdd-pos212.jpg

P.cubensis 4repiq

cdd-pos213.jpgcdd-pos214.jpgcdd-pos215.jpg

P.ostreatus com 2 dias em folha de bananeira.

Que aula hein dread, meus parabéns cara! Lindos cogumelos, linda dedicação!

Agora é partir pra grande escala, hehe :p
Muito obrigado, Rain! Agora é continuar os estudos e dedicar pra grande escala.
É fato Rain, o Dread esta dando uma verdadeira aula nesta técnica! Sempre que posso entro aqui para ler um pouco, acompanhar o desenvolvimento dos diários dele! Eu me animei muito em tentar esta técnica (não tem como não se animar né, show de bola o que ele esta fazendo)! Obrigado por compartilhar tanta coisa legal pessoal, vou seguir na coruja aqui!

NAMASTE

Obrigado irmao, fico feliz de saber q consegui contribuir com algo pra comunidade aqui do CM. e valeu por acompanhar o diário, e tente sim que vale a pena, um abraço e valeu!!

Atualizando o desenvolvimento das folhas de bananeiras... Logo logo está na hora.

cdd-pos216.jpg

Cogumelouriço.

cdd-pos217.jpgcdd-pos218.jpgcdd-pos219.jpgcdd-pos220.jpg

Shimejitos que nao param mais

cdd-pos221.jpgcdd-pos222.jpgcdd-pos223.jpgcdd-pos224.jpgcdd-pos225.jpgcdd-pos226.jpgcdd-pos227.jpgcdd-pos228.jpgcdd-pos229.jpg

Boa Noite, quem acompanhou o diário vai se lembrar que no inicio eu fiquei intrigado com uma coisa, eu clonei Shimeji Branco, e no cultivo desenvolveram pretos... de acordo com oq fui lendo no livro q eu tenho, os Pleurotus tendem a ficar escuros cultivados em temperaturas frias. E isso foi o que aconteceu, o shimeji branco/hiratake aguentam temperaturas mais quentes, e eu estava mantendo em fria. Fiz a experiência de deixar apenas 1 dia com a temperatura mais quente entre 24ºc a 27ºc e foi o suficiente pra mudar de cor, pra branco total. E conforme eu tinha lido, e dito, o shimeji branco colhido depois de dobrar o chapeu, se chamam hiratake, que é oque tem acontecido no meu cultivo, eu tenho deixado ele crescer ao máximo, sendo assim oq estou colhendo é o hiratake.

Algumas fotos deles brancos, deem uma olhada em algumas fotos anteriores e vai dar pra ver bem a diferença de cor.

cdd-pos230.jpgcdd-pos231.jpgcdd-pos232.jpgcdd-pos233.jpgcdd-pos234.jpgcdd-pos235.jpgcdd-pos236.jpgcdd-pos237.jpgcdd-pos238.jpgcdd-pos239.jpg

Bom Dia, atualizando, Shimejis ainda nascendo, e palha sendo colonizada.. Palha de Bananeira, com Pó de Coco, inoculados com Grãos de cevadinha, colonizada.

cdd-pos240.jpgcdd-pos241.jpgcdd-pos242.jpgcdd-pos243.jpgcdd-pos244.jpgcdd-pos245.jpg

Informação do Diário

Categoria
Cogumelos Comestíveis
Adicionado por
cubensisdedread
Visualizações
1,154
Monitoradores
1
Última atualização
Rating do autor
5.00 strela(s)

Mais em Cogumelos Comestíveis

Mais do(a) cubensisdedread

Compartilhar este diário

Back
Top