Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro monotube - Golden Halo

Acredito não se tratar de um monotube convencional por conta do recipiente que estarei utilizando
Diário de cultivo problemático.

Informação geral

Raça(s)
Golden Halo
Inoculação
10/09/2022
Inoculação via
canjica
Assepsia (Inoculação)
SAB
Spawn (Data)
07/08/2022
Aniversário
23/09/2022
Terrário
Monotub
Técnica(s)
pasteurização no balde
Substratos
pó de coco
vermiculita
gesso
Então pessoal, como prometido, aqui segue minha primeira tentativa de monotube :)
Uma coisa que gostaria de destacar aqui é que não estou usando o recipiente tradicional pra um cultivo de monotube, mas sim uma espécie de bacia quadrada grande e preta, que creio que sirva pra mexer massa de cimento, que vou cobrir com plástico e que quando aniversariar irei colocar outra igual por cima para reter a umidade.

Preparativos

O primeiro passo foi preparar o spawn e o que utilizei foi a canjica! (mais detalhes sobre essa técnica pode ser encontrado aqui Tutorial - Esqueça o milho de pipoca, agr é milho de mugunzá mais facil, rápido )

O pdf que tem no tópico citado explica direitinho o processo então não vou me ater tanto aos detalhes da preparação do spawn, mas basicamente fervi a canjica junto de café e gesso e depois coloquei para secar no congelador da geladeira. Esse tipo de secagem só funciona se a geladeira for frost free pois esse tipo retira toda a umidade de dentro do congelador. Depois coloquei as 500 gramas de canjica em dois vidros com a tampa furada e tapada com micropore e fervi na panela de pressão por cerca de duas horas (coloquei uma garrafinha de cl junto pra n desperdiçar gás hehe). No dia seguinte inoculei os potes com uma seringa multiesporos e deixei eles encubando dentro de um armário (como a média de temperatura daqui é 28, creio que n é tão necessário usar o isopor com aquecedor que já estava ocupado com outros copos). Vou deixar aqui algumas fotos dessas etapas.
1663166865152.png 1663166788257.png 1663166798623.png1663166807497.png 1663166814912.png 1663166820873.png

O processo de colonização do spawn demorou pouco mais de um mês e pouco antes da metade disso, quando a colonização estava em cerca de 80%, sacudi ambos os potes para facilitar o processo e garantir uma melhor distribuição além de facilitar na hora que tiver que retirar o milho de dentro.


Preparação do bulk

O substrato que optei por usar foi a mistura de vermiculita com pó de casca de coco e gesso. A pasteurização foi realizada misturando 500 gramas de pó de coco, 500 gramas de vermiculita, 100 gramas de gesso e dois litros de água fervendo dentro de um balde tampado.

1663166881695.png

Para auxiliar no processo, eu cobri o balde com várias toalhas e deixei assim de um dia pro outro. É importante mencionar que isso deve ser feito no dia anterior da feitura do monotube pois, como se trata de uma pasteurização e não uma esterilização, essa mistura pode estragar se passar muito tempo sem ser utilizada.


Confecção do monotube

No dia seguinte reuni todos os materiais necessários no banheiro da casa. Decidi colocar no banheiro por se tratar do local mais frio e mais escuro daqui. Infelizmente a bacia não cabe no meu armário (mas creio que se eu organizar melhor ele, pode caber em outra parte) então ela terá que ficar dentro do banheiro com a porta fechada pra não correr o risco da minha gata sentar em cima dela hehe

O spawn colonizado ficou assim

1663166835534.png

Esses pontos escuros são a borra do café. Quando abri o pote ele estava cheirando muito bem! Sério pessoal, confiem no olfato de vocês pois é um ótimo indicativo das coisas :D

A bacia que utilizei não vai ter furos. Quando for na parte de frutificação, a tampa vai ficar entreaberta pra ocorrer a troca gasosa. E como o recipiente é muito preto, também optei por não utilizar o plastico preto no fundo pois ela sozinha ja vai barrar a luz :)
O bulk, quando saiu do balde, ainda precisou ser espremido um pouco com as mãos mesmos. Isso é importante para que o substrato ficasse com a quantidade ideal de água. Pelo o que li, é importante apertar bem muito para que caiam poucas gotas de água, e assim fui fazendo o monotube. Fui alternando entre camada de substrato e camada de spawn

1663166889541.png 1663166901922.png

Eu sei que deveria ter coberto tudo com substrato pra não deixar spawn exposto, mas o substrato acabou antes do esperado :s
Depois de feito e fechado eu até pensei em cobrir com uma camada de vermiculita mas ai ja era tarde...
Ao final cobri tudo com plástico filme pois ainda queria conseguir observar o avanço durante o período de encubação.

1663166937312.png

Hoje, 4 dias depois de feito, ele está desse jeito!

1663173666959.png

Aparentemente está se desenvolvendo muito bem e estou bem esperançoso com isso! Caso tenha alguma emergência contaminante, já estou armado com água oxigenada pois agora eu sei o poder que isso tem :sorrisão:
Bom pessoal, por enquanto é isso! Conforme ele for desenvolvendo eu sigo atualizando o diário!
Desde já grato a todos que me auxiliaram nessa jornada com os mais diferentes conhecimento! O aprendizado aqui é diário e constante! :positivo:


19/09/2022

Então pessoal, desculpa a qualidade da foto minha câmera não é nada legal e o plástico não ajuda :s
Mas de qualquer forma tudo parece estar correndo bem e eu sigo na expectativa de que esse monotube vingue :)

1663617803405.png


23/09/2022


Então pessoal, resolvi aniversariar hoje e quando fui ver uma parte do micélio tinha contaminado com o carinha verde :/
Resolvi tirar a parte contaminada e borrifar com água oxigenada pra ver se esse cultivo consegue vingar como o outro hehe

1663945444256.png


25/09/2022

É pessoal, infelizmente a contaminação foi mais forte :/
Pelo menos esse balde vai render uma boa quantidade de adubo pras minhas plantas hehe

1664134598587.png

Em breve vou tentar de novo sendo mais cuidadoso. Ainda não sei de onde pode ter vindo a contaminação mas pela forma de crescimento acredito que foi por conta de uma pasteurização mal feia ou muita água no substrato. Mas é isso pessoal, obrigado por quem torceu :D

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
Grako
Visualizações
913
Monitoradores
4
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Mais do(a) Grako

Compartilhar este diário

Back
Top