Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo - A volta dos que nunca foram (Pf-tek com Cambodian Gold)

Diário de cultivo completo.

Informação geral

Raça(s)
Mazatapec e Cambodian Gold
Inoculação
02/04/2022
Inoculação via
Seringa multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Glovebox
Terrário
Caixa plástica
Técnica(s)
Pf-Tek
Substratos
Arroz
Vermiculita
Salve, galera.

Eu estava há algum tempo propagando o mesmo micélio, separava o pote com micélio aparentemente mais saudável e inoculava outros com ele num tipo de "seleção genética neandertal".
Depois de algum tempo fazendo isso eu fiquei bem confiante e realmente impressionado em como, afinal, os cubensis são resistentes e depois de alguma experiência no cultivo eu consegui relaxar consideravelmente nos cuidados, mas ai devo ter vacilado muito e contaminou o pote de palmito com o micélio que eu ia usar pra propagar.

Pois bem, fiquei alguns meses sem cultivar porque na verdade eu mal estava tomando. Depois de uma paulada que eu levei com alta dosagem fiquei meio cagão :assobiando:
Quando frutificava, eu nem estava secando, fazia e tomava no máximo alguns goles de um chá se eu achasse uma boa ideia e tivesse tempo no dia da colheita.
Então faz tempo que eu não tenho uma experiência mais intensa, a vontade de algo lá por volta dos 5g voltou e então lá vamos nós.

Vou tentar ressuscitar os esporos de Mazatapec da minha primeira experiência, são de 2016 e essa é a segunda vez que vou tentar, não consegui na primeira. Por causa da idade deles eu vou deixar os esporos hidratado por uns 7 dias antes de inocular. Tenho uma seringa de 20ml pra conseguir alguma coisa e recuperar essa strain. Eram meus últimos esporos dela e esse carimbo já tinha sido usado.

Preparei também outras 3 seringas de 20ml com esporos de Cambodian Gold, essas são mais frescas,1 ou 2 anos.

Uma situação particular é que eu estou morando em um local muito, muito úmido, as coisas mofam de uma forma absurda e isso pode dificultar um pouco o meu sucesso.
As janelas também não vedam direito a passagem do vento e o melhor lugar que eu consegui, longe do mofo, foi um quarto que nem de perto é o ideal, sem uma vedação minimamente decente, sobre um móvel de madeira antiga (meio grossa) e também onde eu trabalho, então sempre tem uma bagunça. Eu já fiz muitos cultivos nele, acredito que algum sucesso eu posso ter, pelo menos com as seringas de Cambodian Gold, mas talvez precise de alguma insistência.
Para minimizar os riscos, resgatei a minha pseudo-glovebox da shopee super tecnológica, vulgarmente conhecida como caixa plástica furada e abusei do alcool 70% em tudo.

Usei copinhos de água pra prepararar as seringas, descartei o excesso de água em um copo, abri o carimbo de esporos, raspei os esporos em cima com uma colher pequena esterilizada e puxei com a seringa algumas vezes para misturar bem.

A ideia é voltar lá pro Pf-Tek de arroz e vermiculita básico, acho que utilizei essa técnica só no meu primeiro cultivo e depois fiquei simplesmente fascinado pelo casing de trigo. Vou seguir o tutorial do Teo: A PF Tek | Parte I - Da receita até a inoculação

E se eu conseguir cultivar de novo nessa casa tu também consegue, vacilão! Tem desculpa pra comprar não, bora meter a mão no álcool ai!

WhatsApp Image 2022-03-24 at 23.30.57.jpeg


- ATUALIZAÇÃO 04/04/2022
Inoculei 3 copos de requeijão e 1 pote de palmito com a receita de PfTek aqui do Teo (com 2 partes de vermiculita, 1 parte de arroz integral quebrado no liquidificador e 1 parte de água).
Usei papel alumínio de tabacaria, eles são bem mais grossos e resistentes que os de cozinha, cortei o excesso e vedei com esparadrapo microporoso. Também fiz um furo antes da esterilização pra não pegar pressão e tampei com a fita microporo, e coloquei outra camada de alumínio por cima. Deixei 1 hora na pressão, abri, completei com água quente (uso agua quente por cuidado com o choque térmico no vidro) e deixei mais 1 hora fervendo na panela.
Fiz dessa forma porque minha panela pega pressão só quando e SE ela quiser.
Desliguei o fogo e deixei a panela no mesmo local para esfriar naturalmente e sem causar acidentes lá dentro. 24 horas depois inoculei os esporos de Cambodian Gold, fiz mais dois furos com a agulha e injetei cerca de 1ml por furo nos copos, no pote de palmito foi um pouco mais.

Todos os copos estão com a aparência levemente úmida, mas sem qualquer acumulo de água.

Vou deixar os esporos de Mazatapec hidratando por mais tempo antes de tentar inocular.

WhatsApp Image 2022-04-04 at 23.21.53.jpeg


ATUALIZAÇÃO 29/04/2022

Eles ficaram dentro de uma gaveta onde o desenvolvimento do micélio é sempre bem lento, provavelmente devido a temperatura baixa lá dentro (onde eu moro tem bastante mato e faz frio quase todas as noites).
Passei eles pra dentro do meu grow, usando o terrário como incubadora. Lá dentro fica sempre mais quente e eles gostam bastante.

Um copo e um pote ainda não tem pontos visíveis de micélio, até fiquei com medo de ter acontecido alguma coisa, mas dois copos já apresentam um micélio bem agressivo..

Ainda não inoculei os outros pra garantir que eu não estou errando nada, vou esperar esses avançarem um pouco mais.

WhatsApp Image 2022-04-29 at 13.13.12.jpeg

ATUALIZAÇÃO 05/05/2022

2 copos mostram um lindo e forte micélio. Os outros dois continuam sem sinal de micélio.
Para o que eu quero no momento, dois PF-teks são mais que suficiente, então eu estou tranquilo.
WhatsApp Image 2022-05-05 at 19.52.22 (3).jpegWhatsApp Image 2022-05-05 at 19.52.22 (2).jpeg

ATUALIZAÇÃO 25/05/2022

Ultima etapa de colonização.
Essa onda de frio deixou a colonização bem lenta, mas tá indo e sem problemas até o momento.

Alguns dias atrás eu inoculei o resto da seringa de esporos nos dois potes que não desenvolveram micélio, um deles já tem um pequeno micélio, vamos ver no que dá e se a esterilização tá boa pra aguentar esse delay.

WhatsApp Image 2022-05-25 at 13.46.07.jpeg

ATUALIZAÇÃO 05/06/2022

Substrato totalmente colonizado, vou dar uma semana pra consolidar e ai já vai pra frutificação no terrario =)

WhatsApp Image 2022-06-04 at 19.51.22.jpeg

ATUALIZAÇÃO 10/06/2022

Coloquei os bolos no banho pra deixar eles bem hidratados.
Já estavam até pinando dentro do copo.

WhatsApp Image 2022-06-10 at 20.32.20.jpeg

ATUALIZAÇÃO 11/06/2022

Lavei a argila expandida com agua e cloro e deixei de molho dentro do terrário mesmo pra já limpar tudo.

Meu terrário é uma dessas caixas de óleo, tem um altura bem legal pra eles crescerem e cabe uma marmita grande, apesar de não sobrar muito espaço na lateral é bom pq cabe em qualquer lugar. Tem 4 furos tampados com fita microporosa nas laterais e uma boa camada de argila expandida no fundo com um pouco de agua.

Fiz uma cama de vermiculita direto do saco coloquei os bolos e hidratei a vermiculita com agua filtrada usando uma seringa. Quando percebi que tinha saturado com água, coloquei um pouco mais de vermiculita seca pra puxar o excesso e deixar os bolos bem firmes nessa posição que eu coloquei. Como meu terrário é compacto eu preciso puxar por um dos lados pra tirar a marmita lá de dentro e não daria pra deixar eles em pé. No fim achei que ficou legal e com uma boa reserva de água pro micélio.

WhatsApp Image 2022-06-11 at 19.27.13.jpegWhatsApp Image 2022-06-11 at 19.27.13 (1).jpegWhatsApp Image 2022-06-11 at 19.27.12.jpeg

O pote de palmito precisou ser re-inoculado e está desenvolvendo micélio.

WhatsApp Image 2022-06-11 at 20.02.36.jpeg

O outro copo parece ter desenvolvido uma nuvem branca por dentro, isolei ele pra ver o que vai virar.

ATUALIZAÇÃO 01/07/2022

Durante essa semana os dois bolos frutificaram, esqueci de tirar foto antes de colher, mas coloquei tudo em um pote na geladeira, vou fazer chá com vitamina C, gengibre, cravo, canela com qualquer erva doce, e consumir nos próximos dias.

Como eu fiz os bolos deitados e meio enterrados na vermiculita, não vou conseguir fazer fazer um dunk porque eles espalharam o micélio nessa vermiculita e eu não quero machucar o micélio. O terrário está mais úmido que de costume, provavelmente porque eu estou esquecendo de abrir pra ventilar.
Completei a água agora pouco, coloquei duas seringas de água filtrada de 20ml. Achei que entrava um pouco mais e aparentemente passou da conta, mas tudo bem, se amanhã ainda tiver excesso de água eu consigo virar e escorrer o excesso.

A troca de ar está sendo basicamente passiva. Inclusive esqueci de olhar, demorei pra colher e eles esporularam um pouco dentro do terrário.
Até está sendo bom pra eu ver o como meu terrário funciona sozinho. Vou abrir mais furos aos poucos até fazer o ajuste fino nele entre troca de ar e manutenção de umidade.

O pote de palmito ainda está colonizando, está meio frio pra ele mesmo, vai chegar quando tiver que chegar...

WhatsApp Image 2022-07-01 at 22.08.10.jpegWhatsApp Image 2022-07-01 at 22.30.17.jpegWhatsApp Image 2022-07-01 at 22.43.37.jpeg

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
Barratorta
Visualizações
804
Monitoradores
1
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Compartilhar este diário

Back
Top