Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de espécieis comestíveis: P. ostreatus, P. djamor e P. pulmonarius

Diário de cultivo completo.

General Information

Raça(s)
P. ostreatus, P. djamor, P. pulmonarius
Técnica(s)
Pausterização
Substratos
BDA Caseiro
Milho de pipoca
Folha de bananeira
Fibra de coco
Café
O tecido necessário para cultivo foi retirado de kits adquiridos pela internet, um do djamor outro do pulmonarius.
nestas fotos são acompanhados os desenvolvimentos dos kits:

ns-p01.jpgns-p02.jpgns-p03.jpgns-p04.jpgns-p05.jpg

Foram esterilizados alguns cinzeiros e potes pequenos de vidro para preparo do BDA caseiro.Também foram preparadas algumas culturas de shitake seco adquirido em supermercado na qual não obtivemos sucesso.

ns-p06.jpgns-p07.jpgns-p08.jpgns-p09.jpgns-p10.jpg

Após 20 dias de incubação 5 potes(dois pote de pulmonarius 3 de djamor) completam a colonização no milho de pipoca, e apenas um foi contaminado.Realizado pausterização do substrato com duas panelas em banho maria, foram utilizados dois sacos, em um folha de bananeira no outro bananeira com um pouco de café + papelão, as culturas escolhidas foram as de djamor.

ns-p11.jpgns-p12.jpgns-p13.jpgns-p14.jpgns-p15.jpgns-p16.jpg

A cultura de pulmonarius fora utilizada com o substrato de fibra de coco em uma garrafa pet em outra borra de café + papelão com um pouco de fibra de coco tb.

O micelio do pulmonarius estava tão agressivo que estava por fora do tampa de alumium.

ns-p17.jpgns-p18.jpgns-p19.jpgns-p20.jpg

Após uns 7 dias de incubação:

ns-p21.jpgns-p22.jpgns-p23.jpg

agora realizei a inoculação de tecido vivo do P. ostreatus nos vidro com BDA caseiro, cogumelos adiquirido em supermercado.

Aqui a foto apos 5 dias dos vidro onde um contaminou, foi retirado posteriormente BDA de uma placa 100% colonizada e passado para os grãos dessa vez foi arroz In.+vermiculita.estão neste momento na incubadora.

ns-p24.jpgns-p25.jpgns-p26.jpg

Como não possou terrário para os comestíveis estou trabalhando num projeto de um terrário com isopor de 170 litros + uma pasteurizadora.

ns-p27.jpgns-p28.jpgns-p29.jpgns-p30.jpg

Muito feliz com o resultado do trabalho.Um saco de P. djamor que estava incubando acabou frutificando no escuro total e quase sem oxigenação num saco que estava vedado acredito q ele pode ter rasgado o saco, infelizmente pelo fato das condições não serem as mais adequadas implicaram no desenvolvimento dos frutos.

ns-p31.jpgns-p32.jpg

estou apenas terminando o terrário climatizado p colocar todos eles p frutificarem juntos, esse saco esta na geladeira no momento.

Hoje novamente eu pode ver que um pequeno saco que tinha sido feito com borra e papelão estava furando a sacola dentro da incubadora para frutificar então mesmo com o terrário climatizado ainda não estando pronto coloquei todos eles p frutificação para ver no que dar.

ns-p33.jpgns-p34.jpgns-p35.jpgns-p36.jpgns-p37.jpg

Os grãos de PF inoculados com ostreatus estão assim:

ns-p38.jpg

Fiz mais unas novas inoculações com cevada, milho e PF para ver qual tem a colonização mais rápida:

ns-p39.jpg

Comprei um material de trabalho mais adequado e tb fiz algumas repicagens em novas placas com BDA:

ns-p40.jpg

Desenvolvimento:

ns-p41.jpgns-p42.jpgns-p43.jpgns-p44.jpg

ns-p45.jpgns-p46.jpgns-p47.jpgns-p48.jpgns-p49.jpgns-p50.jpg

A sacola que foi colocada na geladeira durante um tempo teve seu rendimento prejudicado pois ainda não se formaram pins e pode verificar em alguns artigos que a especie em P. Dajmor é muito sensível a baixas temperaturas e deve ser usada assim que for colonizado o substrato evitando exposição pois o micélio excreta certos metabólicos nocivos a seu desenvolvimento, mas to com esperanças que ela ainda frutifique, também acompanhei que a outra sacola composta de P. djamor que estava na incubadora não conseguiu desenvolver micélio por todo composto pois a palha estava muito úmida(acabei encharcando na fase de controle do Ph quando coloquei em água com o dolomito por 24H) e acredito ter colocado muito spawn no composto algo que não é muito legal pois o milho pode prejudicar o desenvolvimento se não estiver na proporção adequada e foi o que aconteceu o composto ficou com um cheiro estranho indicando atividade bacteriológica tendo que ser descartado, mas ainda peguei uma pequena parte dessa palha já colonizada que parecia saudavél e misturei com borra + papelão e distribuir em outra sacola pra ver se ele ainda tem forças para continuar colonizando.

Atualizações:

Os Pulmonarius desenvolvendo:

ns-p51.jpg

Ss sacos com djamor deram alguns frutos porem muito pequenos e não desenvolveram pois o terrário não estava com a oxigenação adequada:

ns-p52.jpg

Fiz as primeiras inoculações com ostreatus usando borra de café e papelão em potes de plastico :

ns-p53.jpgns-p54.jpgns-p55.jpgns-p56.jpgns-p57.jpg

E algumas outras inoculações em palha de bananeira com corretor apenas:

ns-p58.jpgns-p59.jpgns-p60.jpgns-p61.jpg

Desenvolvimento dos potes, alguns com grãos de cevada não desenvolveram pois ficaram muito moles, um com milho contaminou os demais completaram a colonização, dentre eles temos as três especieis cultivadas:

ns-p62.jpg

As garrafas de Pulmonarius ficaram assim, optei por colher alguns cogumelos que estavam com aspecto um pouco ressecado nas bordas me indicando que não iriam mais desenvolver, já os demais que estavam com a cor marrom bem viva continuaram no terrário por mais 24h para verificar se eles ainda iriam ganhar volume, mas estes também não desenvolveram realizei ambas pesagens:

ns-p63.jpgns-p64.jpgns-p65.jpgns-p66.jpgns-p67.jpgns-p68.jpg

Após uns 5 dias da inoculação dos potes o micélio já é visível:

ns-p69.jpgns-p70.jpgns-p71.jpg

Fiz alguns furos nas garrafas Pet com Pulmonarius e agora elas e a sacola com djamor ja estão pinando novamente:

ns-p72.jpgns-p73.jpgns-p74.jpgns-p75.jpgns-p76.jpg

Aqui a atualização das novas garrafas a da direita ostreatus a esquerda djamor:

ns-p77.jpgns-p78.jpg

Santuário dos cogumelos!

ns-p79.jpgns-p80.jpg

Agora como o terrário está com o umidificador já estou vendo melhores resultados, as 20 placas que eu havia feito com BDA caseiro em duas sessões de dez + dez, não obtive sucesso com nenhuma delas, não sei se foi pelo motivo de não ter um acompanhamento da temperatura dentro da incubadora pois ainda não possuo um termômetro ou se foi pelo fato de ambas as duas vezes eu ter usado unas batatas que estava a muito tempo na geladeira, o micélio em algumas placas ainda deu sinal de vida mas não desenvolveu e depois de muito tempo algumas contaminaram, também tive contaminação(Cobweb) em um grande pote branco que havia preparado com borra+ papelão com cultura de ostreatus(acredito que o motivo foi o mesmo o substrato ficou muito quente favorecendo assim a disseminação do competidor) perdi também potes com palhas de bananeira pois estavam muito molhadas e não tiveram colonização alguma.Agora vou iniciar outras inoculações com capim napier.

Tive alguns problemas no terrário com cobweb então perdi muita coisa, mas a contaminação foi vencida e estou aguardando resultados de novas culturas, segue uns belos djamor colhidos a pouco!

ns-p81.jpgns-p82.jpgns-p83.jpgns-p84.jpgns-p85.jpgns-p86.jpg

Após a instalação de um cooler no terrário, o microclima ficou mais ajustado, então prosseguir com a inoculação em saco de PP, aqui as fotos com uns dez dias de incubação:

ns-p87.jpgns-p88.jpg

Estou no momento avaliando as condições no terrário com una garrafa pet de Pulmonarius, que parece estar curtindo bastante as modificações:

ns-p89.jpgns-p90.jpgns-p91.jpgns-p92.jpgns-p93.jpg

Tenho um terrário experimental que está em temperatura ambiente, sem tampa, segue a frutificação de um djmaor no saco e Pulmonarius na Pet:

ns-p94.jpg

O pulmonarius foi colhido

ns-p95.jpg

Já o djmaor foi deixado no substrato ate iniciar a esporulação, vocês podem notar os esporos brancos no saco azul, foi retirado um print deste mesmo cogumelo, mas como ele já havia iniciado a atividade o print saiu fraco.

ns-p96.jpg

Informação do Diário

Categoria
Cogumelos Comestíveis
Adicionado por
Símio astral
Visualizações
418
Monitoradores
1
Última atualização
Rating do autor
5.00 strela(s)

Mais em Cogumelos Comestíveis

Compartilhar este diário

Back
Top