Ao longo dos anos tem havido muitas discussões sobre se uma seringa de esporos escura ou nublada é mais eficaz do que uma seringa de esporos que parece ser mais clara.

A princípio parece que a partir de uma perspectiva visual uma seringa de esporos mais escura é melhor. A cor da mistura dentro da seringa corresponde a quantidade de esporos, e mais esporos significa uma melhor chance no cultivo.

Infelizmente, essa perspectiva não é 100% exata. Na maioria dos experimentos que foram além de uma seringa de esporos clara pode ser tão eficaz e mais confiável do que uma mistura de esporos nublada ou escura. O fato é que os esporos são microscópicos e não são visíveis aos olhos nus, a menos que sejam em grande número, ou aglomerados.

Então, quando você estiver visualizando uma seringa de esporos clara fique sabendo que ela pode realmente conter milhares de esporos microscópicos. E quando uma seringa de esporos é devidamente misturada, os esporos não amontoarão e você não será capaz de ver facilmente com os olhos nus. Se você pegar algumas gotas dessa solução e vê-lo sob um microscópio você verá todos os esporos flutuando.

Então, qual é a diferença? Além do o aspecto visual pode haver algumas complicações com uma seringa escura ou com esporos amontoados se não for devidamente misturada. Os esporos serão mais difíceis para ejetar e pode ficar preso na agulha ou no interior da seringa quando a água for empurrada para fora causando obstrução. Uma seringa clara ou mais transparente ainda terá milhares de esporos e quando for usá-la elas fluirão suavemente.

Se você fosse fazer uma decisão somente na base da cor da mistura contido na seringa de esporos, seria fácil de entender como parece que uma mistura mais escura seria melhor, mas geralmente não é esse o caso.

Ao fazer suas seringas de esporos, lembre-se de manter a qualidade com um valor realista de esporos de cogumelos em cada seringa, basta manter assepsia total e raspar menos de um quarto do carimbo de esporos. Na maioria dos casos, você não precisa de uma seringa escura, uma mistura clara será suficiente para obter bons resultados.

sporesflask.jpg syringefull.jpgsyringecloseup.jpgsyringebag.jpg

Obrigado pela leitura!

Traduzido por: @gldtn
Revisão: @Cosmik
Adaptado para: Teonanacatl