Por que é melhor pasteurizar o estrume e a palha do que esterilizá-los?

Há inúmeras razões para isso.

São materiais usados para substratos bulk. Isso significa que você trabalha com uma grande quantidade desses substratos e os inocula com spawn de grãos.

Agora, enquanto é fácil esterilizar frascos PF ou de grãos na panela de pressão, é muito mais difícil fazer isso com 10 kg ou mais de palha ou estrume.

A segunda razão, provavelmente a mais importante, é o risco de contaminação de substratos esterilizados.

Quando você pasteuriza substratos a 71-77°C, alguns micro-organismos benéficos, principalmente bactérias, permanecem vivos, habitam o substrato e o "protegem" contra outros micro-organismos mais agressivos. O micélio continua capaz de crescer nesse substrato.

Esta é a razão pela qual você pode inocular substratos bulk com spawn em lugares abertos sem se preocupar com cuidados especiais de esterilização.

Se você esteriliza o substrato bulk, ele se torna muito mais suscetível a contaminantes. Isso significa que você teria que inocular a grande quantidade de substrato bulk em condições estéreis. E isso não é praticável se você tem grandes quantidades de substrato.

O que foi mencionado acima é válido somente para estrume e palha puros. Os únicos aditivos permitidos são gesso e carbonato de cálcio (para correção de pH e estabilização). Se você adicionar um aditivo altamente nutritivo ao substrato, por exemplo, farinha de arroz integral ou farelo de trigo, o substrato deve ser esterilizado e inoculado em condições estéreis.