O que é considerado substrato bulk?

Qualquer grande quantidade de substrato que é usado para cultivo de cogumelos em larga escala. Substrato bulk para o cultivo de P. cubensis e ou Pan. cyanescens é, por exemplo, palha, estrume, etc. Eles são geralmente pasteurizados, ao contrário dos substratos de grãos e baseados em farelos que são esterilizados, e são geralmente inoculados usando-se spawn feito de grãos inteiros.

Por que é melhor pasteurizar o estrume e a palha do que esterilizá-los?

Há inúmeras razões para isso.

São materiais usados para substratos bulk. Isso significa que você trabalha com uma grande quantidade desses substratos e os inocula com spawn de grãos.

Agora, enquanto é fácil esterilizar frascos PF ou de grãos na panela de pressão, é muito mais difícil fazer isso com 10 kg ou mais de palha ou estrume.

A segunda razão, provavelmente a mais importante, é o risco de contaminação de substratos esterilizados.

Quando você pasteuriza substratos a 71-77°C, alguns micro-organismos benéficos, principalmente bactérias, permanecem vivos, habitam o substrato e o "protegem" contra outros micro-organismos mais agressivos. O micélio continua capaz de crescer nesse substrato.

Esta é a razão pela qual você pode inocular substratos bulk com spawn em lugares abertos sem se preocupar com cuidados especiais de esterilização.

Se você esteriliza o substrato bulk, ele se torna muito mais suscetível a contaminantes. Isso significa que você teria que inocular a grande quantidade de substrato bulk em condições estéreis. E isso não é praticável se você tem grandes quantidades de substrato.

O que foi mencionado acima é válido somente para estrume e palha puros. Os únicos aditivos permitidos são gesso e carbonato de cálcio (para correção de pH e estabilização). Se você adicionar um aditivo altamente nutritivo ao substrato, por exemplo, farinha de arroz integral ou farelo de trigo, o substrato deve ser esterilizado e inoculado em condições estéreis.

Qual proporção spawn/substrato eu uso quando inocular substratos bulk?

Citação do Paul Stamets and J.S. Chilton: [I disse:
The Mushroom Cultivator[/I], cap. 7]“A proporção padrão de spawn usada por cultivadores de Agaricus é de 7 litros por tonelada de composto ou um quarto por 75 cm². Se o spawn é abundante e barato, é vantagem usar altas taxas de spawn, o que leva a uma colonização mais rápida”.

Como se pode ver, a taxa de spawn usada na indústria de cogumelos é muito baixa, cerca de 1 para 100 (a razão é que o spawn é muito mais caro do que o composto).

No cultivo de pequena escala, a proporção spawn/substrato de 1 para 10 é conveniente. Qualquer coisa mais que isso não é realmente melhor, mas você pode sempre usar mais se você gostar.

Quanto tempo durará um substrato bulk pasteurizado se eu não inoculá-lo logo?

Pasteurizando, muitas bactérias e alguns bolores ainda sobrevivem no substrato. Se você deixar o substrato pasteurizado sem inocular ele eventualmente "estragará".

O princípio básico de misturar spawn a substratos bulk é o mesmo, independente do tipo de cogumelo ou substrato. A colonização deve ocorrer o mais rápido possível para prevenir que outros organismos se estabeleçam. Uma vez que o micélio se torna dominante, antibióticos naturais secretados no substrato inibem competidores.

Então, é melhor não guardar substrato pasteurizado mais do que alguns poucos dias.

Qual é o melhor modo de pasteurizar palha e estrume?

Ponha a palha e/ou o estrume dentro de uma fronha, submersa em uma panela com água colocando um peso em cima a 76°C por uma hora. Não exceda os 76°C, cheque a temperatura frequentemente com um termômetro.

Após uma hora retire a fronha e use a grade do seu forno sobre a pia da cozinha. Ponha a fronha na grade e deixe escoar por várias horas. Quando esfriar um pouco, esprema a fronha o máximo que conseguir, então espalhe e deixe escoar/secar mais um pouco. Após esfriar (deve levar várias horas), você pode inocular o spawn.